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[Hyundai Vera Cruz] Upgrade para SQ Multinidia com 5.1

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Porque nao bota uma dupla de "AUDISON 5.1K" E UM DLS RA25(247 x 245 x 59 mm). Tem um que é "pequeno" pra caramba, com 2 canais de se nao me engano 60w rms. Ou mesmo o 5.1k + 1 Arc Mini.

 

E já ouviu falar dos "ARC´S MINIS" cabem ums 4 ou até mesmo 5 naquele lugar ali. Procura sobre eles.

 

Bem interessante esta dica!

 

Nunca tinha ouvido falar. Vou pesquisar mais a respeito.

 

Era exatamente este tipo de dica que estou buscando. Já vi que não vou conseguir parar neste upgrade... :-)

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Deixando de lado os desencontros, até por que não é o objetivo deste tópico, vamos ao que interessa que é o projeto e trocar idéias e ouvir comentários e sugestões.

 

Para complementar os equipamentos resolvi colocar ainda digamos dois acessórios no projeto.

 

Primeiro foi uma interface para comando do som no volante, pois desde que tinha substituido o player original (CD), tinha ficado sem.

 

Fui pesquisar e achei uma nacional por um bom preço da empresa FaafTech (www.faaftech.com.br).

 

Existia duas opções, uma por cabo e outra por infravermelho. Dei preferência pela segunda, no modelo FT-RN-IR, até por que permite você programar as funções que desejar em cada botão do volante, usando a função learn usando como base o controle remoto original do W505.

 

ft_can_ir.jpg

 

Veja mais detalhes no manual de instalação em:

 

Clique aqui

 

Vejam um demo no vídeo abaixo:

 

 

Depois foi um GPS Box para ver na tela de 7" do W505. Que além de maior, poupa o trabalho de ter que ficar tirando e guardando toda hora que parar em um vallet por exemplo.

 

Para isto exitiam no mercado duas opções interessantes, a primeira que é o Box adaptado da própria Alpine, que é muito caro, e a segunda é o GPS Box da Garmin modelo GVN 53, que tem saida via RCA e assim pode ser ligado em qualquer DVD pela entrada RCA de audio/video. Que não é barato, mas custa pelo menos a metade do preço, mas não tem a opção de navegação e uso direto pela tela touchscreen, mas sim por controle remoto. Ainda que tenha ouvido no mercado que tem um ex-empenheiro da Alpine que desenvolveu locamente uma interface intermediária entre os dois que permite que possa usar. Mas a vende por mais de R$ 500. Por enquanto resolvi começar usando o controle mesmo...

 

GVN53pic.jpg

 

Vejam mais detalhes do produto em:

 

www.garmin.com/products/GVN53

 

O interessante que a pessoa que esta trazendo, além de incluir o mapa do Brasil atualizado, ainda coloca todos os radares do Brasil com alerta. Carregado em um cartão de memória que entra na lateral do GPS Box, permitindo atualizações facilmente pelo computador.

 

Aliás este GPS esta à venda no forum de classificados desta comunidade, aonde fui e estou comprando muitos dos equipamentos acima deste projeto.

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Em relação a interface, de preferência pela de cabo. Você também consegue programar os botões. É melhor que a de infrared, porque não precisa ficar procurando lugar pro led, e é geralmente mais rápida.

 

O acessógio de GPS da Alpine não funciona com mapas do Brasil. Bacana o acessório da Garmin. Uma outra opção seria pegar um 2DIN Kenwood com GPS que são muito interessantes.

Editado por Ianaconi

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Em relação a interface, de preferência pela de cabo. Você também consegue programar os botões. É melhor que a de infrared, porque não precisa ficar procurando lugar pro led, e é geralmente mais rápida.

 

O acessógio de GPS da Alpine não funciona com mapas do Brasil. Bacana o acessório da Garmin. Uma outra opção seria pegar um 2DIN Kenwood com GPS que são muito interessantes.

