Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rodrigo Leite

Som para Iniciante

Recommended Posts

Boa tarde galera... descobri o Autofórum pesquisando na net como podia melhorar um som um pouco... e aqui é animal, tem de tudo. Li bastante, aprendi muito e agora restam as dúvidas...será que vocês me ajudam a montar um sonzinho básico?

Descobri marcar que nem imaginada, mbl, quart, helix, nar rsrsrsr

Pois bem...

O carro é um Siena EL.

Gostaria de manter a fiação original.

Já possuo um par te triaxiais sony e um cd sony CDX-GT637UI Xplod, que, segundo o fabricante, fornece 52 x 4 c/ fidelidade s-mosfet e tem 3 pares de Saídas RCA com seleção de crossover [80/100/120/140/160 Hz] para subwoofer.

Não quero gastar horrores, até porque dividi o carro em 3 vezes rsrsrsr, então até junho estou com a corda no pescoço!

Gosto de som para dentro do automóvel, com qualidade, nada de som alto para fora do carro. Gosto de ouvir os instrumentos, de palco sonoro.

Vasmos as perguntas:

1) Posso manter esse CD sony? ou preciso investir em algo melhor?

2) Posso manter esses triaxiais sony atrás?

3) Estou pensando em comprar o kit 2 vias da Bravox para carros Fiat...custa R$ 144,00. Tem alguma outra opção nessa faixa?

4) Temporariamente, com a compra do kit vou ter um som satisfatório no carro?

5) Qual amplificador e subwoofer comprar para completar o set? Nada caro, apenas que dê um pouco de subgraves.

6) Qual tipo de caixa? selada ou dutada? será q 8" embaixo do banco dá conta do recado? Ouço mais rock/pop nacional/internacional, música clássica e jazz.

7) E por último...qual seria a sugestão de vocês para um som razoável?

Ficaria grato com a ajuda de vocês...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente bem vindo.

Bom, você inicia dizendo que quer um som de qualidade e efeito de palco. Depois termina dizendo que quer uma sugestão para um som razoável. Se decida!!!

Som razoável dificilmente será fiel a qualidade e efeito de palco. Seria melhor ficar com o seu triaxial, seu player sony e ser feliz.

Está disposto a pagar quanto?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa... realmente fui contraditório... eu queria um som razoável e que não estourasse o orçamento...

Além das perguntas acima, gostaria de saber se é possível manter a fiação original e ter esse som razoável.

Estava pensando em pegar o kit bravox 60S e manter o triaxial sony e o cd sony...

Pesquisando aqui no fórum estou quase decidido pelo Helix DB 6.1 (é isso mesmo?, é um número parecido) pois custa 250,00 e dizem que é muiiiiiiiitto melhor q o bravox.

Então... vale a pena pegar o kit da helix e juntá-lo ao triaxial sony e cd sony com a instalação original do carro?

Mês que vem estou pensando em comprar um sub + amplificador... será que com 600,00 eu compro algo razoável?

Esse som q falei acima, terei alguma qualidade? ou preciso mudar alguma coisa?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém mais??? :(

Acho que postei no lugar errado. Esse meu som não deve se enquadrar em SQ pelo visto.

Moderadores, por favor, movam o tópico para o lugar correto!!!

Atenciosamente,

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom player (clarion,alpine) - 450 (http://www.somcuritiba.com.br/loja/promocao-alpine-cdmp3wmaipod-player-hifi-cda9884li-p-908.html) - seu player infelizmente de sq não tem nada

kit 2 vias - 220 (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=8&products_id=527)

Amplificador estéreo/mono 4 canais - 789 (http://www.somcuritiba.com.br/loja/promocao-rockford-fosgate-punch-4004-p-741.html)

Um Subwoofer de 10" - 219 (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=137_125&products_id=531)

Tratamento acústico das portas - 150

Cabeamentos,fiaçao,instalaçao - 300 reais.

Isso é um set SQ básico. Só para ter uma noção

Lembrando que a prioridade de itens é essa: HU > Kit2vias > Amplificador > Sub > Tratamento acústico

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Rsrsrsr... obrigado pela resposta... então eu acho que não vou ter um SQ rsrsrsr!!! Vou ficar no básico mesmo...

Minha pergunta é: qual o melhor esse NAR CS65 ou o Helix DB 6.1??? (algo parecido com esse número)

Vale a pena comprar esses kits p colocar no CD Sony q tenho? (ver acima) Ou o kit da bravox CS60 serve?

