Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
danpereir

SQ de primeira viagem! - Classic

Recommended Posts

Pessoal,

Como comentado no título pretendo montar um som SQ (com um pouquinho de SPL heheh) pela primeira vez. Como é meu primeiro carro e meu primeiro set, fui comprando conforme as oportunidades apareciam, mas agora quero partir para um som mais profissa (e é aí que gostaria da ajuda e vocês :rolleyes: já que não ouvi tantos sets, principalmente alguns com equipos de qualidade).

Os equipos que tenho hoje montados no Classic 09 são:

HU: Pioneer 8080BT (comprei porque queria o bluetooth, controlador de iPod, saida para o SUB e porque tinha a opção de cor igual a do painel - meio ambar/amarelo)

Falantes:

1 kit Alpine 2 vias (Alpine Type-S SPS-600C) com o tweeter no local original, porta perto da maçaneta - frente

1 par de Coaxial Selenium 6" atrás - atrás

1 sub 12" Alpine Type R (1242D) - caixa portamalas

Amps:

Amp 1: Banda 2.4 (estereo)

Amp 2: Corzus HT600 (Sub)

Apesar de fugir um pouco de um som SQ, queria manter os falantes estero atras.

O set que quero montar é o seguinte:

HU: To em dúvida. queria manter as funcionalidades que tenho hoje, mas não acho que o aparelho de hoje tenha uma qualidade boa, por enquanto devo manter o mesmo, mas queria sugestões de upgrade.

Falantes:

Morel Tempo 6" ou algum outro de qualidade semelhante - frente (um unico ponto importante aqui é que a porta do corsa não tem muita profundidade, qualquer coisinha o imã pega ou no vidro ou em outra parte interna da porta, talvez eu tenha problema para colocar o Morel)

1 kit Alpine 2 vias (Alpine Type-S SPS-600C) - atrás

1 sub 12" Alpine Type R (1242D) - caixa portamalas

Amps:

Não faço a menor ideia.. pensei em um de 5 canais (Alpine PDX-5 ou até um JL HD 900/5, trazidos dos EUA) mas acho que vai ficar fraco para o Sub.

Mantendo o esquema com dois amps, pensei em dois alpine pdx (4.100 e 1.1000) ou esperava para dois JL HD (600.4 e 750.1) ou outras opções... aqui eu acho que é o meu maior dilema (estava pensando em gastar entre 1500 a 2000)

Acabamento: Colocar manta nas portas e porta-malas para melhorar a acustica do carro que é um lixo... <_<

Acho que é isso pessoal,

Espero a contribuição do pessoal ai. :vts

Abs,

Daniel P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dan, olhando os equipos que vc. já tem, eu manteria:

a) HU Pioneer: se vc. comprou pelo BT, pela estética e etc... gostou dela... não vejo necessidade de troca imediata. Te asseguro que no seu sistema atual, ela não é o gargalo... :)

b) Amps: já tive o Banda 2.4, é um amp legalzinho, mas passa longe (loooooooonge) de ter um áudio limpo. O Corzus não posso opinar por não ter ouvido, mas creio que vá na mesma linha. Sugestão: venda os dois (é fácil, tem bastante mercado), e compre um bom amp 5 canais como os que vc. citou. Se vc. tem o canal para trazer dos EUA, aproveite!!

c) Sub Alpine, não conheço este modelo de Type R exatamente... mas creio que o canal mono de qualquer um deles vá tocar ao menos de forma razoável. Lembre-se que são watts reais...

d) Manta: é uma boa, mas antes dela, o que faz uma diferença MONSTRO no midbass, é usar um baffle adequado. Faça um em MDF, ou mesmo refaça a parte inferior da porta (pow, Corsa é mamãozinho com açúcar fazer isso, um forro de porta inferior moldado em MDF+massa e recoberto em courvim, fica bonito e MUITO firme)... depois, experimente a manta. Manta sem falante estupidamente bem fixado não adianta nada, te garanto... já fiz várias vezes, a manta começa a dar diferença quando a fixação mecânica do midbass já está resolvida. Antes disso, é jogar dinheiro e trabalho fora.

e) Kit componente: também não conheço este seu, mas a princípio, para experimentar mesmo, trocaria o amp que toca ele, e faria o baffle descrito no ítem D... pode ser que toque muito bem. Se não agradar, aí sim, pensaria em troca... a sugestão do Morel Tempo é boa, tem outros kits que estão aparecendo agora e os compradores estão gostando (linha Hertz), tem o Imagine da Hybrid, tem Helix... parece que de uns tempos para cá o mercado de kits 2 vias acessíveis (digo, faixa de 500 a 1000 reais) pegou fogo. Queria muito ouvir estes kits novos, mas por hora, e pela distância, fico só 'lendo' a opinião de quem ouviu. Se vc. puder ouvi-los, aproveite!! :)

abração, e boa sorte aí na empreitada! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu RiQuati pelas dicas, estou tentando conseguir o amp de 5 canais por lá, mas ainda não tenho nada fechado.

