Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Francowharf

Teste facilmente o seu amplificador! DIY

Recommended Posts

Uma modalidade de teste ,que não deve faltar faltar em nenhum comparativo entre amplificadores, seria o “Piano test”.(teste cagueta de amplificadores com alto THD)

No começo dos anos 80,antes de começar a desenvolver e fabricar amplificadores,eu mesmo fiz este teste e fiquei surpreso com os resultados obtidos!

Teste fácil,e sem a necessidade de grandes conhecimentos ,alem de que qualquer um pode fazer em seu próprio : carro ou som residencial,etc...,apenas por divertimento!

Seria interessante começarem a utilizar daqui pra frente em todos os comparativos entre os amplificadores!

Testem todas as marcas e modelos disponíveis!

É um teste de extrema relevância ,para se poder identificar auditivamente ,quais são os amplificadores de alta distorção harmônica ,sem o uso de equipamento caros como um :Distortion analizer,oscilóscópio,gerador de funções,etc...

Sugiro que todos, aqui deste forum, façam este teste no seu próprio sistema,independente de marca ,e modelo;e com certeza muita gente aqui vai se surpreender com os resultados,acredite!

Este simples teste mostra ,audívelmente qualquer amplificador com problemas de THD(distorção harmonica) elevados.

O procedimento é bem simples ,voce utilizaria um disco(CD) com uma boa gravação confiável ,acústica,original ,em formato obrigatóriamente : wave ,de um Piano (não servem teclados nem sintetizadores)com um bom intérprete “APENAS O PIANO”!

O procedimento recomendado aqui é simples:

Faça o teste ,de preferencia no período em que voce estiver com a sua audição bem descansada(normalmente ao acordar)

Entre no seu carro,coloque o “CD”,e com o volume baixo,observe a extensão de cada nota do Piano ,até ela “sumir”,neste dado momento(fading out),se voce tiver a impressão que os seus “tweters”estão “raspando ou rachando” no fim de cada nota, quer dizer que o seu amplificador tem um nível de distorção harmonica elevado!

E se a extensão da nota for até o “fim” sem rachar,parabéns o seu amplificador tem o THD baixo!

Recomendo que testem esta gravação em vários equipamentos ,em casa,no carro dos amigos ,etc!!

Eu peço que os amigos façam este teste e postem aqui os resultados,e impressões obtidas,para observarem o quanto é relevante o “Piano test”

Recomendo esta gravação do intéprete :Keith Jarret (Mozart),que podem visualizar no link:

http://www.amazon.com/Mozart-Concertos-Masonic-Funeral-Symphony/dp/B0000031ZE

Espero ter ajudado a acrescentar neste forum ,algo realmente útil,e voltado para quem realmente busca fidelidade no audio.

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas franco, considerando que um falante tem THD na casa dos 40 a 60% (raríssimos modelos chegam a 15%, e nenhum dele é automotivo, ou está presente em caixas residenciais mais baratas que um carro médio), será que o teste denunciaria um amplificador com THD na faixa de 1 ou 2%?

Já fez um teste tipo ABX, no mesmo set, com cabos neutros?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com voce,Kleber,mas o intúito deste teste,não é quantificar o "THD",é apenas mostrar a diferença notória entre alguns amplificadores.

Pq ums "racham",e outros não "racham",na extensão das notas musicais do "Piano",em função de uma polarizacão(bias) deficiente,nas comutações dos semiciclos.

E a impressão que aparece de incicio,é que os tweters estão danificados,mas o problema é no amplificador

ABS

Mas franco, considerando que um falante tem THD na casa dos 40 a 60% (raríssimos modelos chegam a 15%, e nenhum dele é automotivo, ou está presente em caixas residenciais mais baratas que um carro médio), será que o teste denunciaria um amplificador com THD na faixa de 1 ou 2%?

Já fez um teste tipo ABX, no mesmo set, com cabos neutros?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim, mas aí seria mais problema de distorção por crossover e baixa linearidade nos dispositivos de saída... Por isto minha estranheza com o THD.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que bateu!

Este nivel de distorçao se apresenta mesmo em baixos volumes ou apenas em volumes altos?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma duvida que bateu!

Este nivel de distorçao se apresenta mesmo em baixos volumes ou apenas em volumes altos?

Por ser resquício de distorção por crossover, só em volumes baixos mesmo. Em altos, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Kleber,como eu disse anteriormente ("em função de uma polarizacão(bias) deficiente,nas comutações dos semiciclos")= distorção por crossover ,devido a falta de condução de 0,6v em cada semiciclo dos transistores de saída,ao qual se manifestará audívelmente no desvio de linearidade,proporcionando um alto "THD".

Abs

Ah sim, mas aí seria mais problema de distorção por crossover e baixa linearidade nos dispositivos de saída... Por isto minha estranheza com o THD.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim,é mais facil observar estes detalhes em níveis de volume mais baixos!

Por ser resquício de distorção por crossover, só em volumes baixos mesmo. Em altos, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas franco, nem todo amplificador com baixa linearidade na região de crossover apresenta THD alto...

Agora, amp com "buraco" nessa região, ou tá mal ajustado, ou o projeto é realmente muito ruim... coisa de Pyramid pra baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Franco!!

Pessoal se apega muito em marcas tals...mas a velha guarda e fabricantes conceituados já passaram por maus momentos acredito. Isso mostra como se virar pra atingir o objetivo!

Isso pra mim é novo e acredito que pra muitos aqui!!!

vlw a dica!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Sensacional esta dica e a discussão técnica entre o Franco e o Kleber. Independente de todos estes detalhes, acredito que seja um bom teste para fazermos em nossos sistemas de som. Vou fazer no carro e em casa!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim,sim,meu amigo!

