Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
fernandogeleia

LT Selada

Recommended Posts

Sim, é exatamente o mesmo comportamento de uma selada, porém com Qtc bem baixo, para um melhor amortecimento... Usando um filtro Bessel para um sistema criticamente amortecido, o Qtc gira em torno de 0.5 o que resulta num volume bem alto.

O fato de tornar a caixa comprida e reduzindo o seu volume, é um artifícil para reduzir as reverberações e ondas estacionária por reflexão da menor frequencia, isso evita o "som de barril", sem ter que colocar apenas material absorvente dentro da caixa.

 

Para simular uma caixa como essa é relativamente simples:

Via software obtenha o volume de uma câmara selada com amortecimento criticamente amortecido, Qtc de 0.5;

Suponhamos que esse volume seja 50L. Definindo a menor frequencia útil do sistema (F3) calcule o comprimento de onda para essa frequencia;

Digamos que o F3 ficou em 40Hz. 344/40 = 8,6m. divide isso por 1/4 do comprimento, 2,15m. Esse é o comprimento da tua linha.

Basta distribuir o volume de 50L numa caixa com 2,15m de profundidade reduzindo seu Sd.

 

Agora, se tens espaço disponível, pode optar por um "Baffle infinito", que de fato não influi no resultado do falante.

Considere 3-4x o valor de VAS como volume e contrua uma linha distribuindo esse volume até 1/4 do comprimento da última frequencia (Preferêncialmente na Fs do falante). Isso fará com que essa última frequencia não seja refletida com fase invertida de volta para o falante, além de não sofrer influencias das caracteristicas intrinsecas da caixa. Muito cuidado com essa configuração, pois não tem amortecimento ideal para o sistema móvel, o que resulta em excessivos deslocamentos com alta potência.

 

Att,

RenanLopes

Obrigado pelos posts Renan, estou aprendendo muito com eles! valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...