Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leao

Existe uma receita para acertar o tipo de tweeter em cada sistema ?

Recommended Posts

Explico:

Demorou para eu acertar bem o meu set. Quando eu estava com Alpine 9835 usei de princípio um Tw de seda da Hertz mas foi uma tragédia. Não ficou nem um pouco legal.

Depois troquei o kit 2 vias por um Focal Acess com tw de alumínio e junto com o 4.6x + Alpine 9835 ficou excelente e usei assim por vários meses.

Daí me deu fogo na bunda para pegar um player com mais conexões pois eu queria mais praticidade com as mídias e acabei vendendo o meu Alpine e peguei um JVC SHX850.

Bom, eu já estava esperando perder um pouco de qualidade nessa troca, mas foi maior do que eu esperava. Os agudos ficaram muito ruins com meus tw da Focal. Agudos saturados, meio embolados e sem vida. O palco ficou muito mais estreito. De cara já me bateu saudade do Alpine. Antes eu usava o cross do kit em -3dB agora mesmo em 0dB os agudos ainda ficam mais baixos.

O player (JVC) em si é muito bom, chassis robusto (dissipador fica na lateral e mão na traseira), boas conexões com RCA banhados a ouro e cabos grossos (melhor do que o Clarion 785 por exemplo), faz 3 way e tem TA (ambos não tão bons quanto o Alpine, mas fazem o seu papel), mecanismo de carregamento do CD rápido e silencioso e painel motorizado também muito preciso, sem folgas ou ruidos estranhos. Mas o foco principal, a qualidade de som ainda não chega perto do Alpine.

Não sei se o JVC tem os agudos apagados demais ou o Alpine que é muito alto, mas o som em si é bem flat.

Fiz uns testes com umas caixas de som residencial que tenho aqui em casa e o resultado foi bem melhor. Não sei porque, mas o JVC fica bom com tw de seda e não de alumínio.

Já estou com vontade de voltar para um Alpine, se der, um 9887 dessa vez.

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tweeter não tem muito segredo, um posicionamento bom e tentar igualar a resposta de cada lado, ou com balance ou com ajustes de ganhos, considerendo a resposta acima de 2kHz.

Agora se você não gostou da qualidade por causa da troca da HU, repetindo quais ajustes que tinha no anterior, aí fica bem mais dificil. Pode tentar mexer um pouco no EQ, mas se a diferença foi tão grande acho difícil satisfazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Minha dúvida foi meio besta mesmo.

O que me referi é se tem como saber qual tipo de tweeter (metálico ou soft) casaria melhor com determinado player e/ou amplificador. Mas acho que essa resposta não existe, pois somente testando para saber. Só com muita experiência e conhecimento dos equipamentos para tentar evitar a compra de equipamentos que não "casam" entre si.

Hoje resolvi fazer umas gravações diferentes para testar o JVC. Coloquei POP, Dance e eletrônica só para testar (não curto esse tipo de música) e posso dizer que tocou muito bem. Os graves realmente são mais fortes do que o Alpine, médios são bons e os agudos não são ruins, mas estão longe de ter a definição e detalhamento do Alpine.

Como gosto de ouvir rock, a guitarra e pratos ficaram um pouco saturados para o meu gosto musical.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguiu sair sem vida e empastar os agudos do 4.6x, a bronca é séria.

Tanto faz rca banhado a ouro, dac 24 bits, usb, escambau, etc, etc.

O único laudo que realmente interessa seus ouvidos já deram.

Via de regra tws metálicos são mais intolerantes com coisas difíceis de digerir. De repente um domo de seda consegue dar uma enganada.

Boa sorte nas compras e vendas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que me render ao equalizador. Não gosto de usar, no Alpine eu não usava, mas com um pouco de paciência dei um tapa no eq paramétrico e consegui um ótimo resultado agora.

Na minha opinião o equalizador serve apenas para tentar consetar alguma deficiência no som, não para enfeitar ou encher de graves e agudos, e desta vez consegui extamente isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é pra isso que ser EQ. Ajustando corretamente meu EQ de 3 bandas independente por canal eu já sinto uma boa diferença . Imagino o que não dá para fszer com um RTA legal e 31 bandas, ou melhor ainda, 80 bandas OpO

E sobre casar equips, acho que tem que casar com o seu gosto. Eu, por exemplo, não gosto de domos metálicos, MB Quarts da vida. Não são ruins, mas não é algo que eu usuária no meu som, me dá uma sensação de alumínio, meio difícil de descrever. Não sei se teria a mesma reação com domos ceramicos, ou de berílio ou de diamente (tendem a seguir o mesmo caminho), mas os metálicos clássicos não me agradam, sempre opto por seda/tecido ou outros materiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Via de regra tws metálicos são mais intolerantes com coisas difíceis de digerir. De repente um domo de seda consegue dar uma enganada.

Exatamente,

aqui meus tweeters são metalicos, e tocam MUITO bem rock em wav ou cds originais, mas se eu colocar qualquer fonte de audio de procedencia duvidosa, fica uma mer**... horrivel mesmo...

isso é bom pois acabo tendo só musicas de otima qualidade hehe

ps: tambem só escuto rock, 99% do tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...