Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Burba

Ajuda na construção da caixa

Recommended Posts

Postado em

Então... Dei uma pesquisada pela Net e ví que o manual sugere 32 litros para uma caixa dutada, com duto de 3" e 25cm de comprimento e com estes parâmetros a caixa ficaria sintonizada em torno de 40hz...

Mas anddei lendo vários posts aqui no fórum e geralmente o pessoal usa caixa grande, muitas vezes bem acima do recomendado pelo fabricante, e desta forma conseguem frequência mais baixas, fazendo o sub descer mais, que é o que eu quero com o Shocker.

Qual a receita de bolo?

Obrigado...

Postado em

Especs do sub:

Revc= 2,000 Ohm

Fo= 54,248 Hz

Sd= 33,006m M²

Krm= 2,119m Ohm

Kxm= 15,684m H

Exm= 0,690

Vas= 10,572 Ltr

Erm= 0,814

Cms= 68,338m mm/N

Mmd= 122,504 g

Mms= 125,952 g

BL= 9,916 T•M

Qms= 6,661

Qes= 0,843

Qts= 0,748

No= 0,194 %

Xmax= 10,4mm

SPLo (dB/W/m)= 84,889 dB

Peso= 6,2kg

este FO naum seria FS

Postado em

Imposivel este falante tocar subgrave com este FS em 54Hz :banghead temtei achar manual dele na net e simular caixa com estes parametros mas nada ,o grafico fica uma mer****** se o FS for este mesmo :blink: esqueça pode troca de falante...

Postado em

Imposivel este falante tocar subgrave com este FS em 54Hz :banghead temtei achar manual dele na net e simular caixa com estes parametros mas nada ,o grafico fica uma mer****** se o FS for este mesmo :blink: esqueça pode troca de falante...

Estranho, deve ter alguma coisa errada então... Pois sempre ouvi falar muito bem dos Shockers, são muito utilizados em campeonato de SPL...

Vou pesquisar melhor e depois posto aqui...

Valeu !!!

Postado em

Estranho, deve ter alguma coisa errada então... Pois sempre ouvi falar muito bem dos Shockers, são muito utilizados em campeonato de SPL...

Vou pesquisar melhor e depois posto aqui...

Valeu !!!

Ai que ta campeonato de SPL ,Falante com sensibilidade alta caixas pequenas com um pico com ganho monstro na frequencia que feche na sintonia do carro para tira o maximo de pressão sonora de um falante.N tem nada a ve com musicalidade,qualidade,e se o falante toque sub graves,Pelos artigos que li, quanto menor o FS do sub melhor ele se comporta nas frequencias baixa,se falei besteira me corrijam...

Postado em

Este video é do som que vc tinha? http://www.youtube.com/watch?v=MU0vY0BDce0&feature=player_embedded

Eu se fosse vc trocaria de sub,bateria coloca a de 80 junto pois o sd 1000 prescisa de uns 100ah de bateria so pra ele vc veja pelo video este sub que vc tinha dava SPL e n subgrave e o FS dele 43Hz imagine o terremoto que é 54Hz sem chance de tocar sub grave tem tei simula uma caixa mas n tem se aumenta a litragem pra ele descer a frequencia da caixa o falante descontrola o cone n da vai queimar.

Postado em

Este video é do som que vc tinha? http://www.youtube.com/watch?v=MU0vY0BDce0&feature=player_embedded

Eu se fosse vc trocaria de sub,bateria coloca a de 80 junto pois o sd 1000 prescisa de uns 100ah de bateria so pra ele vc veja pelo video este sub que vc tinha dava SPL e n subgrave e o FS dele 43Hz imagine o terremoto que é 54Hz sem chance de tocar sub grave tem tei simula uma caixa mas n tem se aumenta a litragem pra ele descer a frequencia da caixa o falante descontrola o cone n da vai queimar.

Sim, era esse o som do meu Pálio...

Cara, então primeiro me tira uma dúvida, coisa de leigo mesmo... Qual a diferença entre SPL e Subgrave???

Para ser mais prático, eu gosto de grave forte, que dá aquela cocerinha no nariz e faz o carro todo excursionar... Isso é SPL ou Subgrave??

Ainda não comprei o Shocker Terremoto, mas a intenção seria pegar ele mesmo... Se não atender o que eu quero, posso mudar de opinião... Estou vendendo meu Cerwin Vega, e a grana que entrar da venda é a verba que terei pra comprar outro sub, de preferência um de 10", pois aí posso fazer uma caixa grande e colocar a bateria dentro da caixa do sub (com as respectivas divisórias é claro), assim como ví num outro tópico aqui do forum...

Agradeço a ajuda ...

Postado em

2 duvidas:

quanto ta custando esse shocker?

Já que tem disponibilidade de espaço pq nao pega logo um sub de 12 ou 15?

O Shocker está saindo por R$ 300,00 + frete um novo...

Quanto a disponibilidade de espaço, é justamente ao contrário, eu não tenho, por isso quero um sub de 10" e mais fraco... Desta forma posso fazer uma caixa com a litragem menor, manter a bateria auxiliar e ainda sobrar um espaço razoável na pequena mala do Pálio...

Pra vc ter uma idéia a primeira caixa que fiz para o Cerwin Vega tinha uns 150L bruto, quase não dava pra fechar a tampa da mala... Pedi pra fazer uma menor, mas mesmo assim ficou com uns 100L brutos...

Como uso o carro no dia-a-dia e ainda divido com minha esposa, preciso de uma coisa mais prática...

