Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Leao

JL 10w1v2 "cheirando bobina" ????

Recommended Posts

Bom dia pessoal !

Seguinte, eu tenho o sistema da assinatura montado no carro.

Está tocando mil maravilhas, 95% satisfeito até o momento.

O amp que está tocando o JL é o Kenwood 823, que o fabricante declara 180Wrms na bridge medido em 12V. Só que em 14,4V (carro ligado), olhando pelas características dele e de outros amplificadores da Kenwood da mesma linha, deve passar fácil dos 200Wrms, creio que pode chegar nos 250Wrms de pico.

Esses dias, me empolguei um pouco com o som durante uma viagem e senti cheio de verniz de bobina. Rapidamente baixei o som. Não sei se foi realmente o sub que cheirou, nem se veio de fora do carro, mas no susto deixei o som baixinho. Não percebi nenhuma distorção nem antes, nem durante e nem depois do ocorrido. Um outro dia, uma nova música e a empolgação veio de novo e novamente senti o cheiro que parecia bobina fritando após alguns minutos de som alto. Novamente continuou tocando normal, sem sinal de distorção ou algo errado.

O JL está numa caixa selada de +-25L. Será que estou judiando muito dele ? Essa potência está muito alta para ele ?

Só para relatar, meu kit 2 vias Focal Acess, com 60Wrms declarados, está sendo alimentado pelo 4.6x em bridge, mandando teoricamente 120Wrms por canal não se assustou com a potência não, tocando muito bem.

Editado por Leao

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dai beleza?

então, deve ter mandado distorção ou algo asism. Lembro que eu mandava num par de 8w1v2 a potência de um Fosgate 500m e eles tocavam uma maravilha. nunca deu problemas. Talvez o ganho do teu esteja muito alto, sei lá...

boa sorte ai

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

eu tive os 12w1 e w0 antigos... cansei de mandar ver na potência pra eles e nunca cheirou nada... eu alimentava ele com cerca de 300w rms....

não pode ser do amp. esse cheiro?

acho que vc deveria fazer um teste.... ligar e ahora que sentir o cheiro, ir lá atras e verificar de onde vem

Compartilhar este post

Link para o post

Liguei o som hoje à tarde, junto com um amigo meu, com carro funcionando mas parado e porta malas aberto. Torei o som e não percebi nada, cheguei até aumentar mais o ganho do amplificador para testar e tudo tocando beleza, sem distorção e não vi nenhum sinal de bobina torrando não. Sei-lá se foi encanação minha ou mesmo se poderia ser os mid´s da porta no lugar do sub, mas eu também não notei distorção neles.

Parei para pensar e pode até ser o um dos amplificadores no porta-malas, que estava cheio de tralhas, e por estar quente e alguma coisa encostou nele e cheirou queimado.

Vou continuar usando normalmente e prestar atenção quando me empolgar muito com o volume.

Compartilhar este post

Link para o post

E daí Leão.

Kra, baixa o ganho.

Esses dias inventei experiências...

Tenho um amp Audio Art 340.6XE tocando em bridge no canal A (2x100WRMS, 1x200WRMS(?, assim diz o manual))um sub Focal 30A1.

Ganhos na metade, bass boost em +/-43Hz e 9-12dB.

Blz.

Nunca incomodou.

E fazendo tremer o ático do sobrado. rs

Bem, meu irmão comprou um IGUAL.

E me propos usar uma semana pra testar.

Trocamos.

Inventei de deixar td quase igual, mas, colocar os ganhos no máximo...

Não senti muita alteração no SPL, mas, a excursão parece que aumentou um pouco junto com a distorção e no q comecei a sentir um leve cheiro de verniz, já na 1ª ligada, desliguei com o controle e retornei os ganhos.

Continuo descascando com o meu AA e o Focal.

Sem nenhum problema, mas, achei a posição dos meus ganhos.

Faz aquele processo manjado.

Regula o CD...

