Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
BySchneider

Projeto Stilo

Recommended Posts

Ae pessoal!

Finalmente está saindo do papel meu projetinho.

Depois de comprar o sub e amp do sub acabei partindo para a idéia do SQ, então por enquanto vou usar eles e mais pro futuro faço um UP.

Bom, o q vou instalar:

- Player Pioneer 5180ub (6 saídas rca de 4 volts)

- Kit Alpine SPR-17s

- RF 4.6x pro kit

- Sub Pioneer 308

- Pioneer digital D7400M para o sub

- RCAs Kicker, cabo speaker streetwires

- Manta adesiva vedacit para as portas dianteiras

Minha idéia pra instalação:

- 4.6x em bridge para o kit, usando os canais esquerdos (front+rear) do player num bridge e os direitos no outro bridge para não perder o estéreo.

- O sub por enquanto vou usar numa caixa selada q tenho guardada em casa, como espero mudar de sub em breve não vou fazer caixa nova agora.

- o resto é o padrão.

Então, o que acham?

O 4.6x comprei um zuado e tive q mandar pro Zé Chedid tentar salvar ele.

O kit testei ontem no home theater em casa e achei muito bom!

Os cabos to esperando chegar do Jander.

O resto ta na mão.

:legal:

Vou ir colocando aqui no primeiro post as fotos da instalação.

Nessas fotos:

- Aplicação da manta adesiva

- Preparação do suporte para o mid alpine usando a carcaça do falante original do Stilo:

dsc03369q.th.jpg dsc03370r.th.jpg dsc03371b.th.jpg dsc03372d.th.jpg dsc03373r.th.jpg

dsc03374i.th.jpg dsc03375w.th.jpg dsc03376h.th.jpg dsc03377w.th.jpg

05/07/2010

Nesse findi passei a fiação, alguma fotos:

Cabos para o mid e tw do lado esquedo:

dsc00982a.th.jpg

Os mesmos cabos passando pra parte do banco traseiro:

dsc00984u.th.jpg

Cabos do lado direito:

dsc00986p.th.jpg

Lado direito agora com os RCAs Kicker:

dsc00987u.th.jpg

RCAs passando pra trás:

dsc00988l.th.jpg

Passando cabo força por baixo do carro:

dsc00989h.th.jpg

Cabo de força:

dsc00990d.th.jpg

Parte final do cabo de força:

dsc00991q.th.jpg

Botei uns feltros na parte interna da porta pra evitar barulhos:

dsc00985qh.th.jpg

11/07/2010

Nesse findi trabalhei só na caixa.

Fiz uma caixa selada pro fundo da mala do Stilo, com uma entrada para a "bundinha" do sub pra dentro do estepe (que vai ficar virado o contrário).

Estepe virado:

dsc00993v.th.jpg

Medindo o sub no buraco do estepe:

dsc00994b.th.jpg

O fundo da caixa com o buraco para a caixinha da bunda do sub:

dsc00997f.th.jpg

Testando na mala já com a caixinha do estepe:

dsc00999n.th.jpg

Caixa virada de cabeça pra baixo, detalhe da caixinha do estepe:

dsc01003z.th.jpg

As ferramentas... imagina fazer uma caixa dessas sem uma parafusadeira elétrica...

Ahh faltou a serra tico-tico na foto!

dsc01004x.th.jpg

Mais um teste na mala:

dsc01009zd.th.jpg

Espaço para os ampli atrás da caixa:

dsc01013y.th.jpg

Medindo o sub e sua bundinha:

dsc01015bv.th.jpg

Vista interna da caixa já com o rebaixamento para o sub:

dsc01019a.th.jpg

E finalmente o sub nela:

dsc01020m.th.jpg

Em breve mais fotos...

Editado por BySchneider

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a instalação como vai fazer? Pezinhos, portas, colunas? Caixa selada, vented? Pelos equips dá pra tirar um som bem legal. Sucesso no projeto. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Cara com o que vc comprou já da pra começar no SQ com certeza!

A unica alteração que eu faria neste set seria o sub...trocaria por um NAR ou dependendo do seu bolso JL10W1, o resto dá pra brincar sim!!!

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

E a instalação como vai fazer? Pezinhos, portas, colunas? Caixa selada, vented? Pelos equips dá pra tirar um som bem legal. Sucesso no projeto. :legal:

Pois bem... vou colocas os mids nas portas mesmo. Vou comprar a manta adesiva e dar uma trabalhada nas portas.

Tw vai no painel.

A caixa como eu disse vou usar uma selada q tenho por enquanto... como penso em mudar o sub pra um JL no futuro não vou fazer uma caixa agora.

