Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ExTrEmE SPL

Ajuda - Band Pass para 4 Extremes de 12'

Recommended Posts

Pessoal, acabo de comprar uma Saveiro G5 e estou pensando em montar um sozinho...

Inincialmente eu estava pensando em colocar 4 extremes de 12 na cabine estendida (ja tenho os extremes)...mas como o carro e 0km rsrs estou meio receioso! Entao pensei em colocar as 4 extremes de 12 na carroceria da Saveirinha..

Como gosto de muito Grave (principalmente de sub grave) estive pensando em um meio de nao perder estas qualidades e surgiu a ideia de montar os extremes numa caixa Band Pass! Espaço tem de sobra, porém nao tenho a minima ideia de como executar este projeto!

Alguem teria uma dica ou algum projeto?

Band Pass 4 ou 6 ordem??

Qual a configuraçao da caixa band pass para os 4 extremes de 12?

Os extremes renderao melhor numa Band Pass ou na dutada?

Vlw Pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acabo de comprar uma Saveiro G5 e estou pensando em montar um sozinho...

Inincialmente eu estava pensando em colocar 4 extremes de 12 na cabine estendida (ja tenho os extremes)...mas como o carro e 0km rsrs estou meio receioso! Entao pensei em colocar as 4 extremes de 12 na carroceria da Saveirinha..

Como gosto de muito Grave (principalmente de sub grave) estive pensando em um meio de nao perder estas qualidades e surgiu a ideia de montar os extremes numa caixa Band Pass! Espaço tem de sobra, porém nao tenho a minima ideia de como executar este projeto!

Alguem teria uma dica ou algum projeto?

Band Pass 4 ou 6 ordem??

Qual a configuraçao da caixa band pass para os 4 extremes de 12?

Os extremes renderao melhor numa Band Pass ou na dutada?

Vlw Pessoal!

Não estou com os dados do falante em mãos e nem com o programa de simulação aberto;Mas parece que o extreme de 12" se adequa mais em band pass de 6ª ordem :Só teria que analizar o ganho e banda passante para ver a eficiência dele montado nesse tipo de gabinete para ver se compensa a fabricação da caixa.

mas adianto que uma vantagem já tem; Que é a proteção do cone contra as intemperies da caçamba; pois o cone dos extreme são de celulose e não prolipopileno

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou com os dados do falante em mãos e nem com o programa de simulação aberto;Mas parece que o extreme de 12" se adequa mais em band pass de 6ª ordem :Só teria que analizar o ganho e banda passante para ver a eficiência dele montado nesse tipo de gabinete para ver se compensa a fabricação da caixa.

mas adianto que uma vantagem já tem; Que é a proteção do cone contra as intemperies da caçamba; pois o cone dos extreme são de celulose e não prolipopileno

Valew pelo post!

Mandei um e-mail para o tecnico da selenium solicitando um projeto e eles responderam o seguinte:

"Para linha Extreme utilize band pass de sexta ordem, 12SW5 câmara traseira 25 litros com um duto de 10 cm de diâmetro por 5 cm de profundidade e 30 litros com um duto de 10 cm de diâmetro por 30 cm de profundidade com madeira de no mínimo 18mm"

Alguem poderia calcular como seria o desempenho de tal caixa?

Parametros do Extreme:

Fs . . . . . . . . . H z 31

Re . . . . . . . . . .W 3,5

Qms. . . . . . . . . . 5,20

Qes . . . . . . . . . . 0,47

Qts.. . . . . . . . . . 0,43

Vas . . . . . . . . . I 61

Ref Eff . . . . . . . % 0,46

Sd . . . . . . . . . m2 0,0520

Vd . . . . . . . . . c m3 374,4

Xmax. . . . . . . . . mm 7,2

bl . . . . . . . . . . T.m 15,2

Abs

Editado por ExTrEmE SPL

Compartilhar este post

Link para o post

cabine estendida.... hmmmm, qual o espaço mais o menos?

esse sub toca com dutadas pequenas.... mas 4 extreme é absurdo hein, q amp vai usar?

manda um paredão mesmo, mirado pro parabrisa =D

bixo, configuração de mnto SPL, porém se gosta de subgrave, dutada para cada 1, 110 litros.... mete um paredao de 400litros, q vai trincar seu parabrisa

Compartilhar este post

Link para o post

Valew pelo post!

Mandei um e-mail para o tecnico da selenium solicitando um projeto e eles responderam o seguinte:

"Para linha Extreme utilize band pass de sexta ordem, 12SW5 câmara traseira 25 litros com um duto de 10 cm de diâmetro por 5 cm de profundidade e 30 litros com um duto de 10 cm de diâmetro por 30 cm de profundidade com madeira de no mínimo 18mm"

Alguem poderia calcular como seria o desempenho de tal caixa?

