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Fabio Cabral

[DUVIDA] Fusivel/ Outros

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Boa tarde, Galera.

Eu mesmo estou montando meu projeto. Vou arriscar mesmo ! hehe.

 

A bateria por enquanto vai ser uma de 90A.

Então vamos lá:

 

1 - Saindo da bateria, o cabo 21mm e mais esse porta fusível aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143679250-super-porta-fusivel-banana-acrilico-fusivel-60ah-gratis-_JM

(queria achar um fusivel de 90A. mas o tamanho que achei pra esse tipo de porta fusível foi de 80A e 100A, sem o de 90A)

2- fio 21mm até chegar na mala, onde comprarei um distribuidor de força:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146922202-porta-fusivel-gold-agu-duplo-_JM

(creio eu que esse seja entrada e 2 saidas 21mm)

e dele sairia mais 2 cabos 21mm para 2 módulos: 1 pyramid(50A, se não me engano) e creio eu que uma roadstar 1200D(80A). ( me disseram que na pyramid, não entra o 21mm é verdade? )

No distribuidor de forças, vou botar um fusivel para a pyramid (50A) e outro pra roadstar(80A).

 

Perguntas:

Vi em um fórum que o fusível que sai da bateria tem que ser calculado da seguinte forma: AMPERAGEM/2. No meu caso, 90/2 = 45A ( eles alegam o seguinte: " Este valor é devido ao fusível ser projetado para cerca de 200% de seu valor em 5 segundos ou cerca de 350% em 2 décimos de segundo, usando este raciocínio o fusível irá proteger a bateria de fornecer mais de 90A quando ocorrer um curto-circuito no sistema sonoro." Isso ta correto ? Ou o certo seria mesmo o fusível de 90? Ou o certo seria um fusível de 130A(50A+80A) e uma bateria de 130A ou mais? ( claro que seria melhor uma bateria mais forte, mas levem em conta essa bateria que eu tenho.)

 

A respeito do distribuidor de forças, esta correto o que eu falei ai ?

Entra fio 21, sai dois fios 21 pros modulos, com fusiveis de 50 e 80?

 

 

Aguardo, galera.

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cara eu num sei o povo, mas eu particularmente não uso esses fusíveis, eles são muito bonitos mas mal contato é com eles mesmo, a grande possibilidade do seu porta fusíveis dar um mal contato danado, ou seja esquenta e derrete o acrílico, fora a perca de corrente, já ví módulos queimados culpa desse mal contato.

Sugiro vc pegar esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-139455709-porta-fusivel-faca-db-link-nanlfh3-gratis-1-fusivel-faca-_JM

com fusivel de 100A.

aí futuramente acrescenta uma bateria extra.

Editado por JgGemal

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Beleza, eu até estava pensando nesse fusível mesmo!

Vai ser ele !

Mas e a respeito do valor do fusível ? Em um artigo, tinha dito que tinha que dividir a amperagem total da bateria por 2 e esse seria

o valor do fusível a ser posto(no meu caso, tinha que ser um de 45A). Isso é correto ? ou Eu boto mesmo o de 100A?

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Beleza, eu até estava pensando nesse fusível mesmo!

Vai ser ele !

Mas e a respeito do valor do fusível ? Em um artigo, tinha dito que tinha que dividir a amperagem total da bateria por 2 e esse seria

o valor do fusível a ser posto(no meu caso, tinha que ser um de 45A). Isso é correto ? ou Eu boto mesmo o de 100A?

Tenho a mesma duvida que o amigo, estou montando um novo set e estou com duas baterias de 100Ah cada uma que vão no porta malas. Tenho dúvida na bitola do fio que puxo do alternador, estava pensando num fio de 50mm², e na dimensão dos fusíveis... Se alguém puder ajudar eu e o amigo aí de cima ficaremos gratos.

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Manoh eu vejo q um fio de 21mm² tá ótimo, pois o alternador e bateria do cofre não mandam tanta amperagem q necessite q seja fio de 50mm².

ao invés de fusivel vc poderá usar um disjuntor, qndo for ouvir o som "desliga" a bateria do carro e esgota só as auxiliares, assim se ocorrer falta de carga na bateria, vc ainda terá uma de reserva pra dar partida no carro.

assim, qndo vc for andar com o carro deixa ligado, qndo for ouvir, desliga.

lembre q ao dar partida e desligar o carro, sempre com o som desligado, e qndo for ligar ou desligar o disjuntor, sempre com o carro ligado.

essas são minhas sugestões, qualquer duvida pergunte.