Um amplificador p tocar esse sistema de R$ 400,00 fica bom? Indicaram o sub por 219, gostei do preço.

Mantenho o triaxial sony atrás ou não?

Posso manter a fiação original?

Não sou muito exigente, apenas gostaria de um sonzinho agradável de se escutar, com agudos, médios e graves.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

1) Posso manter esse CD sony? ou preciso investir em algo melhor?

Talvez, depende da finalidade e quanto dispoe para gastar. EU trocaria, tem coisa barata nos classificados.

2) Posso manter esses triaxiais sony atrás?

Pode,mas nao vai ficar bom,rs , quando o som vem de traz e se tratando de qualidade, nada mais que um coaxial.

Eu tiraria esse triaxial e deixaria sem nada atrás.

3) Estou pensando em comprar o kit 2 vias da Bravox para carros Fiat...custa R$ 144,00. Tem alguma outra opção nessa faixa?

Tem um kit muito bacana que vai te satisfazer,chama Bravox CS50D que é de 5 polegadas, ou se seu carro for de 6" o CS60D , custa em torno de 290 zero,mas nos classificados vi varios vendendo em torno de 150 reais,vale MUITO a pena. Nao compraria esse para carros fiat

4) Temporariamente, com a compra do kit vou ter um som satisfatório no carro?

Sim,eu colocaria um kit na frente e tiraria o triaxial de traz.

So na frente já esta bom.

5) Qual amplificador e subwoofer comprar para completar o set? Nada caro, apenas que dê um pouco de subgraves.

Amigo depende do seu orcamento, 2 otimas opcoes , e baratas, sao o Power one e o Boss CX1000M , tocam o som interno e o subwoofer bem,cada um custa em torno de 400reais usado no forum, mas fica muito bacana.

6) Qual tipo de caixa? selada ou dutada? será q 8" embaixo do banco dá conta do recado? Ouço mais rock/pop nacional/internacional, música clássica e jazz.

Caixa Selada tem mais qualidade, mais toca mais fraco, Dutada tem menos mais toca mais forte.

Um Subwoofer de 10" , como o Nar sw3 por exemplo, é um PUTA subwoofer, e toca com muita qualidade , uma selada dele pede uma caixa com 15litros apenas. Vc acha ele por 250 nos classificados.

7) E por último...qual seria a sugestão de vocês para um som razoável?

Essa que eu te expliquei é de pequeno orcamento,pode ser comprado aos poucos e fica muito bacana

Kit 2 vias CS50D - 150 reais

Boss cx1000m ou Power one - 400 reais

Nar 10 sw3 - 250 reais

*Precos de classificados,se for em lojas vao sair muito mais caro.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc. está com pouca grana e quer montar um set de qualidade, sugiro fazer o seguinte: monte o sistema aos poucos e use uma estratégia para não perder dinheiro: compre produtos que depois vc. não vai precisar trocar.

Para um SQ básico, p.ex., comece com um kit 2 vias. +/- 400 [Vc. já instala e usa com o sistema do jeito que está]

Depois compre um amplificador 4 canais +/- R$400 (ligue em bridge no kit)

Depois compre um sub com a caixa +/- R$400 (coloque um bridge no sub e os outros dois canais no kit. Vai ficar um pouco mais fraco, mas vc. tem graves agora)

depois compre um amp mono para o sub +/- R$400 (volte o kit pro bridge e ligue o sub no amp exclusivo)

Vai melhorar bastante agora.

Agora é uma boa hora para colocar pezinhos/doorpod ou tratamento nas portas

e por último, trocar o player por um player voltado a SQ, (com TA, xover, DA 24bits p.ex.)

Note que eu coloquei o player por último por uma questão lógica. Se vc. demorar um ano para montar esse set, e começar pelo player, quando vc. terminar (ocasião em que vc. vai poder aproveitar todo o potencial do player), seu player vai estar custando metade do que vc. pagou. Então é melhor deixar por último para não perder dinheiro.

Note que em nenhum momento vc. tem que se desfazer de nenhuma peça do seu equipamento...

edit: preço aproximado do player

Editado por noslimda
  • Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post

duplicou... please apagar

Editado por noslimda

Compartilhar este post

Link para o post

Se vc. está com pouca grana e quer montar um set de qualidade, sugiro fazer o seguinte: monte o sistema aos poucos e use uma estratégia para não perder dinheiro: compre produtos que depois vc. não vai precisar trocar.