Parametros do Extreme:

Fs . . . . . . . . . H z 31

Re . . . . . . . . . .W 3,5

Qms. . . . . . . . . . 5,20

Qes . . . . . . . . . . 0,47

Qts.. . . . . . . . . . 0,43

Vas . . . . . . . . . I 61

Ref Eff . . . . . . . % 0,46

Sd . . . . . . . . . m2 0,0520

Vd . . . . . . . . . c m3 374,4

Xmax. . . . . . . . . mm 7,2

bl . . . . . . . . . . T.m 15,2

Abs

simulei ela aqui e esta com um bom ganho sintonizada a 45 hz na traseira e 84 hz na frontal ganho médio de 6,3 dbs numa faixa ampla e não num pico especifico como uma dutada desalinhada

spl de 122 dbs com apenas um sub aplicado os 650 w rms

o xmax ultrapassa um pouquinho o linear mas não chega no xmax limite

se quiser resolver esse deslise na excursão e só resintonizar a camara traseira em 49 hz que já fica comportado o xmax e de quebra ganhasse 0,6 dbs indo para 122,9 dbs ao ar livre para apenas um falante

Compartilhar este post

Link para o post

cabine estendida.... hmmmm, qual o espaço mais o menos?

esse sub toca com dutadas pequenas.... mas 4 extreme é absurdo hein, q amp vai usar?

manda um paredão mesmo, mirado pro parabrisa =D

bixo, configuração de mnto SPL, porém se gosta de subgrave, dutada para cada 1, 110 litros.... mete um paredao de 400litros, q vai trincar seu parabrisa

Caber cabe! O espaço dela eh maior que o porta malas do novo gol! Cabe os 4 Extremes de 12 viradas para o para brisa! Eis a questao.. o carro eh zero! To com dó! Pensei em por na carroceria para poupar minha saveiro! Mas ainda estou vendo qual mais viavel!

O set vai ser:

4 Extremes de 12

1 SD5000

3 Bat 150A

8 St302

16 Ts Pioneer (8 em cada porta)- Se eu colocar os 4 subs na cabine!

Compartilhar este post

Link para o post

simulei ela aqui e esta com um bom ganho sintonizada a 45 hz na traseira e 84 hz na frontal ganho médio de 6,3 dbs numa faixa ampla e não num pico especifico como uma dutada desalinhada

se quiser resolver esse deslise na excursão e só resintonizar a camara traseira em 49 hz que já fica comportado o xmax e de quebra ganhasse 0,6 dbs indo para 122,9 dbs ao ar livre para apenas um falante

Certo! Para quem curte muito Hip hop, nao terei um problema com a excursao do cone? As musicas sao repletas de baixas frequencias... tenho medo de zuar meus extremes! E estarei mandando uma media de 3500-4000 rms para os 4 falantes!

Qual configuraçao de caixa ficaria melhor?

Valew pela ajuda! Valew mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

putz amigo, sem preconceitos (mesmo) mas tava indo tão bem a parte do subgravezão animal

Tu vais encher de tweeter e 6x9 nas portas mesmo? :(

tomara que o pessoal aki te conveça que nao.. rsrs

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Certo! Para quem curte muito Hip hop, nao terei um problema com a excursao do cone? As musicas sao repletas de baixas frequencias... tenho medo de zuar meus extremes! E estarei mandando uma media de 3500-4000 rms para os 4 falantes!

Qual configuraçao de caixa ficaria melhor?

Valew pela ajuda! Valew mesmo!

filtro sub sonico proximo á 45hz ou um pouco mais alto pois com esse headron não e bom facilitar haja visto que quando se ouve alguma reclamação dos sub já e tarde nesse tipo de caixa

Compartilhar este post

Link para o post

putz amigo, sem preconceitos (mesmo) mas tava indo tão bem a parte do subgravezão animal

Tu vais encher de tweeter e 6x9 nas portas mesmo? :(

tomara que o pessoal aki te conveça que nao.. rsrs

abraço

Pensei em por uns kits 2 vias! Mas para acompanhar esse grave...

Alias, ja tenho um kit 2 vias da bravox(CS60D) e gosto muito dele! O bixinho eh valente!

Axo que nao vou ter coragem de colocar os subs na cabine nao! Vai detonar o painel...retrovisor etc... eh fo**!

Compartilhar este post

Link para o post

filtro sub sonico proximo á 45hz ou um pouco mais alto pois com esse headron não e bom facilitar haja visto que quando se ouve alguma reclamação dos sub já e tarde nesse tipo de caixa

Mas com o filtro nesse corte perderei o sub grave....

