Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Zé Luiz

[ajuda] Projetar caixa para subwoofer

Recommended Posts

Postado em

e aii gente..olha eu denovo aqui.. hehe

entao.. é o seguinte...

antes, eu tinha só 1 sub.. e tocava muito, agora eu liguei mais um outro sub.. e ta tocando mais..

só, que no som automotivo, agente sempre quer mais e mais e mais..

os subs que eu tenho, nao são la grande coisa, mais tocam bem:

Bomber upgrade 12' 350w rms 4+4

e um H-buster (não sei o modelo, nao tem nada escrito.. só esta escrito hbuster no cone..)

bom.. o bomber esta numa caixa dutade com 48 litros, e um duto de 4 pol x 10cm

eu estava pensando, em fazer uma caixa horn ou uma band pass a 6ª ordem pro bomber (dai eu compraria +1 bomber).

só, que tem um detalhe... eu não faço ideia de como projetar uma caixa ou algo do tipo..

dai vcs poderiam me ajudar com algum projeto pra esse bomber ?

obs: tenho tipo um baú quadrado aqui em casa.. ele é de mdf 20mm e tem 87 litros... sera q ele pode servirem alguma parte do projeto ?

valeu aee galera..

se quizer o msn, só pedir

Postado em

fala zé,

qual motivo te leva a fazer uma horn ou uma band pass?

pergunto isto pois um projeto deste se ñ for bem elaborado deixa muito desejar, além do mais a horn vai ficar bem grande, e a band pass vai tornar seu sub de uma nota só...

seila se compensa heim...

Postado em

quero uma caixa pra ele tocar mais forte..

se for uma horn, pode ficar do tamanho que quizer.. o importente é tocar mais..

eu estava vendo umas fotos na internet.. e tinha uma caixa com um sub de 12.. só q essa caixa era cheio de madeira dentro, como se fosse um labirinto.. não sei como chama esse tipo de caixa, mais eu tbm poderia fazer para meu sub.. só preciso de um projeto.

Postado em

eu nao me referia a usar os 2 no mesmo projeto..

se eu for fazer outra caixa pra 2 subs ou algo do tipo, vou comprar +1 bomber, dai fica 2 bomber upgrade...

agora os 2 subs estao ligados no meu som, pq o upgrade ta tocando bem apartir de 50hz.. e o h buster apartir de 35hz... dai um da mais grave e o outro mais subgrave.. dai a resposta do som fica boa.

mais emfim.. qual tipo de caixa que eu deveria fazer pra tirar o maximo do bomber upgrade ?..

pode ser qualquer tipo de caixa, pode ficar em qualquer tamanho.

Postado em

Nem li oque postaram, mas é o seguinte. Horn depende do comprimento de onda que é ligado a frequência de resonância, que em uma caixa pra sub-grave vai dar uma corneta muito comprida. Seu projeto é meio que inviavel, sendo também que ao que me parece elas só funcionam legais aos pares ou quarteto pelo fator de acoplamento.

A ban de 6 ordem normalmente é indicado para sons que vão trabalhar em ambiente aberto, por ter melhor controle de cone e sintonia se bem elaborada. Pra 1 falante é dificil de acerta, pra 2 pior ainda, pra um H-buster sem parâmetro é impossivel...

Qual amplificador vc está usando? As vezes mais vale investir em amplificador ou alimentação do que num projeto maluco.

Postado em

uma vez me falaram sobre fazer uma caixa pra 2 subs, só que sem divisoria entre eles, todos na mesma camara.. mais tem q ter a litragem e os dutos corretos.. sera q vale a pena ?

ou o melhor a fazer é uma caixa pra cada upgrade mesmo ?

(esqueçam o sub h-buster)

Postado em

ah... ja decidi..

vou fazer uma caixa dutada pra 2 bomber upgrade.. com uma camara pra cada sub.

axei uma caixa dutada pra 2 subs pronta pra vender na net..

olha só as dimensões dela:

Altura: 38cm

Largura:90

Profundidade superior: 20cm

Profundidade inferior: 43cm

~

no anuncio dizia que tinha 50 litros cada camara, mas nao dizia se essas medidas eram internas ou externas.. a caixa é mdf 20mm.

dai fiqei meio na duvida se tem mesmo 50 litros cada camara.. pois a atual caixa do meu upgrade tem as medidas EXTERNAS maiores que essa e tem 48,7 litros.

portanto... se as medidas desta caixa forem externas, ela nao tera 50 litros cada camara né ?, se for interna ai sim acho q tera 50l.

ah, olha so um videozinho que achei na net de 2 bomber upgrade :

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...