Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eduaudiófilo

Som HI-FI

Recommended Posts

Boa tarde!

Alguém tem informações sobre cálculos para construção de rede equalizador de impedância para mid bass na região dos 70Hz?

Já olhei em tudo quanto é site e não encontro.

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que você procura se chama Rede Zobel, ou Zobel Network.

Procurando no google vc acha muita coisa. No Artigos do Autoson.net tem um artigo só sobre elas.

E aqui também fala sobre:

http://www.trueaudio.com/st_zobel.htm

Kleberlpa,

O zobel eu já entendi como se faz, mas ele só equaliza o fim de 'trabalho' do mid. O que eu quero equalizar é o pico de impedância que se forma na região da frequencia de sintonia do falante que é em torno de 70Hz. Eu sei que a equalização é com circuitos ressonantes (RLC) série e paralelo, mas não sei como calcular estes componentes.

... Essa vai dar trabalho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberlpa,

O zobel eu já entendi como se faz, mas ele só equaliza o fim de 'trabalho' do mid. O que eu quero equalizar é o pico de impedância que se forma na região da frequencia de sintonia do falante que é em torno de 70Hz. Eu sei que a equalização é com circuitos ressonantes (RLC) série e paralelo, mas não sei como calcular estes componentes.

... Essa vai dar trabalho!!!

Bem... a pergunta a se fazer é: Em que esse pico lhe atrapalha? Em raríssimos casos é preciso corrigí-lo! Até pq ele não é o único, e a curva de impedância que está no manual só serve pro falante em free air. Ainda assim, só pro exemplar que foi testado, ela varia de falante pra falante... vc teria que levantar a curva de impedância na caixa utilizada.

A Fs do falante dobra, triplica, quadruplica... tudo depende do volume da caixa e sua relação com o VAS. E isto que estamois falando de um gabinete selado... se formos pra um bass reflex, aí serão 2 picos.

Em termos práticos, SONORIDADE, a curva de impedância é algo quase totalmente independente. A úncia relação direta será na parte onde o falante se comporta diretamente como uma carga indutiva, e vai determinar o roll off em altas frequências.

A importância única da Zobel está aí: Oferecer ao crossover passivo uma carga confiável para manter os cortes no lugar certo. Fora isto, no máaaaximo traz algum benefício ao amplificador, e nada mais.

Quanto ao Notch, vantagem MESMO está em corrigir um defeitinho ou outro de timbre... mas apenas pra equalizar impedância, só vai te trazer prejuízos se não for perfeitamente acertado e em casos muito específicos.

Mexer por mexer é perda de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Equalizador de Impedância.

Todos os alto-falantes de bobina móvel apresentam um aumento de impedância causado pela retância indutiva da bobina.

C=Le/Rc², onde Le= Indutância da bobina do alto-falante.

Rc= 1,25Re, on de Re= Resistencia elétrica do alto-falante.

A ligação é um capacitor ligado sem série com um resistor, tudo ligado em paralelo com o alto-falante.

Os valores de "C" e do "Rc" são sempre apenas aproximado, apesar da fórmula.

Cordialmente,

Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post

Bem... a pergunta a se fazer é: Em que esse pico lhe atrapalha? Em raríssimos casos é preciso corrigí-lo! Até pq ele não é o único, e a curva de impedância que está no manual só serve pro falante em free air. Ainda assim, só pro exemplar que foi testado, ela varia de falante pra falante... vc teria que levantar a curva de impedância na caixa utilizada.

A Fs do falante dobra, triplica, quadruplica... tudo depende do volume da caixa e sua relação com o VAS. E isto que estamois falando de um gabinete selado... se formos pra um bass reflex, aí serão 2 picos.

Em termos práticos, SONORIDADE, a curva de impedância é algo quase totalmente independente. A úncia relação direta será na parte onde o falante se comporta diretamente como uma carga indutiva, e vai determinar o roll off em altas frequências.

A importância única da Zobel está aí: Oferecer ao crossover passivo uma carga confiável para manter os cortes no lugar certo. Fora isto, no máaaaximo traz algum benefício ao amplificador, e nada mais.

Quanto ao Notch, vantagem MESMO está em corrigir um defeitinho ou outro de timbre... mas apenas pra equalizar impedância, só vai te trazer prejuízos se não for perfeitamente acertado e em casos muito específicos.

Mexer por mexer é perda de tempo.

Ate mesmo por isto o manual traz a curva de resposta..

O importante é o falante nao passar da impedância minima para não forçar a saida do amp!

E mesmo assim quando se trata de amps hi-end normalmente tem uma fonte bem dimensionada para evitar estes transtornos..

Vi que o pessoal usa o Zobel quando elaboram um crossover e desejam que o falante não fuja muito dos parametros e utilizam este recurso para estabilizar, mas não sei se tem necessidade de fazer isto!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...