Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Victor Koerich

Sistema sem tweeters

Recommended Posts

o que esta em questao aqui e som automotivo , mas vamos la, boose ja ouviu um sistema boose, se tiver curiosidade posso te aprententar para um bom sistema residencial bem montado e so me ligar , um abraço a so para te informar na minha casa uso tweeter ribon com branquinho que uso em meu carro, dvd 15 nakamishi e receiver pioneer

Tudo bem alberto, mas que eu saiba seus full ranges Fostex, ótimos por sintal, são residenciais, e não automotivos.

Na verdade não conheço um só fullrange concebido para o uso 100% automotivo, o que não impossibilita seu uso em ambientes automotivos.

Bem, quanto aos sistemas Bose, eu conheço a maioria deles, e não gosto.

É um ótimo gerador de barulho, alto e irritante, o som magro e "peso", baseado totalmente em um sub-woofer que usa 2 alto-falantes de 5".

É mesmo impressionante quanta pressão sonora aquelas caixinhas geram, mas a Bose nunca foi nem nunca será uma referencia para qualidade sonora.

Em casa eu uso no quarto as caixas da foto, Focal Chorus 806V, ligadas a um receiver Harman Kardon, sem sub-woofer.

No HT uso caixas Paradigm Studio 100 v5, sub-woofer SVS PB-12Plus e não uso receiver, uso pré Emotiva UMC-1 e powers Emotiva XPA-2 e XPA-3.

Ps. Eu admiro muito fullranges, a Fostex tem projetos maravilhosos para seus fullranges, com caixas Horn e bassreflex mesmo.

Abraços.

Editado por Abreu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o negocio ta é disvirtuando aos poucos pra assunto tipo, eu tenho isso e aquilo ou eu tenho pratica e vc só teoria... Eu acredito que ganhar campeonato nao é motivo para cantar de galo em lugar nenhum, com certeza gera respeito à pessoa, mas é isso. Eu do muito valor tanto a teorias quanto a pratica sendo que uma completa a outra, eu sou do ramo e tenho pratica em diversas coisas do dia dia do som automotivo mas, nao vou eu procurar as teorias pra ver no que vai dar hehehe(queria eu ter embasamento teorico que nem o Kleber, mas eu chego la eheheh)... Eu tenho uma revista Car Audio em que o Sakata avaliou o carro do Moço e falou que se nao me engano o sistema dele estava na casa dos R$8.000,00, mas que tocava de igual para melhor a muito sistema com o dobro e até mesmo o triplo investido que ele ja ouviu... Depois vou procurar a revista e ver se posto a avaliaçao aqui...

Editado por JurandirSB

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que o negocio ta é disvirtuando aos poucos pra assunto tipo, eu tenho isso e aquilo ou eu tenho pratica e vc só teoria... Eu acredito que ganhar campeonato nao é motivo para cantar de galo em lugar nenhum, com certeza gera respeito à pessoa, mas é isso. Eu do muito valor tanto a teorias quanto a pratica sendo que uma completa a outra, eu sou do ramo e tenho pratica em diversas coisas do dia dia do som automotivo mas, nao vou eu procurar as teorias pra ver no que vai dar hehehe(queria eu ter embasamento teorico que nem o Kleber, mas eu chego la eheheh)... Eu tenho uma revista Car Audio em que o Sakata avaliou o carro do Moço e falou que se nao me engano o sistema dele estava na casa dos R$8.000,00, mas que tocava de igual para melhor a muito sistema com o dobro e até mesmo o triplo investido que ele ja ouviu... Depois vou procurar a revista e ver se posto a avaliaçao aqui...

caro amigo. nao canto de galo em lugar nenhum , se vc prestar atençao meu sistema em campeonatos e o mais barato, ou mais acessivel remo contra a mare para mostrar que vale o conhecimento adquirido com o tempo e nao se compra com cartao de credito , quando citei acima meus equipamentos residenciais foi somente para dizer que uso tweeter e que minhas caixas tambem foram montadas artesanalmente e tambem mais barata que o do caro colega acima , prova que menos e mais em materia de som beleza . tambem sou lojista a 15 anos e acompanho campeonatos de qualidade desde 1994 e quem me conhece sabe que a arrogancia e nariz empinado nao e minha praia ,um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ta ocorrendo uma discussao, sem necessidade e sem objetivo.