Ganhos no mínimo...

2/3 do volume máximo...

e vai suavemente levantando os ganhos...

na primeira distorção, volta um pouquinho.

E seja feliz.

Desculpe se fui... básico.

Tentei ajudar

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Bem mais provável que possa ser os seus medios ...

Acredite, pra torrar um sub assim vc tem que mandar bastante distorçao pra ele...

Se vc mandar 250RMS limpos para ele livre de distorçoes eu creio que nao queimaria o falante!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas.

Eu fiz assim, levantei o corte dos mids de 63Hz para 80Hz, juntamente com o do sub e ajustei novamente os ganhos do amp, assim como mencionado pelo "rweq". Equalizador fica sempre no flat.

Estou usando normalmente e vamos ver no que dá.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Após mais alguns testes, cheguei a conclusão que definitivamente não é o sub JL que está "torrando". Coloquei um CD´s desses de bass e atenuei o kit e deixei tocar um bom tempo e nem sinal de stress no sub.

Agora restou a possibilidade de ser o kit 2 vias (mais medo ainda) ou então o cross ou a fiação, já que estou utilizando a original do carro que é bem fina, pois não tem como passar fios novos e mais grossos para dentro da porta (pelo menos não facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

o sub esta em caixa selada, se fosse o sub seria dificil do cheiro sair, so se a caixa nao estiver bem vedada.

mais fácil ser o kit mesmo, principalmente os tweeters q tem a bobina muito fina.

tem q ter cuidado senão queima, 120W de um fosgate é muita potencia para um kit, tem q saber usar.

Compartilhar este post

Link para o post

estou a fazer uma caixa para meu 10w1v2 tmb. estive pensando em fazer com 28L selada, para ele descer bastante.

como esta tocando o seu? desce MUITO????

pq pensei em até trocar pelo de 12" para "descida" ser maior, o que me diz?

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

O meu está numa selada de +-25L. Essa caixa não foi feita para ele, só estou usando porque já tinha a caixa aqui em casa e ainda estou sem grana para fazer uma na lateral do porta malas. Originalmente essa caixa era dutada e eu selei ela para ver o resultado. Gostei bastante, melhorou o controle do sub e está descendo bem sim, mais do que o Pioneer 254F que eu tinha antes e usava nessa caixa com o duto (o Pioneer dava mais SPL), sem o problema de ter um pico na frequência de sintonia.

No manual do JL é recomendada uma selada de 17 litros, mas acho que ficaria meio dura. Recomendam também uma dutada de 28L, essa deve descer mais ainda. No seu lugar, eu testaria a selada de 28L, se não agradar, é só fazer um duto nela que deve ficar bom.

Se trocar pelo de 12" se prepare para fazer uma caixa maior, pois exige mais litragem. Uma caixa bem feita para o JL de 10" acho mais do que suficiente para um bom SQ.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da parte do

"Esses dias, me empolguei um pouco com o som durante uma viagem e senti cheio de verniz de bobina. Rapidamente baixei o som. Não sei se foi realmente o sub que cheirou, nem se veio de fora do carro, mas no susto deixei o som baixinho. Não percebi nenhuma distorção nem antes, nem durante e nem depois do ocorrido. Um outro dia, uma nova música e a empolgação veio de novo e novamente senti o cheiro que parecia bobina fritando após alguns minutos de som alto. Novamente continuou tocando normal, sem sinal de distorção ou algo errado."

HUAUHAUHAUHAUH ... :vts

Voltando ao tópico, Cuidado com isso de coisa encostando. Tive um amp uma época q um saco de supermercado derreteu no ventilhador e tive q trocar tudo... :banghead

E dá uma checada também nos fusíveis. Procura ver o cross se tá com algo. as vezes pode ser ali.

Editado por H2o0

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas como referencia, eu mando 575w RMS para cada 10w1v2 meus (1150w RMS totais) e nunca tive nenhum problema com eles.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...