Para um SQ básico, p.ex., comece com um kit 2 vias. +/- 400 [Vc. já instala e usa com o sistema do jeito que está]

Depois compre um amplificador 4 canais +/- R$400 (ligue em bridge no kit)

Depois compre um sub com a caixa +/- R$400 (coloque um bridge no sub e os outros dois canais no kit. Vai ficar um pouco mais fraco, mas vc. tem graves agora)

depois compre um amp mono para o sub +/- R$400 (volte o kit pro bridge e ligue o sub no amp exclusivo)

Vai melhorar bastante agora.

Agora é uma boa hora para colocar pezinhos/doorpod ou tratamento nas portas

e por último, trocar o player por um player voltado a SQ, (com TA, xover, DA 24bits p.ex.)

Note que eu coloquei o player por último por uma questão lógica. Se vc. demorar um ano para montar esse set, e começar pelo player, quando vc. terminar (ocasião em que vc. vai poder aproveitar todo o potencial do player), seu player vai estar custando metade do que vc. pagou. Então é melhor deixar por último para não perder dinheiro.

Note que em nenhum momento vc. tem que se desfazer de nenhuma peça do seu equipamento...

edit: preço aproximado do player

:+1 :+1 :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Fernandoribas e Noslimda....

Muito obrigado pela resposta!!! Foram de grande ajuda!

Tenho algumas perguntinhas rsrsrsr Gostei bastante da ordem q o noslimda sugeriu!!!

1) Qual seria melhor no meu caso? o kit da NAR CS65 ou o Helix DB61.2 (algo assim) ? Algum desses 2 precisa fazer alguma adaptação p encaixar no Siena? (gostaria de manter o mais original possível)

2) Teria alguma marca e modelo de amplificador 4 canais e podendo colocar bridge em torno dos R$ 400,00 q vc citou?

3) O triaxial sony atras fica tão ruim assim? mesmo ligando ele só no player? (queria um sonzinho atrás p quem for lá não reclamar q não escuta).

Era exatamento isso q eu queria, manter o cd sony e o triaxial e comprar um kit bom (nar ou helix) p todo mês comprar algo. (amplif. sub, caixa, seladin, cabos e por fim o cd player clarion!

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Em proêmio, a melhor coisa é ir com calma, montar um som de qualidade não é daqui para ali!

É melhor que vc demore 6 meses para montar e tenha um resultado legal doque montar em 2 meses para não ficar satisfeito...

1) Qual seria melhor no meu caso? o kit da NAR CS65 ou o Helix DB61.2 (algo assim) ? Algum desses 2 precisa fazer alguma adaptação p encaixar no Siena? (gostaria de manter o mais original possível)

Já ouvi o NAR e quanto ao helix não posso falar nada, mas acredito estarem na mesma faixa de qualidade, verifica com os users que tem os dois para ver o benefício e malefício de cada kit!! Não tenho idéia da porta do siena!!

2) Teria alguma marca e modelo de amplificador 4 canais e podendo colocar bridge em torno dos R$ 400,00 q vc citou?

Com certeza, tem alguns helix, audiobank, blaupunkt etc.

3) O triaxial sony atras fica tão ruim assim? mesmo ligando ele só no player? (queria um sonzinho atrás p quem for lá não reclamar q não escuta).

Venda ele que vc não vai se arrepender... Com certeza a pessoa de trás vai escutar o teu kit dianteiro!!!

Era exatamento isso q eu queria, manter o cd sony e o triaxial e comprar um kit bom (nar ou helix) p todo mês comprar algo. (amplif. sub, caixa, seladin, cabos e por fim o cd player clarion!

Isso mesmo, vai devagar que vai ficar legal...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Depois que todo mundo reprovou o CD Sony CDX-GT637UI.... acho que vou partir p/ um clarion ou alpine.

1) Sony CDX-GT637UI: Saídas RCA Pré-amplificadas: 03 pares de saídas RCA com seleção de crossover (80/100/120/140/160 Hz) para subwoofer. (não diz se é 2V ou 4V... alguém sabe?)

R$ 340,00

2) Clarion DXZ479... 50w x 4, 4 saídas RCA (4V) (são quatro pares ou 2 pares?)

R$ 319,00

3) Alpine 9884LI... não achei a informação de quantas RCA tem... e se é 2V ou 4V... alguém sabe?

