Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gilmar.ml

Ajuda para montar meu primeiro som SQ

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Bem, instalo som a algum tempo mas não é minha especialidade, porém nunca tive contato com SQ e como troquei de carro a pouco tempo (3meses) optei por fazer algo diferente do que sempre fiz e decidi montar um SQ de entrada, mas, para isto gostaria de ajuda de vocês, pois, vocês tem mais experiência do eu.

Vamos lá:

Meu carro é um classic 2008 (antigo corsa sedam).

Por enquanto eu tenho apenas o player que é um alpine cda 9887.

(comprei após recomendação V. Alberto que teve muita paciência comigo rsrsrs)

O projeto que tenho em mente ao menos por enquanto é:

Cabos: Stetsom

Mid bass: N.A.R Kevlar Kw 65.01 (6 .pol 50 rms)

Tweeter: N.A.R Ep-51 (50rms)

Sub: N.A.R

Minhas duvidas com relação ao sub:

Utilizar 1 sub ou 2subs de 10 com 180 rms?

Usar 1 de 10 de 300 rms ou usar 1 de 12 de 300 rms?

Esta duvida é referente ao modelo carro (sedam), por causa do player que dizem que tem um grave (moderado).

Amplificadores gostaria de utilizar tanto para mono como para stereo as seguintes marcas:

(audiobank ou wharf audio).

Qual o mais indicado para este projeto?

Dois audiobank sendo um KA 4060 e outro KA 4100?

Ou Dois Wharf audio Flex?

Ou 1 de cada?

Dizem que o Audiobank não é bom pra reproduzir graves isto procede?

Qualquer opinião, sugestão será muito bem vinda, desde já agradeço.

Abraço

Editado por gilmar.ml

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, to interessado em comprar o mesmo player que voce, onde voce comprou?

quanto ao resto, apesar de ja estar cadastrado no forum faz tempo tb sou iniciante...

Fica frio que já já a galera responde :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, to interessado em comprar o mesmo player que voce, onde voce comprou?

quanto ao resto, apesar de ja estar cadastrado no forum faz tempo tb sou iniciante...

Fica frio que já já a galera responde :legal:

Comprei no Mercado Livre Semana passada, agora quero dar andamento no processo rsrsrs

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, meu velho, vamos lá!

RCA: O Stetson não é ruim, mas dê uma pesquisada nos classif. que vc acha KNU Krystal, e Monster por mais ou menos o mesmo valor do Stetson, só que com maior qualidade...

Os mids e tweeter estão ok, são bons componentes...

Quanto ao sub, eu usaria 2 de 10", pois dá um "SPLzinho" melhor (ainda mais em sedan), e mantém a resposta bem rápida...

Amp: Entre AudioBank e Wharf, não há nem dúvida: Vá de Wharf... Mas dê uma pesquisada também nos Audiophonic e Hertz, ótimo custo x benefício...

Abraxx...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, meu velho, vamos lá!

RCA: O Stetson não é ruim, mas dê uma pesquisada nos classif. que vc acha KNU Krystal, e Monster por mais ou menos o mesmo valor do Stetson, só que com maior qualidade...

Os mids e tweeter estão ok, são bons componentes...

Quanto ao sub, eu usaria 2 de 10", pois dá um "SPLzinho" melhor (ainda mais em sedan), e mantém a resposta bem rápida...

Amp: Entre AudioBank e Wharf, não há nem dúvida: Vá de Wharf... Mas dê uma pesquisada também nos Audiophonic e Hertz, ótimo custo x benefício...

Abraxx...

Harada, valeu os toques....

Então fiz o que você recomendou e neste momento estou em duvida com relação ao mid e tw n.a.r e o kit helix db 62.1, ambos são de 50 rms, porém, nunca ouvi alguém já ouviu? o preço de ambos são bem parecidos, pois caso compre o n.a.r comprarei a vulso e utilizarei o 3way do player.

Os subs também agora passaram a ser duvida estou entre o n.a.r 10-sw-2 e o helix db 10.

Alguém aqui já ouviu o db 10 tocando?

Abraçoooo

Editado por gilmar.ml

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia....estou com duvidas aqui na escolha dos kit´s se puderem ajudar ficarei agradecido.

Notei que existem vários tipos de kit´s duas vias, que são compostos por mid bass, midrange e outros por woofer.(acompanhados por divisor e tw)

Ai vem minha duvida onde se aplica cada um deles?

Para montar um SQ 3way que tipo devo comprar?

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dia....estou com duvidas aqui na escolha dos kit´s se puderem ajudar ficarei agradecido.

Notei que existem vários tipos de kit´s duas vias, que são compostos por mid bass, midrange e outros por woofer.(acompanhados por divisor e tw)

Ai vem minha duvida onde se aplica cada um deles?

Para montar um SQ 3way que tipo devo comprar?