Sim, to bem empolgado, acho q da pra fazer um som bem legal!! [-]

Compartilhar este post

Link para o post

eu tive um somzinho parecido no começo:

Pioneer 6980

4.6x

Nar Kevlar

JL10w1v2

RCA RGB com conector Sto Angelo

Vou te falar que gostava bastante do somzinho...fiz a ligação padrão 2 canais pro kit e bridge pro sub....tocava bem gostoso!

Se tiver a oportunidade tente partir para um HU melhor no futuro....tipo um alpine...vc não tem noção na diferença que dá no pioneer!

Sai do 6980 e fui para um alpine 9855....fiquei abismado quando fiz a troca de HU...o tw abriu d+! fica aí a dica!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, esse seria um dos UPs no futuro.

- Player (ou HU como chamam hehe)

- Sub (penso em JL, mas pode ser outro)

- Amp pro sub (esse seria o último up)

Pensando nesses Ups q resolvi investir um pouco mais nos cabos agora, já pegando uns cabos de qualidade um pouco maior.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara amp pro sub vc pode pegar algum fosgate old school...ótima opção com qualidade e baixo custo.

HU vc pode pensar em pegar um Alpine 9887 que consegue achar facilmente e o preço tem caído bastante!

Sub se puder ir no JL vá....ótima opção...

Já com relação as suas compras hoje, rca pode ir de mosnter(só tome cuidado pois o 4.6x tem os rca's afastados) e cabos para falante desconheço um pouco....utilizei o techsound e achei um bom custo beneficio. Essa parte seria legal conversar com o instalador.

Falando nisso, onde pensa em instalar o som? será DIY? não descuide disso...parte importante na qualidade do set!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara amp pro sub vc pode pegar algum fosgate old school...ótima opção com qualidade e baixo custo.

HU vc pode pensar em pegar um Alpine 9887 que consegue achar facilmente e o preço tem caído bastante!

Sub se puder ir no JL vá....ótima opção...

Já com relação as suas compras hoje, rca pode ir de mosnter(só tome cuidado pois o 4.6x tem os rca's afastados) e cabos para falante desconheço um pouco....utilizei o techsound e achei um bom custo beneficio. Essa parte seria legal conversar com o instalador.

Falando nisso, onde pensa em instalar o som? será DIY? não descuide disso...parte importante na qualidade do set!

Sim, valeu pelas dicas.

Mas agora to pensando na instalação com os equips q comprei agora.

A instalação eu mesmo vou fazer, já fiz em outros carros meus.

Só preciso definir como farei o suporte/rack para os amps...

E como nunca mexi no Stilo tenho algumas dúvidas de como desmanchar as partes para passar os fios, mas isso vou ter que ver na hora!

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Não conheço o seu player, mas ele deve ter os cortes de frequência. Se tiver interesse em qualidade acima da média, sugiro que aproveite que o amp foi para o Zé Fosgate e pediria a ele pra alterar os X-cards para a frequência de corte dos TW (peça sugestões ao pessoal de acordo com as características do kit) e utilize em bi-amplificação, fazendo o corte hi-pass pelo player, o mid respondendo até a frequência de corte utilizando o corte do amp e Tw respondendo a partir dessa frequência também através do corte do amp usando 1 canal para cada peça. Utilizei assim e vou continuar com essa configuração em um kit Nar do mais simples e digo que a qualidade é excelente e o amp não decepciona tendo mais qualidade respondendo em 4 ohms.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... esse é um assunto que vejo todo mundo falando aqui no forum agora: a bi-amp.

Mas tenho dúvidas sobre isso:

- O meu player suporta bi-amp?

- não ficaria fraco o 4.6x em 4 canais para o kit?

A minha ideia inicial era usar em bridge mesmo... e agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é... esse é um assunto que vejo todo mundo falando aqui no forum agora: a bi-amp.

Mas tenho dúvidas sobre isso:

- O meu player suporta bi-amp?

- não ficaria fraco o 4.6x em 4 canais para o kit?

A minha ideia inicial era usar em bridge mesmo... e agora?

No seu caso nao daria pra fazer bi-amp. Sao duas as possibilidades, ou o cross do seu kit possui essa opcao ou entao voce nao usa o cross do kit, liga os falantes direto no amp e corta pelo cd plyer (o seu nao tem os cortes necessarios).

Entao vai no bridge mesmo! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso nao daria pra fazer bi-amp. Sao duas as possibilidades, ou o cross do seu kit possui essa opcao ou entao voce nao usa o cross do kit, liga os falantes direto no amp e corta pelo cd plyer (o seu nao tem os cortes necessarios).

Entao vai no bridge mesmo! :legal:

Foi o q eu imaginei.

Vou usar o bridge agora e a bi-amp fica para quando sair o UP.

