Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Alexandre_black

[Dúvida] Som de Qualidade

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal, sou novo no forum, e nao entendo nada de som!

Tenho um punto, e gostaria de montar um som de qualidade no mesmo, e gostaria da ajuda de vcs.

eu pretendo colocar 1 kit 2 vias, 1 amplificador e 1 sub. O player eu ja tenho aqui, entao preciso de ajuda nesses 3 itens.

apos pesquisar um pouco, e adequar ao meu bolso, eu achei algumas opções:

Kit 2 vias: N.A.R. XR65.01

Amplificador: Clarion APX1301 ou Helix DB FOUR

Sub: N.A.R. 10SW3, N.A.R. 12SW3 ou Helix P10 Precision

Aí aparecem algumas duvidas:

1- Eu nao sei adequar os equipamentos, ou seja, nao sei se a potência, a frequencia, o nº de ohms ou seja lá o que for esta correta, entao por favor ajustem o que estiver incorreto/incongruente com o conjunto.

2- O porta-mala do punto é pequeno, pretendo colocar apenas 1 sub, e nao sei se é melhor um de 12" ou se 10", e qual seria o melhor.

3-Peguei esses equipamentos como base, mas por favor, se houver equipamentos melhores, ou algum ajuste a fazer, por favor me diga :D

Ah, só pra lembrar, tem que ser nessa faixa de preço +-, pois o dinheiro tá "meio que contado" :D

Obrigado pela ajuda =D

Postado em

Tenho um punto, e gostaria de montar um som de qualidade no mesmo, e gostaria da ajuda de vcs.

eu pretendo colocar 1 kit 2 vias, 1 amplificador e 1 sub. O player eu ja tenho aqui, entao preciso de ajuda nesses 3 itens.

1- Eu nao sei adequar os equipamentos, ou seja, nao sei se a potência, a frequencia, o nº de ohms ou seja lá o que for esta correta, entao por favor ajustem o que estiver incorreto/incongruente com o conjunto.

2- O porta-mala do punto é pequeno, pretendo colocar apenas 1 sub, e nao sei se é melhor um de 12" ou se 10", e qual seria o melhor.

3-Peguei esses equipamentos como base, mas por favor, se houver equipamentos melhores, ou algum ajuste a fazer, por favor me diga :D

Ah, só pra lembrar, tem que ser nessa faixa de preço +-, pois o dinheiro tá "meio que contado" :D

Obrigado pela ajuda =D

tem quanto pra gastar ???$$$$$$$$$$$$$$$$ !!!

escuta mais que tipo de música ???

tem problema em comprar equips usados??? nos classificados nem muito equipamento em bom estado....pelo preço de tudo novo vc pode comprar algo melhor !!!

não esqueça da grana para instalçao e fiação !!!

Postado em (editado)

Olha, escutarei predominantemente Rock/musica eletronica.

Nao tenho problemas em pegar equipamentos usados, desde que nao ultrapasse meu orçamento.

Pretendo gastar no maximo R$1800 no sub, kit 2 vias e amplificador, portante se puderem me indicar outras opções, ficarei grato.

Ah, só pra esclarecer, quanto fica +- os cabos + a instalação + a caixa do sub?

e essa caixa do sub, é melhor dutada ou selada? e de que material?

obrigado!

Editado por Alexandre_black
Postado em (editado)

Obrigado pela ajuda =D

Primeiramente leia um pouco mais sobre som ... vai ficar mais facil de entender a respeito do assunto! :legal:

Tenha em mente que para instalar você gasta +/- R$150 (bom instalador é essencial), R$120 na caixa paa o sub, R$110 se for querer hack para o modulo, e uns R$150 de fiação+terminais+fusiveis. E ainda tem o cabo RCA que um mediano custa por volta de R$100... Total R$520 sem o hack !

O seu conjunto não esta legal ... não porque os equipamentos são ruim... mas porque estao escolhidos de forma errada...

Vamos começar pelo kit... já escutei esse kit da NAR ... é um kit muito interessante mas hoje em dia esta com um preço bem salgado! Com esse valor existem outras opção que tem um CxB bem melhor...

Quanto aos modulos... Você passou essas dus opções mais eles nao são nem de longe comparaveis... o helix é um amplificador estereo de 4 canais já o clarion é um amplificador mono... Intao pesquise mais um pouco sobre o basico...

Quanto ao sub ... Esse NAR eu nunca escutei mais dizem que ele tem um timbre bem gostoso e boa potencia... Agora sub de 10" ou de 12" ? A diferença é basicamente o volume da caixa que sera ocupado, a velocidade de resposta do sub e o spl. Subs de 10" geralmente são mais rapidos, pedem caixa menores e tem menos SPL quando comparado ao de 12". Quanto a caixa ser dutada ou selada existem diferenças mas eu acho interessante escutar os dois tipos ... Eu particularmente prefiro caixa dutada... Mas tem gente que prefere selada... Gosto é gosto!

