Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rafael Ramalho

[DÚVIDA] Midbass ao invés de coaxial.....

Recommended Posts

Galera, tenho uma dúvida, que acho que vocês podem me ajudar, pois temos muitas pessoas experientes aqui e que já testaram vários tipos de sistema.

Estou quase acabando de comprar meus equipamentos e estive pensando muito sobre o tal coaxial que a maioria "abomina"...eu pensei na possibilidade de usar um midbass nas portas de trás, ao invés de usr coaxial, (é meu primeiro SQ, então me perdoem, mas não consigo pensar em deixar tudo por conta do kit dianteiro, pelo menos por enquanto).

O kit que eu vou utilizar é o 165VR da Focal, e nos classificados tem um mid da focal (modelo 6w4255) que me agradou muito, então, imaginei que ficaria legal, pelo fato de não ter "tweeter" e consequentemente não "atacar" o kit dianteiro (atrapalhar o palco), e além de reforçar um pouco o médio grave dentro do veículo.

Daí vem a pergunta, o que vocês acham? Melhor o mid ou o coaxial mesmo? (LEMBRANDO que não vou deixar sem nada atrás, ou vou colocar o coaxial ou o mid, certo?)

Obrogado!

Editado por RRafa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vai sem, evite gastos e problemas.

Se não ficar satisfeito, aí você buscar um solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei que é bom evitar gastos, MAS, gostaria de sanar essa dúvida, mesmo porque, ele seria a última coisa a ser comprada, entende?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o mid-bass atrapalha menos que o coaxial. Principalmente na porta(no tampão é bem pior). Enchergo como principal problema o custo extra. Poderia ser investido em outra parte do sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueçe esse mid ou coaxial atrás e gasta os 600 barão que você estaria gastando com eles comprando um kit 2 vias melhor ou amp!

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, eu não vou trocar o kit não, acho que já está bom o que eu tenho......

Se o mid atrapalha menos, então, seria mais viável??

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, me desculpe antecipadamente pelos que vou dizer, mas o pessoal daqui já está cansado de falar que falantes atrás não casam com sistemas SQ e todo dia aparece uma pergunta sobre "o que devo usar nas portas traseiras ou no tampão".

Já está mais do que comprovado que um kit 2 vias e um sub é a receita básica para um SQ de entrada. Se quer testar, instale os falantes e veja como fica, mas se quer pedir opinião, já sabe a resposta.

Novamente, peço desculpas se fui meio áspero na resposta, não é nada pessoal, mas tem algumas perguntas que já estão respondidas a vários anos e ainda assim vivem aparecendo por aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Fique tranquilo Leao, não fiquei ofendido com a resposta não, eu entendi sua opinião e vou aceitar como um bom conselho.....

Também sei que essa pergunta já está bastante respondida, mas eu nunca ouvi uma comparação entre um coaxial e um mid entende?

Obrigado á todos que responderam!

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte!

Eu tenho no meu carro 2 kits de 2 vias..

Um na frente e outro no local original atrás!

Ele prejudica um pouco a imagem...

Mas não muito...

Utilizo um kit 2 vias de 6" da MTX e atrás um kit 4" da MTX tb...

Os falantes atrás eu coloco atenuado, apenas para as pessoas que sentam atrás não terem uma carencia de voz, pois eu uso 2 subs de 12" e os passageiros atrás so sentiam o coice nas costas sem nenhuma voz...

Quando coloquei este kit atrás melhorou bastante a quantidade de voz no carro e não tenho muito a sensaçao de som traseiro que faz perder a imagem pois o kit dianteiro é muito mais forte que o traseiro...

Uma dica, ponha uma coaxial, nao ponha apenas mid, vai ficar muito estranho o som sem um pouco de brilho atras...

Atualmente o seu set funciona so com os mids da frente?

Como estou alterando meu set, vou me desfazer do kit traseiro!

Se vc colocar um conjunto equilibrado de sub + Kit, não vai sentir falta dos falantes traseiros..

Eu so cheguei a instalar o kit traseiro, porque o meu grave ficou muito desproporcional para a voz..

Veja se isto não e o seu caso...

Compartilhar este post

Link para o post

Rafa, já utilizei midbass na porta, hoje uso coaxial. Posso dizer que gostei muito do mid, acho que atrapalha menos o palco, além de dar um "up" nos médios.

Desculpe galera do SQ, mas sistema sem falante na porta de traz fica sem alma, sem preenchimento, se você for MUITO fã de palco, o FADER existe para isso.

Ainda mais como eu, tenho DVD no carro, já que o falante central pode ser "simulado", tenho praticamente um 5.1! Porisso hoje uso coaxial, pra cobrir uma maior faixa de frequência.

Só largo eles quando for fazer bi-amp ativo num kit de acordo, HU purista, e etc.

Até la....

IUm abraço!

Editado por pedgeraldes

Compartilhar este post

Link para o post

Um sistema 5.1 não é um SQ nato. Pode ter qualidade sonora e ter boa musicalidade, mas quando falamos nos termos SQ e Hi-Fi obrigátoriamente falamos de sistemas 2ch stereo.