abçs

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Manoh eu vejo q um fio de 21mm² tá ótimo, pois o alternador e bateria do cofre não mandam tanta amperagem q necessite q seja fio de 50mm².

ao invés de fusivel vc poderá usar um disjuntor, qndo for ouvir o som "desliga" a bateria do carro e esgota só as auxiliares, assim se ocorrer falta de carga na bateria, vc ainda terá uma de reserva pra dar partida no carro.

assim, qndo vc for andar com o carro deixa ligado, qndo for ouvir, desliga.

lembre q ao dar partida e desligar o carro, sempre com o som desligado, e qndo for ligar ou desligar o disjuntor, sempre com o carro ligado.

essas são minhas sugestões, qualquer duvida pergunte.

abçs

 

 

Ajudou bastante, valeu cara.......

 

Pena que bati o meu carro.....vou ter que deixar pra montar o som depois.........

 

Mas valeu

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Ajudou bastante, valeu cara.......

 

Pena que bati o meu carro.....vou ter que deixar pra montar o som depois.........

 

Mas valeu

Poxa manoh q azar, boa sorte aí.

abçs

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Olha o que eu achei em outro site, espero que ajude..........

 

 

 

Quero compartilhar com vocês um site/programa em inglês onde a partir das informações que postamos a respeito do sistema ele nos retorna o dimensionamento adequado de cabos e fusíveis.

 

Esse assunto é bem polêmico então deixo essa contribuição que eu ao menos não conhecia:

 

http://www.bcae1.com/images/swfs/system ... istant.swf

 

Para usar basta informar a potência máxima sem distorção do amplificador, escolha se ele é do tipo AB ou Digital e informe o comprimento do cabo na opção "Length of Main Power Wire". Detalhe, informe o comprimento em feet (pés).

 

Para facilitar a conversão de medidas podem usar esse site:

 

http://www.sulcom.com.br/c/conversao_de ... muns.shtml

 

E uma tabela prática de conversão de gauge para AWG

 

http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

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Esse encontrei no yahoo, muito interessante a teoria.........

 

 

 

 

Não devemos dimensionar o fusível pelo consumo do sistema, e sim pela bateria.

As explicações são as seguintes:

 

- O fusível não está lá para proteger seus equipamentos, e sim o seu carro e sua

bateria ( alguns podem achar estranho)

 

Todo o sistema está ligado à bateria, e o fusível deve ser dimensionado para

ela.

 

Imaginem o seguinte, um cara compra um Uno e coloca 10 amps ( estou exagerando)

 

O consumo total do sistema são 500A, aí o cara vai lá e coloca um fusível de

500A. O que acontece? era melhor deixar apenas o cabo mesmo. Pode fechar curto

que o fusível nunca vai ser romper porque a bateria original do Uninho não chega

nem perto a 500A de corrente, e o pobre uninho vai torrar todo...

 

Foi uma explicação exagerada, apenas para mostrar como nunca podemos usar

"sempre". O manual dizia o seguinte:

 

Devemos pegar como referência a capacidade de reserva da bateria, dada em

minutos. Esta é uma das partes que não entendo bem. As bateriais tem uma

especificação que é a capacidade de reserva, em minutos. Segundo especialistas,

este valor é a corrente, em amperes, que a bateria consegue liberar de maneira

contínua. Podem me perguntar: Como minutos viram amperes? Não sei.

Uma bateria com 100 min de capacidade de reserva significa que ela pode liberar

uma corrente padrão ( não sei o valor, mas imaginem 60 A) por uma hora até

descarregar. O interessante é que basta mudar min para amperes que teremos o

valor de corrente máximo que a bateria consegue liberar ( não é pico).

Como disse, nunca entendi bem esta parte de min virarem amperes, mas já li em

muito lugares, e os fabricantes também confirmam isto.

 

Continuando, devemos pegar a capacidade de reserva, dada em min, e converter

para amperes. Imaginemos:

Tenho uma bateria de 60A/H, cuja corrente de pico são 700 A, e capacidade de

reserva de 110 min. Sabemos que esta bateria pode liberar, de forma contínua,

110A. Se ocorrer um curto, será esta a corrente que vai circular pelos nosso

cabos (após o pico). bem, segundo eles, devemos pegar estes 110A e dividir por

2, e teremos o nosso fusível. assim, o fusível, independente do que temos ligado

lá atrás, deve ser de 55A, ou arredondando, 50A.

 

A outra parte que não compreendo bem é o dividir por 2. Na apostila explicava

bem, mas tem tempo que li. segundo eles, o fusível tem um tempo de ação longo

com sua carga nominal. Assim com o dobro de sua capacidade, ele levaria ainda

uns 5 a 10 segundos para queimar. desta maneira, como a música é dinâmica, ele

não se queimaria nunca apenas ouvindo música, mas seria eficiente no caso de um

curto.

