Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rodk

Set Definido - Começando instalação DIY

Recommended Posts

Fala galera, decido o set já tenho tudo em mãos, só o sub que ta chegando ainda.

////// Equips

HU: DVD Alpine IVA D310

Kit 2 vias: Focal Polyglass 5"

Sub: Image Dynamics ID 10"

Ampli Mono: Polk Momo C500.1

Ampli Stereo: Polk Momo C400.4

Cabeamento: 35mm ate o divisor e 21mm pros modulos

RCA: Monster XLN 302 + Knukonceptz crystal

Speaker: Knukonceptz

Porta Fusivel: Stinger e Knukonceptz mini anl

O Projeto vai ser todo DIY, vai demorar um pouco pra sair pois vou fazer nos finais de semana que der tempo, vou tentar montar e ir na proxima etapa do Quality Sound quando tiver aqui em SP.

Duvidas.

- Pezinhos ou Porta tratada?

- Direcionamento dos Pezinhos e Colunas ? Cruzado ? Tudo pro Motorista ou tudo Off?

- Bi ampli ou uso em bridge com o cross da Focal ?

- Caso bi-ampli quais cortes acham que ficaria melhor ?

Segue uma foto dos amplis e do kit:

dsc01263r.th.jpg

Um vídeo da caixa que eu fiz testando *Obs o sub é um alpine type R e o ampli pdx 1.1000 mais vou usar o polk e o ID no setup

Opiniões e criticas são bem vindas

abraços

Editado por rodk

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

dia inteiro hoje fazendo a caixa... rs

algumas foto pra ilustrar um poko

ft1k.jpg

ft2y.jpg

ft3d.jpg

ft4i.jpg

A caixa foi feita em madeira vedada com fibra dentro e massa plastica fora, e a parte da frente em fibra de vidro, ta sem acabamento, isso vo fazer depois só, semana que vem vo tenta começa monta o suporte pros modulos e coluna, depois outro pezinho e enfim dar acabamento em tudo.

digam o que acharam

abs

Compartilhar este post

Link para o post

boa sorte aí na montagem e nos equipamentos. Vai ficar 'padrão' este set, visto os equipamentos que possui...

ps.: to curtindo o alpine (mas ainda to me acertando com ele) hehe

abços

Compartilhar este post

Link para o post

boa sorte aí na montagem e nos equipamentos. Vai ficar 'padrão' este set, visto os equipamentos que possui...

ps.: to curtindo o alpine (mas ainda to me acertando com ele) hehe

abços

Sim, não quero nada de anormal apenas um bom set pra ouvir de boa no dia a dia... rsrs pro meu gosto musical ta bom ate d+

ps: demorei um tempinho tbm pra ajustar regulagens aprender a mexer nas funções do aparelho no começo foi bem complicado de mexer com ele...rs mais é ir testando vai fazendo salvando as configuraçãos que em todas opções da pra salvar ate 6 tipos de configuração.

Está ficando muito legal !!!

valeu, vo bate umas fotos e ve se gravo um videozinho do sub tocando (ps: ta bom um type R que eu to testando enquanto ainda não to com o ID comigo).

Sobre a caixa me agrado muito a resposta dela, ta muita bom e ta dando um spl muito forte, visto que eu tava usando dutada antes, praticamente fico qse igual a dutada

Compartilhar este post

Link para o post

atualizei com video teste no primeiro post, o som fico zuado pego intereferencia, gostei do resultado, achei que fico melhor que na dutada

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, me ajudem com a seguinte dúvida:

- Direcionamento dos Pezinhos e Colunas ? Cruzado ? Tudo pro Motorista ou tudo Off?

O que acham do set? algum equip que está desequilibrado com o restante do set? algo que deve se pensar pra um futuro upgrade?

Editado por rodk

Compartilhar este post

Link para o post

Você perguntou sobre direcionamento.

O ideal é você ir testando vários posicionamentos e descobrir o que fica melhor.

Eu recomendo levar o veículo em uma boa loja caso tenha como objetivo extrair o máximo dos equipamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tem como fazer bi-ampli faca! Eu faco usando o proprio crossover do meu kit, mas nao sao todos que oferece essa oportunidade. Se for fazer pelo player ou processador o corte, melhor ir pelo manual do kit.

Nao curto pezinho, entao pra mim alto falante vai sempre na porta. Se voce curte pezinho, vai de pezinho.

Direcionamento dos Tw, ate hoje to mexendo nos meus!! rss

Compartilhar este post

Link para o post

On axis normalmente tem uma resposta melhor, salvo alguns casos em que há uma perda mínima em 30º. O único problema é a estética ao meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Você perguntou sobre direcionamento.

O ideal é você ir testando vários posicionamentos e descobrir o que fica melhor.

Eu recomendo levar o veículo em uma boa loja caso tenha como objetivo extrair o máximo dos equipamentos.

É eu vo testar varios tipos de direcionamento antes de montar, problema maior é no mid, que não tem como eu fica fazendo varios pezinhos ....rsrs mais eu tenho um pezinho cruzado já e um outro pezinho on axis velho, vo testar os 2 já deve ajudar na ora da escolha.

