Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
H2o0

Pneus X Rodas

Recommended Posts

Vendo sobre pneus e rodas em foruns gringos, achei esse site que calcula mais ou menos o "limite".

Querendo botar a maior roda que couber sem "raspar", "zuar o carro" e etc.

Ou seja trocar de roda de uma forma funcional e inteligente. Para usar no dia dia e não andar a 20 km com medo de buraco e etc.

Faço o calculo e o site dá a porcentagem de diferença. Se ficar acima de 3% teremos riscos de quebra de suspenção, falha de freio e etc como o site cita:

* When changing tire sizes, we recommend staying within 3% of the diameter/height of the original tire. Any more than this and you face the risk of brake failure.

 

Por exemplo.

185/60-14 = 185 perfil 60 radio 14.

TireCalc

TireCalc 2

E temos também a regra do +1 +2:

"

O conceito "+1 ou +2" é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.

 

Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção:

exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14

 

 

Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção:

exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15

"

 

O que é Raio de Rolamento e porque é tão imporante?

É muito importante que este número se mantenha o mais próximo possível.

 

O Raio de rolamento é a distância entre o chão e o meio da roda. Muitas coisas no seu carro são configuradas com refência a este valor, como o indicador de velocidade, caixa de câmbio e o motor.

Se este valor estiver muito fora, seu indicador vai marcar que você está dirigindo mais rápido do que realmente está e seu odômetro vai marcar que você dirigiu mais do que na verdade dirigiu.

Ou seja todos os calculos são para o radio ficar "igual ao original"

 

Claro podemos fugir a regra, mais isso veio de dica de um amigo. Abraço.

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vendo sobre pneus e rodas em foruns gringos, achei esse site que calcula mais ou menos o "limite".

Querendo botar a maior roda que couber sem "raspar", "zuar o carro" e etc.

Ou seja trocar de roda de uma forma funcional e inteligente. Para usar no dia dia e não andar a 20 km com medo de buraco e etc.

Faço o calculo e o site dá a porcentagem de diferença. Se ficar acima de 3% teremos riscos de quebra de suspenção, falha de freio e etc como o site cita:

* When changing tire sizes, we recommend staying within 3% of the diameter/height of the original tire. Any more than this and you face the risk of brake failure.

 

Por exemplo.

185/60-14 = 185 perfil 60 radio 14.

TireCalc

TireCalc 2

 

Claro podemos fugir a regra, mais isso veio de dica de um amigo. Abraço.

 

:legal:O.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que no site em portugues o % já saltou para 5% ! Qual será o verdadeiro? 3% ou 5% ?

E falou que o "permitido por lei"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que no site em portugues o % já saltou para 5% ! Qual será o verdadeiro? 3% ou 5% ?

E falou que o "permitido por lei"

 

 

deve ser meio antigo o calculador... mas n existe permitido por lei... é 0%...

 

diametro total original...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...