Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Angelo Bernardo

Novo kit duas vias selenium me surpreendeu

Recommended Posts

Sim é metálico, e da a impressão de estridencia mas com um bom crossover toca muito bem. Claro que não são todos e sempre há exceções.

Todos os tw da focal são metalicos, nenhum é de seda...as vezes o cara ta reclamando do tw, e nem é ele que fica estridente, muitas vezes é o player,o ampli, os fios, etc...

tem que ver o projeto como um todo e não só olhar pros tw e dizer, ah é stridente sim... ja vi domo de seda tocando com alpine pdx ficar estridente pacas e no caso a culpa era da pdx-4100 e não do tw...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos os tw da focal são metalicos, nenhum é de seda...as vezes o cara ta reclamando do tw, e nem é ele que fica estridente, muitas vezes é o player,o ampli, os fios, etc...

tem que ver o projeto como um todo e não só olhar pros tw e dizer, ah é stridente sim... ja vi domo de seda tocando com alpine pdx ficar estridente pacas e no caso a culpa era da pdx-4100 e não do tw...

abraços

agora voce falando isso me lembrei, os sony com aquele dso, deixa qualquer tw estridente!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu kit chegou ontem e gostei bastante do mid, porém o tw pra mim é um pouco estridente e dai pensei em pegar um nar titanio, será que é uma boa pedida?

Procure TWs com domo de seda :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não tem gente confundindo domo metálico com "som metálico" ou domo de seda com "som suave"?

porque esse aspecto metalizado do som normalmente é saturação ou irregularidades na resposta mesmo. Pode acontecer até em domo de "veludo" rsrs.. E tem tweeters bons aí fora com domo de alumínio, com som nada metalizado...

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O domo desse tw da selenium é de aluminio se não me engano, quanto ao som metálico, eu quis dizer que em altas frequencias é um pouco estridente, mas pode ser também pela regulagem ruim, porque eu fiz testes direto no meu player sem qualquer módulo. Assim que chegar o meu eu vou testá-lo novamente

Compartilhar este post

Link para o post

Será que não tem gente confundindo domo metálico com "som metálico" ou domo de seda com "som suave"?

porque esse aspecto metalizado do som normalmente é saturação ou irregularidades na resposta mesmo. Pode acontecer até em domo de "veludo" rsrs.. E tem tweeters bons aí fora com domo de alumínio, com som nada metalizado...

Não sei se é regra, mais alguns tw que eu ja ouvi com o domo metálico, puxava sim o som meio que metalizado.

o ultimo metálico que escutei foi o TW do KIT Fosgate T162-S (domo de Titanio) e estava em -3db no crossover...o TW até que no mmeu set ficou muito bom...mais o som dele era meio metálico.

ao contrário do meu atual TW Dayton, que é domo de seda e é muito suave o TW...bem agradável mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

O domo do tw do kit é de Titânio...

Por acaso esses tw Dayton são aqueles residenciais de 6ohms?

Edit: desculpe não havia reparado na sua assinatura, como que faz pra usar esse tw de 15wrsm com um mid de bem mais forte, ele consegue acompanhar?

[]'s

Editado por FiveStar

Compartilhar este post

Link para o post

acompanha sim... na verdade ele não está tocando 15w... essa é a potência teórica que ele aguentaria em resposta full. Como é feito corte de frequências baixas, pode jogar 50, 60, 100 RMS tranquilo (de sinal LIMPO pelo amor de Deus... rs). Para SQ esse tw dayton leva tranquilo sim creio...

Compartilhar este post

Link para o post

O domo desse tw da selenium é de aluminio se não me engano, quanto ao som metálico, eu quis dizer que em altas frequencias é um pouco estridente, mas pode ser também pela regulagem ruim, porque eu fiz testes direto no meu player sem qualquer módulo. Assim que chegar o meu eu vou testá-lo novamente

A maioria das vezes em que ouvia o agudo estridente, o problema não era nas altas frequências (do tweeter), mas nas "baixas" em torno de 4-6kHz (na região do corte). E tive pelo menos dois casos que a estridência no "agudo" vinha do sofrimento do midbass...

Quando o problema é lá em cima, em geral é que não toca (falta alguma coisa) ou acrescenta alguma coisa (coloração).

Aquele "tilintar" no agudo, parecendo um sininho quando não deveria ter um sininho, mas uma voz aguda por exemplo, é na faixa de 5k mesmo...

A região em torno do corte com o midbass é realmente problemática... Tentar "esconder" a transição não é tarefa fácil....

E não preciso nem falar na questão da resolução da gravação. Quando diminui a resolução, o primeiro a sofrer é o agudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boas novas!

Agora a tarde meti a mão na massa e ajustei os Tweeters, atenuei em -6dB pelo Cross e instalei on-axis em cima do painel cruzando no freio-mão.

O que eu achei após isso?!

Melhorou MUITO, mas muito mesmo, sinceramente nem vou me preocupar em comprar outro Tweeter, gostei do jeito que ficou e recomendo a todos fazerem os mesmos ajustes.