 

Quanto a interface de controle no volante, realmente todos dizem que por cabo é mesmo melhor e mais rápida, porém perde pelo menos neste modelo que vi, a opção de conseguir programar neste módulo a função que desejar do remoto em cada um dos botões, já que ele tem esta opção do "Learn", como destes cntrole remotos universais, que é interessante.

 

Sim, você tem razão ao levantar esta bola, de que existe mesmo o problema e a limitação do lugar que vai colocar, assim como a estética de ter um led aparente no teto.

 

Quanto ao GPS Box da Garmin o vendedor (Cold Imports) me garantiu que é possível fazer o update do mapa do Brasil e incluir o radar. A única coisa que ele não disse que tinha era este opcional nacional de permitir o uso do touchscreen no Alpine.

 

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=144440&st=0&p=2095840&hl=garmin&fromsearch=1&&do=findComment&comment=2095840

 

O GPS Box que a Kenwood usa é exatamente este mesmo da Garmin GVN 53 vendido em OEM com o nome dela e esta interface do touchscreen inclusa, mas também custando caro. Cheguei a ver o manual dos dois, e o que muda é basicamente o chicote que vem já com os plugs próprios do Kenwood, e não com os genéricos desta versão oficial da Garmin.

 

Mas concordo que não deixar de ser mesmo uma boa alternativa. Já tive no passado um CD Player kenwood, e gostava muito da qualidade do som.

 

Por fim acho pessoalmente que a tendência do GPS integrados nos DVDs 2-Din é irrevercível, e cada vez mais daqui para frente os modelos virão com esta f8uncionalidade imbutida ou pelo menos opcional, assim como o mesmo com interface para Ipod/USB. Só espero que com a opção de poder incluir os mapas e radares brasileiros...

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O que eu disse que não funciona é o módulo próprio da Alpine. O da Garmin, se for igual dos Kenwood, é muito simples colocar os mapas, pontos de interesse, etc.

 

A maioria das interfaces atuais tem essa função de learn. As que tenho visto variam de R$75 a R$200 geralmente.

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O que eu disse que não funciona é o módulo próprio da Alpine. O da Garmin, se for igual dos Kenwood, é muito simples colocar os mapas, pontos de interesse, etc.

 

A maioria das interfaces atuais tem essa função de learn. As que tenho visto variam de R$75 a R$200 geralmente.

 

O GPS da Kenwood é o modelo KNA-G510 ou 520.

 

Veja a foto dele e a total semelhança até física entre os dois, inclusive o da Kenwood vem com o logo da Garmin:

 

Veja na foto abaixo o detalhe da entrada do SD Card e o chicote para conectar no DVD.

 

KNA-G520_SD-CARD.jpg

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Sim, só que da Kenwood você faz todo controle pelo próprio DVD.

 

E tem alguns modelos Kenwood que já vem com tudo embutido na unidade 2DIN, não utiliza essa caixinha externa.

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Essa da Kenwood funciona no W505 ?

 

Eu depois de montar o "som" propriamente dito, vou partir para DVD com tudo dentro.

Isso depois.

Então colhi informações boas no tópico.

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O da Kenwood, serve apenas para alguns modelos da Kenwood.

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Os GPS da Garmin, na minha opinião são os melhores. Ainda há o benefício de se conseguir atualização gratuita. Há um grupo aqui no Brasil que libera de tempos em tempos novos mapas e POIs. É o Projeto Tracksource (http://www.tracksource.org.br).

 

Acho que navegar no GPS usando o controle remoto acaba sendo um pouco incômodo. Como, por exemplo, poderia rapidamente ser inserido o endereço de destino? À primeira vista a incompatibilidade parcial pode parecer contornável, mas no dia a dia pode faltar praticidade.

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É verdade. Hoje em dia não consigo pensar em usar GPS sem touchscreen.

 

O problema é que não tem uma solução viável para o W505.

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Uma vez definido os equipamentos, ainda que tenha flexibilidade para muda-los se preciso e interessante for, vamos ao projeto em si e sua instalação propriamente dita.