Valeu!!!

[/Quote]

Vamos as diferenças ...

Existe kit 2 vias e 3 vias ...

O 2 vias é composto de tweeter + Midbass

O 3 vias é composto de tweeer + Midrange + Midbass

No segundo caso sao 3 falantes e normalmente o tweeter+midrange sao instalados no painel e normalmente chamam muito atençao, por isto "EU" nao gosto...

Mas todos dizem que depois que se tem um 3 vias vc nunca mais volta para um 2 vias.. Pois vc coloca uma gama maior de frequencias na parte de cima do painel... Com isto vc tem uma melhoria no palco, profundidade e detalhamento do som! Porem aumenta consideravelmente a complexidade de instalaçao, regulagens, cabos e se torna quase que o obrigatorio o uso do TA (Time Alignment) que é um recurso que ajusta as o delay dos falantes para que todos os sons cheguem ao mesmo tempo em seu ouvido, devido as diferenças de distancias que existe no posicionamento dos falantes..

Este recurso pode ser feito tb no 2 vias..

Mas como é seu primeiro SQ acho melhor nao se aventurar por enquanto em um 3way!

Vai no kit 2 vias na frete e o sub na mala!

Compre um conjunto equilibrado, sub na mesma linha dos kits, amp e HU..

Vejo que fez uma excelente escolha na compra do HU!

O kit acredito tb que vai ficar muito satisfeito com ele, pois vejo muitos comentarios bons..

Agora quanto ao sub, temos que saber qual estilo de musica vc ouve e como gosta do grave..

Se gostar de muito SPL recomendo 2x10" de 180w

Mas se nao fizer tanta questão, pegue 1x10" de 300w

Pois seu carro é seda e dificulta um pouco a passagem do grave para o habitáculo.

No mais maos a obra com a instalaçao e poste as fotos!

Abs

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos as diferenças ...

Existe kit 2 vias e 3 vias ...

O 2 vias é composto de tweeter + Midbass

O 3 vias é composto de tweeer + Midrange + Midbass

No segundo caso sao 3 falantes e normalmente o tweeter+midrange sao instalados no painel e normalmente chamam muito atençao, por isto "EU" nao gosto...

Mas todos dizem que depois que se tem um 3 vias vc nunca mais volta para um 2 vias.. Pois vc coloca uma gama maior de frequencias na parte de cima do painel... Com isto vc tem uma melhoria no palco, profundidade e detalhamento do som! Porem aumenta consideravelmente a complexidade de instalaçao, regulagens, cabos e se torna quase que o obrigatorio o uso do TA (Time Alignment) que é um recurso que ajusta as o delay dos falantes para que todos os sons cheguem ao mesmo tempo em seu ouvido, devido as diferenças de distancias que existe no posicionamento dos falantes..

Este recurso pode ser feito tb no 2 vias..

Mas como é seu primeiro SQ acho melhor nao se aventurar por enquanto em um 3way!

Vai no kit 2 vias na frete e o sub na mala!

Compre um conjunto equilibrado, sub na mesma linha dos kits, amp e HU..

Vejo que fez uma excelente escolha na compra do HU!

O kit acredito tb que vai ficar muito satisfeito com ele, pois vejo muitos comentarios bons..

Agora quanto ao sub, temos que saber qual estilo de musica vc ouve e como gosta do grave..

Se gostar de muito SPL recomendo 2x10" de 180w

Mas se nao fizer tanta questão, pegue 1x10" de 300w

Pois seu carro é seda e dificulta um pouco a passagem do grave para o habitáculo.

No mais maos a obra com a instalaçao e poste as fotos!

Abs

Obrigado por me ajudar...assim que decidir o que comprar vou postar as fotos, mas até lá vou com calma pretendo ouvir alguns sistemas para eu ter noção e definir melhor o que quero. Sobre o tipo de som que gosto é rock, black e mpb, logo creio que irei de 2 de 10 como você sugeriu.

Abraço

Editado por gilmar.ml

Compartilhar este post

Link para o post

Vá de NAR que é coisa certa, muita gente fala de helix aqui sem nunca ter ouvido.

Sobre o sub eu iria em 2 de 10 pelo carro ser sedan, jah ouvi 2 10sw2 em um punto e deu um SPL muito grande.

Como vc escuta todo tipo de música eu iria na selada.

Pesquise também por tratamento acústica nas portas e bons cabos, o amigo Harada deu ótimas sugestões.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Como seu carro tem espaço e vai usar 2 subs, use a litragem proximo á maxima recomendada pelo fabricante..

Os subs vao descer mais e como estao funcionando em par a perda de SPL não sera tao grande deixando um som, bem macio e mais agradavel e descendo bastante...

Agora se gostar de som com muito ataque deixe a caixa proxima a litragem minima recomendada e vc tera aumento no SPL, porem vai ficar com grave mais seco e o sub vai descer menos tocando apenas frequencias mais altas bem acima dos 20Hz...

