Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RicardoFerreira

Problemas com Ligação de Subs

Recommended Posts

Pessoal sou novo aqui mas des de já um fã assíduo do fórum, mas estou com um problema q nao estou conseguindo resolver

tenho em mãos 2 subs pioneer bobina dupla de 2 ohms, e um modulo com saída de 4 ohms(taramps 1.2k)..

como procedo essa ligaçao pra ficar correto pessoal?

tinha pensado primeiramente em ligar as bobinas em serie, para q a impedância fosse para 4ohms, e com isso puxar os positivos e negativos de cada sub e ligar no modulo...mas não sei se isso estará certo...creio que nao...

alguem pode me dar uma luz?

se possivel com um esquema de ligaçao?

Des de ja obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao..ja tinha lido esse artigo, me deu mtas informações mas não sanou minha duvida totalmente

a complicação é, se ligo em serie, dps em paralelo terei 2ohms.

mas se ligo em paralelo cada sub primeiramente terei eles com 1ohms, pensei ligar em serie dps, mas nao sei ql impedancia eu chegaria no final

e se ligo em serie dps em serie de novo tenho 8 ohms.

queria saber aonde poderia ter menos prejuizos de estragar modulo ou subs..?

alguem tem alguma ideia?

ta feia a coisa aqui..rs..

Compartilhar este post

Link para o post

Entao..ja tinha lido esse artigo, me deu mtas informações mas não sanou minha duvida totalmente

a complicação é, se ligo em serie, dps em paralelo terei 2ohms.

mas se ligo em paralelo cada sub primeiramente terei eles com 1ohms, pensei ligar em serie dps, mas nao sei ql impedancia eu chegaria no final

e se ligo em serie dps em serie de novo tenho 8 ohms.

queria saber aonde poderia ter menos prejuizos de estragar modulo ou subs..?

alguem tem alguma ideia?

ta feia a coisa aqui..rs..

pra conseguir a impedancia final de 04 ohms que a do seu amp , seus subs deveriam ser bobina dupla de 04 ohms ,

ficariam assim = ligado em serie no sub 4+4 = 8 e depois em paralelo os dois subs = 4 ohms final . Com bob dupla 4 se consegue final entre dois subs , 16, 4 ohms ou 01 ohm

com subs bobina dupla 02 ohms , sub em série = 4 , e depois os dois em paralelo = 02 ohms .

A solução pra voce é trocar os subs ou usar em 08 ohms , pois a combinação deles só resultará em 08 ohms , 02 ohms ou 0,5 ohm .

edit: pra voce será ligar o sub em série = 04 ohms e depois ligar os dois subs em série entre eles = 08 ohms , ou trocar seus subs por bob dupla de 04 ohms

estragar seu amp será se usar impedancia menor do que a nominal

Editado por rick demolidor

Compartilhar este post

Link para o post

só para desencargo de consiencia..vamos ver se o q estou fazendo esta certo

primeiro ligo os subs em serie q me darao 4ohms cada.

ligando + com - em casa sub...

me sobrara 1 + e 1 - em cada sub livre

agora ligarei + de um sub com - do outro sub, que me dara 8ohms e me sobrara 1 + e 1 - onde ira a conecçao do modulo?

esta correto?

galera desculpa o encomodo..mas seu bem leigo nisso..rs..acho q deu pra perceber..

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquece também de verificar a potencia dos subs, para ver se a taramps não vai mandar demais. ( ou de menos )

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

só para desencargo de consiencia..vamos ver se o q estou fazendo esta certo

primeiro ligo os subs em serie q me darao 4ohms cada.

ligando + com - em casa sub...

me sobrara 1 + e 1 - em cada sub livre

agora ligarei + de um sub com - do outro sub, que me dara 8ohms e me sobrara 1 + e 1 - onde ira a conecçao do modulo?

esta correto?

galera desculpa o encomodo..mas seu bem leigo nisso..rs..acho q deu pra perceber..

ISSO !

mas torne a verificar no artigo q te passei o link

abraço

PS: num vai meter fogo na bagaça toda aí não , heim ? auhauhauhahahauha

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe...meu maior medo é esse..colocar fogo em tudo...rs..mas acho q ta certo as ligaçoes né?Rs

entao os pioneer tem 400 rms cada...eu vou segurar o ganho em uns 80% do total..

ou um pouco abaixo disso..

sera q vai ficar bom?

dps vo gravar um video e postar ai pra mostra como fico..

valeu pessoal..brigadao mesmo..o forum esta de parabens..

irei me tornar ativo aki para poder aprender mais e parar de encher vcs..kkkkk....

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe...meu maior medo é esse..colocar fogo em tudo...rs..mas acho q ta certo as ligaçoes né?Rs

entao os pioneer tem 400 rms cada...eu vou segurar o ganho em uns 80% do total..

ou um pouco abaixo disso..

sera q vai ficar bom?

dps vo gravar um video e postar ai pra mostra como fico..

valeu pessoal..brigadao mesmo..o forum esta de parabens..

irei me tornar ativo aki para poder aprender mais e parar de encher vcs..kkkkk....

valeu

véio ,

ganho de amp não é volume ! leia : http://autosom.net/artigos/controleganho.htm

fica traquilo , seu amp fornece teoricos 1200 rms em 04 ohms , em 08 ohms vai fornecer uns 600~700 rms e com um controle de cone melhor

abraço e boa sorte aí

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma dica: Ganho não deve ser usado como controle de volume, dá uma pesquisa aqui no forum que tem muito tópico explicativo sobre ganho. E como você vai ligar em 8 ohms eu não sei qual será exatamente a perda em walts rms ( eu já vir uma vez o calculo, não lembro onde ), porém esquece de regular ganho como volume, o ganho serve para regular a sensibilidade de entrada do amplicador de acordo com a saida rca do cd player.

Editado por benerofonte

Compartilhar este post

Link para o post

Galera preciso de uma ajuda, estou meio longe de som, e to querendo ajudar um amigo meu que curte som mas não acessa o forum.

Ele tem um endurance 2K de 750wrms bobina dupla de 2ohms cada.

Ta comrpando um Modulo taramps T1200 2ohms.

Me esclareçam uma coisa, como faço pra ligar esse sub nesse ampli pra ter a melhor resposta possivel? Não top entendendo muita coisa, parece que se eu ligar em série vira 4 ohms e queima o modulo, então eu teria que ligar em paralelo e 2+2 vira 1 ohms e tenho apenas a metade da potencia do sub, e nãotem outra saida certo? A melhor saida seria comprar um 4+4 e ligar em paralelo, ou um modulo 4ohms e ligar as duas bobinas em série, correto?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...