 

Vou começar então pela parte mais demorada e complicada da instalação na minha opinião, que era escolher um local e fazer a caixa nova do sub de 10" da JL Audio 10W6-2, que vai substituir o sub original de 8" da JBL.

 

Foto do Sub Original:

 

Sub_Original_de_8_da_JBL.JPG

 

Foto do novo Sub:

 

jl_audio_10w6v2.jpg

 

Não vamos então esquecer a limitação imposta de espaço, pois preciso poder continuar usar toda a mala e pode levantar os bancos que ficam esconddo no piso da mala, com isto só restou a opção das laterais da mala, que era aonde inclusive estava já o sub original de 8" em caixa selada da JBL, que foi então retirado, junto com o amplificador original do Sub também da própria JBL, e este espaço na lateral esquerda usado ao máximo para modelar uma nova caixa de maior litragem para o novo sub, feita em fibra e MDF.

 

Veja o espaço vazio:

 

Espaco_para_nova_Caixa_em_Fibra.JPG

 

A próxima limitação é a profundidade deste novo Sub da JL 10W6, que é grande, que não permitiria entrar sem bater no fundo, e também fazer com que a caixa fosse mais funda, o que o espaço não permitia, até por que havia o motor para levantar a mala, que limitava parte do espaço da produndidade da caixa.

 

Na foto abaixo a parte mais a esquerda precisaria ser reta, pois é aonde fica o tal motor, e a parte mais a direita superior, mais aredondada é aonde ficará o sub propriamente dito.

 

Inicio_Modelagem_Caixa_do_Sub.JPG

 

A solução foi aumentar a profundidade apenas da parte aonde ficará o sub, e assim este teria que vir mais para fora da moldura original de plástico da lateral traseira da mala, que teria que ser recordada para passar esta parte da caixa para fora e depois receber uma nova moldura de acabamento, mas isto sem ir muito para fora para que o banco ainda conseguisse ser levantado sem bater na caixa.

 

Final_Modelagem_da_Caixa_do_Sub.JPGComecando_a_Passar_a_Fibra_na_Caixa_do_SUb.JPG

 

Assim parecia que conseguiriamos a litragem suficiente e adequada que era no mínimo superior a 18 litros ou até a ideal de 20 litros, que foi o que de no final das contas. Assim como precisaria ser bem rígida para aguentar ele tocando forte sem abrir.

 

Passando_Mais_Fibra_na_Caixa_do_Sub.JPG

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O ideal seria aplicar manta asfáltica/butílica no local para evitar qualquer tipo de vibração.

 

Onde está sendo feito a instalação?

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O ideal seria aplicar manta asfáltica/butílica no local para evitar qualquer tipo de vibração.

 

Você tem toda razão!

 

Obrigado. Detalhe que não tinha pensado, ainda que as 4 portas já tenham sim colocada manta.

 

Por isto que esta sendo legal trazer este projeto aqui para este forum. Idéias, críticas construtivas, sugestões são o que gostaria de obter de vocês! Participem...

 

Ainda que a ideia é mesmo revestir toda a caixa do sub com um carpete bem grosso para evitar exatamente este atrito da caixa com as partes que ela toca da lateral, evitando ainda barrulhos, mas acho que a manta vai ajudar ainda mais nisto.

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Eu já instalei algumas interfaces destas descritas no link abaixo

http://pac-audio.com/productSearch.aspx?Make=Hyundai&MakeId=13&Model=Veracruz&ModelId=1758&Year=2009&YearId=30

tem a opção de programas as funções de cada botão e funcionam via cabo.

Se você não encontrar por aqui e tiver afim de esperar por um vendendor do ebay por exemplo que mande para o brasil pode ser uma boa alternativa

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eu comprei a interface PAC-SWI no ebay... 40 dolares mais 16 de frete... aqui cobram 300 reais...nao compensa comprar no brasil....

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Deixando de lado os desencontros, até por que não é o objetivo deste tópico, vamos ao que interessa que é o projeto e trocar idéias e ouvir comentários e sugestões.

