Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Edgrau

A importância de bons cabos e boa instalação.

Recommended Posts

Vou fazer um relato para os colegas de forum...

A bastante tempo atrás, mudei meu estilo de som, que nem vale a pena comentar como era, rs rs.. finalmente entrei no mundo SQ.

Adiquiri um bom player (esse que uso hoje, o Clarion 785) e um bom amp pro meu kit duas vias que era um bravox cs60d (tocado pelo 4.6x).. eu fiquei encantado com esse novo mundo que se abriu diante de mim, um som melhor, mais agradável que o de antes... e assim iniciou a caminhada.

Depois substitui o kit da bravox, pelo kit da hertz, o esk, que pra mim é o melhor custo beneficio que conheço.

A pouco tempo atrás tive a oportunidade de fazer um upgrade, mudando o 4.6x pelo a/d/s e também o kit ESK da hertz pelo HSK da mesma marca.

Onde quero chegar? bem, eu investi uma grana boa trocando equipamentos e com isso obtive uma melhora digamos, de uns 10, 20% em musicalidade...

Foi quando percebi que havia me esquecido de algo que nunca dei importância, OS CABOS, tanto speakers, quanto rca. Refiz a instalação, coloquei 100% (antes estava bem menos que isso) de cabos speakers da dblink (que é um cabo relativamente barato, mas infinitamente de melhor qualidade que os flamenguinhos por aí...), e os rca, mudei de um bom cabo comprado pra um DIY com cat6 + rgc59 (feito em casa), seguindo as orientações de um site muito famoso (www.diyaudio.com.br).. e após fazer isso, gastei uma pequenina fração do que havia gastado em equipamentos, e pra minha surpresa, a melhora em musicalidade foi espantosa...

Hoje eu tenho satisfação em ouvir meu som, sem usar NENHUM tipo de processamento do meu player, tudo no 0, tudo off... o player está APENAS mandando o sinal de aúdio, o mais puro possível. Isso antes era impossível, era necessário um ganho aqui, um ganho ali, um recurso de processamento aqui, outro ali, pra eu ter a sensação de uma resposta completa em toda gama de frequencias... isso a custas de processamento digital.

Outros fatores importantes são o posicionamento dos TW e o tratamento acústico das portas (que eu já tinha, mas não era tão caprichado como o de agora)... gastando pouquissímo, se tem uma melhora na sonoridade incrível no estéreo do carro.. posso dizer que bem mais do que trocandos os equipamentos.

Bem, o que quis dizer com meu relato, é que as vezes nos preocupamos em gastar muito numa só coisa (nos equipamentos), e nos esquecemos de outras coisas, como instalação, cabeamento, etc...

Eu cometi esse erro, e aprendi... Sei que o meu caminho não termina por aqui, afinal existem cabos muito superiores e acertos a serem testados, mas penso que no momento estou satisfeito com o que consegui, aliás MUITO satisfeito.

Editado por Edgrau

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo que nem todo cabo soa igual. Um pequeno investimento realmente pode trazer melhoras.

Agora esse povo que acredita em som místico de cabo hi-end...

Compartilhar este post

Link para o post

Show... Eu to mudando tudo aos poucosa aqui... Tratando as portas e talz... Tira cabo aki, ali, poe cabo aki... Zona da po***...

xD

Editado por HobbiT

Compartilhar este post

Link para o post

Orra veio, q bom mano, seja bem vindo!!!

eu to chegando nesse mundo faz um tempinho... agoooora q to comecando a ter uma grana pra da uma investida... comprei um 2vias mb quart, vamo ve oq acontece...

to vendo sub e amp agora tbm... comecei a conehcer umas marcas q nem imaginava hehehe

e veio, qualidade de som vira paixao cara, e uma evolucao!!!

mexo com musica desde os 15 anos de idade, comecei a fazer uns trampos de producao com uns 20, ficava, e ainda fico, indignado quando escuto um carro com "pancadao" kkk, quando vejo cornetas num tampao me da ate arrepios! huahauaha

quando comecei a ver o som pro meu carro, fui em 11 lojas veio, isso mesmo ONZE lojas do abc e somente duas me apresentaram projetos bacanas, o resto era tudo:

bicho papao, um cara veio me falar pra colocar 4 woofer na caçamba, mas veio, á TODOS, eu pedi som interno pra qualidade, todos!!! e somente dois vieram me falar em qualidade, velocidade do sub (pro tipo de som q ouco, psy ou metal) entao cara, a turma instala som, mas e tudo "pedricista" (pedreiro q quer fazer trampo de eletricista) se fala com um cara desses e ele nao sabe nada, so sabe aquela receitinha pra disparar alarme no estacionamento, quando vc fala nas frequencias, qual a frenquencia da voz, da bateria, o cara se perde todo!!!

teve lojas q fui, o cara cheio de trofeuzinho numa parede, mas o infeliz nao sabia oq era palco sonoro...

quando vc aprende a ouvir detalhes das musicas (seja barulinhos "à mais" na musica eletronica, seja uns instrumentos de sopro, uns pratinhos ou uns acordes diferentes na guita, vc nunca mais quer deixar de ouvir isso, e pra isso, so com eqp de qualidade e boa instalacao!!!)

foi mau escrever tanto, mas fico mo feliz quando alguem entra pro mundo do SQ hauahauahauaha

e isso ai, seja bem vindo!!! (de um novato tbm) hehehe

Editado por leovano

Compartilhar este post

Link para o post

Depois vem o pessoal dizendo que cabo de 5 reais faz a mesmíssima coisa...

Tudo é placebo...