Nao teria como diminuir a sintonia dessa caixa e deixar o filtro em torno de 35-40hz?

Sera q vai ficar bom... tenho medo de manda fazer essas caixas e o trem n ficar bom...

Falando nisso, sao 2 subs por caixa?

Qual as medidas?

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

depende man.....

rola fazer uma caixa pros 4 , livres, e meter um buraco no meio.... ou fazer independente... certinha todas iguais com dutos independentes, vou ser cincero... eu nao sei calcular uma caixa para 4 falantes para se conseguir o maximo de rendimento, sem picos e descendo mto... por isso uso caixa independente, pra nao bater o arrependimento.

mas bixo, SD5k vai ficar otimo, vai tocar com mta folga.... e o extreme sem distorção, aguenta horas com mais potencia.... fica sussa q nao vao queimar...

pra acompanhar o grave.... bom, com 1 kit na porta bem forte e bom+ um pezinho com um mid de 5" bem potente que fale mto + um midrange 4" no painel.... creio que um fosgate t400.4 ou t600.4 acompanhe facil o set.... vai ficar duca*****, agora falta achar os mids... kits de 100 reais nem pensar... pensamos em algo de 100rms só no mid, dae o grave não vai cubrir os medios...., 6x9 é lixo mano, com tanto grave, + o grave do 6x9, pra q? vai só atrapalhar.... e os TW do 6x9 são MMMMMMMMTO fraco e berra demais, come freq. q nem louco... vc vai ficar surdo em alta freq. e não vai ouvir um som descente.

Compartilhar este post

Link para o post

depende man.....

rola fazer uma caixa pros 4 , livres, e meter um buraco no meio.... ou fazer independente... certinha todas iguais com dutos independentes, vou ser cincero... eu nao sei calcular uma caixa para 4 falantes para se conseguir o maximo de rendimento, sem picos e descendo mto... por isso uso caixa independente, pra nao bater o arrependimento.

mas bixo, SD5k vai ficar otimo, vai tocar com mta folga.... e o extreme sem distorção, aguenta horas com mais potencia.... fica sussa q nao vao queimar...

pra acompanhar o grave.... bom, com 1 kit na porta bem forte e bom+ um pezinho com um mid de 5" bem potente que fale mto + um midrange 4" no painel.... creio que um fosgate t400.4 ou t600.4 acompanhe facil o set.... vai ficar duca*****, agora falta achar os mids... kits de 100 reais nem pensar... pensamos em algo de 100rms só no mid, dae o grave não vai cubrir os medios...., 6x9 é lixo mano, com tanto grave, + o grave do 6x9, pra q? vai só atrapalhar.... e os TW do 6x9 são MMMMMMMMTO fraco e berra demais, come freq. q nem louco... vc vai ficar surdo em alta freq. e não vai ouvir um som descente.

Seu eu for fazer, irei fazer separada mesmo... fica mais bem feita!

Mas to sem saber como sintonizar essa caixa band pass! Vai que sai uma mer**??? E outra coisa; so compensa fazer se for render mais que coloca-las em caixa dutada!

To pesquisando ainda qual a melhor opção... mas ta fo** viu!

Como calcular essa sintonia?? Abs

Compartilhar este post

Link para o post

band pass para as 4, vai ser fo**, a parede é fina.... dutada mirada pro parabrisa fica mto melhor....

o bom da BP é que corta 100000/oitava, o medio..... vc só ouve o grave..... ja na dutada, com bastante volume vc ouve perfeitamente pelos subs a voz da musica.

Compartilhar este post

Link para o post

eu colocaria os 4 dentro em dutadinhas com sintonia baixa e um subsonico no amp ali na casa dos 40hz e ABANDONAVA esse monte de 6x9 e st. Tu mesmo falou que nao quer acabar com o carro e vai pregar uma penca de falante na porta =/

Compartilhar este post

Link para o post

eu colocaria os 4 dentro em dutadinhas com sintonia baixa e um subsonico no amp ali na casa dos 40hz e ABANDONAVA esse monte de 6x9 e st. Tu mesmo falou que nao quer acabar com o carro e vai pregar uma penca de falante na porta =/

então nem falei nada..... o cara nao tem noção do que é 4 extreme dentro de um cubiculo de uma " pickup", 30 segundos de pancada com o carro fechado, vai cair as portas com ou sem 6x9..., com os 6x9 é mais facil ainda cair tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

Como ficaria esse projeto caso sintonizasse em 49hz? Falo em questão de litragem das câmaras e tamanho dos dutos, pois para iniciantes como eu, fica muito mais fácil executar um projeto com esses dados. Agradeço desde já caso possa passar as medidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...