Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
kalbusch

195/50 x 205/40 - aquaplanagem,aderencia e conforto

Recommended Posts

rodas aro 15 com 195/50 x 17 com 205/40...

 

esse final de semana me aconteceu uma coisa que n tinha acontecido antes... dando uma volta na rodovia perto de casa andando a uns 140 160kh com pista seca, pego uma bomba d'agua no meio do caminho, muita agua.. reduzo a velocidade para 90, e vejo que o carro "aquaplana" direto, reduzo mais um pouco para 80 e continua... resumindo com pneu 215/40/18 tive que andar a 70 80 por hora... enquanto que os carros com pneu "linguiça" seguiam me ultrapassando.... visto esse acontecido fui pesquisar.... e tá ai a resposta.

 

pneu largo x pneu original.... de 15 p/ 17...

 

 

 

Quando se fala em tuning, é quase impossível não associá-lo à troca das rodas originais por outras de desenho diferenciado e, claro, de maior diâmetro. Nos Estados Unidos, existem utilitários esportivos que usam rodas de até 26 polegadas! Mas como fica na prática o comportamento dos carros que têm as rodas trocadas por outras maiores? Existe um critério para essa mudança de tamanho, ou vale a regra do ''se couber e rodar, está valendo''? Para responder a essas perguntas, fizemos um teste na pista de provas da Pirelli, em Sumaré (SP), comparando rodas de 15 polegadas com as de 17. O primeiro passo foi a escolha do carro. A opção foi a Saveiro, por três razões: tem grande popularidade entre os adeptos do tuning, é relativamente barata na hora de equipar e conta com uma quantidade variada de rodas à disposição dos interessados em mudar de aro. As rodas originais Volkswagen - liga leve de aro 15, calçadas com pneus 195/50 R15 - deram lugar a outro jogo, da marca TSW, com aro 17 e pneus 205/40 ZR17. Essa mudança não pode ser feita aleatoriamente. Numa operação que os fabricantes de pneus chamam de ''turn-over'' (algo como ''mudança para cima'', numa tradução livre), deve ser respeitado o limite máximo de 3% de diferença entre o diâmetro do conjunto original e o do que vai ser instalado (saiba mais clicando na última foto da galeria).

 

O teste foi dividido em dois: na parte subjetiva, foi avaliada a dirigibilidade em piso seco e molhado, além do conforto. Na parte instrumentada, novamente foi avaliado o conforto, dessa vez de forma mais objetiva e precisa, além da aquaplanagem, critério fundamental quando se fala em rodas e pneus. A tarefa de avaliar cada detalhe da mudança de comportamento entre o aro 15 e o 17 ficou nas mãos de dois experientes pilotos de teste da Pirelli, César Augusto Urnhani e Marcelo Moreno.

 

Com o dia ensolarado, 26 ºC de temperatura e 56% de umidade relativa do ar, encontramos as primeiras diferenças. Segundo a avaliação dos pilotos, no piso seco as rodas 17 são mais ''rápidas'' nas respostas do veículo e, por causa disso, o volante apresenta reações mais esportivas. Como há mais borracha em contato com o piso, as manobras do motorista são sentidas na pista com mais rapidez, tornando o carro mais arisco.

 

No entanto, quando o veículo chega ao limite da aderência numa curva ou em manobras de emergência, a perda de contato ocorre de forma mais rápida. Na prática, significa que o pneu com o aro 15 canta mais cedo e ''avisa'' que vai desgarrar, apresentando escorregamento em velocidades menores. Ou seja, o carro escorrega em velocidades menores, porém seu comportamento é mais previsível, sem sustos para o motorista menos habituado a essa situação. Já o aro 17 permanece mais tempo grudado no chão, porém é menos previsível, desgarrando em curvas fechadas sem aviso. ''A roda maior é mesmo indicada para quem procura uma condução mais esportiva, mas o motorista precisa estar à altura, senão perde controle fácil'', diz o piloto César Urnhani.

 

Naturalmente, com a maior área de contato, o aro 17 apresenta maior limite de aderência, permitindo que as curvas sejam feitas em maior velocidade, fazendo que a Saveiro levantasse uma das rodas traseiras numa manobra extrema. Outra conseqüência do uso do aro 17 é que o volante tende a ficar um pouco mais pesado.