Outra coisa sempre a pontencia de saida dos canais do amplicador tem que ser maior que a potencia dos falantes que você deseja ligar no amplificador...Isso para evitar gerar distorção nos autofalantes e não forçar o amplificador... Entao se você deseja ligar esse sub (10sw3) que tem 300RMS vc necessita de um amplicador mono que de no minimo 300rms a 3ohm

ou um amplificador estereo que no bridge forneça 300rms a 3ohm

Espero ter te ajudado um pouquinho... Mas é complicado explicar tudo!

Abraço

Editado por Motta Slp
Postado em

Qto ao sub nar e kit 2 vias, ótima escolha.

Já rem relação ao amp clarion, ele é mono, pesquise por Clarion APX 4361, esse sim casaria direitnho com o resto, abs.

Postado em

Sub de 10" na selada, subs de 10 polegadas possuem mais ataque/velocidade.

A caixa selada também é mais recomendável nesse tipo de música.

Quanto a MP que vc me mandou, eu ainda iria de sub N.A.R, o 10SW3 ou o 1066SW2, *

eles custam em torno de 380 reais, na r2audio.com acho que ta com frete free ainda.

*são o mesmo sub só que o segundo é o modelo novo (2010)

abs.

Postado em (editado)

entre os subs, é melhor um N.A.R. 10SW3 ou um Pioneer TS-SW1041D 10" 250WRMS 4 ohms?

entre o kit 2 vias, é melhor o N.A.R. XR65.01 ou o Helix E136 Esprit?

o amplificador Clarion APX 4361 aguenta todo o set?

obrigado!

Postado em

Esse Clarion é um puta de um amp, muito bom, aguenta tranquilo.

Sobre os equipamentos helix eu não posso afirmar pois pouco os conheco. O que eu conheco são os N.A.R e tive oportunidades de de compará-los, tanto o kit qto o sub, no mesmo set.

O sub comparei um clarion, um JL e o N.A.R. O nar tocou muito próximo ao JL, ambos superiores ao Clarion.

Quanto ao KIT, comprei junto ao Morel, e hybrid audio, esse com o nar me chamaram a atenção e pra mim são os melhores custoxbeneficio abaixo de mil reais, abs.

p.s: esse sub pioneer deixa um pouco a desejar em qualidade.

abs.

Postado em

Pessoal, seguem minhas duvidas!

kit 2 vias: N.A.R. XR65.01 ou Helix E136 Esprit? ( o N.A.R. esta uns 130 reais mais caro, mas isso faz dele melhor que o helix?)

Sub: Helix P10 ou N.A.R. 10SW3? (O P10 esta 80 reais a mais, mas isso faz dele melhor que o N.A.R.?)

o amplificador Clarion APX 4361 aguenta todo o set?

Farei uma caixa selada para o sub, mas qual material usar? mdf, fibra de vidro...?

e qual a expessuraque devo fazer, para que fique com uma boa qualidade?

Obrigado e desculpe pela ignorância no assunto!

Postado em

Outra coisa, ja que o kit 2 vias N.A.R. XR65.01 custa 600 reais, nao valeria mais colocar um N.A.R. KR65.01 ?

e se eu mudar, preciso trocar o modulo?

2 vias Nar KR65.01 + Nar 10sw3 + clarion apx 4361 fica muito bom

Postado em (editado)

Outra coisa, ja que o kit 2 vias N.A.R. XR65.01 custa 600 reais, nao valeria mais colocar um N.A.R. KR65.01 ?

e se eu mudar, preciso trocar o modulo?

Vale a pena sim, o KR é o kit mais top da N.A.R.

Não, pode usar o mesmo módulo, ele manda 320wrms em bridge, onde vc vai ligar o subwoofer,

os outros dois canais restantes de 90wrms vai cada um de um lado do kit 2 vias, vai trabalhar com uma boa

reserva de potência (headroom).

Vai ficar um ótimo set, recomendo bons cabos rca, para alto falantes, e tratamento acústico nas portas. Se não de nda

adianta ter ótimos equipos.

Editado por felipesfc
Postado em

Como eu ja tenho o player, creio que o set ficaria assim:

Sub: N.A.R. 10SW3 - R$ 380,00

Modulo: Clarion APX4361 - R$ 1.047,00

Kit 2 vias: N.A.R. KR65.01 - R$ 778,00 ou Helix P236 Precision - R$ 730,00

Total: 2205/2157

Passou um pouco do orçamento, mas acho que vale a pena.

