Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Dkblo

Som bom só de perto!

Recommended Posts

Postado em (editado)

Galera montei um som para um amigo mew mais o som fico bom até mais você se afasta uns 5 metros do carro some os grave!

Configurações:

1 Modulo Charger A-600

Amplificador estéreo

4 canais

600 watts max power

4 x 75 WRMS

Aceita Bridge 4 OHMS

Crossover eletrônico

Especificações:

Potencia em 4Ohms: 4x50W RMS

Potencia em 2Ohms: 4x100W RMS

Potencia em 4Ohms bridged: 2x200W RMS <======= to usando assim bridged na saida REAR para o Sub

Potencia Máxima: 600W

Sensibilidade de entrada: 200mV a 6V

Impedância de entrada: 22k Ohms

Resposta de freqüência: 10Hz-40kHz

Relação sinal/ruído: > 100db

Fusível: 40A

Altofalante Street Bass 12" B.Simples 4 Ohms 250W RMS

35 hz a 4.000 hz

Corneta e Super twitter Seleniun

Ñ lembro o modelo mais é o S.Twitter50 W RMS e a corneta é 80 RMS

3.200 hz a 20.000 hz

caixa de acordo com as normas.

bateria de 45 amperes ( ta fraca, as luses piscam com o grave )

Galera eu liguei assim o:

Canal REAR do radio no Canal REAR do modulo => na saida REAR liguei o SUB Em Bridged

ñ aumentei o BassBost

E fis os cortes de acordo com o manual do falante ( o mais proximo possivel )

As cornetas fis igual mais não liguei em bridge pois a corneta eo super twitter estão ligados juntos no mesmo cabo +com+ -com-

com os capacitores ( ai no crossolver do modulo eu deixei ele desligado )

O problema é que coloquei umas musicas com boa qualidade e tals fis a regulagem do ganho deichei ele em 40% mais o SUB toca muito! ele se meche muito como se estivesse desregulado e paresse que vai sair fora da carcaça. chega distorser.

para eu acabar com isso eu fui no filtro LOW PASS e o baixei todo! fis o corte em 50hz ( é errado eu sei )

mais se eu fizer o corte em 250 Hz (ultima opção do Filtro LOW PASS) ele fica loco pulando pra caramba acho que não éra pra ele ficar assim.

a corneta não sei se eu não vou ligar em bridged ela ta tocando mais ta meia fraca eo sub você só Sente e não escuta!

se não me engano o DVD da lenox transforma a SAIDA REAR do RCA em SUB! se ele fizer isso oque posso fazer?

A eu usei umas frequencias que eu tenhu aqui para fazer o corte HIGH PASS e LOW PASS do autofalante

Coloquei a faixa 35 ~ 40 Hz pra tocar e fui baixando o Low Pass até não conseguir escutar ela.

depois Coloquei a 4.200 ~ Hz(ñ tinha 4.000) e fis o mesmo fui subindo o HIGH Pass Até não escutar mais.

Assim meu modulo fico regulado.

Pelos meus calculos acho que o problema é bateria e cabo de alimentação

bateria de 45A

Cabo de alimentação de 8mm

Tambem desconfio que possa ser o modulo pois ele não manda o Dobro de RMS

tambem acho que o MODULO manda 2x300rms a 2 ohms ( e este falante toca a 4 ohms 250W RMS )

É isso desculpe se escrevi demais mais acho melhor explicar tudo de uma ves XD

Precisava comentar os ERROS??? na real são "internetes" XD

Editado por Dkblo
Postado em

Fes falta mesmo! to acustumado a escrever no meu site nos posts, la tem um corretor ele já sabe os meus erros de cor e saltiado. Ai ele corrige hehe

iae galera nada ainda! XD

Postado em

Potencia em 4Ohms bridged: 2x200W RMS <======= to usando assim bridged na saida REAR para o Sub

---

bateria de 45A

Cabo de alimentação de 8mm

---

Tambem desconfio que possa ser o modulo pois ele não manda o Dobro de RMS

tambem acho que o MODULO manda 2x300rms a 2 ohms ( e este falante toca a 4 ohms 250W RMS )

[off] depois sou eu o avacalhador de tópico kkkkkkkkkk

Amigo olha bem aí, em cima vc disse 200rms @ 4 ohms... aki embaixo 300 @ 2... se certifica bem lá..