 

Para complementar os equipamentos resolvi colocar ainda digamos dois acessórios no projeto.

 

Primeiro foi uma interface para comando do som no volante, pois desde que tinha substituido o player original (CD), tinha ficado sem.

 

Fui pesquisar e achei uma nacional por um bom preço da empresa FaafTech (www.faaftech.com.br).

 

Existia duas opções, uma por cabo e outra por infravermelho. Dei preferência pela segunda, no modelo FT-RN-IR, até por que permite você programar as funções que desejar em cada botão do volante, usando a função learn usando como base o controle remoto original do W505.

 

ft_can_ir.jpg

 

Veja mais detalhes no manual de instalação em:

 

Clique aqui

 

Vejam um demo no vídeo abaixo:

 

 

Depois foi um GPS Box para ver na tela de 7" do W505. Que além de maior, poupa o trabalho de ter que ficar tirando e guardando toda hora que parar em um vallet por exemplo.

 

Para isto exitiam no mercado duas opções interessantes, a primeira que é o Box adaptado da própria Alpine, que é muito caro, e a segunda é o GPS Box da Garmin modelo GVN 53, que tem saida via RCA e assim pode ser ligado em qualquer DVD pela entrada RCA de audio/video. Que não é barato, mas custa pelo menos a metade do preço, mas não tem a opção de navegação e uso direto pela tela touchscreen, mas sim por controle remoto. Ainda que tenha ouvido no mercado que tem um ex-empenheiro da Alpine que desenvolveu locamente uma interface intermediária entre os dois que permite que possa usar. Mas a vende por mais de R$ 500. Por enquanto resolvi começar usando o controle mesmo...

 

GVN53pic.jpg

 

Vejam mais detalhes do produto em:

 

www.garmin.com/products/GVN53

 

O interessante que a pessoa que esta trazendo, além de incluir o mapa do Brasil atualizado, ainda coloca todos os radares do Brasil com alerta. Carregado em um cartão de memória que entra na lateral do GPS Box, permitindo atualizações facilmente pelo computador.

 

Aliás este GPS esta à venda no forum de classificados desta comunidade, aonde fui e estou comprando muitos dos equipamentos acima deste projeto.

 

Procurando volante do meu carro com comandos!... Meu! fantástico o post!

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eu comprei a interface PAC-SWI no ebay... 40 dolares mais 16 de frete... aqui cobram 300 reais...nao compensa comprar no brasil....

 

Independente do aparelho eletrônico em si, infelizmente o preço que pagamos sobre o que encontramos lá fora é um absurdo, em grande parte motivado pelo chamado "Custo Brasil", em que os impostos diretos e também os indiretos tem grande parte da culpa, assim como ainda que em menor escala a margem do segmento. Uma pena, mas sem perspectiva de curto prazo. A única coisa que ainda viabiliza termos acesso ainda é o dólar baixo na faixa de 1,80.

 

Fiz durante a fase de escolha diversas vezes esta conta, e por mais que se fale que aqui dá para dividir em 3X, de que aqui terá a garantia oficial do importador, a diferença de preço é tão grande, que muitas vezes vale mesmo a pena comprar lá fora mesmo e mandar trazer, mesmo pagando os importos aqui, a principal diferença que vai demorar um pouco mais e não estar disponível de imedito.

 

Depois eu conto a parte desta história que estou contando aos poucos em "capitulos" dos Falantes da Focal...

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Vamos dar continuidade ao projeto, e mais especificamente agora sobre a construção da caixa.

 

Vejam só nas fotos abaixo como esta ficando a caixa selada em fibra e MDF (ainda incompleta) para encaixar perfeitamente no espaço disponível na lateral da mala.

 

Começo mostrando uma visão frontal da caixa, aonde pode-se ver bem o espaço redondo para a entrada do sub de 10", que talvez tenha sido o maior complicador desta caixa.

