Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
niw

frequência de ressonância da caixa

Recommended Posts

O que é frequência de ressonância da caixa?

É a frequência de pico da caixa?

Fui ver o comprimento do duto hoje na teoria e não sabia qual frequência de ressonância da caixa botar :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

name='niw' date='10 abril 2010 - 23:29 ' timestamp='1270949378' post='2094913']

Frequencia de ressonancia da caixa é a frequencia de sintonia da mesma, ponto onde a contribuição do duto para a produção do som é em geral maior que a dó proprio alto falante, é como se ele fosse outro auto falante digamos assim de um modo simplificado, é tbm caracterizada como o ponto é que a impedancia de fase do sistema é igual, ou proximo de 0, com comportamento quase que somente resistivo, onde a transferencia de potencia do amplificador ao sub em geral é maior que nas demais frequencias.... isso falando em linhas gerais e sobre caixa BR.

frequencia de pico da caixa é o ponto onde se tem um reforço natural de algumas frequencias, e em um sistema BR vai depender de outro fatos do sistema como potencia aplicada, ambiente de uso, e á finalidade do som, campeonato, dia-a-dia etc...

Fui ver o comprimento do duto hoje na teoria e não sabia qual frequência de ressonância da caixa botar :banghead

qual o uso da caixa?volume? a varios tipos de duto e comprimentos pra uma mesma sintonia, que podem mudar o timbre do som reproduzido, e interferir no controle do cone e na eficiencia di sistema tbm

att. Robson O de Andrade

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Frequencia de ressonancia da caixa é a frequencia de sintonia da mesma, ponto onde a contribuição do duto para a produção do som é em geral maior que a dó proprio alto falante, é como se ele fosse outro auto falante digamos assim de um modo simplificado, é tbm caracterizada como o ponto é que a impedancia de fase do sistema é igual, ou proximo de 0, com comportamento quase que somente resistivo, onde a transferencia de potencia do amplificador ao sub em geral é maior que nas demais frequencias.... isso falando em linhas gerais e sobre caixa BR.

frequencia de pico da caixa é o ponto onde se tem um reforço natural de algumas frequencias, e em um sistema BR vai depender de outro fatos do sistema como potencia aplicada, ambiente de uso, e á finalidade do som, campeonato, dia-a-dia etc...

qual o uso da caixa?volume? a varios tipos de duto e comprimentos pra uma mesma sintonia, que podem mudar o timbre do som reproduzido, e interferir no controle do cone e na eficiencia di sistema tbm

att. Robson O de Andrade

Po, você é de floripa também ;D

Valeu pela ajuda, entendi mais ou menos

Então, a caixa tem 73L

Mas o problema é que não tenho nenhum dado do subwoofer

Fiz a caixa no chutometro!

Ai ela ficou com 2 dutos de 3" por 31cm

Ela é uma caixa "quebra galho", essa semana sera feita a caixa permanente, só que não sei com qual litragem e qual duto usar :(

Compartilhar este post

Link para o post

Po, você é de floripa também ;D

Valeu pela ajuda, entendi mais ou menos

Então, a caixa tem 73L

Mas o problema é que não tenho nenhum dado do subwoofer

Fiz a caixa no chutometro!

Ai ela ficou com 2 dutos de 3" por 31cm

Ela é uma caixa "quebra galho", essa semana sera feita a caixa permanente, só que não sei com qual litragem e qual duto usar :(

Isso mesmo, sou de floripa tbm....

Que sub é? que amplificador vai tocar?

ja que essa caixa é quebra galho, vai fazendo ajustes para ver qual sintonia ficara melhor, agora esta sintonizada a 21hz, experimente subir um pouco a sintonia, algo na casa dos 30 hz pra ver como fica...

Compartilhar este post

Link para o post

IIII Olha quem ta ae... grande Robson...

Rapaz, siga as instruções deste mestre... O cara é bom!

Faço das palavras do robson as minhas!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo, sou de floripa tbm....

Que sub é? que amplificador vai tocar?

ja que essa caixa é quebra galho, vai fazendo ajustes para ver qual sintonia ficara melhor, agora esta sintonizada a 21hz, experimente subir um pouco a sintonia, algo na casa dos 30 hz pra ver como fica...

É um "EvoluSom" 15" de 1500rms

Estou usando um RS1200D por enquanto, meus planos são de usar um SD3000

Para ficar com essa sintonia de 30hz eu teria que deixar os dutos com qual comprimento?

Compartilhar este post

Link para o post

É um "EvoluSom" 15" de 1500rms

Estou usando um RS1200D por enquanto, meus planos são de usar um SD3000

Para ficar com essa sintonia de 30hz eu teria que deixar os dutos com qual comprimento?

Evolusom? nao conheço esse sub, de onde é a fabrica dele? a unica referencia que achei disso foi de uma loja de recondicionamento de falantes aqui no rio tavares...

Usando os dutos de 3"vai ficar com uns 15 cm de comprimento, muito curto e provavel que vá soprar bastante.... sugiro mudar 2 dutos de 4 ou 1 de 6"

se for possivel, ai comece com um cumprimento maior e va diminuindo até onde achares que o som fica melhor, já que nao tens nenhum parametro deste sub..... pra sintonizar a 30 hs com o duto de 6' ou os 2 de 4"via ficar com uns 28 cm mais ou menos...

Compartilhar este post

Link para o post

IIII Olha quem ta ae... grande Robson...

Rapaz, siga as instruções deste mestre... O cara é bom!

Faço das palavras do robson as minhas!

E ai cara, blz.... quarta feira tao pronto os moldes que tinha prometido......

