Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Opala78-PR

problemas com fonte chaveada 13,8v 20a

Recommended Posts

amigos,

comprei todo material pra fazer essa fonte de pc ATX chaveada pra 13,8v e 20a

porém depois de instalar os diodos e remover todos os fios, quando ela é ligada, ouve-se um barulho de "tec-tec-tec-tec-tec-tec-tec".

a voltagem fica oscilando entre 7,0v até no maximo 8,9v, mas não estabiliza.

a fonte é velha tem uns 4 anos mas funcionava corretamente antes de fazer essa conversão.

o que pode ser isso?

se precisarem de fotos e videos eu faço na hora.

desde já agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Observe se vc abriu o circuito de referência da linha de 5V...

Juriti, o que é isso?

eu sou uma topeira em eletrônica só sei fazer algo com um tutorial do lado.

por acaso isso seria uma trilha rompida de 5v?

Compartilhar este post

Link para o post

Juriti, o que é isso?

eu sou uma topeira em eletrônica só sei fazer algo com um tutorial do lado.

por acaso isso seria uma trilha rompida de 5v?

tem varios tutoriais na internet usando 3 resistores,, diodo zener e um capacitor... siga passo a passo más a fonte tem q ser mais atual no minimo 300W.. se não quiser dor de cabeça compre uma fonte automotiva spark de 50A... e terá os 50A.

Compartilhar este post

Link para o post

tem varios tutoriais na internet usando 3 resistores,, diodo zener e um capacitor... siga passo a passo más a fonte tem q ser mais atual no minimo 300W.. se não quiser dor de cabeça compre uma fonte automotiva spark de 50A... e terá os 50A.

pode ter certeza que já vi todos os tutoriais antes de rasgar a minha fonte em pedaços e soldar diodos nela.

essa fonte tem 450w, reais não sei..

não quero 50a pois vou utilizada para carregar baterias. 20a com 13,8v é mais do que perfeito pra mim.

continua a dúvida postada no início do tópico.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, a trilha rompida... qual o ci pwm dela, tl494 ou outro?

Compartilhar este post

Link para o post

pode ter certeza que já vi todos os tutoriais antes de rasgar a minha fonte em pedaços e soldar diodos nela.

essa fonte tem 450w, reais não sei..

não quero 50a pois vou utilizada para carregar baterias. 20a com 13,8v é mais do que perfeito pra mim.

continua a dúvida postada no início do tópico.

abs

vc não terá os 20A, mas já q é pra carregar baterias serve..

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm vc tentou esse link ou outro q usa apenas resistores e corte de trilha de referencia no ci pwm ?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, a trilha rompida... qual o ci pwm dela, tl494 ou outro?

Juriti, não faço a menor idéia do que seja isso..

para não abusar da boa vontade, tirei 3 fotos em macro da placa e dos componentes.

vc pode olhar pra mim?

segue elas:

1001628y.th.jpg

1001631y.th.jpg

1001632j.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

vc não terá os 20A, mas já q é pra carregar baterias serve..

http://www.qsl.net/py2ha/informatica/fonte/fonte-pc.htm vc tentou esse link ou outro q usa apenas resistores e corte de trilha de referencia no ci pwm ?

foi usando esse tutorial que deu nisso..

comprei o zener 8.2, um diodo 1N4007 e um capacitor de 100uF e 16v!

por isso eu acho que o problema é na fonte.

o que é ci pwm?

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, encontrei o problema (Acho).

refiz tudo denovo, porém na hora de ligar a fonte, sobrou um fio, que esse fio é justamente o que "liga" a fonte.

eu usava ele ligado junto com um fio de +5v pra "acender" a fonte.

então dessa vez, quando encosto ele no +12v, +5v ou no slot que ia ligado o cooler, a fonte vai pra 11,80v/11,82v e não passa disso! o barulho tic-tic-tic parou também!

teve uma hora que encostei ele não sei aonde e subiu pra 13,30v mas caiu a energia dela, e quando fui religar não passava de 11,80v.

pode ter queimado algum diodo? todas as trilhas no olho estão inteiras.

segue as fotos

1001642.th.jpg

1001639eu.th.jpg

abs

Compartilhar este post

Link para o post

pra acionar essas fontes basta aterrar o fio verde... ( no lugar onde sai aquele monte de fio preto do negativo).. o resto não tem erro e seguir o esquema a tensão cai nos 13 , alguma coisa agora se vai dar corrente boa só deus sabe..

Compartilhar este post

Link para o post

teste com o multimetro na escala de continuidade ( ->|- diodo) .. deverá marcar algo somente em uma polaridade.

Compartilhar este post

Link para o post

Tá parecendo que a fonte está zuada, não compensa arrumar... tenta arrumar outra e faz novamente...

Compartilhar este post

Link para o post

é perca de tempo... tem q inverter ventilação pra resfriar direto nos fet. pois esquenta muito, isso quando não desarma por q ela entende q a carga q consome muito é um curto... eu aconselho a comprar um carregador de 20A só pra dar carga, ou fonte automotiva de 150A pra cima pra manter o set tokando..

Compartilhar este post

Link para o post

irei lhe dar uma dica que funcionou para min que eu precisava carrega a bateria pelomenos em meu caso que é uma bateria de 70A em apenas 5 minutos jha consegui bater arranque sem o carro reinar.

La vai a dica:

Itens:

*3 Fontes AT

*3 Resistencias 10W 2.2Ohms (acha em uma Eletronica)

* Fios para a fonte ñ muiiito grossos e nem muito finos Medio

* Ferro de solda

*Estanho Obvio

Como fazer:

1°- Retire todos os fios GND, +12V, -12V, +5V, -5V, 3.3V.

2°- Pegue um pedaço de fio dos +5V "VErmelho", e um GND"Preto", solde a resistencia e solde no cirquito em GNG e +5v. Repita isso nas 3 Fontes OBS: A resistencia ira esquentasr pakas o certo e deixar ela fora.

3°- Pegue o fio Coloque o negativo e solde em -5V e o positivo do fio em +12V somara 15V ou 16V quando aplicada uma tenção caira pra 14.9 14.8. OBS: repita com todoas as fontes.

4°- Junte as 3 fonte com Positivo+Positivo+Positivo e com o negativo mesma coisa.

A energia ficara estabilizada por as fontes se basearem no consumo dos 5V abaixara no maximo para 13.8V vc pode alimentar um modulo de 600WRMS que nem eu estou fasendo e o Led praticamente quase nem ocila. Eu recomendo deixar nas bateria em torno de 10 15 minutos será o suficiente. jamasi deixe em torno de 2 4 5H pois os diodos retir=ficadores eskentarão muiiito e ira queimar os mesmos. Caso alimente um modulo pode deixar ligado direto por ñ possui volta de tensão.

Nos primeiros minutos as fontes irão dar uma desarmatinha em torno de 3 4 veses mais depois toca ficha direto que funciona leggal Tah ae minha dica que eu descobri sosinho muiiito simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Juriti, não faço a menor idéia do que seja isso..

para não abusar da boa vontade, tirei 3 fotos em macro da placa e dos componentes.

vc pode olhar pra mim?

segue elas:

1001628y.th.jpg

1001631y.th.jpg

1001632j.th.jpg

Postou Hoje, 21:31

Quero fazer o mesmo com essa fonte

atx JITEK 250w

o que tenho de retira e soldar ondi fica o L2 como no tutorial

Sei que pra ligar ela o verde no GND(PRETO)

http://img707.images...1/img00056n.jpg

Me mostra o que retirar!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...