Mas já escutei um carro com bi-amp e achei muito bom! :rever1:

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Há a possibilidade de se fazer a bi-amplificação no seu set sim, fazendo a instalação da mesma forma que uso. Utilizando o corte HPF do player nos canais dianteiros pra ajustar a resposta inicial do mid e fazendo o corte low pass através do 4.6x e os outros dois canais traseiros em hi-pass através do amp para os tw, desde que alterados os x-cards para o limite entre tw e mids já pré-definidos. O único senão, seria o TA que faria falta para melhorar a qualidade e o ajuste do palco sonoro. Quanto à potência, você vai se surpreender com o resultado do 4.6x, sendo que ele sempre fornece mais potência que o declarado no manual.

Um abraço,

Sérgio.

PS: Nesse caso você não vai utilizar o crossover do kit.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post

E agora? Estou ficando em dúvidas.

Mas tem muita vantagem utilizar a bi-amp mesmo? Mesmo num player sem TA como o meu?

Eu fiquei com dúvida com relação a ligação e aos cortes... vamos ver se entendi:

Meu player tem 6 rca, usaria por exemplo os 2 canais dianteiros para os mids, os 2 traseiros para os TWs e os outros 2 para o sub. É isso?

Com relação aos cortes q to bem confuso:

- deixaria os canais dianteiros e traseiros com o corte HP no player?

- a diferença do q iria para os mids e para os TWs seria feito nos xCards do 4.6x?

Então, um exemplo final pra ver se entendi:

O meu kit trabalha de 65-27000 Hz.

Não achei exatamente o corte entre midbass e tw do kit, então digamos q queria separar o 2 nos 3500 Hz.

Colocaria os 4 canais no player em HP 65 Hz.

O xCard dos canais q vão pro mid eu faria um LP em 3500 Hz.

O xCard dos canais q vão pro TW eu faria um HP nos mesmo 3500 Hz.

Eae? é +/- isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tem muita vantagem utilizar a bi-amp mesmo? Mesmo num player sem TA como o meu?

Eu fiquei com dúvida com relação a ligação e aos cortes... vamos ver se entendi:

Meu player tem 6 rca, usaria por exemplo os 2 canais dianteiros para os mids, os 2 traseiros para os TWs e os outros 2 para o sub. É isso?

- a diferença do q iria para os mids e para os TWs seria feito nos xCards do 4.6x?

Não achei exatamente o corte entre midbass e tw do kit, então digamos q queria separar o 2 nos 3500 Hz.

Eae? é +/- isso?

Exatamente isso!!! É só definir a frequência de corte que você quer no kit e alterar os x-cards do 4.6. No caso dos canais que vão para o tw deixe o player em full que o amp faz o corte. com relação aos cortes, sugiro você esperar uma sugestão pra ver o que o pessoal diz. O TA faz falta se você já estiver acostumado com ele. Se for fazer pezinhos seria melhor que as distâncias ficam mais equiparadas. Faça pezinhos com bom direcionamento com o mid e tw no mesmo pezinho que você terá um melhor foco.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso!!! É só definir a frequência de corte que você quer no kit e alterar os x-cards do 4.6. No caso dos canais que vão para o tw deixe o player em full que o amp faz o corte. com relação aos cortes, sugiro você esperar uma sugestão pra ver o que o pessoal diz. O TA faz falta se você já estiver acostumado com ele. Se for fazer pezinhos seria melhor que as distâncias ficam mais equiparadas. Faça pezinhos com bom direcionamento com o mid e tw no mesmo pezinho que você terá um melhor foco.

Um abraço,

Sérgio.

hehehe, foi meio difícil mas consegui entender!

Vou colocar os mids nas portas mesmo.

Mas a minha grande dúvida é essa agora: faço bridge o bi-amp???

E nem tenho como testar antes pois pra fazer o bi-amp já teria q pedir pro zé mudar os xcards...

E agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas a minha grande dúvida é essa agora: faço bridge o bi-amp???

E nem tenho como testar antes pois pra fazer o bi-amp já teria q pedir pro zé mudar os xcards...

E agora?

Não faça alterações no x-card agora! Deixe o amp chegar e faça o teste com a bridge, se ficar do seu agrado é o que importa. No caso de querer usar bi-amp depois você mesmo altera o x-card, não é nehum bicho de sete cabeças. A bi-amplificação é interessante no caso da qualidade, já que a THD do amp é menor trabalhando com os 4 canais em 4 ohms, resultando assim em maior qualidade. Faça o teste com a bridge, se gostar, seja feliz e vá curtir o seu som.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Eae? é +/- isso?

Seria mais ou menos isto..

Porem vc tem que levar em consideraçao que a ideia de se fazer o corte é deixar a resposta mais plana possivel..