Ah...outro detalhe importante, o instalador havia invertido a ligação de Positivo e Negativo. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se é regra, mais alguns tw que eu ja ouvi com o domo metálico, puxava sim o som meio que metalizado.

o ultimo metálico que escutei foi o TW do KIT Fosgate T162-S (domo de Titanio) e estava em -3db no crossover...o TW até que no mmeu set ficou muito bom...mais o som dele era meio metálico.

ao contrário do meu atual TW Dayton, que é domo de seda e é muito suave o TW...bem agradável mesmo...

Um dos kits que esta na moda agora pro pessoal do sq e hifi é o focal v30 e o tw dele é domo metalico,o utopia tem domo metcalico, etc... isso prova que nem sempre é o tw que é estridente, mas o resto do set ou alguma outra parte do set que o deixa assim...

tem que ver o som como um todo e não só aquilo que está ruim ,pq aquilo pode só estar mostrando alguma deficiencia do set...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boas novas!

Agora a tarde meti a mão na massa e ajustei os Tweeters, atenuei em -6dB pelo Cross e instalei on-axis em cima do painel cruzando no freio-mão.

O que eu achei após isso?!

Melhorou MUITO, mas muito mesmo, sinceramente nem vou me preocupar em comprar outro Tweeter, gostei do jeito que ficou e recomendo a todos fazerem os mesmos ajustes.

Ah...outro detalhe importante, o instalador havia invertido a ligação de Positivo e Negativo. <_<

Man, teste tbm a inversão de fase do tw, pode ser que melhore, pode ser que não, mas teste, não custa nada, tem esse recurso no cross do kit...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

acompanha sim... na verdade ele não está tocando 15w... essa é a potência teórica que ele aguentaria em resposta full. Como é feito corte de frequências baixas, pode jogar 50, 60, 100 RMS tranquilo (de sinal LIMPO pelo amor de Deus... rs). Para SQ esse tw dayton leva tranquilo sim creio...

Muito bom saber, quem sabe um próximo up com esse tw :legal:

Agora voltando ao tw do kit, quando for instalar não sei se coloco no lugar original do clio, dentro do painel apontados para o teto ou uso em cima do painel cruzando o cambio, esconder sempre é legal mas aí to com medo de perder completamente o palco.

Os Tw originais até que da pra notar direitinho...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

O domo do tw do kit é de Titânio...

Por acaso esses tw Dayton são aqueles residenciais de 6ohms?

Edit: desculpe não havia reparado na sua assinatura, como que faz pra usar esse tw de 15wrsm com um mid de bem mais forte, ele consegue acompanhar?

[]'s

Sim...os Proprios...e acompanhando perfeitamente...

são bem valentes...e tem um timbre excelente...a qualidade de audio e definição é excelente tbm...

estou com um par de HIVI aqui pra testar....domo de seda tbm...mais acho q vou vender...rsrsrs

QUEM QUISER FAZER UM UP NO TW...o HIVI é o TN25 de 5ohms

Compartilhar este post

Link para o post

procurei muito esse pra comprar!!! e acabei comprando od vifa alpine.

Compartilhar este post

Link para o post

procurei muito esse pra comprar!!! e acabei comprando od vifa alpine.

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos kits que esta na moda agora pro pessoal do sq e hifi é o focal v30 e o tw dele é domo metalico,o utopia tem domo metcalico, etc... isso prova que nem sempre é o tw que é estridente, mas o resto do set ou alguma outra parte do set que o deixa assim...

tem que ver o som como um todo e não só aquilo que está ruim ,pq aquilo pode só estar mostrando alguma deficiencia do set...

abraços

na verdade acho que muita gente aqui quando falou que domo de seda e menos estridente, quiz dizer mais natural, e isso o domo de seda realmente e!!!

obs: tem gente aqui comparando tw da focal com tw da selenium!!! porfavor ne! :legal:

outra aplicaçao, outra categoria, outra proposta, outro valor!!!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade acho que muita gente aqui quando falou que domo de seda e menos estridente, quiz dizer mais natural, e isso o domo de seda realmente e!!!

obs: tem gente aqui comparando tw da focal com tw da selenium!!! porfavor ne! :legal:

outra aplicaçao, outra categoria, outra proposta, outro valor!!!

Man, não é nem comparando, mas que são de metal os focal são(entre outros)...

e mais natural?? bom o prato de uma bateria vc ouve no tweeter correto? se vc ouve no tweeter e o prato é de metal, qual som soaria mais natural? o de metal ou o de seda?? uma corneta, trompete, etc, são instrumentos de sopro e são de metal, oq faria os agudos destes instrumentos tocarem mais naturais?????

Tudo é relativo, o tw sozinho não faz milagre, não estou dizendo que o tw desse kit é bom ou ruim, só estou abrindo a cabeça da galera pra enxergarem mais a frente, e não ir nesses MITOS de que tw de seda é mais suave e mais natural ou vice versa.. tudo depende do modelo do tw(não importando se é de seda, metal, ou tetelon,etc), do ampli, da hu, dos fios, dos cabos rca, dos cortes de frequencia, dos ajustes do set e por ai vai...