No mais faça uma boa instalaçao e seja feliz!

Rss

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei:

1 Kit Duas Vias Morel Tempo

2 Subs Hertz de 10 c 250rms 4Ohms

1 Cabo RCA AUDISON Connetion BT2-450

1 Cabo RCA AUDISON Connetion BT4-550

1 Amplificador soundmagnus DK600 (mono)

1 Amplificador soundmagnus C90

Esta faltando o distribuidor, cabos de alimentanção, dinjutor e conectores caso eu não esteja esquecendo mais nada é só isto que esta faltando.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vai ficar muito bom se vc n descuidar da instalação.

Vc já tem os equipos, bons equipos, meio caminho andado, agora pesquise bem

sobre os cabos para os alto falantes, te indico os acoustic research com o janderstyle aqui do forum mesmo.

Pesquise tbem sobre big 3 e tratamento acústico nas portas.

Parabéns pelo set, abs!

2 subs vao te dar bastante spl, e por serem de 10, velocidade tbem, os hertz sao muito bem falados por aqui.

Morel Tempo tbem, o pessoal aqui gosta muito, eu já tive oportunidade de ouvi-lo e ele é muito bom em detalhamento, tweeter muito bom.

Já pensou em que tipo de caixa vai usar?

p.s: os amp são soundmagus neh? abs.

Editado por felipesfc

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei:

1 Kit Duas Vias Morel Tempo

2 Subs Hertz de 10 c 250rms 4Ohms

1 Cabo RCA AUDISON Connetion BT2-450

1 Cabo RCA AUDISON Connetion BT4-550

1 Amplificador soundmagnus DK600 (mono)

1 Amplificador soundmagnus C90

Esta faltando o distribuidor, cabos de alimentanção, dinjutor e conectores caso eu não esteja esquecendo mais nada é só isto que esta faltando.

Excelente compra...

Nao conheço estes modulos..

Mas e bom invovar para poder postar as opinioes...

O pessoal fala muito bem do tempo!

Os subs hertz sao show de bola...

E os cabos da audison sao excelentes..

Se fizer uma instalaçao bacana tem tudo para tocar muito bem!

Agora faça um tratamento acustico na porta do carro.

Melhora muito o desempenho dos falantes...

No mais estou aguardando as fotos!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Nao conheço estes modulos..

Mas e bom invovar para poder postar as opinioes...

Abs

Sobre os amplificadores, este foi o real motivo "inovar" conversei com o a pessoa que trouxe eles para o Brasil, e segundo ele foram feitos vários testes em laboratório etc e recomendou a compra, senti sinceridade nele, também já tinha conversado com Piter aqui do forum ele esta usando este conjunto e disse estar satisfeito e com as espectativas superadas...logo pensei: bora ver isso tocando...ai darei um feedback, creio que iniciarei a instalação na segunda, preciso comprar manta e algumas ferramentas se der tempo.

Abraço!!!

Editado por gilmar.ml

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, vai ficar muito bom se vc n descuidar da instalação.

Vc já tem os equipos, bons equipos, meio caminho andado, agora pesquise bem

sobre os cabos para os alto falantes, te indico os acoustic research com o janderstyle aqui do forum mesmo.

Pesquise tbem sobre big 3 e tratamento acústico nas portas.

Parabéns pelo set, abs!

2 subs vao te dar bastante spl, e por serem de 10, velocidade tbem, os hertz sao muito bem falados por aqui.

Morel Tempo tbem, o pessoal aqui gosta muito, eu já tive oportunidade de ouvi-lo e ele é muito bom em detalhamento, tweeter muito bom.

Já pensou em que tipo de caixa vai usar?

p.s: os amp são soundmagus neh? abs.

Cara, estou pensativo sobre os 2 10 como você disse vai dar bastante spl, e estou querendo algo bem equilibrado, ontem coloquei um para testar e tocou bem demais, vou fazer mais testes com 1 só para ver ele da conta do recado.

Sobre as indicações agradeço vou ali na ciclo via pedar um kadim, quando voltar eu mando uma mp pra ele.

A caixa eu pretendo usar uma seladinha.

Vlw !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, estou pensativo sobre os 2 10 como você disse vai dar bastante spl, e estou querendo algo bem equilibrado, ontem coloquei um para testar e tocou bem demais, vou fazer mais testes com 1 só para ver ele da conta do recado.

Sobre as indicações agradeço vou ali na ciclo via pedar um kadim, quando voltar eu mando uma mp pra ele.

A caixa eu pretendo usar uma seladinha.

Vlw !!!

Selada vai te dar uma resposta mais plana em todos os tipos de músicas, eu também prefiro selada.