Pelo menos a pergunta levantada foi respondida, e possivel sim montar um som de qualidade com full, e o caso do carro do Alberto.

Agora dentro disso tem as preferencias pessoais.

Alberto, pense de novo a respeito, nao e que eu tenha duvidas especificas, mesmo por que nem sei muito detalhes do seu som, mas acho legal a possibilidade de semear experiencias, mesmo que as vezes descambe pra uma discussao desnecessaria, isso a gente releva! :legal:

Eu por exemplo estou com um parzinho de TB 3" titanium, e brincando com ele... testando algumas coisas.

Editado por kawaa1

Compartilhar este post

Link para o post

caro amigo. nao canto de galo em lugar nenhum , se vc prestar atençao meu sistema em campeonatos e o mais barato, ou mais acessivel remo contra a mare para mostrar que vale o conhecimento adquirido com o tempo e nao se compra com cartao de credito , quando citei acima meus equipamentos residenciais foi somente para dizer que uso tweeter e que minhas caixas tambem foram montadas artesanalmente e tambem mais barata que o do caro colega acima , prova que menos e mais em materia de som beleza . tambem sou lojista a 15 anos e acompanho campeonatos de qualidade desde 1994 e quem me conhece sabe que a arrogancia e nariz empinado nao e minha praia ,um abraço

Com certeza é louvavel o resultado que vc teve com os quipamentos que possue, houve um trabalho de instalaçao e acerto muito bem feito para que isso acontecesse... Peço desculpas por qualquer mau entendido mas, quando vc postou para o Kleber montar um carro e colocar do lado do seu oque vc me passou foi a impressao de nariz empinado,pelo visto foi só impressao... To de olho em uns Fostex desses seus faz tempo, quem sabe nao me animo em pegar um par para conferir o resultado hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

RTA não faz de um som um bom som Alberto.

Qual o full range utilizado?

Abraços.

Acredito que a colocação dele em mostrar no RTA a curva de resposta foi para mostrar que é possivel subir bem utilizando apenas fulls..

Eu fiquei curioso para ouvir isto..

Afinal nem todo mundo tem acuidade auditiva para discernir bem sons acima de 15k.

No geral se tiver um sistema que reproduza bem e de maneira mais linear possivel os sons de 30Hz até 15k muito provavelmente vai satisfazer a maioria das pessoas ...

Como nao gosto muito de tweeters estridentes talvez a soluçao de instalar um full no carro me agrade bastante...

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza é louvavel o resultado que vc teve com os quipamentos que possue, houve um trabalho de instalaçao e acerto muito bem feito para que isso acontecesse... Peço desculpas por qualquer mau entendido mas, quando vc postou para o Kleber montar um carro e colocar do lado do seu oque vc me passou foi a impressao de nariz empinado,pelo visto foi só impressao... To de olho em uns Fostex desses seus faz tempo, quem sabe nao me animo em pegar um par para conferir o resultado hehehe...

jurandir , vc nao entendeu por isso esta desculpado , sou a favor da simplicidade pois quando comecei aqui no forum muitos disseram que meu projeto nao daria certo nao era possivel, magina branquinho nao presta ,full range e morto magro sem dinamica e outras coisas mais , teve um campeonato interno quando fiz o curso do senai ESA (jvc) quando escutei pela primeira vez os fostex no carro do vinicius (magros) nao so eu mas todos que tiveram o prazer de ouvilo ficaram impressionados dai o resto vc ja sabe sao 6 anos o carro montado com os mesmos itens , agoravou mexerna parte de sub para se adaptar aos novos juizes dos campeonatos de SQ, um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o Alberto merece o total respeito aqui no fórum, pois é um dos poucos que "mata a cobra e mostra a cobra morta", com a filosofia do hi-fi e DYI em sua plenitude.

