Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
neil

Problema com modulo mosfet

Recommended Posts

Galera, eu estava testando alguns modulos ontem e esse apresentou problema. Eu ja tinha utilizado ele outras vezes mas ja esta um bom tempo parado.

E um modulo mosfet B-Bomber X-1000.

Problema:

Ao ligar o modulo ele ligou o led. SO foi ligado o positivo, terra e remoto. nada de rca e nada de carga.

depois de uns 5seg. começou a sair um "tipo" de fumaça branca com um cheiro forte. desliguei tudo...

No mesmo momento eu abri a tampa, o cheiro era forte mas nao me parecia de queimado. todos os componentes estavam frios, MENOS esse capacito(fotos). ele esta um pouco estufado e na hora estava MUITO quente.

tentei ligar novamente o modulo mas nao funcionou(logico :blink: )

Dúvida:

quando da bronca nesse capacitor mas algum componente pode dar problema? testo mas alguma coisa?

p.s.: verifiquei antes e depois a polaridade dos cabos. tudo OK

1

modulo1.jpg

2

modulo2.jpg

3

modulo3.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Capacitor pode ter entrado em curto, é raro, mas acontece.

Reze para que tenha sido isso.

Se não, a fonte não está regulando bem, e ultrapassou a tensão do capacitor.

Compartilhar este post

Link para o post

O Capacitor pode ter entrado em curto, é raro, mas acontece.

Reze para que tenha sido isso.

Se não, a fonte não está regulando bem, e ultrapassou a tensão do capacitor.

Tem algum teste que eu possa fazer? tenho multimetro analogico, digital e um ociloscopio aqui.

Como falei o modulo estava sem nada nas saidas, so fiz ligar os fios de alimentação.

Grato

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, eu estava testando alguns modulos ontem e esse apresentou problema. Eu ja tinha utilizado ele outras vezes mas ja esta um bom tempo parado.

E um modulo mosfet B-Bomber X-1000.

Problema:

Ao ligar o modulo ele ligou o led. SO foi ligado o positivo, terra e remoto. nada de rca e nada de carga.

depois de uns 5seg. começou a sair um "tipo" de fumaça branca com um cheiro forte. desliguei tudo...

No mesmo momento eu abri a tampa, o cheiro era forte mas nao me parecia de queimado. todos os componentes estavam frios, MENOS esse capacito(fotos). ele esta um pouco estufado e na hora estava MUITO quente.

tentei ligar novamente o modulo mas nao funcionou(logico :blink: )

Dúvida:

quando da bronca nesse capacitor mas algum componente pode dar problema? testo mas alguma coisa?

p.s.: verifiquei antes e depois a polaridade dos cabos. tudo OK

1

modulo1.jpg

2

modulo2.jpg

3

modulo3.jpg

troque por um de 35volts e confirme se nao trocou o positivo pelo negativo.

seu modulo tambem ta oscilando...e so ver o estado do resistor do zobel na foto.verifica tb alguma ligaçao rompida

Compartilhar este post

Link para o post

seu modulo tambem ta oscilando...e so ver o estado do resistor do zobel na foto.verifica tb alguma ligaçao rompida

Valeu pela dica! se o preço for próximo eu ate compro com a capacitancia maior.

Tem como testar essa oscilação ou minimizar esse problema?

Sábado eu compro o material, testo e coloco aqui o resultado.

Editado por neil

Compartilhar este post

Link para o post

To com dificuldade na leitura do resistor. Pra mim ele é: preto preto branco dourado e acho q o ultimo era dourado tambem.

Na placa ta escrito 2w/10. eu verifiquei os outros resistores da placa e os valores escrito na placa sao os mesmo dos resistores e capacitores.

No multimetro ta dando ~12ohms (escala de 200ohms. digital)

pelas fotos da pra ter uma ideia do valor?

To achando q ja foi trocado esse resistor(e errado). todos os resistores da placa de 2w sao cinza, so esse que é assim, fora q nao bate com as inscrições da placa

O capacitor ja comprei, 2 de 3300 microfarad 35V

Editado por neil

Compartilhar este post

Link para o post

To com dificuldade na leitura do resistor. Pra mim ele é: preto preto branco dourado e acho q o ultimo era dourado tambem.

Na placa ta escrito 2w/10. eu verifiquei os outros resistores da placa e os valores escrito na placa sao os mesmo dos resistores e capacitores.

No multimetro ta dando ~12ohms (escala de 200ohms. digital)

pelas fotos da pra ter uma ideia do valor?

To achando q ja foi trocado esse resistor(e errado). todos os resistores da placa de 2w sao cinza, so esse que é assim, fora q nao bate com as inscrições da placa

O capacitor ja comprei, 2 de 3300 microfarad 35V

deve ser 10ohms... ve se ele ta em serie com um capacitor de poliester de uns 100nf e ligado na saida pros falantes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...