Normalmente 1 sub de 10", 250wrms da conta do recado em carro hatch, já ouvi 2 10SW2 da nar em um punto e é muito SPL

pro meu gosto. Coloque 1, se ficar satisfeito, pronto. Abs e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

E ae rapaz?

Como esta o projeto!

Vai uma dica para os subs!

Se fizer uma caixa selada tera uma resposta mais plana que a dutada e outro lance, se fizer a caixa proxima da litragem minima recomendada pelo fabricante os subs vao tocar "secos", com muito ataque e SPL, além a frenquencia de sintonia subir, resumindo terá uma menor faixa de subgraves e se fizer uma caixa com a litragem maxima recomendada os subs vao ficar mais "macios" com menos ataque e SPL, porém vao baixar a frequencia de sintonia, com isto vc terá uma maior extensao em subgraves..

Na minha visao vc deve fazer uma caixa proximo a litragem maxima vai ficar mais adequado ao seu set, sendo o unico incoveniente a perda de um bom espaço na mala!

Abs

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post

Link para o post

Selada vai te dar uma resposta mais plana em todos os tipos de músicas, eu também prefiro selada.

Normalmente 1 sub de 10", 250wrms da conta do recado em carro hatch, já ouvi 2 10SW2 da nar em um punto e é muito SPL

pro meu gosto. Coloque 1, se ficar satisfeito, pronto. Abs e boa sorte.

Opa....então por enquanto esta com 1 o sub ele esta amaciando...e estou gostando muito do resultado e recomendo de olhos fechados.

Valeu !!!!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Opa....então por enquanto esta com 1 o sub ele esta amaciando...e estou gostando muito do resultado e recomendo de olhos fechados.

Valeu !!!!

Abraço

BOm saber amigo, normalmente pra quem quer algo equilibrado, 1 sub de 10 em uma caixa bem construida já da um bom grave!

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

E ae rapaz?

Como esta o projeto!

Vai uma dica para os subs!

Se fizer uma caixa selada tera uma resposta mais plana que a dutada e outro lance, se fizer a caixa proxima da litragem minima recomendada pelo fabricante os subs vao tocar "secos", com muito ataque e SPL, além a frenquencia de sintonia subir, resumindo terá uma menor faixa de subgraves e se fizer uma caixa com a litragem maxima recomendada os subs vao ficar mais "macios" com menos ataque e SPL, porém vao baixar a frequencia de sintonia, com isto vc terá uma maior extensao em subgraves..

Na minha visao vc deve fazer uma caixa proximo a litragem maxima vai ficar mais adequado ao seu set, sendo o unico incoveniente a perda de um bom espaço na mala!

Abs

Gustavo, o projeto esta da seguinte maneira, até o final de semana pretendo comprar a manta para dar um talendo no porta-malas, e creio que até o final da outra semana já esteja com os cabos de alimentação que ainda não tive tempo de olhar com calma.

Sobre o tamanho da caixa ele pede uma caixa de de 17 a 22,7 lt na selada se eu não estiver enganado (to sem o manual aqui).

O sub esta tocando tão bem e o grave esta tão bacana dentro do carro que provavelmente irei deixar um sub só tenho certeza que 2 vai dar mto spl e vai desequilibrar o conjunto, mas como eu tenho uma caixa para dois aqui feita, qdo amplificador estiver instalado vou colocar os dois para ouvir tb, no mais é isto ai, assim que tiver novidades eu posto e as fotos tb.

Valeu, Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Gustavo, o projeto esta da seguinte maneira, até o final de semana pretendo comprar a manta para dar um talendo no porta-malas, e creio que até o final da outra semana já esteja com os cabos de alimentação que ainda não tive tempo de olhar com calma.

Sobre o tamanho da caixa ele pede uma caixa de de 17 a 22,7 lt na selada se eu não estiver enganado (to sem o manual aqui).

O sub esta tocando tão bem e o grave esta tão bacana dentro do carro que provavelmente irei deixar um sub só tenho certeza que 2 vai dar mto spl e vai desequilibrar o conjunto, mas como eu tenho uma caixa para dois aqui feita, qdo amplificador estiver instalado vou colocar os dois para ouvir tb, no mais é isto ai, assim que tiver novidades eu posto e as fotos tb.

Valeu, Abraço

Que bom que gostou do som..

Coloque os 2 com a litragem maxima entao pra vc ter um grave melhor e o SPL ficar no nivel que vc quer..

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Neste último sábado vendi dois soundmagnus C90 e os dois ES250, agora estou na dúvida se compro o mesmo conjuto ou se dou um up(sem ter istalado nada rsrsrsrs) no meu carro, sobram os cabos e kit morel por enquanto.

Instalarei um conjuto (c90 + es250) neste sábado então poderei postar as impressões sobre o C90, pois sobre o sub já disse recomendo ele vai além do custo beneficio.

Abraço

Editado por gilmar.ml

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...