Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

ewil

Corneta + ST, impedancia depende da faixa de freq?

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoal! Andei lendo um artigo sobre impedancias, e neste ele cita também sobre crossovers...

http://autosom.net/login_simples.asp?http_referer=artigo.asp?cod=24

Fiquei com uma dúvida... Vamos a um exemplo!

Eu tenho um hurricane 4.120 (4 canais, 120rms em cada), 2 cornetas e 2 ST.

Estou usando capacitores pra fazer o corte de frequencia, no fio positivo eu intercalo o capacitor e a outra perna dele vai pro borne positivo do falante (não me lembro os valores).

Certo... cada equipamento tá cortando numa frequencia X... vamos supor que a corneta corte um passa alta de 5000K (que vai de 5k aos 20khz...) e o ST que corta deixando passar de 10K pra cima...

Tudo aí é de 8ohms... e eu tenho 1 corneta ligada em paralelo com 1 ST em um canal, e em outro canal o mesmo.

Minha duvida é:

O resultado disso... eu terei pra corneta 8ohms na faixa de frequencia de 5K até 10K em 8ohms e de 10K a 20K em 4ohms? Enquanto o ST vai estar constante em 4ohms pelo casamento do corte de frequencias do paralelo?

Aproveitando... Depois de bastante tempo usando, deu pau na minha corneta, mas ela é uma generics da vida, marca "equipbass", será que eu acho reparo pra ela? Eu abri e constatei, o fio da bobina rompeu!

Obrigado :)

Postado em

nao importa a frequencia que toque a impedancia sera a mesma (resistencia)

vc ta ligada cada 1ST com 1Driver =4Omhs

o bom seria tu liga 2Driver em paralelo num bridge e os 2 ST no outro Bridge

ai regula ambos qual a nessecidade de ambos

e o driver troca ele duam vez pega 2 D200 ou D250x

Entendi! No caso do artigo, o que eles querem dizer com a faixa de frequência?

O ST e a Corneta tá ligado no stereo, e não em um mono. Lembrando que eu tô fazendo o corte pelo capacitor corretamente. É errado? Posso ter problemas por isso?

Mono ou Stereo, a diferença é que se a musica de efeito em apenas um lado dos canais frente x traz uma das cornetas não vai falar, é isso?

Valeu :)

Abs!

Postado em

Brother, seguinte.

Questão de impedâncias não tem nada a ver com corte de frequências. As impedâncias devem casar a fim de que o sistema elétrico se utilize de toda a potência que o móduko amplificador pode fornecer para seus equipamenos, certo? Corte de frequência já é outro departamento.

Sobre o capacitor. Capacitor é um aparelho que serve para deixar passar certas frequências e filtrar outras. O capacitor faz sim o corte de frequências que as cornetas e tweeters precisam. Se não utilizar o capacior para fazer os cortes, sai um som muito estranho, pois o drive que é feito pra tocar freqs altas, começa a tocar tudo, correndo risco de danificar o aparato e você não obter um som agradável e até mesmo audível.

Mono e Stereo.

Seguinte: num show, o cara da mesa de som lança alguns instrumentos de um lado do palco e outros de outro. é o caso da conga, que aí quem esta escutando tem uma noção bem bacana do som dos instrumentos. Eu percebi bem isso escutando um CD de pancadão do Alto Nível, onde o DJ fez um balanço bem legal, que hora você escutava o som de um lado, ora só de outro, e você sentia aquele som rodando ao seu redor e ficava procurando de onde saía!! rsrsrsrs Essa é a função do stereo, balancear o som pra que seja mais agradável, já o mono junta tudo e joga tudo de uma vez, entende?? Como se pegasse o som que sai dos dois lados e jogasse tudo no equip todo.

Postado em

Brother, seguinte.

Questão de impedâncias não tem nada a ver com corte de frequências. As impedâncias devem casar a fim de que o sistema elétrico se utilize de toda a potência que o móduko amplificador pode fornecer para seus equipamenos, certo? Corte de frequência já é outro departamento.

Sobre o capacitor. Capacitor é um aparelho que serve para deixar passar certas frequências e filtrar outras. O capacitor faz sim o corte de frequências que as cornetas e tweeters precisam. Se não utilizar o capacior para fazer os cortes, sai um som muito estranho, pois o drive que é feito pra tocar freqs altas, começa a tocar tudo, correndo risco de danificar o aparato e você não obter um som agradável e até mesmo audível.

Mono e Stereo.

Seguinte: num show, o cara da mesa de som lança alguns instrumentos de um lado do palco e outros de outro. é o caso da conga, que aí quem esta escutando tem uma noção bem bacana do som dos instrumentos. Eu percebi bem isso escutando um CD de pancadão do Alto Nível, onde o DJ fez um balanço bem legal, que hora você escutava o som de um lado, ora só de outro, e você sentia aquele som rodando ao seu redor e ficava procurando de onde saía!! rsrsrsrs Essa é a função do stereo, balancear o som pra que seja mais agradável, já o mono junta tudo e joga tudo de uma vez, entende?? Como se pegasse o som que sai dos dois lados e jogasse tudo no equip todo.

oiajouauhau gostei da explicação

^^

Postado em

Amigo, sinto informar mas vc se enganou ao falar que a impedância é a mesma, independente da frequencia.