R$ 450,00

É importante que as saídas RCA tenham 4V?.... Se o CD da Sony for de 2V, o que acarreta isso? quais prejuízos?

A vantagem do Sony é que tem USB dianteiro... que p/ mim é um fator importante....

Qual seria a melhor escolha? e depois? e depois?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá de kenwood ou clarion. Linha som automotiva "comprável" da Sony é pobre, não vale o que custa e deprecia MUITO. Paga 400 hoje, daqui 3 meses terá que doar para alguém.

Editei... ah sim, entre os trÊs acima, pensando em qualidade de audio e mesmo sem conhecer os modelos, ficaria com o alpine citado.

Editado por beraldo

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Depois que todo mundo reprovou o CD Sony CDX-GT637UI.... acho que vou partir p/ um clarion ou alpine.

1) Sony CDX-GT637UI: Saídas RCA Pré-amplificadas: 03 pares de saídas RCA com seleção de crossover (80/100/120/140/160 Hz) para subwoofer. (não diz se é 2V ou 4V... alguém sabe?)

R$ 340,00

2) Clarion DXZ479... 50w x 4, 4 saídas RCA (4V) (são quatro pares ou 2 pares?)

R$ 319,00

3) Alpine 9884LI... não achei a informação de quantas RCA tem... e se é 2V ou 4V... alguém sabe?

R$ 450,00

É importante que as saídas RCA tenham 4V?.... Se o CD da Sony for de 2V, o que acarreta isso? quais prejuízos?

A vantagem do Sony é que tem USB dianteiro... que p/ mim é um fator importante....

Qual seria a melhor escolha? e depois? e depois?

Abraços.

Cara, na minha humilde opiniao um USB traseiro eh melhor que um dianteiro. Isso pq vc pode colocar o cabo dentro do porta-luvas, e ai fica com a parte frontal do player "limpa" e sem risco de esbarroes catastroficos. Pode ver q entre os players mais "alto nivel", quase todos tem usb na traseira. Frontal, na minha opiniao, soh se for entrada de cartoes, q ficam totalmente pra dentro do player.

Quanto as saidas 2V ou 4V, uma tensao maior costuma ser melhor por ser menos suscetivel a perdas. A explicacao basica eh essa, mas se vc pesquisar no forum vai encontrar a fundamentacao eletrica para essa afirmacao...

Editado por rodraguirre

Compartilhar este post

Link para o post

O Alpine 9884 tem 3 pares de saidas rca de 2v.

Aqui no forum, nos classificados tem alguem vendendo um kenwood excelon x693, pode ser uma boa. Outras opções seriam o Alpine 7894, 9835, clarion dxz785, todos esses vc encontra nos classificados do forum.

Depois de resolvido o player, va em busca de um bom kit, como ja foi recomendado aqui.

Mais uma vez, vc vai encontrar coisas bem interessantes nos class... tem morel tempo, focal polyglass, mbquart...

Vá com calma e compre coisas boas, mesmo que demore 6 meses como disse o ciro.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, tem Blaupunkt GTA 480 noas classificados por R$ 390,00, zerinho zerinho, do membro "cokeman", acho que vale a pena dar uma olhada, não é nada hi-fi, mas vale o que custa.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado a todos pelas respostas!!!!

Já decidi:

1) Vou de Kit Helix DB 62.1...

2) Vou de CD Alpine 9884!!!!

Próximo passo: (apenas mês que vem, ou seja, 1 mês p descobrir algo bom).

1) Qual sub comprar?

- Estou na dúvida entre:

NAR 10SW2 R$ 219,00

NAR 10SW3 R$ 379,00

Helix DB 10 R$ 243,00

Na verdade queria um de 8".... apenas p dar um subgrave melhor.... mas não achei nada no preço bom.

Achei um Selenium 8SW11A.

2) Caixa selada é melhor, correto? Qual a litragem? Queria a menor possível, p/ não ocupar espaço no porta-malas.

- será q eu poderia colocar uma selada com sub de 8" embaixo do banco do passageiro? fica bom?

3) Qual amplificador comprar p/ alimentar essas crianças? Tenho preferência apenas por 1.... p ligar o sub em bridge.

O próximo passo serão os cabos.... (apenas em junho)"

Grato pelas respostas...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

De 8" tem o keybass blackpanther, JL8w0, JL8w1, JBL GTO804, MB Quart RWE202...