Alberto, tenho seu sistema como inspiração, e respeito muito mais que qualquer sistema (que ando vendo recentemente) onde o que interessa são marcas, equipamentos cada vez mais caros, teorias cada vez mais vagas e incipientes.

Você poderia dar uma aula aqui no forum sim, com sua experiência de montar o opala, extraindo o máximo de cada equipamento, que não é o mais caro, nem o mais refinado, e alguns podem dizer, não é o mais adequado (afinal, fullrange? subs de 5"? amps chineses?)

Se você puder, abre um topico na galeria de projetos, com algumas fotos e uma breve explicação do seu sistema, que será riquíssimo para o fórum e a comunidade do hi-fi

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Respeito qualquer um no fórum merece, em igual grau. Reconhecimento, aí cada um faz por merecer.

Estamos em um fórum de discussão... se cada vez que alguém falar sobre os contras de determinada solução for atacado, aí fica complicado.

Devemos ter maturidade pra não transformar isto aqui num segundo HTFórum.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, concordo. mas você não foi la ouvir o carro do cara que apresenta uma solução de acordo com o perguntado no topico para tecer estas críticas. E também não mostrou uma tentativa sua, prática, que te levou a essas críticas.

e acho que nem faltou respeito da sua parte... so ler acima, sei que vc tem senso critico para ver.

Compartilhar este post

Link para o post

kleber, concordo. mas você não foi la ouvir o carro do cara que apresenta uma solução de acordo com o perguntado no topico para tecer estas críticas. E também não mostrou uma tentativa sua, prática, que te levou a essas críticas.

e acho que nem faltou respeito da sua parte... so ler acima, sei que vc tem senso critico para ver.

Arisa, estou falando de algo absolutamente pacificado. Conheço inclusive o full em questão.

Não disse em momento algum que o sistema dele não tem refinamento, não sobe ou o que quer que seja.

Apenas E somente disse que um fullrange não tem o mesmo refinamento de um bom tweeter. Há fulls melhores que muito tweeter, e há tweeters que deixam qualquer full no chinelo em termo de agudos, e não são tws caros.

Você mesmo, eu bem sei, deve conhecer pelo menos duas dúzias deles.

Não há a menor razão para alguém se sentir ofendido com isto. Ou será que há?

PS: Respeito é uma mão de duas vias.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o Alberto merece o total respeito aqui no fórum, pois é um dos poucos que "mata a cobra e mostra a cobra morta", com a filosofia do hi-fi e DYI em sua plenitude.

Alberto, tenho seu sistema como inspiração, e respeito muito mais que qualquer sistema (que ando vendo recentemente) onde o que interessa são marcas, equipamentos cada vez mais caros, teorias cada vez mais vagas e incipientes.

Você poderia dar uma aula aqui no forum sim, com sua experiência de montar o opala, extraindo o máximo de cada equipamento, que não é o mais caro, nem o mais refinado, e alguns podem dizer, não é o mais adequado (afinal, fullrange? subs de 5"? amps chineses?)

Se você puder, abre um topico na galeria de projetos, com algumas fotos e uma breve explicação do seu sistema, que será riquíssimo para o fórum e a comunidade do hi-fi

abs

Irretocável.

De resto, sobre os tais ''sistema sem tweeters'', é uma pena que hoje em dia, até onde é do meu conhecimento, tenhamos aqui no forum apenas o carro do Alberto.

Felizmente o Opala é um dos melhores exemplares que eu já tive a oportunidade de escutar, junto com o antigo sistema do Marcelo Diana em sua última versão(com amplificadores Blaupkunt).

