Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
virleialberto

[Toyota Fielder] Projeto SQ

Recommended Posts

detalhista não em fi oha!

daqui uns tempos não vão instalar mais som em carro, pq o som bate no motorista, desvia no volante, a temperatura não ta certa!!

:vts

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cyro, só corrigindo: a Fielder é perua.

E ao restante do pessoal que tem entrado para ver o trabalho agradeço os elogios.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 26/05/2010 at 16:45, Markto disse:

detalhista não em fi oha!

daqui uns tempos não vão instalar mais som em carro, pq o som bate no motorista, desvia no volante, a temperatura não ta certa!!

:vts

Markto

Mas pra subgrave nem precisa levar em conta a difração...

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não faria chanfros p/ mids/tweeters, são bem menos "tolerantes" a isso... o som do sub é menos direcional, então não acredito que faça diferença... pros peitinhos sim concordo, foi feito do jeito certo, sem pontos de difração.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora comecei a construir o assoalho na volta da caixa de som. Nesse local vou instalar os amplificadores, crossovers e distribuidor de força.

Estou confeccionado ele em MDF de 6mm para não agregar muito peso. Para não ter contato direto som o assoalho colei por baixo feltro betumado o que vai ajudar e evitar o surgimento de ruídos indesejáveis. No ponto de fixação dos amplificadores, crossover e distribuidor vou por mais um pedaço de MDF 6 mm o que vai elevar eles um pouco e permitir uma circulação de ar por baixo principalmente dos amplificadores.

Ainda tenho que fixar os pontos de apoio da tampa que vai cobrir esse fundo falso, o que vou providenciar amanhã.

Primeiramente fiz os moldes de papelão com o desenho do fundo do porta malas para transcrever na chapa de MDF:

asso2.jpg

asso1.jpg

Os moldes já cortados:

asso3g.jpg

Os moldes de MDF já com feltro betumado por baixo e instalados no assoalho do carro e com os amplificadores, crossovers e distribuidor de força onde a princípio vão ser instalados. Esse assoalho vai ser parafusado nos mesmo locais onde era parafusado os porta objetos originais. Não vou fazer nenhum furo no assoalho.

asso6.jpg

asso5.jpg

asso4.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aggora que vi o comentario que vc fez sobre o que eu havia dito sobre o PRS

Bom, ele nao tocou tao bem o sub mas pro estereo foi pior ainda... ele tem um hiss bem alto, um incomodo.

Pro sub ele nao foi la tao grandes coisas comparando a um GTA480 da Blaupunkt que eu tive, que é um Class A|B... talvez seja dai a diferença e provavelmente com damping baixo. Mas testa ele!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 27/05/2010 at 13:23, galegorafa disse:

Aggora que vi o comentario que vc fez sobre o que eu havia dito sobre o PRS

Bom, ele nao tocou tao bem o sub mas pro estereo foi pior ainda... ele tem um hiss bem alto, um incomodo.

Pro sub ele nao foi la tao grandes coisas comparando a um GTA480 da Blaupunkt que eu tive, que é um Class A|B... talvez seja dai a diferença e provavelmente com damping baixo. Mas testa ele!

Abraços

Galegorafa, acabei desistindo do amplificador PRS-D2200T que é um amplificador full digital para estéreo ou bridge para mono. Com a sua experiência negativa não fui mais nele.

Contudo me surgiu a preço bem tentador a mesma linha PRS só que específico para mono: que é esse PRS-D1200M. Resolvi testá-lo pois vendo ele fácil se não se comportar bem no SQ. Mas tem teóricos 600 w rms em 2 ohms para tocar o meu sub de 300 w rms. assim vou poder trabalhar com ganho baixo com uma boa sobra de potência. Isso pode ajudar num desempenho bom do conjunto.

Compartilhar este post

Link para o post

Dei prosseguimento no trabalho de construção do assoalho da Fielder fixando os suportes onde ficará apoiado a tampa do fundo falso do assoalho. Parecem poucos mas a própria caixa do subwoofer é que vai dar a maior parte da sustenção dessa tampa. Para evitar o aparecimento de ruído revestia parte de baixo com feltro betumado que com dá para ver na fotos não ficou muito alinhado mas foi por que eu reutilizei do assoalho do carro anterior. Apelei para um pouco de reciclagem.

asso7.jpg

asso8.jpg

Detalhe da posição no fundo do porta malas:

asso9.jpg

asso10.jpg

asso11.jpg

asso12.jpg

Achei que teria de mudar o macaco e chave de roda de lugar, mas testei e vai ficar no lugar original. Só que para tirá-los tem que tirar a caixa e isso só vou precisar fazer caso venha a ter que trocar de pneu.

asso13.jpg

Já o triângulo vou deixá-lo atrás dos bancos como na foto.

asso14.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Virlei, não diria usar feltro betumado, mas encapar as madeiras todas com carpet mesmo, por cima e por baixo. Pra certificar que não exista barulhos. Esse carro foi desenvolvido pra esse projeto, até a viga do assoalho tem a altura certa pra levantar o rack do porta malas!!uhuuu!!

acompanhando e criticando... []-[]

