Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
hugotsii

tweeter morel , mid focal

Recommended Posts

Então, o player do dono do tópico é o DXZ785usb, igual ao meu. São 3 vias no player, mas dá pra brincar legal. Eu uso apenas um capacito no tweeter, e toca legal.

Agora o kit que eu sugeri tem full que sobe até 20K, dependendo do gosto não precisaria de tweeter.

Certo, NESTE CASO, ficaria normal, sub na saída sub, midbass na saída trazeira e o full na saída da frente. O DXZ785usb faz 3way, por tanto o que disse está coerente... já, para se utilizar um sistema com 4 vias (sub, midbass, full e tweeter), é preciso que duas delas seja derivadas de um cross passivo, que no caso citei do full+tw, ou então no cross ativo, mas direto do amp.

Estou com uma vontade de pegar um midbass Utopia de 6,5" + Utopia de 4" e utilizar com o tw do tempo para ver como fica... esses mids estão nos classificados. Formariam um belo kit 3 vias, claro, se o mid de 4" subir bem, ainda não encontrei suas especs....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso apenas um capacito no tweeter, e toca legal.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luciano fiquei curioso qual o tipo de capacitor que vc usar ( marca) em qual frequencia vc cortou seu tweeter?

estou pensando em fazer crossover passivo e estou percebendo que corte em 6db 8º tem mais qualidade!

um abraço.

obs: estou acompanhando o topico !

Compartilhar este post

Link para o post

falaram ali de amp com band pass... vai por mim, é duro axar amp BOM que não seja uma facada que tenha band pass...

eu estava a procura de um, acabei comprando o soundstream da assinatura, não é lá aquelas coisas, MAS, quebra um galho ( num testei ainda)...

Pesquisei MTO atraz de amps que fazem band pass ( amps NOVOS)... a coisa só fica boa depois dos 300 dolares, lá fora! hehehe..

Mas como o player tem 3way, problema resolvido!

alias, pq vc não tenta por enqto só o mid 6,5" do focal + Tw.... se não agradar OU sentir que falta algo, vc joga um full 4" ali no meio... dizem que 3vias ativos são meio complicados hehe..

Compartilhar este post

Link para o post

falaram ali de amp com band pass... vai por mim, é duro axar amp BOM que não seja uma facada que tenha band pass...

eu estava a procura de um, acabei comprando o soundstream da assinatura, não é lá aquelas coisas, MAS, quebra um galho ( num testei ainda)...

Pesquisei MTO atraz de amps que fazem band pass ( amps NOVOS)... a coisa só fica boa depois dos 300 dolares, lá fora! hehehe..

Mas como o player tem 3way, problema resolvido!

alias, pq vc não tenta por enqto só o mid 6,5" do focal + Tw.... se não agradar OU sentir que falta algo, vc joga um full 4" ali no meio... dizem que 3vias ativos são meio complicados hehe..

A proposta inicial era essa (mid focal e tw morel) mas pra achar nao eh facil..

me agradei da sugestao do luciano de botar um midbass peeralgumacoisa, e um full 3" de fibra de bamboo. Caso sinta falta de tw, boto eles em cross passivo com os fulls.

mas pq q 3vias ativo eh complicado? dizem q o cross do dxz eh bem preciso e quem eu poderia utilizar eles na boa

valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um modelo de midbass da peerless que pelos reviews que ja li, é muito bom, mas só atua mesmo nos medio-graves, nem pense em corta-lo lowpass em mais que 450Hz.

É esse aqui

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_228_256&products_id=8234

Outra possibilidade beeem interessante, mas bem mais cara são esses vifas aqui. Se vc tiver disponibilidade de profundidade na sua porta eles seriam uma bela pedida. Mas são 10cm de profundidade.

