Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Jr Som

Taramps 2.7 queimando tornados 15"

Recommended Posts

Galera desculpem pelo tópico meio antigo mas é bom relatar aqui nossas experiências..

Galera ja desisti... Taramps eu não trabalho mais... Aquela maldita luzinha vermelha "ajuda" a não queimar os falantes Pode não funcionar. Ex: Coloco um forró e o volume do cd pioneer no 45 e deixo o sistema regulado pra nao piscar..Até ai tudo bem.. Mas se eu colocar um Funk ou regee bem grave no mesmo volume o vermelho pisca com força.Ou seja. O usuario tem que ficar na mala do carro aumentando e diminuindo o nivel o tempo todo pra não queimar os autofalantes? EU ACHO AQUELE SISTEMA DE PROTEÇAO PROS ALTOFALANTE IRRACIONAL.. Já perdi a conta dos altofalantes que já vi queimados com Taramps..

Por que não um sistema interno automático de nível de entrada ou distorção ??????????????

Ou seja Compensando em volumes baixos e amortecendo em volumes muinto altos...

Taramps never more..Vou testar os SDs..

isso de variar o clip nas musicas acho que é normal, mesmo pq vc deve ouvir MP3s baixadas na net...que variam bastante o nivel de volume e a qualidade tbm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera não sei mais o que fazer aqui.. Já é a terceira vez que o 2.7k queima 2 tornados 1100 de uma vez só.. ja dei um corte pra tocar somente acima de 50hz, nao deixei dar clip diminuir o ganho pra nao clipar, litragem de acordo com o manual e fonte 250AMP e tudo mais.. tem gente que disse que usa até um taramps 3.7k.

Já tentei de todo geito aqui..a bobina torra que nem carvão.ja tou chegando a conclusao... tornados não aguenta 2.7

Vou ligar num 2.0 pra fazer o teste.

Tornados são MB (subão) trabalham melhor na casa de 50 a 200hz, escursiona-se no seu limite,não aceitão muito bem Taramps e parecidos. e cx,portanto reveja ,axo que trabalham melhor com agressive no caso de duas

(Eu no dia dia uso duas com o earthquake10000d a 02ohms,com cx de 140 lts camera individual em picape e nunca tive problemas..(Aconselho que troque o falante por eros ou parecido .MG)se não o amp por agressive ou parecido que trabalhe bem na faixa de frequencia mais baixa e que possua ultr fator de amortecimento.vlw

Compartilhar este post

Link para o post

mesmo pq vc deve ouvir MP3s baixadas na net...que variam bastante o nivel de volume e a qualidade tbm

99% das musicas agora vem da internet caro amigo a que está no seu pendriver nesse momento tb...)

Editado por Jr Som

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já li aqui no forum muintos relatos do tipo: "Nunca tive problemas" Pô o cara mora numa metrópole. E nunca parou num boteco,Ligou a fonte de 400AMP na tomada,Socou um funk, volume no talo, cerveja gelada e botou as minas pra dançar até o chão. Nunca fez isso e já fala que o sistema dele aguenta KCTe..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já li aqui no forum muintos relatos do tipo: "Nunca tive problemas" Pô o cara mora numa metrópole. E nunca parou num boteco,Ligou a fonte de 400AMP na tomada,Socou um funk, volume no talo, cerveja gelada e botou as minas pra dançar até o chão. Nunca fez isso e já fala que o sistema dele aguenta KCTe..

:legal: vlw bahia []-[]acontece muito isso,muita gente tem só por ter usar de verdade é dificil :mac1

Compartilhar este post

Link para o post

:legal: vlw bahia []-[]acontece muito isso,muita gente tem só por ter usar de verdade é dificil :mac1

Esse nao e meu caso nunca queimei mas xmax ja foi duas tornados e por baixa tensao na rede eletrica ja foi um agressive

Compartilhar este post

Link para o post

Uma pergunta que pode parecer besta mais frequencias altas tambem podem prejudicar o falante??

Tipo o falante atua na area de 40-400hz e voce deixar aberto ate os 1khz?

opa... se essas freq. mais altas forem com distorção (como qualquer outro)... torra bonito!

+ acho que sua dúvida é se clipa + rápido com frequencias altas, é isso? se for, a resposta é sim!

imagine o tanto que uma bobina tem que trabalhar para emitir uma batida de grave junto com o som de uma voz?

por isso a divisão de vias, falantes pra graves e para medio graves.

