Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
desolrac

Inversão de polos no módulo (ajuda por favor)

Recommended Posts

Boa tarde, senhores.

Vou resumir o problema.

Comprei um sub Falcon FS600D 12" para substituir o que eu tinha q foi vendido. Montei uma caixa e instalei. Não ficou legal e depois de muito pesquisar e testar, constatei que há uma inversão de polaridade. O som ficou bom ligando o positivo do falante no negativo do módulo e vice versa. Isso evidencia que do CD player até no módulo foi ligado invertido, correto? Bom, estou já um pouco chateado com isso. E agora lendo na internet descobri que posso ter danificado alguma coisa com isso. Pois liguei algumas vezes da forma q seria correta, mas os graves ficaram muito ruins, não havia excursão do cone e isso só foi resolvido quando liguei ao contrário.

Então, por favor, o fato de ligar com os polos intertidos gera algum tipo de problema para os aparelhos? Notei que ao ligar, da um estalo saindo dos falantes q eu ainda não tinha percebido. Nossa que chato isso :( .

O módulo é o Corzus CR703.

Desculpem se este local não é apropriado para este tipo de questionamento. :(

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

problema de inverter a polaridade nao tem, pq em algumas caixas isobaricas um dos subs

trabalha com a polaridade invertida.

Compartilhar este post

Link para o post

problema de inverter a polaridade nao tem, pq em algumas caixas isobaricas um dos subs

Oi, Evertinho. Obrigado pela resposta.

Então, como pode ver o som do meu carro é bem básico, mas isso me deixou com a pulga atrás da orelha.

O lance de fazer tipo um "tum" qdo liga o som então é normal?

Eu fiquei muito chateado com isso, pois tava tudo certinho e pensei que fosse apenas conectar positivo com positivo e negativo com negativo, fiz isso e deu essa presepada toda!!! :(

Então não estraguei meu som?

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a polaridade que é invertida e sim a fase! Dá uma pesquisada melhor...

Compartilhar este post

Link para o post

Não é a polaridade que é invertida e sim a fase! Dá uma pesquisada melhor...

qual a diferença entre fase e polaridade?

Compartilhar este post

Link para o post

qual a diferença entre fase e polaridade?

Amigos, mas e aqui? Essa caquinha minha resulta em problema ou não? O funcionamento está normal... só esse "tuc" qdo liga q não sei se é normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Seu sub é bobina dupla?

Se for, as vezes vc está abaixando a impedância dele em uma das ligações.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, bobina dupla.

O fato é o seguinte... como a impedancia minima do módulo é de 2ohms, liguei as duas bobinas de 4ohms em paralelo, chegando assim aos 2ohms do módulo.

Mas o problema é que aparentemente o instalador fez caquinha na instalação da primeira vez, invertendo os polos, pois liguei o sub + com + e - com - do modulo e o som ficou uma meleca, mas depois eu inverti sub + do sub com - do modulo e vice versa e ficou outra história...

o que eu qria saber é se essa inversão causa algum dano aos componentes do conjunto. O que tudo indica não, pelo fato das caixas push-pull como já citado ai...

Entretando não me lembro do sub antigo fazer esse "tuc" qdo ligava o toca CD. No mais ta tudo perfeito.

Então qria saber essas inversões podem ter danificado alguma coisa??

Editado por desolrac

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, mas e aqui? Essa caquinha minha resulta em problema ou não? O funcionamento está normal... só esse "tuc" qdo liga q não sei se é normal.

problema de aterramento amigo, ou do amplificador ou dos rca do cd player, reveja isto que deve resolver seu problema.

Compartilhar este post

Link para o post

problema de aterramento amigo, ou do amplificador ou dos rca do cd player, reveja isto que deve resolver seu problema.

Não é RCA cara... o módulo é ligado nas saídas amplificadas

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal, nem reparei que é um booster corzus,

então pode ser o aterramento do modulo(caso ele seja)

ou problema no start do modulo

ou problema no cd player

mas fique tranquilho que isto nada tem a ver c/ a inversão de polaridade que vc fez.

reveja a fiação no modulo, no sub, e atras do player, veja se ta tudo imendado, isolado e parafusado direitinho, as vezes é mal contato em algo.

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal, nem reparei que é um booster corzus,

então pode ser o aterramento do modulo(caso ele seja)

ou problema no start do modulo

ou problema no cd player

mas fique tranquilho que isto nada tem a ver c/ a inversão de polaridade que vc fez.

reveja a fiação no modulo, no sub, e atras do player, veja se ta tudo imendado, isolado e parafusado direitinho, as vezes é mal contato em algo.

Oh Daniel, muito obrigado cara... tava preocupado com isso... tava com medo dessa joselytagem minha ter danificado algo... mas se é problema de aterramento já devia estar assim, pois não mexi em nada... só tirei o módulo um pouco debaixo do banco para conferir os + e -.

Mas enfim, vou verificar ou passar no cara que instalou tudo da primeira vez para ele ver isso... muito obrigado novamente... forte abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

boa!!

se ñ resolver, posta aí que as vezes alguem tenha outras ideias do que possa ser o problema.

blz!!! e obrigado novamente!!! :)

Editado por desolrac

Compartilhar este post

Link para o post

cara, pode ficar tranquilo que isso nao da nada, e se seu player for H-buster fique mais tranquilo ainda pois ele normalmente faz isso.

*Este problema tambem pode ser por instalaçao mau feita, se vc passar os canais do ca player junto ao cabo de alimentaçao do módulo.

Esse "tuc" que vc ouve pode ser de quando vc liga o player ele automaticamente liga o módulo, se o cabo de energia q vai pro modulo estiver proximo aos fios de audio, o modulo pode absorver algum tipo de interferencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc ligar o + do sub na saida + e o - com - do amp, a 1º metade da onda vai fazer o cone excursionar pra fora, dependendo da curva de fase do sub, ja que ela nao eh plana...

Se vc for observar a curva de fase do sub, vai ver que ela nao eh constante e que pode variar conforme a caixa usada. por exemplo:

Em 70hz ele pode estar em fase, ja em 45hz a fase do sub pode estar 180º em relaçao a 70hz... completamente inversa.

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, muito obrigado pelas respostas... acho que ficou bom aqui... tá dando uns gravinhos bacanas hehe

Novamente muito obrigado pela atenção de todos.

Ps. estou para dar um Up no sistema, coisa atoa, vou colocar um kit duas vias na frente tocado por um amplificador RCA q eu tenho. Isso vai exigir algumas modificações na instalação atual e por isso vou esperar para ver essa questão da interferência, já fazendo um serviço único.

Mais uma vez muito obrigado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...