Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

101% Loko

Montando um 2 vias

Recommended Posts

Postado em (editado)

Opa galera, faz tempo que não passava pelo fórum!

Resolvi montar um sonzinho aqui, e pra economizar um pouco quero aproveitar dois MidBass que já tenho, tão parados a mais de 10 anos, novinhos, hehe...

A idéia seria colocar um par de 1TW1, só que fiquei em duvida se o Tw não vai se sobressair sobre o mid. O sistema irá acompanhar um sub de 10".

Parâmetros do Mid (Só consegui alguns):

Pot: 50W RMS

Imp.: 4ohms

QTS: 0,85

Xmax: 2,00mm

SPL: 85,1 dB

Fs: 73,4Hz

Vas: 5,8L

BL: 3,6

Re: 3,2 ohms

Obtidos pelo WinISD:

QMS: 3,412

QES: 1,132

O Sd eu não sei, mas deve ficar por volta dos 0,008m², assim como outros mids de 5".

Pensei em caixas de 7,5L seladas, deixando ele trabalhar de 80-2500hz, ou será que consigo fazer ele descer mais? Comparando com outros mids achei o Fs dele bem baixo.

OBS: Apesar de ser um sistema residencial resolvi postar aqui, pois a área do Residencial pareceu ser mais voltada ao som de qualidade. Se eu estiver errado, peço para que algum moderador mova o tópico para o lugar correto.

Obrigado desde já pela atenção.

Edit: Cone de Polipropileno.

Editado por 101% Loko
Postado em

cara se esta no lugar errado eu n sei ate pq eu sou novato mais outro dia eu vi uma (cornetina ti) ela e bem pequena mesmo de mais ou menos 4 dedos de profundidade e o som dela e um mid ranger com um agudinho bem gostoso e definido e gustava bem pouco era mais ou menos uns 35 a 50 reais eu acho q vale colocar nesse sistema, ja o sub barato eu tomei um susto quando coloquei em um carro q tive dois cruzeider de 10 bem barato e tocou bem forte com um grave definido de acordo por suas limitacoes.

Postado em

cara se esta no lugar errado eu n sei ate pq eu sou novato mais outro dia eu vi uma (cornetina ti) ela e bem pequena mesmo de mais ou menos 4 dedos de profundidade e o som dela e um mid ranger com um agudinho bem gostoso e definido e gustava bem pouco era mais ou menos uns 35 a 50 reais eu acho q vale colocar nesse sistema, ja o sub barato eu tomei um susto quando coloquei em um carro q tive dois cruzeider de 10 bem barato e tocou bem forte com um grave definido de acordo por suas limitacoes.

:pirou:

Postado em

Hã... acho que vc não está bem...

Postado em

Qual mid-bass é este?

Como já é um mid antigo, se for suspensão de espuma, fica atento pq mesmo parado estas suspensões com o tempo geralmente se deformam ou perdem sua capcidade de elasticidade e acabam rasgando qdo requisitadas.

Os 1tw1 estão com os crossovers originais?

Qual amplificador residencial vc irá utilizar?

Vc irá usar este mid+tw em Bookshelf ou LT?

Postado em

Qual mid-bass é este?

Como já é um mid antigo, se for suspensão de espuma, fica atento pq mesmo parado estas suspensões com o tempo geralmente se deformam ou perdem sua capcidade de elasticidade e acabam rasgando qdo requisitadas.

Os 1tw1 estão com os crossovers originais?

Qual amplificador residencial vc irá utilizar?

Vc irá usar este mid+tw em Bookshelf ou LT?

O mid em questão é um Hinor, linha Titanium. Não postei antes pois as vezes o pessoal tem preconceito com certas marcas e já vai indicando outras com mais nome.

Suspenção de espuma geralmente é um problema mesmo, tenho um IMPP que já está apresentando problemas, mas os mids em questão estão aparentemente bem, analisando de olho, rs...

Os 1TW1 não comprei ainda, mas penso em mante-los com o cross original, a não ser que não me agradem. Talvez atenue eles um pouco.

Quanto o ampli, é um automotivo mesmo. Gostaria muito de usar um ampli 220v, até procurei Receivers antigos, mas até agora nada. O módulo despeja 150W RMS@4 ohms por canal (4), mas a minha alimentação atual não permite isso. Nada preocupante, pois já estou satisfeito em questão de "SPL".

A caixa que pretendo montar é a selada convencional mesmo, algo que ocupe pouco espaço. Como se calcula/constrói essa tal de Bookshelf, do que difere da dutada comum?

Obrigado pela resposta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...