---

Bateria pelo menos uma nova de 70ah né... já q não é taaaanta coisa assim não precisa mta coisa, lógico, se puder colocar uma 90 melhor ehehehe e o cabo tb tá fino, coloca um melhorzinho aí e testa...

Postado em (editado)

Além das dicas do nosso amigo, sugiro verificar a caixa em relação a vedação. Se quer grave pra fora, vai ter que aumentar a frequência do sub para uns 120 a 150 hz. O Street não desce muito e você está usando corte para sub-grave que poucos subs respondem com "força". Creio que esteja faltando médios aí também, mas trio não é a minha praia. Utilize um cabo de 21mm com fusível de proteção, uma bateria mais forte e altere os cortes. Usar apenas capacitores nas cornetas e ST's não é bom negócio, já que o corte fica em 6db/8ª. Se possível, utilize um crossover para realizar os cortes, faça a regulagem do ganho com calma que deve melhorar. Coloque a configuração da caixa que você está usando que o pessoal pode te ajudar melhor.

Um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha
Postado em (editado)

Aham é que eu li no manual do modulo ele manda 200 W RMS em bridged mais tem no mesmo manual que ele manda 300Wrms a 2 Ohms mais ele não tem seletor de Ohms!

É está faltando mesmo os médios aqui ñ sei se é o autofalante ou o modulo mais não sai nada de vos nele.

acho que pode ser o radio DVD lenox andei lendo sobre ele ele transforma a saida REAR em SUB mais revirei as configurações do radio e não achei nenhuma OPÇÃO para regular esse esquema.

A caixa eu acho que está ótima pelo que li no manual do SUB a caixa esta asatamente no tamanho certo eo duto tambem.

mas tem um porem está caixa está com 1 Super Twitter e 1 Corneta nela! ambos com o corte feito com capacitor.

Me falaram que este modulo tem o Crossolver diferente ( acho que é subsonico ) ai ele não manda os médios estou pensando em comprar um Crossolver da stetsom ou um equivalente.

edit

na real ele manda 2 canal de 200 em bridged ou seja fica FRONT 200 e REAR 200

mais a buatos no google que ele manda 300 !

Editado por Dkblo
Postado em (editado)

Aham é que eu li no manual do modulo ele manda 200 W RMS em bridged mais tem no mesmo manual que ele manda 300Wrms a 2 Ohms mais ele não tem seletor de Ohms!

A impedância será definida de acordo com a configuração dos falantes ok! Dê uma lida nos artigos autosom sobre as ligações em série e em paralelo para dirimir as suas dúvidas.

É está faltando mesmo os médios aqui ñ sei se é o autofalante ou o modulo mais não sai nada de vos nele.

acho que pode ser o radio DVD lenox andei lendo sobre ele ele transforma a saida REAR em SUB mais revirei as configurações do radio e não achei nenhuma OPÇÃO para regular esse esquema.

Você está com um vale na resposta porque não tem um falante que responda nessa faixa. Procure o manual do player na net pra tentar resolver o problema ou mande um e-mail pra fábrica. No caso da saída transformada em sub, você terá um corte LP (passa baixa) limitando a resposta do sub até esse limite.

A caixa eu acho que está ótima pelo que li no manual do SUB a caixa esta asatamente no tamanho certo eo duto tambem.

mas tem um porem está caixa está com 1 Super Twitter e 1 Corneta nela! ambos com o corte feito com capacitor.

Verifique com o som tocando, se não está vazando ar nas bordas da corneta e do ST (creio que sim) e verifique também a borda do sub. Caixa para grave não devem ter furos para corneta e ST. Sugiro Fazer outra caixa e uma bateria separada de cornetas e ST's.

Me falaram que este modulo tem o Crossolver diferente ( acho que é subsonico ) ai ele não manda os médios estou pensando em comprar um Crossolver da stetsom ou um equivalente.