Tem nada de mestre aqui não, sempre que possivel( raro ultmamente) dou minhas constribuições no que acho que sei... afinal o conhecimento e as ideias estao aqui pra serem compartilhadas no forum, coisa rara de se ver ultimamente....

abraço....

Editado por Robson Andrade

Compartilhar este post

Link para o post

Evolusom? nao conheço esse sub, de onde é a fabrica dele? a unica referencia que achei disso foi de uma loja de recondicionamento de falantes aqui no rio tavares...

Usando os dutos de 3"vai ficar com uns 15 cm de comprimento, muito curto e provavel que vá soprar bastante.... sugiro mudar 2 dutos de 4 ou 1 de 6"

se for possivel, ai comece com um cumprimento maior e va diminuindo até onde achares que o som fica melhor, já que nao tens nenhum parametro deste sub..... pra sintonizar a 30 hs com o duto de 6' ou os 2 de 4"via ficar com uns 28 cm mais ou menos...

Não é uma marca de renome ou famosa...

O cara fez o sub no facão mesmo, acredito que seja esse do rio tavares mesmo

Ja que no adesivo que tem na carcaça o telefone é "48"

Acho que vou acrescentar mais um duto de 3" e se não ficar bom ainda boto mais 2 de 3"

Ja que a caixa esta assim:

http://i107.photobucket.com/albums/m296/niw_2006/DSC09021.jpg

Ja estou "upando" um video no YT :)

Lembrando que ela esta toda feia porque é provisória

Essa semana pretendo usar um tipo de resina no interior todo dela e emcarpetar

E valeu Robson, você esta sendo de muita ajuda ;D

http://i107.photobucket.com/albums/m296/niw_2006/DSC09023.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

legal o som, parece estar forte...

este sub ai aparentemente, tem o mesmo cone dos protech, e a mesma calota dos shocker e protech, só a suspensão parece diferente.... como é o conjunto magnetico e a carcaça dele?

Va modificando os dutos,e veja como fica melhor, se quiser acrescentar outro duto de 3 pode ser bom... eu mudaria pra um de 6, por ser melhor de sintonizar, e ter uma maior vazão de ar na minha opinião...

Compartilhar este post

Link para o post

legal o som, parece estar forte...

este sub ai aparentemente, tem o mesmo cone dos protech, e a mesma calota dos shocker e protech, só a suspensão parece diferente.... como é o conjunto magnetico e a carcaça dele?

Va modificando os dutos,e veja como fica melhor, se quiser acrescentar outro duto de 3 pode ser bom... eu mudaria pra um de 6, por ser melhor de sintonizar, e ter uma maior vazão de ar na minha opinião...

O conjunto magnetico é duplo e a carcaça eu não sei como descrever...

Tem uns furos que da para ver a bobina que parece ser beeem parruda

Na caixa permanente vou usar um duto de 6" então!

Compartilhar este post

Link para o post

O conjunto magnetico é duplo e a carcaça eu não sei como descrever...

Tem uns furos que da para ver a bobina que parece ser beeem parruda

Na caixa permanente vou usar um duto de 6" então!

acho uma boa esse duto de 6".. mais facil de ajustar....

por acaso a carcaça e conjunto é parecido com isso aqui :

dsc05478n.th.jpg

??

Compartilhar este post

Link para o post

acho uma boa esse duto de 6".. mais facil de ajustar....

por acaso a carcaça e conjunto é parecido com isso aqui :

dsc05478n.th.jpg

??

O conjunto magnetico é parecido

Mas a minha carcaça é bem mais parruda (aparentemente)

Se eu tirar o sub da caixa essa semana eu tiro uma foto

Só não tiro hoje porque estou sem parafusadeira e com preguiça de tirar os parafusos na mão :x

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de adicionar um duto de 3" por 10cm

Agora são 2 dutos de 3" por 30cm e 1 de 3" por 10cm

Era o que eu tinha aqui, ai botei para quebrar um galho

Ficou mais gostoso de ouvir a musica, não ta estranho :)

Mais tarde vou upar outro video

Compartilhar este post

Link para o post

Evolusom? O tiozinho que fabrica la perto do aeroporto? to ligado hehhehee

Faz uns 3 anos que nao apareco por lá que até esqueci o nome dele. Só sei que sub que ele reforma nao queima mais heehheheh

ele gostava de usar carcacas de oversound de aluminio, agora nem sei mais como andam os experimentos dele

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é esse mesmo ;D

Eu comprei o sub de terceiros, mas acho que deve ser esse perto do aeroporto mesmo

Essa minha carcaça eu tenho quase certeza que não é de aluminio

O sub é MUITO pesado!

Passa dos 5kg eu acho

Compartilhar este post

Link para o post

att. Robson O de Andrade

pensei que a frequencia de ressonancia fosse a frequencia prefeita em que o sub tesse o maior rendimento possivel ou é isso mesmo que estou pensando???

Compartilhar este post

Link para o post

pensei que a frequencia de ressonancia fosse a frequencia prefeita em que o sub tesse o maior rendimento possivel ou é isso mesmo que estou pensando???

Eletricamente falando sim, é isso mesmo, devido ao já citado componente resistiva da impedancia....

Agora acusticamente falando nãoo! pois ai na minha opinião vai depender de uma serie de fatores alem da frequencia de ressonancia da caixa...

Compartilhar este post

Link para o post

Som é uma parada muito escrota.. o mesmo sistema sub/caixa/módulo/bateria em carros diferentes.. vcs irão perceber que pode obter maior ou menor rendimento!!!

A prática é indispensável.. 'ouvímetro'.. ;D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...