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P.A. GYN

Fusivel, dijuntor ou o que usar ?

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Galera gostaria de saber o que usar no meu som. Se uso dijuntor, fusivel ou outra coisa, sei la o q hehe.

 

Vou instalar o seguinte som: (num corolla)

-1 SD3000

-2 EROS MB 2k2

-1 SD400

-2 250X

-2 ST302

 

Bateria original de 60AH + Bateria Moura Log Diesel 170AH.

 

Nao tem nenhum fusivel ou algo do tipo. Queria saber o que usar, e como usar e aonde usar.

 

Vlw

Editado por P.A. GYN

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Vlw , mais nao é issu que queria.

Isso seria para usar soh a bateria de tras. Pra mim pode usar as duas, tenho fonte e carregador sem problema.

Queria saber pra proteger de curto, essas coisas.

 

Fusíveis, sem sombra de dúvidas!

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mas o disjuntor tbm é proteção, uma das diferenças dum diskuntor prum fuse, é q o dsjuntor vc religa caso ele desarme e o fusivel vc tem q trocar caso ele queime.

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mas o disjuntor tbm é proteção, uma das diferenças dum diskuntor prum fuse, é q o dsjuntor vc religa caso ele desarme e o fusivel vc tem q trocar caso ele queime.

 

A diferença não fica apenas nisso colega.

 

O tempo de resposta de um (DISJUNTOR), que é voltado para aplicações tensão e corrente alternada é diferente do outro (fusível), que é muito mais rápido e eficaz na sua proteção. O único problema é o que você já mencinou. Quando queima, tem que trocar!

 

Mas como já existe uma "moda" em se colocar disjuntor em qq ligação elétrica em som automotivo, aí fica a critério de cada um!

:legal:

Editado por mekatron

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A diferença não fica apenas nisso colega.

 

O tempo de resposta de um (DISJUNTOR), que é voltado para aplicações tensão e corrente alternada é diferente do outro (fusível), que é muito mais rápido e eficaz na sua proteção. O único problema é o que você já mencinou. Quando queima, tem que trocar!

 

Mas como já existe uma "moda" em se colocar disjuntor em qq ligação elétrica em som automotivo, aí fica a critério de cada um!

:legal:

 

Vc tem toda razão, a propósito oq vc me diz dakeles disjuntores "automotivos".(já abri um deles e achei a construção muito precária prum dsjuntor)

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=1203

 

Uma vez ouvi um eletricista me dizer q o fusível e o dsjuntor foram feitos na prática pra o sistema protegido em caso de curto não pegar fogo.

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Vc tem toda razão, a propósito oq vc me diz dakeles disjuntores "automotivos".(já abri um deles e achei a construção muito precária prum dsjuntor)

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=1203

 

Uma vez ouvi um eletricista me dizer q o fusível e o dsjuntor foram feitos na prática pra o sistema protegido em caso de curto não pegar fogo.

 

Não conheceço esses disjuntores automotivos, então deixo para quem conhece falar melhor.

 

Mas, meu sets são todos montados com fusíveis. Eu só colocaria disjuntores para ligações entre baterias, somente para controlar quais delas ficariam ligadas durante o funcionamento do som. No mais, disjuntores para proteção somente em casa!! :legal:

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Pelo pouco que vi falar neste assunto,ouvi dizer que a maioria dos dijuntures se não todos sao termomagneticos,desarmam qdo a curto ou temperatura excessiva devido a corrente de carga ser maior do que a especificada.

Assim Não vejo problemas em usar em som automotivo,eu sempre usei aqueles disj menores de cor branca Ge e Siemens e nunca tive problemas,respeitando a amperagem tanto fusivel qto disj protege o sistema contra possiveis danos,acho melhor o disjuntor por ter mais facilidade na hora de instalar e usar

Editado por mofsaba

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Para proteger cabos usaria sem problemas disjuntores, mas é importante ver a seriedade do fabricante.

Nas casas hoje em dia percebe-se muito isso, quem nunca viu um disjuntor que parece um interruptor só abre quando é atuado manualmente.