Desses citados, o keybass é o mais barato sem sombra de duvidas, vc encontra dele na leosound. O jbl acho que ainda tem no submarino, o 8w0 e o 8w1 nos classificados do forum e no ebay, mb na woofersetc ou ebay.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Qual sub comprar?

- Estou na dúvida entre:

NAR 10SW2 R$ 219,00

NAR 10SW3 R$ 379,00

Helix DB 10 R$ 243,00

Desses subs mencionados os dois primeiros são bem conhecidos em termos de qualidade e são muito recomendados. O Helix acredito ser bom também, mas ainda não se tem muita gente usando ele aqui. Mas sempre vale a experiência.

2) Caixa selada é melhor, correto? Qual a litragem? Queria a menor possível, p/ não ocupar espaço no porta-malas.

- será q eu poderia colocar uma selada com sub de 8" embaixo do banco do passageiro? fica bom?

As caixas seladas normalmente são mais voltadas para sistemas de qualidade apesar de que dependendo do projeto e do subwoofer a dutada vai muito bem em termos de qualidade, só que o tamanho é maior. Não tem como recomendar litragem de caixa sem saber qual subwoofer você vai comprar. Cada um foi projetado para trabalhar num tamanho, ou seja não existe uma tamanho padrão.

Subwoofer embaixo do banco não é muito fácil, vai depender do espaço disponível e tem que achar um subwoofer que trabalhe bem nessa litragem reduzida.

3) Qual amplificador comprar p/ alimentar essas crianças? Tenho preferência apenas por 1.... p ligar o sub em bridge.

Eu acredito que pelas suas exigências em termos de som um Audiobank KA 4100 atenderia você muito bem. Toca um kit com folga e qualidade e dá para tocar um sub NAR 10SW2 com muita qualidade. É um bom amplificador para quem quer um SQ bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Kit e player, ok. Sobre o sub, sou mais vc arriscar o helix ou esperar um pouco e pegar um JL usado.

Amps é melhor antes procurar bastante sobre o assunto por aqui.

Só uma dica sobre desvalorização... vc pega um sub hoje de 300; Amanhã quer um sub de 500; Depois vende o primeiro chorado por 150; total de 500 + 150 que perdeu fora os fretes.

Daria para pegar um belo sub por 700 se tivesse paciência. Fora que esqueceria que existe upgrade por um bom tempo.

Experiência própria.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, da uma olhada no Keybass Panther de 8", esse comprei pra por no carro da minha noiva: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=143238

Paguei 130,00 merrecas na Leosound ta R$ 109,00 + Frete, liguei lá e falei com Cleber Santos, fui muito bem atendido e este me confirmou estoque, tinha a pronta entrega (isso foi na sexta-feira).

Acho que quando somos bem atendidos, tem que elogiar também né? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Miashiro.... você já instalou o panther???

Ele dá boa resposta em subgraves? Caixa selada ou dutada? QUantos litros? Será q fica legal embaixo do banco? tenho um Siena EL.

E o NAR10SW2... quantos litros p/ uma selada? alguém sabe? Gostei do preço desse sub...

Como estou iniciando agora, pretendo ficar com esse som pelo menos 1 ano... acho que dá p o gasto, o que vocês acham?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo,

Ainda não instalei, acho que vou faze a caixa essa semana ainda, o amp (comprei um BOSS D350.4 só pra tocar por enquanto, sem compromisso e provavelmente vou coloar um kit bem barato, um Selenium de 6") chega até o fim dessa semana, aí já posso testar o sub.

Vou montar uma selada e uma dutada pra testar, mas dar acabamento e usar a que minha noiva gostar mais, afinal, o carro é dela né?

No manual pede 18L pra selada e 20L pra dutada, pelos parâmetros do sub, é pra descer bem.

Eu ACHO que desce mais em selada, sou suspeito pra falar, pois sempre gostei do som de selada, não curto grave "estendido", gosto mais natural possível. Tem set com dutada por aí que é quase impossível ouvir um reggae - por exemplo, embola TUDO, baixo, bumbo...

Apesar do sub ser pequeno, é bem parrudinho o conjunto magnético, reparou nas fotos? Quanto tem de altura, largura e comprimento livres, disponível embaixo do seu banco?

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, baixe AQUI o manual de caixas para os NAR.

E AQUIestá o link da Keybass, o sub é o KSW 8-115

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...