Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Pedro Nery

Som i30

Recommended Posts

Pessoal, sou novo no fórum, e entendo basicamente nada de som automotivo :) Acontece que eu sempre gostei e no meu antigo carro, que era um peugeot 206, eu tinha um kit 2 vias nas portas da frente, um par de 6x9 no tampão atras, um sub-woofer UXP 12" Bravox pro grave e um módulo banda 4.8 pra empurrar tudo.

Bom, agora troquei de carro, comprei um i30, e to achando o som original muito fraco pros meus ouvidos!!! Gostaria da opinião de vocês, que entendem muito mais. Vale a pena só colocar o módulo e o UXP 12" ligando os falantes originais? Será que não estoura?

Vale a pena usar meu kit 2 vias, com o banda e o UXP e comprar algo para as portas traseiras? Se sim o que comprar?!

Não quero mais usar o 6x9 pq nao quero furar o tampão nem colocar um tampão novo. Meu negócio é som com qualidade pra dentro do carro, e quem sabe num churrasquinho abrir as portas pra galera ouvir de boa.

Me ajudem ae!!!

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes originais do i30 já sao bem bonzinhos por serem originais...Se nao for pra gastar bem , (Morel,Nevlar) e trocar de módulo , eu nao mecheria...

Corta alto os falantes originais que pode jogar bastante potencia e deixa o grave so para o sub

Compartilhar este post

Link para o post

qual é o kit 2 vias?

A principio, sim, vc pode colocar o kit 2 vias na frente, e usar o Banda pra amplificar o sub e o kit 2 vias.

Ficará melhor que o original, garanto.

Mas, se busca mais qualidade, troque o amp e o kit 2 vias ( mesmo sem saber qual é, imagino que seja um bravox). O sub da pra aproveitar.

Tudo vai depender doq VC QUER e doq vc PODE e QUER GASTAR.

No mais básico, monta o banda com o kit 2 vias e o UXP.

Num nivel acima, como disse, troque o kit 2 vias, amp e fiação de qualidade

Acima disso, use 2 amps, um pro stereo outro pro sub, troque o sub.

Acima disse, invista no Rádio. Alias, vai usar o rádio original do I30, como pretende liga-lo ao Banda? ( tem entrada alta?)

Compartilhar este post

Link para o post

qual é o kit 2 vias?

A principio, sim, vc pode colocar o kit 2 vias na frente, e usar o Banda pra amplificar o sub e o kit 2 vias.

Ficará melhor que o original, garanto.

Mas, se busca mais qualidade, troque o amp e o kit 2 vias ( mesmo sem saber qual é, imagino que seja um bravox). O sub da pra aproveitar.

Tudo vai depender doq VC QUER e doq vc PODE e QUER GASTAR.

No mais básico, monta o banda com o kit 2 vias e o UXP.

Num nivel acima, como disse, troque o kit 2 vias, amp e fiação de qualidade

Acima disso, use 2 amps, um pro stereo outro pro sub, troque o sub.

Acima disse, invista no Rádio. Alias, vai usar o rádio original do I30, como pretende liga-lo ao Banda? ( tem entrada alta?)

Fala Rodolfo, valeu pela resposta. Vou usar o radio original sim, não sei te falar se tem saida RCA ou se tem que usar conversor (acho que é isso). O kit 2 vias é um bravox sim :)

Você disse pra usar o kit 2 vias o sub e o banda que ficaria legal, mas e nas portas traseiras não coloca nada?? Usa os originais na parte traseira? Sou meio leigo, mas to ligado que tem que cortar o grave dos falantes e deixar o grave só pro sub.

Ou compra falantes para as portas traseiras??

Vlws

Compartilhar este post

Link para o post

Os falantes originais do i30 já sao bem bonzinhos por serem originais...Se nao for pra gastar bem , (Morel,Nevlar) e trocar de módulo , eu nao mecheria...

Corta alto os falantes originais que pode jogar bastante potencia e deixa o grave so para o sub

fernando, vlw a resposta. Quando vc disse "corta alto os falantes" você diz cortar os graves deles, e deixar o grave só pra sub bater né? Eu fui fazer isso em uma loja e o vendedor / instalador falou que o amp era muito forte e que provavelmente iria estourar os originais. O que que vc acha? Pra cortar o grave dos falantes originais como é que se faz? É no proprio amp. ou tem que fazer algo mais? Pergunto isso pra espertinhos não me passarem a perna!! rs

Compartilhar este post

Link para o post

Em SQ n utilizamos falantes traseiros.

