Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
tuduff

Problema/dúvida fonte ATX (fotos)

Recommended Posts

dae caros,

montei 2 fontes com o esquema do zener 8v2 e diodo 1n4007 + capacitor

Fonte 1 - possui indutores ( 3 visiveis ) nos quais nem mexi. Ela toca 11.6v... e cai para 8v ( ligando um amp.) e não desarma.

fonte 2 - mais simples, porém mais parruda ( pelos componentes) e não possui nenhum indutor. e também da no max. 11.6v. e ao ligar um amplificador, ela desarma mto facil, uma pancada ela cai para 11.2 e desarma....

pq desarma uma sim e a outra não? e pq elas não dão 13,8v ?

absss

fotos

fonte 2

0000012.jpg

0000026v.jpg

0000025u.jpg

fonte 1

0000021r.jpg

0000023c.jpg

0000024v.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daqui, pelas fotos, eu estou vendo que você não removeu o indutor ou jumper que liga o ponto de +5V ao trafo...

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui, pelas fotos, eu estou vendo que você não removeu o indutor ou jumper que liga o ponto de +5V ao trafo...

E o que isso representa Kleber? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

em qual das fontes vc fala do indutor?

Compartilhar este post

Link para o post

As 2 estão com o indutor... vc precisa retirá-los para a tensão subir pra ~13,8V, pois é a partir deles que o PWM tem a referência de regular a tensão...

Compartilhar este post

Link para o post

bacana, mas eu só achei o L3 e o L1, na fonte

alterada.jpg

alterada2.jpg

Editado por tuduff

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente tem que ser o L2, pq cada fonte tem um Lay Out... faz o seguinte, tente seguir a trilha dos 5V (a partir dos fios da saída) em direção aos indutores, aí vc vai descobrir quem é o indutor dessa linha, daí vc o retira e pronto!!

Editado por Juriti
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

ae, algm explicou de uma forma ortodoxa como arranca o indutor certo

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente tem que ser o L2, pq cada fonte tem um Lay Out... faz o seguinte, tente seguir a trilha dos 5V (a partir dos fios da saída) em direção aos indutores, aí vc vai descobrir quem é o indutor dessa linha, daí vc o retira e pronto!!

po mano vlw mesmo, uma delas consegui fazer, retirei o L4 que ligava o 5v a onde está marcado como L3 ( na fonte 1), seria um trafo? com 6 pernas soldadas na placa.

na outra fonte não tinha indutor para 5v, apenas um jumper que ligava no trafo ( 6 pernas na placa como na outra fonte)

porém tem um indutor para a linha de 3v.

tirei o jumper do 5v ao trafo e a fonte não startou.

Editado por tuduff

Compartilhar este post

Link para o post

UP no topico, algm da um help =)

Esquece esse esquema de retirar o indutor... suas fontes usam o tl494 ou similar? Se sim, faz o seguinte: http://www.tonieletronica.xpg.com.br/fonte_atx.htm

mais seguro e funciona, vc consegue ajustar a tensão até uns 15V (dependendo da fonte)... faz e posta o resultado. Flws!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...