Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
hbamaster

Receita boa plug and play para Peugeot 206 1.4

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Tenho um Peugeot 206 1.4 8v, gosto do carro e por diversos motivos não poderia trocá-lo durante um bom tempo. Entretanto gostaria de, aos poucos, fazer alguns upgrades de forma a deixa-lo mais bravo. Pelo qu andei vendo o motor dele é o TU3JP, no manual diz que ele tem 82cv~, rodo somente no álcool. Vou colocar alguns itens que pensei em mudar e gostaria da opinião, para montar uma receita ASPRO boa que possa ser feita sem maiores problemas:

 

a) Filtro Simota Extreme + SRI;

 

b) 4x1 com termotape;

 

c) Retirar catalizador (só rodo no álcool);

 

d) Escapamento 2" + JK + Noise N1-5;

 

e) Velas Denso Iridium IKH22 (grau 7);

 

f) TBI do 1.6 (8v?);

 

g) Consigo colocar uma polia regulável neste carro? Adiantar o ponto quanto?

 

h) Bicos do 1.6 ou os originais dão conta?

 

i) Taxar para 12:1;

 

j) Comando (preciso de muitas sugestões neste item, li num fórum que o comando do VTS e do SAXO (que carros são estes?) cabem certinho, me falaram de Cat Cams, SamCams... Mas não achei nada sobre as especificações destes comandos. Não desejo nada que embaralhe demais a lenta... Usando de analogia, queria algo como um 49G para os VW, apenas um upzinho);

 

k) O chip original consegue trabalhar nesta config ou seria necessário chipar?

 

Com uma configuração como esta pelos relatos de preparações semelhantes acredito pular dos 82cv para 105-115cv. Pego rodovia todo dia, quero um carro esperto para esta finalidade, com pegada na rodovia, bom de retomadas e bom de arranque, não desejo que tenha mais final do que já tem (já bati 190km/h com ele original).

 

Espero que os fuçados do fórum coloquem sua colaboração para eu montar meu monstrinho!

 

No aguardo de um help!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

existem alguns 1.4 aspro no Clube Peugeot... mas não sei se da pra tirar muita potencia dele assim...

acredito que não...

ja pensei muito em fazer isso no meu mas acabei desistindo por prejudicar muito o consumo... e eu rodo muito com o meu, não posso gastar muito mais...

 

então acho que a melhor forma de conseguir performance com esse motor é turbinar mesmo... ou troca seu carro em um 1.6 16v que vai te agradar bem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

115cv nem em sonho... só na promessa do vendedor.

 

Eu hoje meteria um cabeçote do 1.6 16v... PARECE que cabe, e já pensei muito nisto. Só não botei pra frente pq eu rodo muito e não posso abrir mão do torque em baixa.

 

1.4 16v já deve beirar os 100cv com alguns acertos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao sei quanto quer gastar? essas alteraçoes sairia um pouco caro, o valor de kit turbo, alem do turbo por incrivel que pareça seja bem economico.

 

bom o que seria interessante, um escape e um filtro de ar, pra nao prejudicar o consumo. (mais dificil tirar mais que 10% so nisso)

comando e uma trabalhada no cabeçao ja iria gastar bem mais. de capital e de combustivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Tenho um Peugeot 206 1.4 8v, gosto do carro e por diversos motivos não poderia trocá-lo durante um bom tempo. Entretanto gostaria de, aos poucos, fazer alguns upgrades de forma a deixa-lo mais bravo. Pelo qu andei vendo o motor dele é o TU3JP, no manual diz que ele tem 82cv~, rodo somente no álcool. Vou colocar alguns itens que pensei em mudar e gostaria da opinião, para montar uma receita ASPRO boa que possa ser feita sem maiores problemas:

 

a) Filtro Simota Extreme + SRI;

-Certo.

b) 4x1 com termotape;

-Certo.

c) Retirar catalizador (só rodo no álcool);

-Não faça isso, não vale a pena andar em desacordo com TODAS as normas de poluição pra ganhar 4cv. Deixe isso pra dia de pista.

d) Escapamento 2" + JK + Noise N1-5;

-Vai ficar alto o barulho, mas não vai ficar feio.

e) Velas Denso Iridium IKH22 (grau 7);

-Certo

f) TBI do 1.6 (8v?);

-Não cabe...alias, cabe, mas é um PUTA trabalho e s.m.j., tem o mesmo diametro.

g) Consigo colocar uma polia regulável neste carro? Adiantar o ponto quanto?

-O carro é SOHC, dessa forma não tem como você mexer no "gap" entre admissão e escape. Polia regulavel só te ajudaria se você colocasse um comando mais bravo.

 

h) Bicos do 1.6 ou os originais dão conta?

-Bico do 1.6 não cabe na flauta. Mas é interessante conseguir uns maiores.

 

i) Taxar para 12:1;

-Tem que executar o trabalho bem feito. E remapear a injeção.

