Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
felipedla

como medir crossover passivo??

Recommended Posts

galera, to com uma duvida...quero saber como eu faço pra testar, medir, um crossover passivo, feito por uma loja da santa ifigenea, nesse crossover, o kra diz pra mim que faz o corte abaixo de 2khz..em 4 ohms, para mim ligar dois drivers d220ti, so que queimou os 2 reparo na sexta feira, levei la nele, porque os reparos estaavao na garantia, e ele me falou que o cross esta tudo certo, pediu pra mim dar um atenção quando ligar o som, nao ligar ele de uma vez em um volume muito alto, ai montei hj denovo os drivers, nao ficou meia hora ligado e ja foi pro saco denovo....amanha eu volto la..pq os reparos ta na garantia...mais eu nao aguento mais isso, vo acabar colocando fenolica........

alguem sabe me dizer como eu faço pra saber se esse crossover esta bom???..liguei em um bridge de um fosgate 400.4 que manda, pros drivers 200wrms..com esse corte, o kra falou que aguentaria mais de 100 rms cada driver.,...e agora o que eu faço??

alguem sabe como testar, ou o que esta errado nisso??Sera q é muita potencia pra eles ou sera o cross?..obrigado a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Felipe,

Driver com diafragma de Titanium é muito sensível, e não é tolerante a exesso de potencia nem corte errado.

Corte em 2Khz é basico para driver de Ti, mas tem que ver também qual corte é feito, eu recomendaria 18dB/8ª

ou até mesmo 24dB/8ª pra usar esse corte de 2Khz.

Se você tiver um gerador de sinal (ou um simples cd com frequencias),

põe o crossover na saida do amplificador, liga um multimetro em AC na saida do crossover. (O driver deve permanecer ligado, ou então colocar uma resistencia de 8 ohms no lugar de cada driveR)

Começa em 4Khz, anota a tensão na saida do filtro nessa frequencia (Se o filtro não estiver absurdamente errado, a tensão na entrada e na saída dele vai ser a mesma.

Vai descendo a frequencia até a tensão começar a cair.

A frequencia de corte vai ser a frequencia cuja a tensão for aproximadamente 70% da tensão que você anotou.

Ou seja, se a tensão em 4Khz era 10 Volts, você vai abaixar a frequencia até o multimetro marcar 7 Volts.

Essa frequencia é a sua frequencia de corte.

Lembre-se de que o multimetro deve estar na posição V AC (Tensão AC).

Não precisa fazer isso com o volume no maximo, pode até chegar a danificar o driver.

Basta colocar em um volume suficiente que o multimetro consiga marcar algo mensuravel.

Espero não ter complicado muito, tentei explicar de forma mais clara o possivel.

Abraço,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...