SQ é um termo abrangente.. não se pode afirmar isso... oq vc diria de um sistema 5.1?

Uma coisa é imagem, foco, palco... outra é qualidade... e outra coisa é fidelidade...

No caso do amigo aqui, ele tem mtas opções... depende doq quer, e qto quer gastar.

Voltando ao carro:

O i30 não tem saidas de RCA na tarseira dele, qse ctz sobre isso..

Ae vc tem opções que tem CUSTOS... as de baixo, médio e alto custo.

Baixo custo:

- Usar um conversor de rca barato OU ligar o amp na saida amplificada do player

- usar os 4 falantes originais do carro ou colocar seu kit da bravox ( tem que testar pra saber qual é melhor)

- Usar seu módulo da Banda e seu UXP

- Fazer os cortes pelo amp ( low pass pro sub e high pass pros falantes)

No caso de usar os falantes originais, tem cpacitores nos tw pra corta eles... usando o kit seu, tem o cross do kit. Usa 2 canais pra bridge no sub e 2 canais pro lado direito e esquerdo do carro..

Pontos positivos: Baixo custo

Pontos negativos: Perde o fader ( sensação de frente/traz), qualidade de som compativel com a do som original, com a adição de GRAVE e volume mais alto... não tem como ficar pior que o original. Na pior das hipoteses, fica com a msma qualidade, porém mais forte e com um sub batendo..

Médio custo:

- Usar um conversor RCA de qualidade, ou trocar a HU

- Ligar os amps com rca's descentes

- colocar um kit 2 vias legal na frente ( aqui morre mais de 400 reais facil)

- trocar o amp.. alias, se for meio forte o sistema, usar 2 amps

- sub fica opcional... já vi vários comentarios bons sobre UXP.. fica como se sobrar dinhiro troque.. senão pode deixar..

Nesse caso, vc vai ter só o kit 2 vias na frente, sem falantes traseiros ( ou se quiser, pode colocar um par de coaxial ou midbass pra usar de rearfill).

Pontos positivos: A qualidade de som aumenta bastante, vc tem maior controle do som.

Pontos negativos: CUSTO.

Alto custo:

Já imagina né... coisas mais tops.. amps tops.. aquelas coisas... nem precisa detalhar não? [¨]

Bom, é +- isso ae...

Fica ao seu critério definir OQ vc quer e QTO quer gastar...

ps: no meu focus, eu ia apenas ligar um amp com entradas altas, amplificar os falantes originais e usar um subzinho no PM... dae mudei de ideia e estou no 'medio custo'... hehe :legal:

ps2: escrevi d+...ta doendo os dedos... desculpa de fazer ler mto hahaha.. começo escrever e não consigo frear os dedos hahha :vts

Compartilhar este post

Link para o post

SQ é um termo abrangente.. não se pode afirmar isso... oq vc diria de um sistema 5.1?

Uma coisa é imagem, foco, palco... outra é qualidade... e outra coisa é fidelidade...

5.1 (multimídia), trio, SPL, SQ ou qualquer configuração de som pode ter qualidade, mas que eu saiba som de qualidade é uma definição de um sistema que visa imagem, foco, palco, definição...

Som de qualidade é uma coisa, trio outra, SPL outra e multimídia outra. Sendo que qualquer dessas modalidades podem ter um sistema com qualidade ou não.

Por exemplo, no campeonato Sound Quality (som de qualidade) realizado aqui no Brasil pela Bass Áudio e Ianaconi Imports não tem 5.1 competindo.

P/ SQ a receita é simples: Kit 2 ou 3 vias na frente, amp p/ este kit, sub (geralmente no porta-malas em caixa selada ou dutada), amp p/ o sub, cabos RCA, speakers e energia no nível de seus equipamentos. Acho q RCA db link, speakers e energia pompéia estariam de bom tamanho p/ seu sistema. Amp p/ kit e sub pode ser um só, desde q tenha canais e potência suficiente p/ os falantes.

Abs

Editado por AFCosta

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu corrigir, no SQ normalmente n usamos alto falantes traseiros.

É prefirível utilizar essa grana em um kit 2 vias melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Po, muito boa as respostas!! gostei da definição de médio custo que o amigo ali passou. To louco pra colocar um som melhor pq não aguento mais chegar no 23 e começar a distorcer :P

Valeu pela ajuda galera, muito bom o fórum!!

Pedro

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...