Se tem como fazer bi-ampli faca! Eu faco usando o proprio crossover do meu kit, mas nao sao todos que oferece essa oportunidade. Se for fazer pelo player ou processador o corte, melhor ir pelo manual do kit.

Nao curto pezinho, entao pra mim alto falante vai sempre na porta. Se voce curte pezinho, vai de pezinho.

Direcionamento dos Tw, ate hoje to mexendo nos meus!! rss

O Meu kit não possui 3way, nem meu player, de principio iria ser no cross do ampli.

Esse ampli possui uma função "bi-ampli(pre eq)" faiz o corte assim:

pelo q li no manual: front(tw): hp 4khz 12db/8ª / rear(mid): hp 38hz 12db 8ª - lp 2.8 18 db/8ª

cross do kit original: pelo q achei faiz corte 12/12 4khz entre mid e tw

então parece que a função bi ampli do modulo casaria correto ?

Cara eu to acostumado com pezinho, meu carro é um celta, e não tem lugar original pra por os falantes, mais eu vo testar na porta também, eu já tenho ela tratada, como eu vo fazer um bafle pra fazer o pezinho vo aproveitar e prender na porta antes e fazer um teste, caso fique melhor que o pezinho atual que eu tenho de + - 4,5L vou fazer um doorpod. Direcionamento do Tweeter vo testar no final de semana pra ver como fica, o tweeter dele é metalico ne, eu sempre usei de seda direcionado na cara, se ficar muito estrindente vou deixar os tw off.

On axis normalmente tem uma resposta melhor, salvo alguns casos em que há uma perda mínima em 30º. O único problema é a estética ao meu ver.

Atualmente eu uso tudo cruzado, no geral o que vc acha dos pros e contras de cada tipo de direcionamento ? (tudo off, tudo on, cruzado) visto q meu player tem TA e eu vo regular ele pra acertar os delay.

E se eu colocar na porta e fizer coluna off ? Seria uma opção boa? ou num pezinho de 7,8L ficaria melhor ?

Obrigado a todos pela ajuda

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, me ajudem com a seguinte dúvida:

O que acham do set? algum equip que está desequilibrado com o restante do set? algo que deve se pensar pra um futuro upgrade?

- Igual o colega acima eu tambem nao gosto de Pezinhos.. pela estética e por atrapalhar ao dirigir.. sempre usei na porta,

mas se vc não se incomoda.

- Direcionado para o motorista

- Eu usava Bi ampli com o D310, no meu caso o ganho foi absurdo principalmente no mid do hex nas portas

mas sempre tive o PXA então nem sei que EQ ele tem nativo..

- Se preocupa com os cortes depois que tiver tocando.

Compartilhar este post

Link para o post

Monte todo o som, deixe o direcionamento para mecher por ultimo.

Faz muita diferença no palco, dependendo do seu tw e do seu gosto vai ser on-axis ou off. E mais ainda, vai mudar a angulação dependendo das reflexões no carro.

O meu atualmente está cruzando no meio, proximo ao retrovisor interno.

Se o direcionamento estiver ruim, não há TA no mundo que corrija.

Compartilhar este post

Link para o post

- Igual o colega acima eu tambem nao gosto de Pezinhos.. pela estética e por atrapalhar ao dirigir.. sempre usei na porta,

mas se vc não se incomoda.

- Direcionado para o motorista

- Eu usava Bi ampli com o D310, no meu caso o ganho foi absurdo principalmente no mid do hex nas portas

mas sempre tive o PXA então nem sei que EQ ele tem nativo..

- Se preocupa com os cortes depois que tiver tocando.

Fala amigão, eu vo faze um bafle e testar na porta pra ver como o mid se sai na porta, caso no pezinho fique melhor não tenho problema nenhum em usar pezinho visto que já uso pezinho faiz uns 3 anos..... rs

Qto ao PXA tenho a intenção de fazer um upgrade, acredito que vou ganhar muito em equalização e qualidade no sinal tbm, mais como to apertado agora não tem como investir num equip desse que é muito caro por sinal ....rs

Vou começar colocar pra tocar hoje, a principio vai ser no pezinho que eu já tenho, de 4,5L + - e o tweeter vai fica no painel, escolhendo uma posição pra ver qual sera a final.

Monte todo o som, deixe o direcionamento para mecher por ultimo.

Faz muita diferença no palco, dependendo do seu tw e do seu gosto vai ser on-axis ou off. E mais ainda, vai mudar a angulação dependendo das reflexões no carro.

O meu atualmente está cruzando no meio, proximo ao retrovisor interno.

Se o direcionamento estiver ruim, não há TA no mundo que corrija.

Fala Douglas blz?

O som já está montando, so que eu vou refazer todo acabamento, por isso a dúvida, já que vou fazer já quero tentar montar de um jeito pra ficar bom o som, acredito que com os equips que eu tenho consigo montar um som bem legal, nada hi-end mais um som com boa qualidade.