Entao varia a frequencia de corte de acordo com a ordem do filtro ..

Se for um 6dB oitava (1ª ordem) vc nao pode colocar ambos os crossovers na mesma frequencia, senao vc vai ter um pico em cima da frequencia de corte!

Entao seria o ideal cortar um por volta de 3200 e o outro em 3500, pois a atenuaçao é suave na primeira oitava vc teria uma atenuaçao de 3dB no HP e 3dB no LP que somando os dois daria 0dB e assim sucessivamente..

Agora ser for um filtro de 24dB oitava (3ª ordem) é um filtro que tem um corte brusco...

Ai sim vc coloca os dois na mesma frequencia, pois na proxima oitava ele praticamente nao vai reproduzir aquela faixa de frequencia..

oa9nb6.jpg

Mas este amp que possui nao é muito interessante para fazer bi-amp em kits fortes, pois ele nao tem muita potencia.

No seu caso acredito que seja melhor usar o bridge!

Se o seu kit nao tiver crossover que suporte bi-amp veja a frequencia de corte dele e use crossovers ativos no CD.

Caso nao tenha, nao recomendo fazer o bi-amp, pois vc teria um trabalho enorme para fazer um passa alta para o tweeter que é mais simples que fazer um passa faixa para o mid!

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu pelas dicas Gustavo!

Depois do último comentário do sergiomontanha e desse seu vou deixar em bridge mesmo.

O crossover do meu kit não aceita bi-amp, então teria q fazer sem eles.

Vou deixar no bridge e pensar numa bi-amp quando sairem os UPs!

Ontem comprei a manta asfáltica adesiva, aquela da vedacit.

Vou ver se nesse findi já dou um trato nas portas.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu pelas dicas Gustavo!

Depois do último comentário do sergiomontanha e desse seu vou deixar em bridge mesmo.

O crossover do meu kit não aceita bi-amp, então teria q fazer sem eles.

Vou deixar no bridge e pensar numa bi-amp quando sairem os UPs!

Ontem comprei a manta asfáltica adesiva, aquela da vedacit.

Vou ver se nesse findi já dou um trato nas portas.

Maravilha..

Vai outra dica..

Tenta instalar usando o soprador termico ate a manta derreter.... e capricha bem pelo menos nas bordas para ela aderir bem ..

E seja paciente, use pedaços menores, é mais facil para trabalhar e fica mais facil para posicionar tb!

Senao ela solta todinha, podendo colar no seu vidro, e ai é uma dor de cabeça para tirar..

Ja tivemos casos no forum..

Outra dica, nao tenha pressa, faça uma porta por vez e se estiver cansado, não continue deixe como esta, senao começa a fazer mal feito e ai ja viu né!

A parte que tem que estar bem colada é a de dentro...

A de fora não causa muitos problemas se estiver mal colocada, pois o forro vai por cima e ajuda a segurar pois fica pressionando ..

No mais, boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Ae...

Já fiz uma porta ontem, tirei umas fotos, a tarde posto aqui.

O detalhe é q a parte interna eu só coloquei pelo buraco do alto-falante, não retirei a chapa interna da porta que da o acesso a toda parte interna.

Então não consegui colocar em toda a parte interna, consegui colocar em um pouco mais da metade da parte interna. E em toda a parte externa.

A minha dúvida agora é: adianta alguma coisa colocar em metade da parte interna da porta? ou colocar em metade é o mesmo q não ter??

Compartilhar este post

Link para o post

Ae...

Já fiz uma porta ontem, tirei umas fotos, a tarde posto aqui.

O detalhe é q a parte interna eu só coloquei pelo buraco do alto-falante, não retirei a chapa interna da porta que da o acesso a toda parte interna.

Então não consegui colocar em toda a parte interna, consegui colocar em um pouco mais da metade da parte interna. E em toda a parte externa.

A minha dúvida agora é: adianta alguma coisa colocar em metade da parte interna da porta? ou colocar em metade é o mesmo q não ter??

O ideal é colocar na parte interna inteira..

Porem se nao conseguiu nao tem problema..

Mas quando se forra a parte interna toda aumenta o amortecimento melhorando a acustica.

Tenta colocar 2 camadas na parte externa para dar uma compensada!

Compartilhar este post

Link para o post

Adicionei as primeiras fotos da instalação.

Alguém sabe como colocar os thumbnails lado a lado, como num tabela?

Para adicionar imagens ..

Vc pega o link da imagem no site que esta hospedado, no caso pode o tinypic, imageshack...

E vc copia o endereço que esteja ligado com esta estrutura [ IMG ]www.imageshack.com/foto1.jpg[ /IMG ]

E so adicionar ao inicio este comando [ IMG ] e ao final [ /IMG ] sem os espaços entre os IMG...

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...