Além do Alberto e do Marcelo, os users Magros, Supersonico, Ronie e Sumido, dos que me lembro, também já tiveram sistemas voltados a alta fidelidade fazendo uso de fullranges, obtendo excelentes resultados.

Para quem tem curiosidade a respeito deste tipo de set, meu conselho é que de fato tentem escutar o carro do Alberto. Garanto que vai acrescentar infinitamente mais do que qualquer eventual discussão teórica que possa surgir aqui no forum.

Se não for possível, pelo menos tente obter informações com quem efetivamente entende e tem experiência com este tipo de sistema.

Compartilhar este post

Link para o post

Irretocável.

De resto, sobre os tais ''sistema sem tweeters'', é uma pena que hoje em dia, até onde é do meu conhecimento, tenhamos aqui no forum apenas o carro do Alberto.

Felizmente o Opala é um dos melhores exemplares que eu já tive a oportunidade de escutar, junto com o antigo sistema do Marcelo Diana em sua última versão(com amplificadores Blaupkunt).

Além do Alberto e do Marcelo, os users Magros, Supersonico, Ronie e Sumido, dos que me lembro, também já tiveram sistemas voltados a alta fidelidade fazendo uso de fullranges, obtendo excelentes resultados.

Para quem tem curiosidade a respeito deste tipo de set, meu conselho é que de fato tentem escutar o carro do Alberto. Garanto que vai acrescentar infinitamente mais do que qualquer eventual discussão teórica que possa surgir aqui no forum.

Se não for possível, pelo menos tente obter informações com quem efetivamente entende e tem experiência com este tipo de sistema.

obrigado crasher ,arisa e os demais por entenderem meu ponto de vista, fala ai crasher as reunioes na loja do edson de sabado para troca de ideias e experiencias ,nas feiras da hi fi atras de referencias pena que hoje em dia nao e mais possivel, as cifras tomaram conta das rodas audiofilas onde a busca por resultados de experiencias baratas como caixas pretas, cabos de fita, blaupunkt 2150 , line drive e os almofadinhas , agora se tornaram tenho speaker cable o metro custa 100,00 , meu kit importado custa 10,000,00 meu rca quadrupla blindagem custa 1000,00 , resultado, nos campeonatos quantos carros sao acessiveis aos iniciantes que sem dinheiro disistem , a perca de foristas de peso no qual citarei o mr quality que tenho certeza que nao e do tempo de alguns , no quality sound que participei vi o que faziamos antes resgatado na palio weekend (admilson) com dois mids bravox em cada pesinho , cd pioneer comercial , vontade e coragem que seu dono teve para dar a cara para bater e o resultado foi o esperado por ele , fica para os amantes do vicio que se torna o audio um forte abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Quem ja ouviu um belo sistema Full-range,sabe que vale a pena a experiencia de ter quase a totalidade (+ -200Hz up)proveniente de um só ponto de origem.

Me lembro o quanto o Opala do Alberto foi aclamado ,O Astra do Vinicius,E até os Kadetts que montei em 1997.Todos premiados em primeiro lugar,e sem tweters!

Sistemas equilibrados,que tocavam muito , sem causar fadiga auditiva nenhuma.

A Bose,investe nesses sistemas até hoje,pq é uma ótima relação custo /beneficio.

To pesquisando filtros para uns falantinhos da Phillips,para esta aplicação do mercado automotivo,que estão me surpreendendo muito,principalmente no preço final!

Mas tem que estarem bem acertado,se não....

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando o Tangband 3' bamboo e digo que ele é melhor do que muuuuitos tweetys que ja ouvi. Direcionados tocam macio e de muita qualidade. Da pra conviver muito bem sem tweeter.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Quiça até melhor que em uma solução residencial, já que em casa pode-se fazer muita coisa que não se faz no carro. Usando um pouco a cabeça você consegue um controle melhor de reflexões com um ribbon/planar, se souber aproveitar a direcionalidade dele.