Ah, surgiu como opção, ao inves do Kit 2 vias N.A.R. KR65.01, o Kit 2 vias Helix P236 Precision por 730 reais. E ai, será qe vale mais a pena esse helix ou continua com o N.A.R.? pois o N.A.R. é da linha Kevlar, e o Helix da linha Precision, entao sao concorrentes. Eu irei escutar rock/musica eletronica, portanto, qual valeria mais a pena?

O Set ta bom? Precisa acrescentar algo?

Postado em

Como eu ja tenho o player, creio que o set ficaria assim:

Sub: N.A.R. 10SW3 - R$ 380,00

Modulo: Clarion APX4361 - R$ 1.047,00

Kit 2 vias: N.A.R. KR65.01 - R$ 778,00 ou Helix P236 Precision - R$ 730,00

Total: 2205/2157

Passou um pouco do orçamento, mas acho que vale a pena.

Ah, surgiu como opção, ao inves do Kit 2 vias N.A.R. KR65.01, o Kit 2 vias Helix P236 Precision por 730 reais. E ai, será qe vale mais a pena esse helix ou continua com o N.A.R.? pois o N.A.R. é da linha Kevlar, e o Helix da linha Precision, entao sao concorrentes. Eu irei escutar rock/musica eletronica, portanto, qual valeria mais a pena?

O Set ta bom? Precisa acrescentar algo?

Vamo esperar alguem que conheca o Helix postar aqui, se quiser sabe mais impressoes do N.A.R entra no hifi, tópico NOVIDADES NAR, lá tem alguns usuários postando suas impressoes sobre ele.

Cabos RCA te indico esses, knukonceptz, se tiver cartao internacional fica em torno de 80 reais ja com frete.

Tem tbem streetwires e monster, vc pode procurar com o janderstyle e gutto2005 aqui do forum, cabos para os falantes eles também possue, os acoustic research sao ótimos, abs.

Postado em

Tudo bom pessoal? criei uma duvida sobre o amplificador! existe a possibilidade desses 3:

amplificador Alpine PDX-F4

amplificador Clarion APX4361

amplificador Helix E40 Esprit

qual deles tem o melhor CxB? os 3 dao certo no meu set? algum outro amplificador que eu deva olhar que tenha um bom CxB?

Obrigado!

Postado em

Tudo bom pessoal? criei uma duvida sobre o amplificador! existe a possibilidade desses 3:

amplificador Alpine PDX-F4

amplificador Clarion APX4361

amplificador Helix E40 Esprit

qual deles tem o melhor CxB? os 3 dao certo no meu set? algum outro amplificador que eu deva olhar que tenha um bom CxB?

Obrigado!

O alpine vai ficar fraco , o helix nao conheço e o Clarion é um puta amp bacana!

Vai de clarion SEM medo

Postado em (editado)

Entao o set seria esse:

Sub: N.A.R. 10SW3

Modulo: Clarion APX4361

Kit 2 vias: N.A.R. KR65.01

Farei uma caixa selada de mdf para o sub.

Algum ajuste a se fazer? o que mais eu devo comprar( eu digo cabos, transformadores, adaptadores...)

preciso saber o que mais eu devo comprar detalhadamente para eu ter uma noção maior de quanto irei gastar e de como irei fazer/ficar o set. Peço que me ajudem nessa parte final!

Postado em

Sobre a litragem do sub, no site da N.A.R tem uma tabela, qualquer dúvida fale com o André Junqueira aqui do forum, ele é da NAR.

Adaptador creio que vc n va precisar de nada, sua HU (player) é qual? Se for original vc vai precisar, se não, basta ter 2 pares de saída RCA.

Porta fusível, fusível e demias itens eu sempre me atenho a escolher um bom instalador e deixo na mão deles, quanto a isso nunca tve problema.

Só n deixa na mão deles cabos RCA nem os cabos para os alto falantes, dependendo onde vc for instalar, vão colocar qualquer coisa, tbem pesquise sobre tratamento acústico nas portas.

No mais é isso, abs.

Postado em

Vi um kit duas vias MB Quart PVF 213 (5 polegadas)R$ 530,00 ... não sei o estado que esta... mais sera que nao é uma boa pedida ?

Com os 250 reias economizados da pra fazer um pezinho bem feito pros mids e ainda comprar um RCA bem legal (via ebay)...

É apenas uma idéia...Vamos ver oque os mais esperientes ( :rever1: ) acham!

Obs: Se você quiser saber mais sobre oque vc vai precisar na instalação procure uns topicos meus antigos que o pessoal me ajudou bem e tem bastante informação! :legal:

Abraço,

Motta

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...