Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo_SBC

Imantadora

Recommended Posts

Pessoal, bom dia.

Estou precisando fazer o projeto de uma imantadora, para recarregar os imãs dos motores dos meus carros de autorama, que por se tratar de um hobby de competição, precisam sempre estar com carga máxima, e as magnetizadoras do pessoal são muito fracas, e não conseguem saturar o imã.

A questão é a seguinte. Estava dando uma pesquisada, e melhor caminho que encontrei foi a construção de uma imantadora utilizando a descarga de um banco capacitivo em cima de uma bobina, a qual evenvolveria os imãs.

Vi um pessoal construindo algumas para imantar imã de auto falando, utilizando 500.000uF e 80V para a descarga, mas minha dúvida é:

Com esses dados e a formula:

E = (V^2)/2 * C * 10^-6

onde:

E = energia em W/s (watt/segundo) = Joule

C = capacidade (microfarad)

V = tensão (volts)

10^-6 = 0,000001

O circuito básico seria:

1 trafo de 50V, ligado a uma ponte retificadora, em serie com um resistor de potencia que carregaria todos os capacitores em paralelo, que eu ainda não sei exatamente quantos, nem os valores.

Na saida um rele(pode ser esses utilizados em motor de arranque de automóvel), ligado à bobina. com um botão de acionamento.

Para proteção, seria utlizado um diodo inverno na saida dos capacitores.

Modelo SIMPLIFICADO do esquema:

imantadora.png

Já elaborei um melhoramento, com o circuito de acionamento do relé.

Eu consigo calcular a energia em joules disponíveis, mas como isso me ajudaria a calcular a bobina e a capacitancia necessária para o meu propósito.

Capacitores de capacitancia alta são caros, então não gostaria de comprar muito além do que realmente necessíto.

Desde já agradeço qualquer orientação.

PS: Não sei se esse tópico pode ficar aqui, mas qq coisa, podem mover para o off.

[]´s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, uma máquina pra alto falantes é pra ímãs grandes. Se seus ímãs forem BEM menores, faça uma com 1/5 da capacidade, que é capaz até do seu ímã não desorientar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

mano add o msn ai : audioteck@audioteck.com.br :legal:

Adiconado garoto!

Rapaz, uma máquina pra alto falantes é pra ímãs grandes. Se seus ímãs forem BEM menores, faça uma com 1/5 da capacidade, que é capaz até do seu ímã não desorientar mais.

Então Kleber, os imãs sempre perderão potencia magnética, pois o calor desorienta entende? A gente faz testes com o gauss meter, e depois de uma única corrida, já existe uma perda.

Estou pensando em usar 5 capacitores de 10.000µF X 80V, mas não tenho nem idéia se isso seria suficiente. A vantagem é que se não ficar com a potencia que eu quero, posso simplesmente aumentar a quantidade de capacitores rs. Cada capacitor deste está na faixa de R$ 20,00.

[]'s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo,

Estou ajudando um professor a projetar uma imantadora para fins de pesquisa, ela terá que ser algo monstro, pelo menos que suporte 1kA. :pirou:

Qual o conceito que vc pretende usar nessa? Apenas uma descarga?

Me conte um pouco mais sobre ela.

A minha tem que ser algo em que consiga saturar o material, então teria que ter um campo constante e por um longo tempo. :rolleyes:

Abrass

Gustavo Mazzarin

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...