Agora dependendo do modelo não necessários cuidados extras. Eles costumam ser frágeis, além de alguns modelos serem grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, quanto aos sistemas Bose, eu conheço a maioria deles, e não gosto.

É um ótimo gerador de barulho, alto e irritante, o som magro e "peso", baseado totalmente em um sub-woofer que usa 2 alto-falantes de 5".

É mesmo impressionante quanta pressão sonora aquelas caixinhas geram, mas a Bose nunca foi nem nunca será uma referencia para qualidade sonora.

Não posso deixar de concordar... :-)

Mas também tenho que dizer que um dia, até na época em que nosso mercado era mais fechado, digamos a uns 20 anos atrás, e o dólar alto antes do efeito do Real (méritos para o FHC), elas eram o sonho de consumo de muita gente, incluindo eu mesmo, que economizei para comprar um Kit 5.1 com sub passivo (branco) para instalar na sala, em um momento que HT estavam começando aqui e as TVs maiores tinham 32" e de tubo. Achava o máximo e gostava do som e da qualidade.

Porém, hoje muitos anos e upgrades depois, você vai ouvindo e aprendendo, subindo seu nível de exigência, e vemos que estas caixinha não são lá estas coisas todas que um dia achavamos. As minhas hoje estão semi-aposentadas no quarto do meu filho mais velho...

Por fim quero dizer que também estão longe de ser uma porcaria, ok? Mas há opções melhores no mercado...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora caiu a ficha, eu acho que os sistemas da bose que estao falando sao os HT com caixa minusculas? Essas sim, apesar de nao se de toda ruim, ta longe de emitir um som com qualidade.

A caixa que tenho e essa 121

DSC00052_10.JPG

, e tenho um par da 121v, que e montada na vertical. Claro que nao e a perfeicao!! Mas nao fazem feio.

Editado por kawaa1

Compartilhar este post

Link para o post

... no quality sound que participei vi o que faziamos antes resgatado na palio weekend (admilson) com dois mids bravox em cada pesinho , cd pioneer comercial , vontade e coragem que seu dono teve para dar a cara para bater e o resultado foi o esperado por ele , fica para os amantes do vicio que se torna o audio um forte abraço

Obrigado pela menção, Alberto. Realmente fiquei muito feliz com o resultado que consegui naquele projeto. Guardadas as devidas proporções, eu também fui na contramão da maioria, e usei pra qualidade, equipamentos "proibidos" por qualquer fórum automotivo que se preze.rsrssr O meu objetivo com isso era descobrir o limite entre acerto/instalação e qualidade individual do equipamento.

Quando ouvi o seu carro, imediatamente me identifiquei com o projeto. Equipamentos "de loja" e uma instalação impecável. Concordo com o Kleber quando ele diz que o seu carro deve ter um conjunto excelente. Tem mesmo. Na primeira vez que ouvi, fiquei impressionado. Quanto ao refinamento dos agudos com ou sem tweeter, não me meto a definir o que é refinamento em agudos. Sei que os fulls no seu carro estavam muito agradáveis de ouvir. Eu nunca usei, nem ouvi em outros sistemas esses fulls... No meu carro, consegui um melhor resultado com tweeters (os 1TW1), se bem que estavam cortados bem alto (+/- 9k). Não senti ser suave por ser de seda, nem senti ser estridente também. Não é hifi, mas também não era esse o objetivo. Aliás, usar equipamentos hifi não torna o seu sistema hifi, a menos que o sistema seja coerente e bem instalado e acertado.