Vou tentar achar as especs e imagens desse amp mais tarde (estou bastante ocupado no trabalho) pra ver se posso te ajudar. O subsônico serve para limitar de onde parte a resposta do amp. Se você utilizar em 40hz, será daí que começará a resposta do amp. É muito útil pra evitar que o sub excursione demasiadamente em frequências muito baixas.

Verifique qual a litragem da caixa e consulte o tópico fixo no Sub-fórum DIY sobre a Selenium que tem umas opções de caixas por lá em várias configurações.

Segue o link dos artigos. Leia com atenção que tem muita coisa que vai te ajudar.

http://autosom.net/artigos.asp

edit

na real ele manda 2 canal de 200 em bridged ou seja fica FRONT 200 e REAR 200

mais a buatos no google que ele manda 300 !

Editado por sergiomontanha
Postado em

Bom dia amigo!

poste as medidas da caixa e do duto, provavelmente é a caixa o problema... a selenium recomenda se não me engano 75litros para o street bass, essa caixa da um grave legal perto mesmo... mas longe não se escuta tão bem, e se vc tentar compensar com ganho ele distorce mesmo...

a melhor configuração que eu tive com strett bass foi 45 litros com sintonia em 48hz (aproximadamente).

Postado em

Obrigado galera por me ajudar abri a caixa hoje pela manhã e notei que a caixa é divida com uma travesa de madeira para separar a camara do altofalante da camara das cornetas.

Consegui mais uma bateria de 75A e ligue la atras do carro só para faser um teste! nossa melhoro pacas! troquei o fio de força des do modulo até a minha bateria de 75A deu 1 metro coloquei a bateria atras na mala do lado da caixa só para faser um teste e coloquei um cabo bem groso que eu tinha (mais ele é em cobre e não flexivel) fico bom o som.

mais mesmo assim não manda grave longe e o dono do carro insiste em ligar o bassbosst colocando-o em 6 ( 0-6-12 )

eo volume do radio no talo! 39 (ñ vai mais) hoje quando fui la ele me mosto o som como estava eu fui obrigado a baixar o ganho se não ele vai detonar o sub e o modulo.

estava pensando posso ligar a Corneta+S.Twitter em bridged no modulo? esles estão tocando bem mais se aumentar o som ambos distorsem (pode ser por causa da bateria fraca) mais hoje mais tarde vou faser um teste.

sendo que: a corneta eo St estão ligados juntos +x+ -x- formando assim 4ohms mais se eu ligar eles em bridged no modulo não tem problema né?

Outro contra desse modulo. Ele não tem a luz de cliping

Hoje se tiver tempo messo a caixa e posto para vocês XD

Postado em

Ae galera dei uma amenisada no som da seguinte forma!

Consegui um mega capacitor emprestado carreguei ele e coloquei do lado do modulo com um fio de 24mm do capacitor até o modulo. Não é que fico quase bom! agora acho que falto foi bateria! vou pegar a do meu pai hoje e colocar la se ficar bom posto aqui pra vocês ok

Postado em

Se possível poste qual o carro e a bitola do speak cable ,pode ser que vc esteja usando um fio fino aí tb.

Celta 2002 bitola do cabo 2,5

sendo que a mala do celta tem um bujão gigante! mal cabe a caixa

Postado em

sei não!!! deve da para melhorar alguma coisa, mas acho que vc esta com muita espectativa pra pouco SPL.

Concordo ,se vc está querendo som pra fora o streetbass dá conta ,mas se vc quer fazer tremer tudo ...

Postado em

Bah, eu não sabia q dava pra ligar as cornetas em bridge.. sério? Outra coisa, eu tenho 02 sub Selenium Bass 12" (250 RMS cada) + 02 Cornetas (100 RMS cada) + 02 S. Twiters em uma caixa dutada. Queria saber qual o módulo vcs me aconselham colocar nos sub e qual eu coloco no restante. Tenho aqui o módulo Hurricane 4120 e o Charger A-600.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...