 

Caixa_do_Sub_Vista_Frontal.JPG

 

Depois na visão superior, pode-se ver melhor esta parte circular que é quem vai sair um pouco mais para fora da letaral e passar pela parte que teremos que cortar na lateral de plástico, pois só assim conseguimos ter a profundidade suficiente para o 10W6, assim como garantir a litragem de 20 litros.

 

Caixa_do_Sub_Vista_superior.JPG

 

Na visão lateral tamtém dá para ver bem esta parte saindo, e como ela foi feita e montada em partes, o fundo primeiro modelado no próprio local, depois retirada e complementada na mesa com esta parte frontal em MDF assim como esta circular aonde será preso diretamente o sub depois.

 

Caixa_do_Sub_Vista_Lateral.JPG

 

Esta tendo uma preocupação grande com a qualidade e acabamento, em especial com a rigidez com muitas camadas de fibra e um MDF de bom tamanho e qualidade na parte frontal, assim como as junções que estão tendo uma atenção especial para não abrir depois com a pressão.

 

Depois de terminada, toda a caixa será revestida por fora de carpete para evitar atrito e barullho ao estar fixada na lateral, encostando no fundo na chama de metal da lateral do carro, e fixada com vários parafusos na lataria interna pela frente da faixa, para não sair do lugar de forma alguma.

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Parece que ta ficando bacana.

 

Onde está fazendo o projeto?

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Parece que ta ficando bacana.

 

Onde está fazendo o projeto?

 

Que bom que esta gostando. Estamos indo aos poucos. Tomando cuidado. Estou tentando mostrar os detalhes para vocês acompanharem de longe, e os motivos e limitações que levaram para este caminho.

 

Na verdade depois daquela polêmica em relação ao meu comentários sobre uma loja (que não é aonde estou fazendo), resolvi não dizer por enquanto o local aonde o projeto esta sendo feito, ainda que tenha listado acima as lojas que tinha visitado e gostado (é sim em uma delas).

 

Assim as pessoas tem mais liberdade para fazer seus comentários, sugestões, e críticas construtivas.

 

Mas depois conto no final qual o nome da loja, até para dar os crédito ao pessoal que esta trabalhando duro e com dedicação.

Editado por LHL

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Que bom que esta gostando. Estamos indo aos poucos. Tomando cuidado. Estou tentando mostrar os detalhes para vocês acompanharem de longe, e os motivos e limitações que levaram para este caminho.

 

Na verdade depois daquela polêmica em relação ao meu comentários sobre uma loja (que não é aonde estou fazendo), resolvi não dizer por enquanto o local aonde o projeto esta sendo feito, ainda que tenha listado acima as lojas que tinha visitado e gostado (é sim em uma delas).

 

Assim as pessoas tem mais liberdade para fazer seus comentários, sugestões, e críticas construtivas.

 

Mas depois conto no final qual o nome da loja, até para dar os crédito ao pessoal que esta trabalhando duro e com dedicação.

Já que é para palpitar, sempre construtivamente, vamos lá:

-o local onde será colocado a caixa deveria ter sido tratado, antes, com manta asfáltica. Evitaria qualquer tipo de vibração, além de dar uma superfície de apoio melhor para o sub. Porém, isso não é algo que você deva se preocupar, apenas seria um detalhe importante.

-eu vi em algum post teu que você pretende cobrir toda a caixa com um carpete bem grosso. Isso pode te gerar problemas de encaixe no futuro e creio que não amenizará tanto o que você tem medo. Pode ser inutil, mas vale a tentativa por experiência.

-nessas fotos não dá para saber, mas faria um aro para rebaixar o sub em relação a parede da caixa. Fica mais bonito e integrado com a caixa. Faria o aro tupiado na lateral externa do aro.

-resina de fibra de vidro com cimento, pó de pedras (em geral) dá um resultado muito bom para engrossar a caixa. Porém, como a caixa está com volume "exato", creio que o reforço interno com essa mistura pode ser perigoso.

 

Parabens pelo projeto.