Meu pezinho hoje tá direcionado na altura do encosto de cabeça dos 2 bancos se cruzando + - no freio de mão, vou tentar testar o kit num pezinho antigo que eu tinha que ta 100% ON, e ver em qual o som fica mais agradavel, e assim fazer uma botina de uns 8L, mais antes de começar fazer outro pezinho vou fazer um bafle e prender na porta pra testar como o mid responde na porta tbm, eu já tenho a porta tratada com manta então acredito que da pra ver legal se vai ficar melhor na porta ou no pezinho.

valeu

abs

Compartilhar este post

Link para o post

o sub chegou, testei um dia so ele e parece ser um sub bem legal, tem um timbre bom e um spl bom.

- começei fazer o hack pros modulos, coluna e outra caixa lateral hoje a noite posto algumas fotos do processo

- o direcionamento do tweeter fiz voltado pro motororista.

- pezinho vou começar fazer outro assim que terminar a caixa pro sub e o hack.

de noite atualizo o topico

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso do crossover do amp pra bi-amp....melhor se informar bem....pq?

Pq..

eu uso um kit da Alpine.... onde o TW e cortado pelo crossover passivo original do kit em 3,5kHz.....mas na especificacao do TW diz que em caso de crossover ativo cortar em 8,0kHz.

Fica ai a duvida de como funciona cada crossover :legal:

Editado por kawaa1

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao uso do crossover do amp pra bi-amp....melhor se informar bem....pq?

Pq..

eu uso um kit da Alpine.... onde o TW e cortado pelo crossover passivo original do kit em 3,5kHz.....mas na especificacao do TW diz que em caso de crossover ativo cortar em 8,0kHz.

Fica ai a duvida de como funciona cada crossover :legal:

ai vc me deixo confuso....rsrs

o cross original do kit ainda ta com o gcostas, ele fico de me enviar ainda pq tinah q desmontar toda fiação do carro pra tirar o controle de ganho do modulo e os cross assim que chegar vou testar com o cross e variar os cortes do ampli pra ver como que vai ficar melhor

abs

Compartilhar este post

Link para o post

foto do subzinho:

ft5u.jpg

do hack pros modulos e base da caixa:

ft6.jpg

já passei a fibra, não tirei foto pq nao tem como mexer com fibra e tirar foto

das colunas esqueci de tirar mais já estão qse prontas, so dar uma lixada e mais uma mão de massa.

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tesaum esse sub hein. Show de bola!

cara gostei desse sub, ouvi pouco tempo, mais o pouco q ouvi vi q tem um spl muito bom, e um grave bem redondo.

como prometido fotos da coluna, ainda não ta pronto falta jogar mais massa e lixar

coluna motorista:

ft8.jpg

passageiro:

ft7u.jpg

direcionamento ta tudo pro motorista

Compartilhar este post

Link para o post

po, vo ficar acompanhando isso aqui hehehe

quero saber o direcionamento dos pezinhos e dos tweeters hehehe!!!

vi um uma vez q tava apontado pro parabrisa, ai "refletia" no vidro todo, achei interessante... to pensando em testar assim no meu!!!

alguem ???

abraco

Compartilhar este post

Link para o post

po, vo ficar acompanhando isso aqui hehehe

quero saber o direcionamento dos pezinhos e dos tweeters hehehe!!!

vi um uma vez q tava apontado pro parabrisa, ai "refletia" no vidro todo, achei interessante... to pensando em testar assim no meu!!!

alguem ???

abraco

eu to montando tudo direcionado pro motorista, atualmente eu uso cruzado, mais eu to montando tudo pro motorista agora pra ve se melhora. Só vou começar montar o pezinho novo quando termina o porta malas, visto que eu ja tenho um pesinho tocando então não é a prioridade ....rs

Hoje o dia não rendeu muito, consegui colocar o modulo mono e fiz a caixa pro sub.

fiz 10 camadas de fibra, mais quando coloquei pra tocar o sub a caixa ainda ta vibrando muito, vou dar mais umas mãos de fibra por fora e jogar cimento dentro pra deixar mais travada.

Segue algumas fotos da caixa

ft9c.jpg

ft10f.jpg

ft11.jpg

ft12m.jpg

Gráfico de resposta do sub, bem interessante a resposta dele:

70531778.jpg

0.70 cuft = 20 Litros.

por hoje é so

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se dá tempo, mas como sugestão: diria para colocar ( para proteger ) um filme plástico no falante e no ampli, para não pegar poeria ou algo do tipo.

No mais, parabéns!

Editado por BYRONALD

Compartilhar este post

Link para o post

Pra essa caixa vibrar menos, faça o seguinte se ainda não o fez: de umas camadas de resina com areia, por dentro principalmente. Essa carga acústica ajuda a deixar bem mais firme.

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

me intrometendo aqui, agora q mexi com fibra a primeira vez, to me empolgando e to pensando quando for fazer a caixa pra montana, fazer eu mesmo, e como seria essa mistura de resina com areia???

areia de construcao? qual proporcao mais ou menos ?

valewww!!!

e parabens ai pelo diy! to entrando nesse mundo e to curtindo bagarai!!!! (olhar o negocio e falar: eu q fiz! ) hauhauhaa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...