 

j) Comando (preciso de muitas sugestões neste item, li num fórum que o comando do VTS e do SAXO (que carros são estes?) cabem certinho, me falaram de Cat Cams, SamCams... Mas não achei nada sobre as especificações destes comandos. Não desejo nada que embaralhe demais a lenta... Usando de analogia, queria algo como um 49G para os VW, apenas um upzinho);

-Olha, nunca soube de algum comando que coubesse Plug and Play no 1.4 8v. Também não sei as medidas. Sei que a Kent Cams faz pro 1.6 16v.

 

k) O chip original consegue trabalhar nesta config ou seria necessário chipar?

-Consegue trabalhar, mas o carro vai ficar meio aspero. O ideal é (POR ULTIMO) fazer um acerto novo.

 

Com uma configuração como esta pelos relatos de preparações semelhantes acredito pular dos 82cv para 105-115cv. Pego rodovia todo dia, quero um carro esperto para esta finalidade, com pegada na rodovia, bom de retomadas e bom de arranque, não desejo que tenha mais final do que já tem (já bati 190km/h com ele original).[/color]

 

Espero que os fuçados do fórum coloquem sua colaboração para eu montar meu monstrinho!

 

No aguardo de um help!

 

Opa, vou ajudar como posso aqui!

No clube peugeot ja discutimos EM EXTENSÃO a preparação nesse motor. Vou postar aqui pra você o projeto mais detalhado que temos:

 

Fala galera!

Sei q estou sumidasso do fórum há muito tempo, mas resolvi dar as caras pra ver como andam as coisas por aki, afinal, ainda tenho muitos amigos aki dentro.

Bom, introduções à parte, eu gostaria de compartilhar com vcs o projeto q fiz no meu carro. Uma preparação aspirada, q levou 2 anos pra ser feita, mas q, depois d concluída, me deixou muito satisfeito. Acho q, para os donos d 1.4 8v, pode ser interessante. ;)

 

206 1.4 8v Flex 2006/2006

 

Modificações:

 

- Filtro de ar Simota Extreme

- Cold Air Intake 2,5" em alumínio polido

- Velas DENSO Iridium Power IK22

- Reprogramação de injeção

- Tubulação de escape (downpipe) de aço carbono em 2"

- 1 abafador intermediário silenPro High Flow

- Abafador final Raceway Furious 100

- Retirada do catalisador

- Condicionador de metais Militec-1

- Óleo Sintético TOTAL Quartz 9000 5W40

 

Abaixo, segue o gráfico da medição de potência, realizada na Dyno's Race de São Bernardo do Campo:

 

dinoe.jpg

 

E agora, o vídeo da medição:

 

Alguns dados de desempenho:

 

0-100 km/h: 11,0s*

Velocidade Máxima: 187 km/h**

 

* - Aferido pelo software Dynolicious p/ iPhone e iPod Touch

** - Aferido por GPS

 

Resultado:

 

Potência: 98 cv à 5200 rpm

Torque: 16,3 kgfm à 4000 rpm

 

Empresas: Nascar Chips (reprogramação de injeção), GIBA Escapes, Folego Turbo (Cold Air Intake), MK Automotiva (instalação das velas)

 

Atualmente, o carro continua do mesmo jeito, mas eu estou querendo fazer uns testes... Estou rodando com gasolina aditivada e parece q as respostas estão mais rápidas em baixas rotações. Com álcool, eu percebo q o motor responde melhor em alta. Agora vou trocar o abafador final por um menor, mais ainda em inox e pretendo voltar o catalisador, pra segurar um pouco mais o torque em baixas rotações pq, como vcs podem ver no gráfico, o torque soh aparece na casa d 4000 rpm.

Assim q eu tiver algum resultado, posto aki.

Bom rever a galera. Abraços!

 

ja pensei muito em fazer isso no meu mas acabei desistindo por prejudicar muito o consumo... e eu rodo muito com o meu, não posso gastar muito mais...

 

O consumo não muda tanto não, cara. Basta fazer direito. No meu caso (civic), o carro ficou mais economico no dia-a-dia depois de aspirado.

 

 

 

115cv nem em sonho... só na promessa do vendedor.

 

Eu hoje meteria um cabeçote do 1.6 16v... PARECE que cabe, e já pensei muito nisto. Só não botei pra frente pq eu rodo muito e não posso abrir mão do torque em baixa.

 

1.4 16v já deve beirar os 100cv com alguns acertos.

 

O cabeçote do 1.6 16v não cabe, são completamente diferentes. O que cabe (com adaptações) é o cabeçote do Citroen AX Gti, que é 1.4 16v.

Vai seguramente pra mais de 100cv.

 

 

Espero ter ajudado galera!!

Abraços!

Camillo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabeçote do 1.6 16v não da mesmo, a furação não é a mesma. Mas o cabeçote do 1.5 8V que vem nos modelos 208 (TU4M). Ai a história muda. A furação aparentemente é a mesma e o cabeçote/comando é bem melhorado, porém seria necessário acrescentar uma injeção programável, pois a injeção original não seria compatível.  Pretendo fazer as melhorias que você fez e fazer essa modificação no cabeçote e injeção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...