Nunca mexi com massa e mdf mas fiquei com vontade de fazer isso que voce disse (to pensando em correr atras dos acabamentos laterais num desmanche para fazer isso que você disse ou pelo menos tentar!).

Com relação a manta estou a fim de fazer de qualquer jeito porque o acabamento destes classics novos é um lixo, mas se bobear vou esperar mais para frente para fazer.

Depois que vi seu comentário fui atrás desta linha Hertz e fiquei bem curioso para ouvi-la (até encontrei um kit novo por cerca de 500 reais, to quase comprando....).

Vou esperara mais alguns pitacos por aqui para ver o que o pessoal acha.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho morel tempo 5" instalado nas portas do meu classic. ficou justo!!! muito justo MESMO! o ima quase(por um pentelhonézimo) bate no vidro!

o de 6 nao caberia com certeza, o de 5 parece que foi feito sob medida.

consegui colocar os tw em cima do painel de uma maneira meio gambi, mas que ao mesmo tempo ficou clean, sem aparencia de gambi. vou ver se tiro umas fotos depois.

vale muito a pena trazer amps dos eua... eu trouxe um zed audio leviathan(6X150rms 4ohms, ou 6X250rms 2ohms). é um amp caro(U$600), mas toca o sistema inteiro.... classe D, levando em conta a potencia ele é relativamente pequeno.... pena que ainda nao instalei... hehe

vale a pena trazer dos eua uns kits 2 vias... morel tempo sai a 200 dolares se nao me engano!

Compartilhar este post

Link para o post

Exato... mid 5" cabe justo no espaço original (sem adaptação), já instalei num Corsa 2p (modelo antigo) e realmente fica na 'capa da gaita': passa apertado mesmo, e isso que usei falante leve (selenium 5"). A grande sacada no Corsa é refazer a parte inferior do forro de porta (vc. pode ver que ela é plástica, e independente do forro)... aí dá pra montar um Tempo 6" tranquilo.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um classic e a porta é problematica... Se quiser colocar esses Kit's mais robustos você vai ter que arrancar uma lasca da porta, pq a entrada é muito estreita, quando a profundidade esse acho que nem é o problema, mas agora o buraco sim. Se você nao ve problema em perder o portra treco da porta, ai tu pode comprar em desmanche esse acabamento e fazer um doorpod que deve ser tranquilo de fazer.

Manta ajuda mais em não vibrar, não vai pensando que ela vai fazer milagres, então se você nao quer seu retrovisor pulando na batidade do grave ai recomendo a aplicação da manta.

Kit eu acho que o mid do helix que tenho hoje toque mais que o do tempo, mas o Tweeter do Tempo se sobre sai... Você gosta mais de agudos e talz vai no tempo, se prefere um mid mais forte tem Helix, Hertz HSK, Focal Access.

Compartilhar este post

Link para o post

Compra um kit Hertz esk 165!vai de olho fechado o bicho é bom pra caramba e tem um preço razoavel!

Compartilhar este post

Link para o post

no classic é arriscado colocar o ESK 165, sofri pra colocar no meu, e a borda ainda ta batendo um pouco na parte do porta objetos, alem de ter de dar umas marteladas na porta pra poder deixar local de instalação mais largo e caber...

Ele fica bem rente ao vidro, mas bem rente MESMO.

Vale a pena colocar ele em doorpod...

Compartilhar este post

Link para o post

no classic é arriscado colocar o ESK 165, sofri pra colocar no meu, e a borda ainda ta batendo um pouco na parte do porta objetos, alem de ter de dar umas marteladas na porta pra poder deixar local de instalação mais largo e caber...

Ele fica bem rente ao vidro, mas bem rente MESMO.

Vale a pena colocar ele em doorpod...

Tive certa dificuldade com a porta do palio tambem,porem quando coloquei um espaçador(bafle) resolveu ,apesar de seu carro ainda ficar batendo no porta objeto,ai tem que repensar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...