Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
hodhygo

Duvida em fonte genérica

Recommended Posts

Caros amigos...

Seguinte... quero compra o material para mandar fazer uma fonte generica, lii varios topicos aqui no forum.. e um comentario desse disse:

"Isso é fácil, consiga um trafo, usa 2 pontes retificadoras em paralelo e 12 capacitores de 4700uF/25V em paralelo (fora o trafo, o restante dos componentes vc encontra fácil em eletrônicas)."

To atras de um transformador que de... 150 amperes..

porem os transformadores que vejo.. sao 300va.. 500va.. 750va... 1000va.. 2000va... gostaria de saber qual e TAL transformador que usaria seguindo o comentario acima.. para geral 150amperes.. a 14.4volts?? teria que ser um de 2000va?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros amigos...

Seguinte... quero compra o material para mandar fazer uma fonte generica, lii varios topicos aqui no forum.. e um comentario desse disse:

"Isso é fácil, consiga um trafo, usa 2 pontes retificadoras em paralelo e 12 capacitores de 4700uF/25V em paralelo (fora o trafo, o restante dos componentes vc encontra fácil em eletrônicas)."

To atras de um transformador que de... 150 amperes..

porem os transformadores que vejo.. sao 300va.. 500va.. 750va... 1000va.. 2000va... gostaria de saber qual e TAL transformador que usaria seguindo o comentario acima.. para geral 150amperes.. a 14.4volts?? teria que ser um de 2000va?

Veja, o trafo que deseja para tal finalidade deve, em carga, fornecer a tensão de ~14,4V, dessa forma, P=iU, logo, P=150 x 14,4 o que resulta em aproximadamente 2000VA... a não ser que consiga um bom trafo de sucata (normalmente o pessoal usa os de máquina de solda, mas tem alguns poréns...) não é viável fazer uma fonte de 150A, esse trafo vai custar bem caro (acho que em torno de R$450,00) é prefrível comprar uma dessas de marca mesmo, pq tem garantia, vem no gabinete apropriado, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Veja, o trafo que deseja para tal finalidade deve, em carga, fornecer a tensão de ~14,4V, dessa forma, P=iU, logo, P=150 x 14,4 o que resulta em aproximadamente 2000VA... a não ser que consiga um bom trafo de sucata (normalmente o pessoal usa os de máquina de solda, mas tem alguns poréns...) não é viável fazer uma fonte de 150A, esse trafo vai custar bem caro (acho que em torno de R$450,00) é prefrível comprar uma dessas de marca mesmo, pq tem garantia, vem no gabinete apropriado, etc...

Duvida solucionada... obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc tem alguma noção pode fazer sai bem mais barato!consegui 220 amp reais

Trafo de sucata= vc negocia o $,eu consegui um de 3kva de graça estava ruim e nao prestaria mais para o antigo dono..

Fio para enrolamento ou serviço +- 150,00,eu enrolei gastei = 115,00 em material

Diodos de alternadores gauss 50 amp coloquei com folga 12 sendo 6pos e 6 neg= 60,00 no total

Cx(gabinete) e componentes (led,fusivel,disjuntor,chave liga/desl, coolers e placa dissipadora para os diodos etc.)140,00

Total=315,00 em uma fonte de 220 amp bivolt

Lig nela 2 modulos ab de 1200 rms cada,01 D de 3300rms e 570 amp de bat fora as coisas miudas do set .

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc tem alguma noção pode fazer sai bem mais barato!consegui 220 amp reais

Trafo de sucata= vc negocia o $,eu consegui um de 3kva de graça estava ruim e nao prestaria mais para o antigo dono..

Fio para enrolamento ou serviço +- 150,00,eu enrolei gastei = 115,00 em material

Diodos de alternadores gauss 50 amp coloquei com folga 12 sendo 6pos e 6 neg= 60,00 no total

Cx(gabinete) e componentes (led,fusivel,disjuntor,chave liga/desl, coolers e placa dissipadora para os diodos etc.)140,00

Total=315,00 em uma fonte de 220 amp bivolt

Lig nela 2 modulos ab de 1200 rms cada,01 D de 3300rms e 570 amp de bat fora as coisas miudas do set .

Show de bola! Onde conseguiu seu trafo? Eu tb fiz minha fonte com trafo de sucata (mas a minha é pequena, assim como meu set) ela fornece em torno de 20A, mantém meu som sem descarregar a bateria e gastei em torno de R$40,00...

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola! Onde conseguiu seu trafo? Eu tb fiz minha fonte com trafo de sucata (mas a minha é pequena, assim como meu set) ela fornece em torno de 20A, mantém meu som sem descarregar a bateria e gastei em torno de R$40,00...

Com meu irmao,ele tem construtora ode a mesma presta serviço ao Bco do Brasil,em reforma eles trocam varios itens de eletrica e eletronica veio essa benção de 18x9cm em area de nucleo

Compartilhar este post

Link para o post

a tecnotrafo.com.br faz sob encomenda...

porem com tanto trabalho pra nem ter uma fonte estabilizada eu optaria por uma chaveada de 150A ms.

já q o circuito regulador é facil de se fazer porem iria gastar alguns componentes de alta potencia.. pra estabilizar a tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...