Um tw ruim pode ficar bom se o resto ajudar e se estiver bem ajustado, e um tw top dos tops pode ficar uma bossst... se estiver mal ajustado e etc...

Abraços

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Man, não é nem comparando, mas que são de metal os focal são(entre outros)...

e mais natural?? bom o prato de uma bateria vc ouve no tweeter correto? se vc ouve no tweeter e o prato é de metal, qual som soaria mais natural? o de metal ou o de seda?? uma corneta, trompete, etc, são instrumentos de sopro e são de metal, oq faria os agudos destes instrumentos tocarem mais naturais?????

Tudo é relativo, o tw sozinho não faz milagre, não estou dizendo que o tw desse kit é bom ou ruim, só estou abrindo a cabeça da galera pra enxergarem mais a frente, e não ir nesses MITOS de que tw de seda é mais suave e mais natural ou vice versa.. tudo depende do modelo do tw(não importando se é de seda, metal, ou tetelon,etc), do ampli, da hu, dos fios, dos cabos rca, dos cortes de frequencia, dos ajustes do set e por ai vai...

Um tw ruim pode ficar bom se o resto ajudar e se estiver bem ajustado, e um tw top dos tops pode ficar uma bossst... se estiver mal ajustado e etc...

Abraços

po nao que dizer tambem que por o som de um trompete ser metalico , um tw de metal sera melhor para reproduzilo!!! e comcordo que tudo depende do set!!!!

em termo geral, um bom tw de seda e bem mais natural que um bom tw de metal? , acho que depende!!! pois estaremos falando de horas de estudos em cima de um produto para qualidade top!!! nao sabemos o que esta ali!!! nao quer dizer que parecer metal, que e apenas metal!!! isso e mais complexo que podemos imaginar!!!!! porem se trabalharmos com uma linha de entrada para um SQ, os tw em geral como a linha D da bravox e a linha da selenium, veremos que realmente sao mais "estridentes" que o normal! porem tudo vai do set!!! um tw com um poouco mais de ataque se torna mais presente, ja eu, nao gosto de tw tao na cara! e sim complementando o sistema de uma forma mais uniforme!!!

vai ver o caso do focal que voce citou, o tw e mais presente no kit pelo fato do mid ser mais parrudo tendo assim que ter um ataque maior para tornar o sistema mais uniforme, ai ja nao posso falar pois nunca escutei um kit focal direito.

caso do kleber! fez um tw diy de pastilhas e cone de papel, e esta maravilhado com a resposta tendo que vazer umas coisas para ficar top!!! vai esplicar pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Só vejo o pessoal comentando a respeito do tw, quando essa moda passar...

Estou esperando o kit chegar pra ligar no player mesmo.

Com relação ao módulo, faço mer** em colocar um módulo soundigital sd250.2d? Ele dá teóricos 85W RMS se não me engano, estou liso comprei player kenwood KDC-MP1048 o mais básico http://www.kenwood.com.br/Sistemas_de_Entretenimento_Automotivo/CD_Players/KDC-MP1048 com só um RCA. Ele diz que esse RCA é pre-out Sub e tal, só vai funcionar para o SUB? queria ligar o sd.250 com rca.

Só sobrou uns 200,00 250,00 para o módulo. Ajuda ai, se vai ficar muito ruim com esse ampli.

Editado por Lucas Gois

Compartilhar este post

Link para o post

Com esse preço, tenta encontrar um Gradiente HPA 550 usado (mosca branca), ou um RF 4.6x usadinho (com uns 250 a 300 mangos vc consegue um), faz 2 bridges e bota o kit p/ tocar.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao módulo, faço mer** em colocar um módulo soundigital sd250.2d? Ele dá teóricos 85W RMS se não me engano, estou liso comprei player kenwood KDC-MP1048 o mais básico http://www.kenwood.com.br/Sistemas_de_Entretenimento_Automotivo/CD_Players/KDC-MP1048 com só um RCA. Ele diz que esse RCA é pre-out Sub e tal, só vai funcionar para o SUB? queria ligar o sd.250 com rca.

Só sobrou uns 200,00 250,00 para o módulo. Ajuda ai, se vai ficar muito ruim com esse ampli.

Eu uso um SD250.2D no kit e recomendo, pra mim está ótimo.

Sobre o Player, teria que ver no manual, mas geralmente ele tem a saída RCA destinada pra Sub mas também com opção de alterar pra tocar full (todas frequências).

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive HPA e 4.6. Acredito que esse SD250.2 entregue o mesmo ou menos por canal a 4 Ohms.

Agora, se tiver a "mesma" qualidade que os outros dois citados, então quero testar o SD. Até compraria um para mim.... Porém, eu duvido e muito.

Opinião pessoal.

Quanto ao tw, tanto faz o material. O que manda é se é bom ou ruim. ALIÁS, se agrada ou não o TEU ouvido. Gosto pessoal. Eu prefiro "mais manso". Escuto rock.

Compartilhar este post

Link para o post

velho, quanto pagou nesse kenwood?! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...