Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

billy budd

Uma caixa - três subwoofers

Recommended Posts

Postado em (editado)

Prezados, apesar de ser veterano no forum, surgiu uma dúvida que já deve ter passado por aqui, porém não encontrei na pesquisa. Preciso montar uma caixa selada para assentar 3 subs. Não vou colocar especificações Thiele/Small nem litragens, pois quero uma resposta sem precisão. Apenas como exemplo: Se o fabricante recomenda 20 litros livres p/ cada Sub em uma caixa selada, devo eu:

a) Fazer uma caixa com 60 litros

b) Fazer uma caixa para cada sub de 20 litros

c) Fazer uma caixa de XX litros para os 3 subs s/ repartição/ Qtos litros?

d) Quebrar tudo e por fogo. :banghead

Editado por billy budd
Postado em

Prezados, apesar de ser veterano no forum, surgiu uma dúvida que já deve ter passado por aqui, porém não encontrei na pesquisa. Preciso montar uma caixa selada para assentar 3 subs. Não vou colocar especificações Thiele/Small nem litragens, pois quero uma resposta sem precisão. Apenas como exemplo: Se o fabricante recomenda 20 litros livres p/ cada Sub em uma caixa selada, devo eu:

a) Fazer uma caixa com 60 litros

b) Fazer uma caixa para cada sub de 20 litros

c) Fazer uma caixa de XX litros para os 3 subs s/ repartição/ Qtos litros?

d) Quebrar tudo e por fogo. :banghead

Letra D, hahahahaha

Brincadeira....

Ja que vai fazer selada, usa 3 caixas de 20 litros...assim nenhum falante influirá no outro.

Postado em (editado)

Denda, supondo que os parametros Thiele/Small são idênticos e padronizados, e vou manter 1 caixa para 3 subs s/ divisão - qual a tendência na caixa?

a)Requisitar menor volume

b)Maior volume

c)Não faz diferença

d)Depende da elasticidade do conjunto (Resposta Inválida)

Editado por billy budd
Postado em (editado)

Denda, supondo que os parametros Thiele/Small são idênticos e padronizados, e vou manter 1 caixa para 3 subs s/ divisão - qual a tendência na caixa?

a)Requisitar menor volume

b)Maior volume

c)Não faz diferença

d)Depende da elasticidade do conjunto (Resposta Inválida)

a) Requisitar menor volume.

DIZEM que possui melhor acoplamento e compensa a variação de parâmetros ( todo fabricante trabalha com uma margem de erro nos parâmetros ) . Faz uma caixa pros 3 mesmo.

Editado por Barroso
Postado em

É claro que a proporção da redução dependeria de X fatores (como potência, volume, parâmetros,...) mas com um olhar mais míope, uma boa redução da caixa seria na casa de:

a)10%

b)30%

c)50%

d)85% milagre

Postado em

a) Requisitar menor volume.

DIZEM que possui melhor acoplamento e compensa a variação de parâmetros ( todo fabricante trabalha com uma margem de erro nos parâmetros ) . Faz uma caixa pros 3 mesmo.

Eu ainda prefiro 1 caixa pra cada.

No fim das contas, quem faz uma caixa de 60 litro sem divisao, faz tambem com 60 litros com divisao.

Fora que a caixa com 3 divisoes fica mais travada, ou seja, nao vibra.

Se um sub parar, ainda da pra tocar normalmente com os restantes...mas creio que vai dar no mesmo camara unico ou separada...

Postado em (editado)

:blink:

Onde o espaço é pequeno, cada cm ganho é uma vitória...

Se a redução fosse progressiva, [(quanto mais subs, menor volume necessário) eu colocava logo 4 subs e faria uma caixa de 10 litros] kkkkkkkkk [^]

Editado por billy budd
Postado em

É claro que a proporção da redução dependeria de X fatores (como potência, volume, parâmetros,...) mas com um olhar mais míope, uma boa redução da caixa seria na casa de:

a)10%

b)30%

c)50%

d)85% milagre

Não sei ao certo quantos L ou porcentagem. Mais perderia 6cm internos, no caso de usar MDF de 20mm, ou 4,5cm internos, no caso de usar MDF de 15mm. Faz as contas ai, e ve quantos porcento dá rs.

Postado em

Muito obrigado Barroso. Galera que tem mais de um Subwoofer na caixa pode sonhar com uma caixa menor OpO

olha meu set tem 3 307, camara unica 136 litros. 45,3 para cada sub. Tá firme q nem rocha e toca forte. heheheheh. fiz travamento em forma de cruz. hand26

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...