Markto

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 29/05/2010 at 11:11, Markto disse:

Virlei, não diria usar feltro betumado, mas encapar as madeiras todas com carpet mesmo, por cima e por baixo. Pra certificar que não exista barulhos. Esse carro foi desenvolvido pra esse projeto, até a viga do assoalho tem a altura certa pra levantar o rack do porta malas!!uhuuu!!

acompanhando e criticando... []-[]

Markto

Markto essa questão do acabamento foi bom você ter comentado até por que não tinha definido o que fazer ali. Usei o feltro betumado pois tinha aqui sobrando e já tinha usado em outros projetos com sucesso. Por cima estava em dúvida ente pintar ou forrar com carpete. Olhei o assoalho que o GCosta27 fez no Focus dele com carpete e mais a sua dica e vou partir para isso também então.

Aquela viga rouba espaço mas ajuda na questão de dar sustentação ao assoalho. Também vou aproveitar para fazer o aterramento nela pois tem inclusive pontos com roscas para fixar o parafuso do terminal de aterramento. Parece que foi feito para isso faltando apenas lixar bem para remover a tinta.

Compartilhar este post

Link para o post

muitas vezes usei carpet sem resina. Por acaso achei na loja, uma forração, idêntica a tonalidade do meu carro. Comprei ela, facil de instalar, mas não faz curvas. Tem pelos baixos e facilita a limpeza. Procure algo que facilite o dia a dia e a integração com a originalidade. A recompensa vem no final das contas!

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Esse final de semana esperava fazer mais coisas no carro, mas choveu direto. E pra me ajudar ainda mais fiquei sem luz em casa o domingo todo. Mas mesmo assim toque o que deu.

No fundo falso do assoalho segui a dica do Markto e resolvi forrar todo ele por cima e por baixo para não ter a mínima possibilidade de ruídos. Fiz a a mesma coisa com a caixa do subwoofer. O acabamento não está tão perfeito por que reutilizei pedaços de carpete que tinha em casa, mas também como essa parte vai ficar embaixo da tampa não tem problema. Mas mesmo assim o acabamento ficou muito bom.

asso15.jpg

asso16.jpg

asso17.jpg

Deixei pronto os moldes da tampas do fundo falso.Só vai ficar aparente a parte onde está o LED do Pioneer e o cooler e o painel de informações do Kenwood. Vão ficar dois furos de 2 polegadas para ajudar na refrigeração. No subwoofer ainda estou bolando o que vou deixar protegendo ele. Não consegui tecido ortofônico por aqui para montar uma tela. Como estava sem energia não consegui cortá-las e não me animei a encarar um serrote.

asso18.jpg

Deixei o subwoofer com a ligação em paralelo para fechar 2 ohms. Apliquei fita de vedação para subwoofer para ajudar na vedação no local da fixação. Gostei muito do aperto e praticidade com o uso de porcas travas na caixa além de não ter problema de desgaste no MDF com o tira e coloca. Já deixei ele instalado na caixa que ficou um peso considerável.

subwoofer1.jpg

subwoofer2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 30/05/2010 at 13:27, Markto disse:

muitas vezes usei carpet sem resina. Por acaso achei na loja, uma forração, idêntica a tonalidade do meu carro. Comprei ela, facil de instalar, mas não faz curvas. Tem pelos baixos e facilita a limpeza. Procure algo que facilite o dia a dia e a integração com a originalidade. A recompensa vem no final das contas!

Markto

Cara até saí procurar ontem por aqui, mas cidade pequena não é mole. Tem duas lojas e em nenhuma achei uma forração com material próximo ao original. Até tinha retalhos aqui de um que era muito próximo do original e com pelos ralos, mas não tinha acabei comprando um com pelos mais altos e mais ou menos parecido com o tom original. Usei uns pedaços para forrar o assoalho como dá para ver nas fotos acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara tá muito bacana sua caixa e assoalho, muito bem feito e no capricho...

Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa..

Muito show esta ideia da caixa!

Se me permite acho que vou copiar para o meu Gol!

Rssss

Não aguento mais minha mãe e minha irma me perturbando que não existe porta-malas ...

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/05/2010 at 15:03, gustavomp3 disse:

Poxa..

Muito show esta ideia da caixa!

Se me permite acho que vou copiar para o meu Gol!

Rssss

Não aguento mais minha mãe e minha irma me perturbando que não existe porta-malas ...

Gustavo parti da idéia das caixas de estepe que o pessoal faz só que eu precisava de mais litragem e assim resolvi emendar com uma de MDF em cima(no lugar de um porta trecos que tinha ali) para atingir o litros que eu precisava para o sub.

A vantagem dela é que não perco espaço no porta malas.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 31/05/2010 at 21:25, virleialberto disse:

Gustavo parti da idéia das caixas de estepe que o pessoal faz só que eu precisava de mais litragem e assim resolvi emendar com uma de MDF em cima(no lugar de um porta trecos que tinha ali) para atingir o litros que eu precisava para o sub.

A vantagem dela é que não perco espaço no porta malas.

Exatamente esta a ideia!

Vou estudar para ver o que posso fazer no gol!