 

Abraços

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Já que é para palpitar, sempre construtivamente, vamos lá:

 

- o local onde será colocado a caixa deveria ter sido tratado, antes, com manta asfáltica. Evitaria qualquer tipo de vibração, além de dar uma superfície de apoio melhor para o sub. Porém, isso não é algo que você deva se preocupar, apenas seria um detalhe importante.

 

Sim, é para palpitar mesmo! Esta é a graça deste forum.

 

A idéia da manta já tinha sido dada, e realmente não tinha pensado, mas acho que pode sim ajudar um pouco. Vou faze-lo.

 

- eu vi em algum post teu que você pretende cobrir toda a caixa com um carpete bem grosso. Isso pode te gerar problemas de encaixe no futuro e creio que não amenizará tanto o que você tem medo. Pode ser inutil, mas vale a tentativa por experiência.

 

Sim, a idéia com isto era primeiro antes de mais nada evitar barrulhos da caixa com alguma parte metálica na parte de trás e na de plástico na parte da frente, abosrver em parte este atrito e vibrações, além de um acamamento interno.

 

- nessas fotos não dá para saber, mas faria um aro para rebaixar o sub em relação a parede da caixa. Fica mais bonito e integrado com a caixa. Faria o aro tupiado na lateral externa do aro.

 

Na verdade não. O projeto é outro. E ainda um dos pontos que não tenho certeza, pelo contrário ainda gera dúvidas.

 

O sub vai ficar fixado sua moldura de metal direto neste aro que madeira que esta vendo.

 

Porém haverá uma moldura externa em volta de toda a caixa, na parte que fica para fora da lateral de plástico que teve que ser cortada para dar o acabamento da caixa com a lateral original. Assim precisa até ser fechada com algo na frente. Vou mandar uma foto para verem com esta ficando isto.

 

Várias possibilidades foram pensadas, entre elas de fazer esta peça "fundida" junto a esta original de plástico, e depois cobri-la toda como uma peça única em curvim. Mas diante das várias curvas, o trabalho seria complexo e sujeito a problemas. Por isto o caminho foi a princípio fazer apenas esta moldura externa neste pedaço.

 

- resina de fibra de vidro com cimento, pó de pedras (em geral) dá um resultado muito bom para engrossar a caixa. Porém, como a caixa está com volume "exato", creio que o reforço interno com essa mistura pode ser perigoso.

 

Sim, uma das maiores limitações esta mesmo no espaço disponível (por maior que seja a mala do Vera Cruz, e com isto em alcançar a litragem de 20l, que posso dizer que foi obtida. De qualquer forma foi sim engroçado bastante por dentro, em especial nas junções e curvas, para não abrir de jeito nenhum. Tá bem rígida.

 

Parabens pelo projeto.

 

Obrigado pelos comentários e sugestões. Tendo outros fique a vontade de envia-los.

 

Ainda tenho outros temas polêmicos nesta série deste projeto. Sub é apenas um deles. Com por exemplo o canal central do 5.1, que muita gente sei que torce o nariz para esta opção em um carro.

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" Ainda tenho outros temas polêmicos nesta série deste projeto. Sub é apenas um deles. Com por exemplo o canal central do 5.1, que muita gente sei que torce o nariz para esta opção em um carro. "

 

Não é bem assim... o pessoal "purista" prefere um som 2.1 ou na verdade sub mono e 1 kit stereo bom. Apenas isso. Como pessoal de Estúdio prefere isso, pessoal que produz também prefere. é difícil achar cd´s DTS ou 5.1 no brasil. Baixar eles ou comprar fora torna-se opção e não são todos as gravadoras que "preferem" gravar assim.

 

Show´s ao vivo em 5.1 meu deos... a gravação nunca fica 100%. Então porque botar uma coisa que "não funciona" 80% na pratica ?

Fora o ajuste de T.A e palco Sonoro que ficam afetados.

Sou defensor do Kit Stereo TOP dos top e um subwoofer afinadíssimo. E olha que meu carro tem espaço também para colocar essas coisas.

 

Um abraço

 

E quanto ao subwoofer, Achei a caixa fina demais, mesmo precisando de "litragem".

Editado por H2o0

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