Mas ai, fazendo o teste, você descobre que há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã audiofilia... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Isso me faz lembrar que preciso trocar logo meus cabos para os speakers.

Estou usando tiaflex, facilmente encontráveis. Mas já consegui aqui em minha cidade cabos santo angelo, assim que tiver oportunidade troco tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo 33%

Equipamentos 33%

Instalação 33%

Pelo menos e assim que eu penso !

33+33+33=99 os outro 1% é a cerveja

Compartilhar este post

Link para o post

achei legal esse depoimento......confirma u q a galera aqui cansa de dizer !!! muita gente compra um kit de entrada..ai ja quer logo trocar o kit...amp..sub...e nem extraiu tudo que os aparelhos podem dar.... tudo inflencia !!! boa regulagem......bons cabos !!! vejo muita gente aqui comprando e vendendo produtos sem nem amaciar !!! KKKKKKKKK!!! valeu ai a iniciativa !! muito importante !!! deveria ter um topico desses fixo aqui pra galera ler e ver se muda a mentalidade !!! valeusssssssssssss!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom cara, quanto fui comprar meu set que tinha pesquisado bastante cheguei até uma "estaladora de som" eu taria procurando um NAR 10w2 cabos RCA Monster cable e speakers pompéia o DONO e o "estalador" nunca tinha ouvido falar de nada disso [^] , era uma bonito lugar com até bions equipos tipo Kit 2 vias Morel tempo e Amps fosgate e soundstream mais talves nem ele sabia que tinha aqueles equuipos por lá :blink: sabe o que fiz??

Saí correndo de lá ...heheheh :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

Há anossss atrás eu troquei os cabos RCA BEM toscos que eu usava no meu sistema de SPL, colocando os Stinger Hyper no lugar. Troquei apenas os RCA mesmo, e a mudança foi gigante. Pra terem noção, liguei o Auto-TA do meu player Pioneer, e ele teve que reconfigurar bastante atributos que estavam acertados na época do RCA boqueta.

E isso porque eu tinha um sistema totalmente SPL ... imagine essa mudança em algo que vise fidelidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um somzinho mais ou menos um tempo atras, e agora estou entrando também no mundo do SQ ... Estou com um subwoofer fosgate p3 + roadstar 1200D, um kit 2 vias NAR serie 2 + SD400.4 ... Estou querendo comprar cabo de alimentação Technoise AWG2 e RCA Technoise da linha TZ ... O que acham ? Em relação a cabos speaker nao tenho ideia do que uitilizar... Alguém tem alguma sugestao ? Desde já agradeço e estou muito ansioso para começar essa vida! hahahah!

Muito bacana mesmo o tópico e também assusto quando vejo uma corneta em cima do tampão! Me desesperaaaaaa!!!!

Agradeço também a todos que puderem das suas opinioes em relação aos cabos!

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo de certo modo tem um encaixe, desde o dedo do cara que está controlando o som até o cabo que ele usa. Nos últimos tempos eu também mudei um pouco, parei de ouvir novos sons para parar de gastar dinheiro com isso. Sempre há algo melhor ou que se encaixa melhor

Editado por Fernandosomzao

Compartilhar este post

Link para o post

Troquei os rca xing ling pelo Technoise da linha tz. Parece que o questo agora responde melhor e mais forte!

Vc tem um Knukonceptz tb ne Armado?

Se sim, Chegou a comparar os dois?

O que achou?

Compartilhar este post

Link para o post

não chegou :(

aí quando eu saí de férias, comprei o set technoise de cabos e fios.

mas essa semana ví um kit de instalação da Focal no facebook da BRSound. parece ser completo e tá 399,00.

quero ver quando alguem aqui do forum vai pegar um pra testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara super Curti!!

é mto bem verdade.

O que adianta eu uso RCA Knu do mais TOP, e meus midbass tão na porta com fiação original do carro :/

da pra sentir que eles não tão tocando nada do que podem :/

Compartilhar este post

Link para o post

Cabo speaker...vale apena investir até os OFC... não acho que o ganho seja compensador além disso...

RCA pode ir até o nível 10+++... o ganho é impressionante.

instalação: conectores, tratamento acústico, direcionamento de tweeters, caixa de sub bem construída... nem vou comentar... isso tem que ser bem feito e é o começo/base de toda a conversa...

Compartilhar este post

Link para o post

Meu caso foi nos graves , quando usava um rca xing ling de 5 reais , e botei um de entrada da monster (101 xln) , parecia que eu tinha mudado de som por completo , coisa de doido mesmo...

Já cabo speaker não consegui até hj notar diferença...

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, pois é......montei um sq razoável, e tb me esqueci desse detalhes....RCas...

Alias, eu usava o rca mais vagabundo do planeta, depois comprei um Mtx....e agora, já me disseram pra trocar de novo.....alguma dica? Um cabo até uns 400 reais?

Compartilhar este post

Link para o post

pois é, pois é......montei um sq razoável, e tb me esqueci desse detalhes....RCas...

Alias, eu usava o rca mais vagabundo do planeta, depois comprei um Mtx....e agora, já me disseram pra trocar de novo.....alguma dica? Um cabo até uns 400 reais?

Cabo DIY com essa grana dá pra chegar no nível 11 num pulo...

com muita pesquisa e importação é claro...

Compartilhar este post

Link para o post

Ixi...não dá assim pra mim não....

mas tem material bom no classificados para montar...

Compartilhar este post

Link para o post

"rca ruim é como um encanamento sujo levando uma água limpa até um copo. toda água fica turva" caio fernando de abreu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...