Devo levantar todo o assoalho tb! e fazer uns porta trecos para guardar macaco, triangulo e algumas coisas mais..

Quando eu tiver com um tempo melhor vou parar com calma e fazer isto..

Agora para fazer a emenda da caixa de fibra com o fundo do mdf eu pensei diferente, depois veja se vale apena fazer isto...

Tem o fundo do mdf e a caixa de fibra para ligar ela no mdf pensei em fazer um aro de madeira por baixo com varios parafusos abraçando as bordas da fibra contra o fundo do mdf...

Depois passaria massa a volta para vedar melhor..

Não acha que assim ficaria melhor ?

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/06/2010 at 14:22, gustavomp3 disse:

Exatamente esta a ideia!

Vou estudar para ver o que posso fazer no gol!

Devo levantar todo o assoalho tb! e fazer uns porta trecos para guardar macaco, triangulo e algumas coisas mais..

Quando eu tiver com um tempo melhor vou parar com calma e fazer isto..

Agora para fazer a emenda da caixa de fibra com o fundo do mdf eu pensei diferente, depois veja se vale apena fazer isto...

Tem o fundo do mdf e a caixa de fibra para ligar ela no mdf pensei em fazer um aro de madeira por baixo com varios parafusos abraçando as bordas da fibra contra o fundo do mdf...

Depois passaria massa a volta para vedar melhor..

Não acha que assim ficaria melhor ?

Gustavo dá até para fazer assim mas aí a parte de MDF vai ficar mais alta perdendo um pouco de espaço pois o que vai ficar apoiado no pneu é esse aro de madeira e não a fibra diretamente, mas a idéia é válida. Porém não vejo necessidade de fazê-lo pois você pode parafusar diretamente a fibra no MDF. Essa minha ficou muito bem emendada pois fiz um rebaixo por baixo no MDF, apliquei bastante cola plástica para ocupar esse rebaixo e parafusei enquanto a cola não tinha secado para não ficarem espaços vazios. Não pode usar muito catalisador na cola para demorar para secar pois senão até você aplicar cola em toda volta pode estar secando.

Compartilhar este post

Link para o post
  Em 01/06/2010 at 17:17, virleialberto disse:

Gustavo dá até para fazer assim mas aí a parte de MDF vai ficar mais alta perdendo um pouco de espaço pois o que vai ficar apoiado no pneu é esse aro de madeira e não a fibra diretamente, mas a idéia é válida. Porém não vejo necessidade de fazê-lo pois você pode parafusar diretamente a fibra no MDF. Essa minha ficou muito bem emendada pois fiz um rebaixo por baixo no MDF, apliquei bastante cola plástica para ocupar esse rebaixo e parafusei enquanto a cola não tinha secado para não ficarem espaços vazios. Não pode usar muito catalisador na cola para demorar para secar pois senão até você aplicar cola em toda volta pode estar secando.

Verdade ser fizer o anel vai ficar o ressalto, a nao ser que utilizasse uma madeira bem grossa no assoalho tipo 25mm e fizesse esse anel com uma madeira fina 6mm e fizesse um rebaixado com a tupia de uns 10mm para ele ficar embutido!

Ai o acabamento ficaria quase que original!

Vou amadurecer esta ideia!

Mas antes tenho que comprar a tupia! Rsss

Compartilhar este post

Link para o post

Depois do trabalho toquei mais um pouco do assoalho da Fielder. Passei os moldes de papelão para o MDF e já recortei e deixei os detalhes todos recortados. No buraco do alto falante optei por desenhar o logotipo da Focal já que estou usando o sub da marca. Para cobrir os buracos comprei o tecido “filó” preto que é um todo telado que é usado para fazer armação de vestidos.

asso19.jpg

asso20.jpg

asso21.jpg

Já aproveitei e deixei pronto o ponto onde vou fazer o aterramento.

aterramento.jpg

Amanhã que ver se consigo deixar tudo revestido para no feriado de quinta começar a parte da instalação elétrica, RCA e áudio.

Compartilhar este post

Link para o post

muito show!! esse logo da focal ficou top d+++

muto bem feito

acompanhando...

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem à noite terminei de fazer o assoalho da Fielder. Gostei muito do resultado final mas poderia ter ficado melhor se tivesse encontrado uma forração mais próxima da original. Mas isso vou resolver a hora que eu viajar para Santa Maria ou Porto Alegre onde tenha mais opções de procurar. Mas por enquanto fica assim.

Tampa forrada com carpete e o logotipo da Focal fiz com feltro vermelho:

asso22.jpg

Nos buracos que deixei por causa da refrigeração e circulação de ar usei “filó”:

asso24.jpg

asso26.jpg

Onde ficar os leds dos amplificadores deixei os buracos sem nada pois são pequeno e acho que até é bom que fiquem aberto para ajudar na refrigeração. Nessa foto deixei o painel de informações do Kenwood a mostra pois ali há indicação da voltagem, temperatura interna dele, velocidade dos coolers além de outra regulagens que se faz por ali.

asso23.jpg

Uma vista geral de como ficou pronto com as tampas montadas no assoalho:

asso25.jpg

asso27.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...