Eu acho que tem muita gente que ainda confunde os materiais com o resultado sônico (seda = suave, metal = estridente, papel=macio, plástico = duro). Essas são características atribuídas aos materiais e não ao som que eles produzem quando usados num tweeter). Essa sensação de suavidade, aspereza, estridência, maciez tem mais a ver com a curva de resposta. E o tweeter não é para ser ouvido sozinho. Até mesmo nos graves, muita gente fala da precisão dos graves como se fosse algo exclusivamente de responsabilidade do sub, mas os graves em música não são tons puros. Os médios e agudos é que dão o contorno correto aos graves.... é que fazem, além dos harmônicos, um baixo parecer um baixo e não um bumbo.. o acerto de tempo e linearidade entre as vias é fundamental pra o sistema tocar como um todo e não como uma soma de várias peças...

Da mesma forma, muuuuitas vezes em um sistema com agudo estridente, o tweeter recebe a culpa, porém o responsável é o corte, o crossover, a resposta dos médios na região do corte, etc. Eu já tive problema de agudo estridente, e o responsável era o mid que saturava na região do corte... tinha notas que pareciam um sino tocando.... era horrível... o tweeter era inocente...

culpar o equipamento é sempre mais fácil.

A graça está exatamente no fato de não existir solução definitiva... alguns conseguem, como o Alberto, um ótimo resultado sem tweeters, outros precisam de tweeters simples, outros de tweeters mais caros...

Cá entre nós, a graça da coisa não é um focal utopia tocar bem. A graça é um bravox tocar bem... melhor ainda superar outros mais caros... é a zebra.

Abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post

"Aliás, usar equipamentos hifi não torna o seu sistema hifi, a menos que o sistema seja coerente e bem instalado e acertado."

Cá entre nós, a graça da coisa não é um focal utopia tocar bem. A graça é um bravox tocar bem... melhor ainda superar outros mais caros... é a zebra.

Concordo plenamente. Por sinal Acho muito estranho quando alguer quer fazer um hi-fi de baixo custo e falam que vai precisar de um amplificar da marca tal um subwoofer JL e um Kit Focal. Se alguém fala em Coaxial já é reprimido independente de como o som está tocando. O som no meu ponto de vista é muito mais questão de gosto que uma coisa mensurável. Tem gente que curte som com midbass fortíssimo, nada contra, é gosto.

Cansei de andar em carros com autos sons e completamente fora de regulagem.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Não mesmo!

Tem coisas que podem ajudar bastante a eliminar a incomodação de um tweeter chato:

- Zobel calculada para atuar nas últimas oitavas

- Trocar a atenuação do crossover (geralmente resistor em série) por L-Pad

- Posicionar off-axis, onde as frequências mais altas são naturalmente atenuadas.

o mestre kleber...

oq q eh esse zobel?

e esse off axis, on axis que ja ouvi em diversos topicos mas nao tenho a menor ideia doq seja

..

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Cheguei a conclusão que meu problema não é com tweeter mas com a forma que eles normalmente estão ajustados.

Depois de ouvir alguns carros com som OEM bem regulados e sons residenciais de alta qualidade incluindo near fields:

Near fields acho que se assemelham bastante ao ambiente automotivo pois são feitas para serem ouvidas em pequenas distancias. Estas diferente dos sons residenciais comuns normalmente tem tweeter de seda ao invés de metálico e amplificação dentro de cada caixa, muitas vezes 2 amplificadores, um para o grave um para o agudo.

Estou pensando em achar um tweeter de seda que me agrade para instalar no carro.

Depois de pensar ví que o que normalmente dá cor a musica é o grave e o agudo. sem o tweeter tenho medo de ficar um som sem sal.

P.S.

Ouço todo dia um par de BX8a da M-Audio e amo o par, meu sonho era repetir esse som no meu carro mas estou tendo trabalho... De vez em quando penso em comprar um par, desmontar e montar no carro. Há opção dessa caixa com alto falante de 5" e acredito que tamanho do mid não será problema pois no carro uso subwoofer.

M audio tem equipamentos otimos.`Por muito pouco nao peguei um profire 2626 pra iniciar um estudio pro.

Mas se tiver oportunidade de passar em algum estudio de gravação e encontrar monitores nearfield genelec acredito que vais gostar bastante.

baita som!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...