Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
-removido-

Novo subwoofer chegando...

Recommended Posts

Eu não entendi pq a LE alta ta matando o amp? Então como é possível que um amp toque um sub com cross passivo, sendo que este tem um indutor em série com o falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha interpretação dos gráficos tanto a massa quanto o indutor interferem na resposta do falante, o indutor atrasando a resposta ao impulso e a massa em um primeiro momento deixando a resposta mais rapida mas que decai rapidamente depois.

 

Uma das discussoes desse paper é que ele leva a crer que é "ruim" utilizar cross nos subs, aliás,

o cross tem a capacidade de alterar significamente o comportamento de um falante?

 

Quanto a matar o amp tb fiquei na dúvida...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porquê uma carga indutiva não se comporta como uma carga resistiva. Quanto mais indutiva a carga, mais o canal tem que ser capaz de entregar corrente. Não é a toa que cargas indutivas rendem até multa pra quem as "pendura" na rede elétrica.

 

O maior problema é que os fabricantes fazem amplificadores pensando apenas em carga resistiva, pois não obriga a superdimensionar os canais. Pra se ter uma idéia, durante os testes, tive um amp que FUMAÇOU. Quando abri, os canais estavam perfeitos, mas a trilha da placa de circuito, não. Torrou mesmo. E olha que o amp entregava 2x mais potência do que eu estava utilizando!

 

Sim, é possível um sub tocar com cross passivo... só que isto não é nada bom pro amplificador. Vai funcionar, mas dependendo do projeto do amplificador, vai pro saco. Quando não vai pro saco, não toca direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é...

A unica coisa que compensa este fator de potencia sao capacitores, como eles não se adequam aos filtros passa baixa isto requer mais potencia do amp so para compensar a carga indutiva do circuito!

Em resumo, desperdicio de energia!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porquê uma carga indutiva não se comporta como uma carga resistiva. Quanto mais indutiva a carga, mais o canal tem que ser capaz de entregar corrente. Não é a toa que cargas indutivas rendem até multa pra quem as "pendura" na rede elétrica.

 

O maior problema é que os fabricantes fazem amplificadores pensando apenas em carga resistiva, pois não obriga a superdimensionar os canais. Pra se ter uma idéia, durante os testes, tive um amp que FUMAÇOU. Quando abri, os canais estavam perfeitos, mas a trilha da placa de circuito, não. Torrou mesmo. E olha que o amp entregava 2x mais potência do que eu estava utilizando!

 

Sim, é possível um sub tocar com cross passivo... só que isto não é nada bom pro amplificador. Vai funcionar, mas dependendo do projeto do amplificador, vai pro saco. Quando não vai pro saco, não toca direito.

 

Eu sei que não é bom cross passivo no sub. Um "estalador" uma vez pendurou o som do meu irmão inteiro numa Orchestra (alguém lembra?, que são 2 canais, e meteu cross passivo no sub. O som ficou ruim, principalmente pela falta de opção pra regular, mas o amp não foi pro saco não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iai, nada desse sub??

 

Cadê minha unidade?? Quero um de 10 pol para testar na minha 5.1k hein!!

 

Iai, sai ou não sai Kleber?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não é bom cross passivo no sub. Um "estalador" uma vez pendurou o som do meu irmão inteiro numa Orchestra (alguém lembra?, que são 2 canais, e meteu cross passivo no sub. O som ficou ruim, principalmente pela falta de opção pra regular, mas o amp não foi pro saco não.

 

era aqueles amps meio prateados ou brancos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iai, nada desse sub??

 

Cadê minha unidade?? Quero um de 10 pol para testar na minha 5.1k hein!!

 

Iai, sai ou não sai Kleber?

 

Abraços.

 

Agora tá quase. Essa semana eu tô de folga, vou montar o sub e ver como tá se comportando com o novo conjunto magnético.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora tá quase. Essa semana eu tô de folga, vou montar o sub e ver como tá se comportando com o novo conjunto magnético.

 

 

Opa.. quando tirar as specs, posta aqui para vermos Kleber..

 

E já vê o custo dele para nós, ok?

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O custo é que é... Neodímio deu um salto de custo, tenho ainda que avaliar se a quantidade que estou usando é suficiente ou se dá pra reduzir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porquê uma carga indutiva não se comporta como uma carga resistiva. Quanto mais indutiva a carga, mais o canal tem que ser capaz de entregar corrente. Não é a toa que cargas indutivas rendem até multa pra quem as "pendura" na rede elétrica.

 

O maior problema é que os fabricantes fazem amplificadores pensando apenas em carga resistiva, pois não obriga a superdimensionar os canais. Pra se ter uma idéia, durante os testes, tive um amp que FUMAÇOU. Quando abri, os canais estavam perfeitos, mas a trilha da placa de circuito, não. Torrou mesmo. E olha que o amp entregava 2x mais potência do que eu estava utilizando!

 

Sim, é possível um sub tocar com cross passivo... só que isto não é nada bom pro amplificador. Vai funcionar, mas dependendo do projeto do amplificador, vai pro saco. Quando não vai pro saco, não toca direito.

Olá Kleber não entendo nada do assunto desculpa se a pergunta for idiota, no caso se eu quiser atenuar o grave de um Subwoofer com capacitor como se fosse um subsônico pra não ultrapassar o Xmax em baixas frequências e não danificar o alto falante meu amplificador pode ir pro saco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tinha visto esse tópico ainda...

 

Vi todas as paginas.. interessante ! Acompanhando :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O custo é que é... Neodímio deu um salto de custo, tenho ainda que avaliar se a quantidade que estou usando é suficiente ou se dá pra reduzir.

O Rafael estava dizendo que o Neodímio teve um aumento na casa de quase 400% da época que começou a fazer subs de neodímio, por isto até descontinuou a produção do mesmo pelo alto valor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Kleber não entendo nada do assunto desculpa se a pergunta for idiota, no caso se eu quiser atenuar o grave de um Subwoofer com capacitor como se fosse um subsônico pra não ultrapassar o Xmax em baixas frequências e não danificar o alto falante meu amplificador pode ir pro saco?

 

Capacitor é capacitivo, o indutor é que é indutivo.

 

O problema de um capacitor como filtro subsônico é que ele seria do tamanho de uma lata de tinta (daquelas de 20L) e custaria alguns milhares de reais. Ou seja, levemente inviável...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...