 

Cabos suportam uma certa sobre carga, então mesmo que o disjuntor seja lento ou como denomina-se fusíveis "retardado" dificilmente trará problema se bem dimensionado.

 

Para proteger o amplificador o fusível dele da conta, é só manter o especificado pelo fabricante.

 

O que muita gente não sabe é que disjuntor não é eterno, que normalmente após alguns desarmes principalmente por curto ele tem algum desgaste.

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Pelo pouco que vi falar neste assunto,ouvi dizer que a maioria dos dijuntures se não todos sao termomagneticos,desarmam qdo a curto ou temperatura excessiva devido a corrente de carga ser maior do que a especificada.

Assim Não vejo problemas em usar em som automotivo,eu sempre usei aqueles disj menores de cor branca Ge e Siemens e nunca tive problemas,respeitando a amperagem tanto fusivel qto disj protege o sistema contra possiveis danos,acho melhor o disjuntor por ter mais facilidade na hora de instalar e usar

 

Vale lembrar que existem disjuntores específicos para tensão continua.

 

http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=9711

 

Mas vários disjuntores da siemens tem especificações para Vcc (continua). Assim como a linha mais barata a 5SX1.

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Vale lembrar que existem disjuntores específicos para tensão continua.

 

http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=9711

 

Mas vários disjuntores da siemens tem especificações para Vcc (continua). Assim como a linha mais barata a 5SX1.

De boa!

Mas concerteza e mais dificil de achar e deve ser mais caro né?

E a Amperagem?...bipolares 63,80,100,120,150 tem?

:legal:

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Galera gostaria de saber o que usar no meu som. Se uso dijuntor, fusivel ou outra coisa, sei la o q hehe.

 

Instalei o seguinte som: (num corolla)

-1 SD3000

-2 EROS MB 2k2

-1 SD400

-2 250X

-2 ST302

 

Bateria original de 60AH + Bateria Moura Log Diesel 170AH.

 

Nao tem nenhum fusivel ou algo do tipo. Queria saber o que usar, e como usar e aonde usar.

 

Vlw

 

 

Entao uso fusivel de quantos A? E coloco aonde ? uso como ?

VLW

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De boa!

Mas concerteza e mais dificil de achar e deve ser mais caro né?

E a Amperagem?...bipolares 63,80,100,120,150 tem?

:legal:

 

Use mono polares apenas, pois o "negativo" vai aterrado na lata do carro, logo não tem por que. E interrompendo um dos pólos já é o suficiente.

Você encontra sim em correntes elevadas. Porém não sei se vai encontrar como mini-disjuntor que é bem mais barato.

 

Se for alimentar cargas diferentes pode utilizar um disjuntor para cada carga, mas se for apenas uma com uma corrente muito alta acho que fica mais barato os fusíveis mesmo.

 

E pro amigo que não sabe pesquisar tem no autosom.net ótimos artigos que tratam sobre como dimensionar cabos e proteção pro seu sistema. Se soubesse de cabeça até diria, mas vai levar 5 minutos de calculo e não to com tempo.

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Use mono polares apenas, pois o "negativo" vai aterrado na lata do carro, logo não tem por que. E interrompendo um dos pólos já é o suficiente.

Você encontra sim em correntes elevadas. Porém não sei se vai encontrar como mini-disjuntor que é bem mais barato.

 

Se for alimentar cargas diferentes pode utilizar um disjuntor para cada carga, mas se for apenas uma com uma corrente muito alta acho que fica mais barato os fusíveis mesmo.

 

E pro amigo que não sabe pesquisar tem no autosom.net ótimos artigos que tratam sobre como dimensionar cabos e proteção pro seu sistema. Se soubesse de cabeça até diria, mas vai levar 5 minutos de calculo e não to com tempo.

Blz,(tenho duvida qto a isso nao,só quanto a disj.para acc que nunca prestei atenção a isso,sempre procurei especificando a amperagem esquecendo a rede que vou usar..)

E mono em aperagem acima de 80 amp e bem dificil,em meu sistema uso bipolares e tripolares e uso fiação combinada

Vlw a intenção

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