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_228_256&products_id=8703

E se tiver como colocar mid de 7" na sua porta, talvez o Dayton RS180 seja uma das melhores alternativas entre os 3 citados. Link abaixo.

http://www.amazon.com/Dayton-RS180-4-Reference-Woofer-Ohm/dp/B000PHIJJC/ref=sr_1_2?ie=UTF8&s=electronics&qid=1281715401&sr=8-2

Sobre o fullrange, apoio a dica do luciano, o tang band bamboo pode ser uma excelente alternativa. Mas pra te confundir um pouco, ainda tem esses aqui que podem ser interessante analisar.

http://www.tymphany.com/ne85w-04

http://www.fountek.net/products_fr_88ex.htm

Compartilhar este post

Link para o post

A proposta inicial era essa (mid focal e tw morel) mas pra achar nao eh facil..

me agradei da sugestao do luciano de botar um midbass peeralgumacoisa, e um full 3" de fibra de bamboo. Caso sinta falta de tw, boto eles em cross passivo com os fulls.

mas pq q 3vias ativo eh complicado? dizem q o cross do dxz eh bem preciso e quem eu poderia utilizar eles na boa

valeu!!

Hugo, estive pesquisando bastante sobre esse lance de "montar" um kit duas ou três vias...

Cheguei a uma conclusão, que segue:

A base de um bom SQ é o som vindo da frente, com um sub-grave balanceado.

A partir disto, abrem-se vertentes para muitos lados, como não colocar os chamados "axiais", utilizar as "receitas de bolo", etc.

É óbvio que existe um padrão a ser seguido, mas qual a dificuldade? A dificuldade é que sempre queremos o melhor, dentro daquilo que esperamos gastar.

Mas o melhor para mim, é o melhor para você? Na grande maioria das vezes NÃO.

Então, um conselho (se conselho fosse bom, não se dava, vendia, maaasss sempre tentamos ajudar né... rsrsrs):

Tente escutar um bom kit duas vias, que se encaixe no seu orçamento. Por exemplo, o HSK da hertz. Um mid muito bem falado e um tweeter julgado suave e bem detalhado, mas segundo relatos que tive, necessita de grande potência para render com excelência.

Por que você não investe em um kit como este, que pode ouvir, caso procure nos lugares certos, para ver se tanto o mid, quanto o tweeter lhe agradam, caso sinta falta de algo, tente ouvir algum outro.

Decidido o Kit 2 vias? ok. Agora sim, creio que é o momento para decidir se o transforma em 3 vias ou não, mas do mesmo modo, através da audição.

Esta é a MINHA opinião, pois como você irá ter certeza de que gostará de algo sem ao menos ouví-lo?

Um HSK, encrementado com um full deste que lhe indicaram, deve ficar muito bem, ou talves não... só ouvindo para saber se VOCÊ se adapta a ele...

Na dúvida entre o certo e o duvidoso, creio que deva ir pelo certo....

Compartilhar este post

Link para o post

disse que 3 vias é complicado, pq mtos que tentam de 'primeira' não gostam mto.. não conseguem acertar legal..

nunca tentei, mas pelo que leio por aqui, não é só jogar um full de 15 reais e problema resolvido...

se já é duro casar mid+tw, vc ta colocando 50% mais de dificuldade, pq vai ter que casar mid+full+tw... fazer o som de um falante passar naturalmente para outro, sem aquela sensação de corte brusco...

pelo que eu leio aqui no forum, esse é um dos maiores problemas de se usar mid+full+tw..

por isso aconselharia montar ele 2vias primeiro, kit pronto ou mid+tw separados ( axo que prefiro a 2a. ideia), e ver o resultado.. ae se sentir falta, jogar um full na históra..

ah.. só uma coisa, Full de '20 conto' não faz milagre ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso apenas um capacito no tweeter, e toca legal.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luciano fiquei curioso qual o tipo de capacitor que vc usar ( marca) em qual frequencia vc cortou seu tweeter?

estou pensando em fazer crossover passivo e estou percebendo que corte em 6db 8º tem mais qualidade!

um abraço.

obs: estou acompanhando o topico !

Por enquanto é um capacitor genérico, daqueles pra super tweeter, corta em uns 16K. Como meu tweeter é mais eficiente que o mid, ele chega a 10K (top end do meu mid)com potência suficiente pra casar direitinho.

Na primeira oportunidade de trazer coisas dos EUA eu troco os capacitores por Solen, e talvez os tweeters por um par desses:

https://www.madisound.com/store/product_info.php?cPath=45_229_250&products_id=1767

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...