 

No piso molhado, nova bateria de testes. Enquanto há pouca água no asfalto, as rodas maiores se saem melhor, com maior aderência. No momento em que existe o excesso de água - uma poça d'água, por exemplo -, os pneus com aro 17 aquaplanam com maior facilidade. A banda de rodagem perde contato com o asfalto em velocidades mais baixas, o que exige bastante atenção do motorista para que ele não perca o controle. Isso acontece porque a maior área de contato do pneu faz com que a pressão de contato da borracha com o piso seja menor.

 

Depois do teste subjetivo, é a vez de medir a aquaplanagem, em uma pista específica para esse fim. O veículo vem acelerando progressivamente sobre uma lâmina de água de 7 milímetros até o equipamento registrar a velocidade em que o pneu perdeu o contato com o chão. Com as rodas de 17 polegadas, a velocidade é 10% menor que nas de 15. Enquanto as de 17 perdem a aderência aos 78,6 km/h, as rodas originais vão aquaplanar a 87,5 km/h. Ao contrário do que alguns acham, com um pneu mais largo, o motorista precisa aliviar o pé direito mais cedo quando estiver rodando sob chuva.

 

Os pilotos da Pirelli lembram que variações no desenho da banda de rodagem dos pneus poderiam provocar uma leve diferença para cima ou para baixo nos números, mas nunca fariam com que a velocidade de aquaplanagem das rodas 17 fosse maior que as rodas de aro 15, desde que se mantivesse o mesmo peso do veículo.

 

Surpresa

 

Por último, é hora de medir a diferença no conforto. Para essa avaliação, foi instalado um sensor de aceleração na junção entre o amortecedor e o restante da suspensão, que media a intensidade dos impactos sofridos nesses componentes. Outro sensor foi colocado no volante, para saber quanto desses impactos chegava ao motorista. Os instrumentos mostraram que, com rodas de 17 polegadas, os impactos eram ligeiramente maiores do que com as de 15, mas a absorção feita por elas também era maior. Traduzindo em números, a absorção era de 6% no aro 17 contra 5% do aro 15. Contrariando a tese de que pneus com perfil de menor altura são menos confortáveis, quando comparados aos mais altos e com banda mais estreita, as rodas de aro 17 se saíram ligeiramente melhor. Na prática, estaria mais para um empate técnico, mas em números absolutos, os rodões ficaram na frente. ''Fiquei muito surpreso'', diz Urnhani. ''Sempre achei que a roda maior prejudicasse o conforto do motorista.''

 

Ao final, a conclusão é que as rodas de aro 17 são mais agressivas na condução, privilegiando quem gosta de andar mais rápido, em percursos sinuosos. No piso seco as rodas maiores são indicadas para quem gosta de - e sabe - andar mais esportivamente. Já as rodas originais são voltadas para quem dirige de forma mais tranqüila e prefere ser avisado antes dos limites do carro, para não levar sustos. No asfalto molhado, ao volante de um carro com pneus mais largos, o motorista terá de reduzir a velocidade para não aquaplanar mais cedo. Quanto ao conforto, como os números são próximos, comprovou-se que não há prejuízos com a colocação das rodas de maior diâmetro, desde que respeitadas as regras do turn-over e que as pressões originais sejam mantidas.

 

 

 

--------------------------------------------------------------------------------

 

Pressão

 

Mesmo com rodas maiores, a pressão do pneu deve ser igual à do original. Com pressão mais alta, a suspensão sofrerá mais e haverá desgaste irregular no pneu. Com pressão mais baixa, há aumento do consumo e da temperatura do pneu, além de maior tendência à aquaplanagem.

 

 

fonte : http://quatrorodas.abril.com.br/nitro/reportagens/conteudo_157053.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebi isso claramente dias desses na estrada... Chovendo caindo o mundo, tive q reduzir a 70, 80, e o carro levantava ainda, coisa q com 195/65r15 nunca tinha acontecido. Até caminhao passava rápido hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que conta muito é a marca do Pneu tb.

Um pneu michelin 145/70 vai segurar MUITO mais que um pneu "Biribinha" 225/40

Tuning tem esses perigos... nem sempre o Pneu mais bonitinho é o melhor.

Garanto que um pneu michelin, pirelli, toyo ou yokohama nos modelos mais "TOP" vão segurar muito bem na agua mesmo sendo mais largos.