 

Interessante né? E olha que tenho bons exemplos práticos. Eu tinha uma bateria

Heliar de 65 A/H ( capacidade de reserva de 110A), ligada a um Fosgate 200ix (

400 rms, só ele tinha um fusível de 50A) e um Pioneer GM-X904 ( mais dois

fusíveis de 20 ou 25A, não me lembro). O Fosgate estava em Bridge 4 ohms (

potência máxima) e o Pioneer, que é classe A, estava em 4 x 4ohms ( 50 rms por

canal, totalizando 200 rms)

Em anos, ouvindo às vezes no máximo para testar, e músicas de bass ( era fora do

carro, e pra testar só) nunca queimou um só fusível. o quê acontecia? Como um

fusível de 50A permitia a passagem de uns 100A e nunca queimou? Porque a música

é dinâmica. Nunca o consumo se mantinha no máximo por mais que 5 a 10 segundos.

Aliás, queimou um fusível, quando fui mexer e eu mesmo fechei um curto sem

querer, aí ele queimou na hora e tive que trocar.

 

Agora, lá atrás cada amp tinha seu fusível, 50A pro Fosgate e 30 A pro Pioneer.

 

Mas, se um dia, ocorresse um curto, a corrente subiria e se manteria e o fusível

queimaria na hora. Um de 100A também queimaria, mas já pensou se minha bateria

está velhinha, pouca carga, e fecha um curto? Talvez o fuse de 100A segurasse a

barra, e babau carro. Não sei, situações de curto são complicadas porque tem o

pico e o fusível queima imediatamente, mas já que dá para dimensionar para

baixo, eu prefiro.

 

E ainda arriscaria: Diria que o sandro pode colocar um fusível de 50A no carro

dele que não vai queimar ouvindo música. O de 100 A está legal, com certeza se

romperá no curto, mas espero que todos tenham entendido e filosofia que coloquei

aqui, e funciona para música, e em carros. senão daqui a pouco tem nêgo

colocando fusível subdimensionado pra motor de arranque, farol, etc...

 

Agora quero ver a opinião de todo mundo. Há muito tempo isto gerou um bom bate

boca em outra lista.... mas acabou não dando em muita coisa

 

 

Relembrando, quanto a dimensionar sempre pelo consumo do sistema, lembre-se do

uninho com bateria original e 10 amps. Isto nunca aconteceria, ninguém é tão

burro, mas é apenas um exemplo que nem sempre é "sempre"

 

Abraços

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Corretíssimo explicou na "teoria" tudo q eu aprendi através da prática.

só uma correção

60a/h seria que a bateria tem capacidade de 60 amperes em uma hora até descarregar.

vamos as somas: Bateria "65A/H" módulo 01:Fosgate 200ix(fusível de 50A) módulo 02:Pioneer GM-X904 dois

fusíveis de 25A.

 

soma de fusiveis 50 + 25 + 25=100

Bateria 65A/H

 

65/100=0,65 horas ou 39 minutos para a bateria se descarregar por completo(dizem por aí q se estiver com 12 volts exatos já está descarregada, o certo carregada são 12,6V),isso é teórico e tbm é usado para dimensionar a quantidade mínima de amperes suficiente para um sistema.

Ou seja pelos cálculos nosso amigo deveria ter no mínimo uma bateria de 100A/H pro som dele tocar durante uma hora com os módulos a pleno consumo, coisa praticamente impossível de acontecer.

Editado por JgGemal

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Legal essa explicação de vocês.

Eu to começando a mexer agora, muita teoria por enquanto.

to montando meu primeiro projeto de som agora..

 

Eu tenho um par de UXP 2+2 400RMS 12".

Tenho uma bateria de 90/100A (não decidi ainda qual vou pegar).

Vou pegar um módulo pra grave(Roadstar, booster, soundigital..não decidi ainda) e um outro pra voz(pyramid 1000, 1200.. não sei)

Bom, o fusível do módulo pra grave, deve variar em o 80/100A se não me engano né ? e o pra voz deve variar de 50/70A.

Um amigo aqui fórum recomendou que eu usasse um fusível(+porta fusível) pra cada módulo saindo da bateria.

Ou seja, um fúsivel de 80 com fio 21 saindo pro grave e outro fusível 50 com fio 10 saindo pra voz.

 

Posso ficar tranquilo em deixar ligado assim?

Os fios ja estão passados desse jeito.

 

Me ajudem por favor.

 

 

Abraço

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