Postado em

Vamos comparar um extreme e um E2k ambos de 15" com a mesma potencia com caixa que tire melhor aproveitamento de cada sub o extreme vai ter mais SPL toca mais, mas n vai tocar subgrave como o E2k .e cada sub tem suas caracteristicas grave macio ,grave mais ceco etc....

Para o carro se torcer vc vai ter que pegar um sub com FS baixo 30HZ exemplo e a caixa grande que faça este sub tocar forte de 20HZ coisa que poucos tocam até 60HZ e dando pico em 40hz ai vc vai ter SPL nesta frequencia.

Em campeonato onde se consegue mais SPL e nas frequencias mais altas dependendo do ganho da carroceria do carro vamos dizer que seja 60HZ ,se pega um sub com FS mais alto com estes da shocker faz a caixa que de um pico com ganho monstro em 60hz e na hora da medição vc coloca a frequencia 60hz e pau na mula vai da spl mas n vai torcer o carro vai da akela vibradera de lata do caraio.

SPL :estargo que o falante faz,presão sonora ,barulho

Subgrave:frequencias muito baixas vamos dizer de 20Hz a 60Hz Spl aki o carro escurxiona

Grave : Frequencia baixa vamos dizer de 60Hz a 120 Spl aki o carro vibra

Postado em

Vamos comparar um extreme e um E2k ambos de 15" com a mesma potencia com caixa que tire melhor aproveitamento de cada sub o extreme vai ter mais SPL toca mais, mas n vai tocar subgrave como o E2k .e cada sub tem suas caracteristicas grave macio ,grave mais ceco etc....

Para o carro se torcer vc vai ter que pegar um sub com FS baixo 30HZ exemplo e a caixa grande que faça este sub tocar forte de 20HZ coisa que poucos tocam até 60HZ e dando pico em 40hz ai vc vai ter SPL nesta frequencia.

Em campeonato onde se consegue mais SPL e nas frequencias mais altas dependendo do ganho da carroceria do carro vamos dizer que seja 60HZ ,se pega um sub com FS mais alto com estes da shocker faz a caixa que de um pico com ganho monstro em 60hz e na hora da medição vc coloca a frequencia 60hz e pau na mula vai da spl mas n vai torcer o carro vai da akela vibradera de lata do caraio.

Subgrave:frequencias muito baixas vamos dizer de 20Hz a 60Hz Spl aki o carro escurxiona

Entendi... Então com o FS deste SUB eu teria um SPL muito forte, mas não conseguiria ter um sub grave legal, certo?

E nesta faixa de preço (R$ 300,00) tem algum sub que atenderia o que eu quero? De preferência sub de 10" mesmo, a intenção não é participar de campeonato e sim ter um subgrave legal para o dia a dia...

Postado em

agora uma duvida aki nao entendo de som pra dentro, qual vou escutar de longe o carro vindo de mala fechada o carro excurcionando(subgrave) ou o carro vibrando(spl),mas escutando um grave bonito vindo de longe e quando chega perto começa a trener tudo como janelas e portas de aço

to perguntando pq tem um carro aki k quando passa treme ate o copo da mesa do barzinho e quando passa perto aki da loja a vitrine treme toda só nao sei qual falante é.

Postado em

Boa Tarde pessoal, como não consegui fazer negócio com meu Cerwin Vega e estou sem grana pra comprar outro sub, vou ficar com ele mesmo, mas vou dar uma ajeitada na caixa pra conseguir um rendimento melhor dele:

Atualmente a cx trapeizodal dele está com as medidas (em mm)abaixo:

Altura: 400

Largura: 550

PM: 450

Pm: 350

MDF: 20

Dois dutos de 4" por 25cm...

Quando mandei fazer a caixa, o cara me falou que ela estava sintonizada em 37hz, mas como eu não manjo, não pude questionar...

Queria fazer uma caixa que pudesse ter um melhor rendimento, mas que não fosse tão grande como o manual manda (em torno de 110L).

Os parâmetros do sub são:

FS: 36hz

Qts: 0.217

Qms: 9.120

Qes: 0.223

Vas: 3.11 ft3

Xmax: 23mm (+/- 11.5mm)

Revc: 1.7ohm p/coil

Vol. Displ: 0.27 ft3

Valeu...

Postado em

Cara, Shocker Terremoto deve ser um sub muito parrudo em frequencias altas, tipo 50hz ~ 80hz.

Acredito que nao seria legal para subgraves, analisando os paramentos, como o 100%sub disse.

Jah pegou esse Shocker? Se nao pegou, pq nao tenta algum mtx, fosgate da vida? Derrepente te satisfaz mais i talz...

Cota la com o diego_alves sem compromisso, pois acredito que a ideia do shocker nao seria legal nao para subgraves!

:legal:

Postado em

Cara, Shocker Terremoto deve ser um sub muito parrudo em frequencias altas, tipo 50hz ~ 80hz.

Acredito que nao seria legal para subgraves, analisando os paramentos, como o 100%sub disse.

Jah pegou esse Shocker? Se nao pegou, pq nao tenta algum mtx, fosgate da vida? Derrepente te satisfaz mais i talz...

Cota la com o diego_alves sem compromisso, pois acredito que a ideia do shocker nao seria legal nao para subgraves!

:legal:

Faleu pela resposra Cris,

Mas não vou mais pegar o Shocker, pois não consegui fazer negócio no meu Cerwin Vega...

A ajuda que quero é na construção de uma caixa decente para o Cerwin Vega Stroker... Os parâmetros que estão três posts acima são do Cerwin Vega Stroker...

Se alguém puder ajudar eu agradeço...

Abçs...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...