Já andei muito com o carro cheio e tendo apenas kit na frente, os colegas do banco traseiro falavam que era um ótimo som ambiente, sem dever nada para um som "normal".

Compartilhar este post

Link para o post

pedgeraldes, achei interessante sua opinião, realmente, o fader ajuda muito!

Vlw galera, estão me ajudando muito a decidir...

Compartilhar este post

Link para o post

AS vezes penso numa loucura mas qquer dia ainda faço.

Colocar 2x6w0 na porta tratada traseira e fazer um botao tic tac

e usar como subwoofer alternando com um na mala...

um 10w6v2 na mala e 2x6w0, o dia que quizer ligo um ou o outro eheheheheh

so pra lhe atrapalhar um pouco mais =)

pedgeraldes, achei interessante sua opinião, realmente, o fader ajuda muito!

Vlw galera, estão me ajudando muito a decidir...

Compartilhar este post

Link para o post

SQ em som automotivo é um conceito. Para q seu som seja classificado com SQ ele deve tentar reproduzir a música como se vc estivesse presenciando os músicos tocarem, e vc de frente p/ eles. Mas talvez vc não queira ouvir o som do seu carro assim. Talvez vc queira ouvir um som simulando uma boate, em q o som vem de todos os lados. Ou vc esteja acostumado, e lhe agrade mais, o som vindo de trás. Ou queira escutar como se estivesse no meio dos músicos. Ou... Mas, nesses casos, não seria SQ.

Então, como deve ter percebido, a resposta padrão, aqui no fórum sobre SQ, é: não coloque falantes atrás de vc (exceto sub).

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, a verdade é o seguinte, se vc não sente a necessidade de ter a impressao que esta de frente para um palco como é na realidade, instale os falantes traseiros..

Mas afirmo que se vc tiver um kit bom de verdade na dianteira os traseiros são desnecessários!

Ja vi varios sons funcionando desta forma e o kit dianteiro da uma presença muito forte no som e normalmente é bem alto, mesmo aqueles que possuem apenas 50w.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como testar as duas coisas....

Arranjar 2 falantes quaisquer, seja mid ou coaxial pra por nas portas traseiras é moleza. Coloca, testa e ve o que mais agrada. Dá uma impressão que o conceito de 2/3 vias s/ nada atras deve ser empregado se nao, nao eh SQ... isso ñ é real.

Eu ja testei e nao gostei, mas tem gente que prefere e com ajustes mais certeiros acredito que com rear fill a ambiencia fica mto supeior... eu que nao corri mto atrás disso no meu carro.

Compartilhar este post

Link para o post

AS vezes penso numa loucura mas qquer dia ainda faço.Colocar 2x6w0 na porta tratada traseira e fazer um botao tic tace usar como subwoofer alternando com um na mala...um 10w6v2 na mala e 2x6w0, o dia que quizer ligo um ou o outro ehehehehehso pra lhe atrapalhar um pouco mais =)

Poutz, se sua ideia era me atrapalhar um pouco mais, digo que conseguiu Cyro............kkkkkkkkkk

Meu set de voz seria polyglass 165VR e o sub é um 10w6v2.

Então, isso que eu estou falando Cyro, um reforço de médio grave atrás, ou até mesmo sub's de 6" nas portas traseiras, sei lá, acho que ficaria um tanto quanto interessante......quando tiver a fim usa o fader e desliga, ou até mesmo o botãozinho tic tac....heheh....

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como testar as duas coisas....

Arranjar 2 falantes quaisquer, seja mid ou coaxial pra por nas portas traseiras é moleza. Coloca, testa e ve o que mais agrada. Dá uma impressão que o conceito de 2/3 vias s/ nada atras deve ser empregado se nao, nao eh SQ... isso ñ é real.

Eu ja testei e nao gostei, mas tem gente que prefere e com ajustes mais certeiros acredito que com rear fill a ambiencia fica mto supeior... eu que nao corri mto atrás disso no meu carro.

É isso que eu penso galego, acho que não é uma regra ter somente o kit na frente e sim uma opção mais coerente de se ter um bom SQ, mas o fato de se por um falante atrás BEM ATENUADO não tire os méritos do SQ em si....

Compartilhar este post

Link para o post

É isso que eu penso galego, acho que não é uma regra ter somente o kit na frente e sim uma opção mais coerente de se ter um bom SQ, mas o fato de se por um falante atrás BEM ATENUADO não tire os méritos do SQ em si....

Cara, acho q um som pode ter muita qualidade com falantes em qq lugar. Só acho impossível criar um palco, por exemplo, c/ frequências médias e agudas das músicas vindas de trás.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho q um som pode ter muita qualidade com falantes em qq lugar. Só acho impossível criar um palco, por exemplo, c/ frequências médias e agudas das músicas vindas de trás.

Abs

Bom, se seguir esse raciocínio, creio que vai de cada um mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e ai ?

Colocou os coaxiais ou não?

Vc esta apenas com o kit dianteiro e o sub instalado ?

Caso esteja esta sentindo necessidade de mais um kit atrás?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...