Ta cheio de "buraco",e Class/B por ae....

Vamos testar,e ver no que é que dá?

Abs

Mas franco, nem todo amplificador com baixa linearidade na região de crossover apresenta THD alto...

Agora, amp com "buraco" nessa região, ou tá mal ajustado, ou o projeto é realmente muito ruim... coisa de Pyramid pra baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Seria legal ter 2 amps pra comparar (mesmo que um seja ruim, só pra notar a diferença).

Quero tentar, tenho um JVC 6500 :legal: e um H-buster 2100 :pirou: , vou tentar fazer um teste cego.

Falta arrumar uma boa faixa pra usar.

Será que se eu ligar o amp em bridge piora o resultado? Gostaria de testar assim também!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, mas não é verdade também que os componentes eletrônicos respondem melhor numa determinada temperatura, assim como os carros rendem mais quando com o motor aquecido?

Imaginem um componente eletrônico que trabalha melhor a 60ºC começar a fazê-lo com os 14ºC que estão fazendo aqui em São Paulo logo pela manhã? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, pelo seu comentario, deduzo que no amp ou no player THD seria uma especificacao desnecessaria? Ja que vai chegar nos falantes isso nao vai ser nada perto dos 50%? Seria entao inaudivel a diferenca nesse quesito entre um amp de 0.005% (ex. um mcintosh) e um de 1% (alpine pdx). Pergunto por que nunca "entendi" bem esse parametro.

Compartilhar este post

Link para o post

Kawaa, de fato, 0,0001 pra 1% é algo indistinguível, pois nossos ouvidos só distinguem a partir de 15% de THD. Ouve-se 0,0001%, mas dizer que um tem menos THD que o outro, só no chute, pq de ouvido, não tem santo que faça.

Mas uma coisa é fato: THD sobre THD, um multiplica o outro, como se fosse um empréstimo com juros sobre juros.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom o tópico, realmente útil.

para quem quiser as faixas do cd citado pelo Franco;

http://thepiratebay.org/torrent/4628125/Mozart_-_Complete_Piano_Concertos_-_Vladimir_Ashkenazy

CD em FLAC lossless.

Mais uma vez, obrigado ao Franco por voltar a participar do fórum, sempre com informações de grande valia e propriedade.

Romualdo Rios

EDIT.: Se for proibido colocar links de download aqui, posso deletar e já deixo minhas sinceras desculpas.

Editado por Romu

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não quiser baixar o CD inteiro, coloquei a faixa 2 deste CD em formato FLAC para download.

Esta é a faixa que denuncia qualquer amplificador com alto THD.

Eis o link direto, não é torrent:

Piano Test - Track 2 :legal:

Para baixar gratuitamente, clique em "FREE" na mesma tela.

Editado por Tchobi

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem ,eu mesmo testei 06 aparelhos atuais e 1 antigo,com essa "referencia musical",e constatei que 6 "rachavam demasiadamente",eram Classe B se passando por Classe A/B,e apenas 1 (verdadeiro Classe A/B),não "rachou" na "extensão" das notas do Piano.

Esse foi o Nakamichi PA300-II (made in Japan)do ano de 1990,velhinho e que continua surpreendente!

Tambem pude observar que aos 0:36 segundos dessa gravação,dá p ouvir detalhes ,como a respiração do intérprete!

Para quem não quiser baixar o CD inteiro, coloquei a faixa 2 deste CD em formato FLAC para download.

Esta é a faixa que denuncia qualquer amplificador com alto THD.

Eis o link direto, não é torrent:

Piano Test - Track 2 :legal:

Para baixar gratuitamente, clique em "FREE" na mesma tela.

Compartilhar este post

Link para o post

Já peguei o CD e a faixa teste também.

Tô na espectativa de colocar e testar.

Se não fosse o pau que deu meu cd...já tinha testado...

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem ,eu mesmo testei 06 aparelhos atuais e 1 antigo,com essa "referencia musical",e constatei que 6 "rachavam demasiadamente",eram Classe B se passando por Classe A/B,e apenas 1 (verdadeiro Classe A/B),não "rachou" na "extensão" das notas do Piano.

Esse foi o Nakamichi PA300-II (made in Japan)do ano de 1990,velhinho e que continua surpreendente!

Tambem pude observar que aos 0:36 segundos dessa gravação,dá p ouvir detalhes ,como a respiração do intérprete!

Bom te ver aqui meu amigo.

Estou começando a pensar em montar meu carro novamente...

Grande abraço

Vinicius

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico, muito útil!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o que o Kleber disse faz sentido..

A diferença num THD de 0.01 e 0,005 e praticamente imperceptivel ao ouvido humano.

Serve apenas como parametro para a fidelidade do equipamento.

Ate que ponto esta diferença justifica os preços cobrados?

Que no entanto os equipamentos mais simples nem trazem este parametro declarado por que sera???

Compartilhar este post

Link para o post

a t.h.d sempre costuma ser a vila..e nem sempre e verdade.outras distorçoes sao mais aparentes.o que e considerado o melhor amplificador do mundo exibe algo em torno de 2%

de thd e um bem ruinzinho pode exibir uns 0,05 e o som e tal e qual ruim

Compartilhar este post

Link para o post

É tão perceptível ,que dá a impressão que os tweters estão com a bobina raspando,(estourados),mas isso só dá pra perceber, com a gravação do Piano.

Fica dificil observar a diferença,sem usar esta gravação (Piano)como teste!DIY

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...