A bobina de um transdutor (nesse caso, um alto-falante) é um indutor e de acordo com a frequencia, ele varia sua resistência. Essa é a grande diferença entre resistência e impedância.

Quanto ao restante ai... concordo plenamente.

Mas eu iria de D200 ao invez da D250x.

Quanto ao corte de frequencia dos drivers, é importante saber qual a capacitância do capacitor que vc comprou, para dai calcular qual o corte de frequencia.

PS: se estiver usando apenas capacitor em série com o driver, vc não tem um passa baixa de 20khz na corneta não. Vai ser apenas um passa alta.

Abraços! :legal:

Postado em

opa... pera ai...

Se um drive esta respondendo de 1k ate 7k e um Tw esta respondendo de 5k ate 20k por exemplo. E cada um tem impendancia de 8 ohms. o unico lugar que a impendancia vai cair para 4 ohms e onde as frequencias da corneta e do TW stao se cruzando, o seja, de 5k ate 7k+

Nessa faixa vc tera um "pico" em relaçao ao restsnte das frequencias. Por isso o corte deve ser bem estudado.

O capacitor eh um corte de 1º ordem, fazendo um corte de 6Db/8º e invertendo a fase.

Agora... se vc possue 2 drives identicos e respondendo a mesma gama de frequencia ligados eh paralelo, ai sim a impendancia caira pela metade. Se forem 2 drives diferentes, vc tera cancelamentos e uma certa "bagunça" na impendancia devido a curva de fase e impendaica diferentes.

Abraços :legal:

Postado em

Que abobrinha. oO

Postado em (editado)

Que abobrinha. oO

flww ae entao vc em ves de ajuda o carra vem so critica quem ajuda

que boa ajuda a sua em

_)_

Editado por spiderpp
Postado em

flww ae entao vc em ves de ajuda o carra vem so critica quem ajuda

que boa ajuda a sua em

_)_

Mas pera ai né... Seu comentario esta errado

Postado em (editado)

Mas pera ai né... Seu comentario esta errado

mas a 10 formas de fala isso

e o cara falo da masi f.dp q tinha

e inda ele nem tava falando nada ants para ajuda o user

Editado por spiderpp
Postado em

Fala pessoal!

Agradeço muito todos pela ajuda, certo ou errado, estamos todos aqui pra nos aprimorarmos! :legal:

E quanto a dúvida que tinha, consegui sanar! Acabei ligando ST som ST em paralelo com corte identico e corneta com corneta, com certeza fica mais organizado e com a frequência mais casada do que depender de casar a curva de outos equips diferentes!

abs!

:vts

Postado em

mas a 10 formas de fala isso

e o cara falo da masi f.dp q tinha

e inda ele nem tava falando nada ants para ajuda o user

Camarada, nao querendo botar lenha na fogueira, mas seu comentario foi errado e induz ao erro...o cara falou "quanta abobrinha", mas podia usar coisa bem pior ( ja li muuuuita coisa feia aqui no forum)...nao concordo que ele foi FDP no comentario nao...e nao adianta ficar com raiva, errou, assume, pede desculpa e aprende com o erro...aqui ninguem é melhor que ninguem e estamos aqui pra aprender...enm que seja errando :legal:

Postado em (editado)

Camarada, nao querendo botar lenha na fogueira, mas seu comentario foi errado e induz ao erro...o cara falou "quanta abobrinha", mas podia usar coisa bem pior ( ja li muuuuita coisa feia aqui no forum)...nao concordo que ele foi FDP no comentario nao...e nao adianta ficar com raiva, errou, assume, pede desculpa e aprende com o erro...aqui ninguem é melhor que ninguem e estamos aqui pra aprender...enm que seja errando :legal:

ta aprender com o erro...entao pq o cara q falo iso nao me ensino o certo ??

assim e difici lde aprende se apenas fala q ta errado,

mas dexa para la ja passo

hand26

Editado por spiderpp
Postado em

Nesse fórum tem gente pra tudo, cara. Tem uns foristas que se acham os caras e estão aqui só pra zoar mesmo. E agora está pior.

Há dois anos quando entrei, a galera do SPL me ensinou muita coisa, e agora está na hora de passar o conhecimento pros outros. Mas tem gente que não sabe que antes da gente SER MARTELO TEM QUE SER PREGO, e sai martelando tudo que vê pela frente.

Postado em

Resistencia eh BEEEEMMMMM diferente de impendacia, que vairia com a temperatura, frequencia, caixa e sintonia (no caso de sub)

Detalhe: resistência também varia com temperatura.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...