Agora se coloca um BS COWAY ou algum outro "Biribinha" da vida.... é garantia que vai virar passageiro na chuva.

 

Pneus = Segurança --> Gasta-se um pouco mais num pneu melhor..... economiza la na frente com acidentes e despesas médicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que conta muito é a marca do Pneu tb.

Um pneu michelin 145/70 vai segurar MUITO mais que um pneu "Biribinha" 225/40

Tuning tem esses perigos... nem sempre o Pneu mais bonitinho é o melhor.

Garanto que um pneu michelin, pirelli, toyo ou yokohama nos modelos mais "TOP" vão segurar muito bem na agua mesmo sendo mais largos.

Agora se coloca um BS COWAY ou algum outro "Biribinha" da vida.... é garantia que vai virar passageiro na chuva.

 

Pneus = Segurança --> Gasta-se um pouco mais num pneu melhor..... economiza la na frente com acidentes e despesas médicas.

 

quanto marcas x marcas n tenha nem duvida que a marca manda muito no pneu... n se compara a xing longs da vida....

antes desse tinha um nexten .. pneu duro,seco,barulhento,desconfortavel.. na medida 205/50/16.. agora to com continental 215/40/18 .. o carro esta uns 40% mais macio, apesar da altura do pneu ser menor.

 

no teste ali é pirelli x pirelli

 

se fez isso e os caras intendidos disseram.. não sou eu que vo discordar hehe

 

o meu é continental sport contact 2.... comprei semi novo... qdo ficar careca sem condiçoes de comprar novo 1200 cada.

pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto marcas x marcas n tenha nem duvida que a marca manda muito no pneu... n se compara a xing longs da vida....

antes desse tinha um nexten .. pneu duro,seco,barulhento,desconfortavel.. na medida 205/50/16.. agora to com continental 215/40/18 .. o carro esta uns 40% mais macio, apesar da altura do pneu ser menor.

 

no teste ali é pirelli x pirelli

 

se fez isso e os caras intendidos disseram.. não sou eu que vo discordar hehe

 

o meu é continental sport contact 2.... comprei semi novo... qdo ficar careca sem condiçoes de comprar novo 1200 cada.

pasmafaute

 

Opa! Sem duvida pneus de mesmo fabricante o maior vai sempre ter maior área de contato com a lamina de agua por tanto ficando sem contato com o asfalto com mais facilidade.

Ai que entra o desenho, a borracha e a tecnologia da marca para achar um conjunto que retire mais agua debixo do pneu pra melhorar na segurança.

 

Hj rodo com Yokohama A.drive R1 205/45 ZR17 88W e mesmo sendo um ótimo pneu pra andar em pista molhada tb, não chega nem perto de um michelin. Ja tive Michelin e são absurdamente melhores na chuva. ( E olha que eu gosto de fazer curvas né ZED?) rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso é fato.. eu ando de 195/50/15.. outro dia na anchieta, na reta, aquele tapete, chovendo... andando de boa entre 80 ~ 90, quando e passava nas possas, a frente dava aquele coice para o lado..!!! isso porque eu ando com pneus goodyear. se fossem os xing ling, a traseira iria parar na frente,rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

já sabia disso, e sempre quando cai o primeiro pingo d'agua eu ja tiro o pé.... água + 235/30 20" + turbo = poste

 

mas vale a informação para quem não conhecia!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente já passei por problemas de rodar por aquaplanagem. Não tem jeito, pode o pneu ser "carnudo", mas quanto mais largo e mais velocidade, na chuva, esquece. Aquaplanagem na certa. Ando igual tiozinho na chuva, agora no seco vo te que coloca um adesivo igual ao do Drifter. Move =>

Falando de marcas...realmente há muitas diferenças, principalmente com relação ao composto da borracha. Isto vai alterar com relação a aderência e conforto. O melhor que já tive foi Pirelli Pzero. Hoje rodo com Maxxis 225/40/18, pneu com relação custo x beneficio bom, porém borracha muito mole. não rodei nem 30 mil e ja já vou ter que troca-los, parece os yokohama.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu imagino aqueles carros com 245 ou 265.... =O

 

Nunca vi uma ferrari ou porcheta aquaplanando.... rssrsrrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...