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

Fugindo um pouco do tópico, algm poderia explicar oq é clipar?? Vi as especificações de alguns subs e o Xmax é definido em mm, Xmax seria o máximo que o cone pode pular??

clip é o indicativo que está havendo distorção (onda quadrada). clipar foi a giria incorporada pra dizer que o ampli. por ex está mandando sinal distorcido para os AFs.

sobre o xmax, não é bem isso n, pode ser entendido assim mas... eu retirei a definição mais correta lá dos artigos do autosom.net

X-máxima Montante da bobina fora da peça polar superior:

Valor mais amado por muitos esse parâmetro representa a distância da altura total da bobina, diminuída da medida da altura da peça polar superior, dividida por 2; ou seja à distância em que a bobina mantém seu enrolamento dentro do gap acima e abaixo da peça polar (onde temos o fluxo magnético); Assim se temos um falante com x-máxime de 8mm, isso quer dizer que ele poderá ter um movimento de 8mm para fora e 8mm para dentro, ainda estando dentro do fluxo magnético, e com movimento mais linear, assegurado pelo conjunto magnético, suspensão da borda externa e aranha, damping factor do ampli;

Excedidos esses valores o cone do falante não mais estará regulado por esses controles, sendo colocado por autores que usá-lo constantemente desta forma seria coisa de pessoa não sana, uma vez e o reconamento vai ser uma questão de tempo.

Cabe ainda advertir que alguns fabricantes adicionam 15% a esses valores (por quê?).

Confundir esse valor com x-mecânico pode causar graves problemas à saúde do falante, pois além de compressão dinâmica, poderá bater no fundo do gap, deformando a forma da bobina.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera desculpem pelo tópico meio antigo mas é bom relatar aqui nossas experiências..

Galera ja desisti... Taramps eu não trabalho mais... Aquela maldita luzinha vermelha "ajuda" a não queimar os falantes Pode não funcionar. Ex: Coloco um forró e o volume do cd pioneer no 45 e deixo o sistema regulado pra nao piscar..Até ai tudo bem.. Mas se eu colocar um Funk ou regee bem grave no mesmo volume o vermelho pisca com força.Ou seja. O usuario tem que ficar na mala do carro aumentando e diminuindo o nivel o tempo todo pra não queimar os autofalantes? EU ACHO AQUELE SISTEMA DE PROTEÇAO PROS ALTOFALANTE IRRACIONAL.. Já perdi a conta dos altofalantes que já vi queimados com Taramps..

Por que não um sistema interno automático de nível de entrada ou distorção ??????????????

Ou seja Compensando em volumes baixos e amortecendo em volumes muinto altos...

Taramps never more..Vou testar os SDs..

huahauhau... quando eu começei a ver um pouco sobre som eu pensava assim tbm mas... veja bem:

uma música quase sempre vai ser diferente da outra se tratando de frequencias, ex: o forró que vc citou vai ter picos bem mais elevados numa freq. x do que o funk, e vice-versa. No funk, o pico vai ser em freq inferiores, no mesmo vol. do forró logicamente trará distorção para a maioria dos AFs.

pense se tivesse esse sistema de proteção anti-clip, (que quase certeza eu lembro que a própria taramps já teve, ou tem ainda), toda vez que você trocasse seu forró para o funk, ele armava a proteção? seria um incomodo muito FDP!

foi esse o grande motivo da retirada desse tipo de proteção.

seria uma boa essa idéia sim, um tipo de controle de vol no proprio ampli. de acordo com o pico de cada música, mas acho que está meio fora da nossa realidade isso ai, e com certeza, os engenheiros das grandes marcas já pensaram no msm. algum problema deve ter para tal criação.

acho que o mais próximo do que você deseja, vai encontrar naquele controle longa distância anti-clip da JFA, que monitora o sinal, e quando clipa, abaixa automaticamente até parar o mesmo.

Gosto muito dos SDs, acho que ele vai tocar mais do que esse taramps, mas se a troca for somente por esse motivo, desista! vai continuar tendo problemas do msm jeito.

Editado por thiago_tino

Compartilhar este post

Link para o post

eu sou de uma cidade do interior do paraná que tem pouco mais de 3000 habitantes, acredito que aqui a policia "alivia" mais do que em qualquer capital.

o pessoal daqui gosta de buteco, festa com as minas, e consequentemente, colocar os sistemas deles pra "aguenta kcte" igual vc flw.

+ acontece o seguinte, os AFs que tu escolheu, foram direcionados mais para qualidade sonora, e não aguentam barbeiragens como os ex citados por vc msm.

o pessoal aqui que adota seu estilo, geralmente coloca falantes aqui da região (tomahawks e rec som), que tem pouca fidelidade sonora, mas aguentam POUCO mais kcte.

acho que seria uma boa pra você... tenta saber mais sobre esses tomahawks como exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tornados são MB (subão) trabalham melhor na casa de 50 a 200hz, escursiona-se no seu limite,não aceitão muito bem Taramps e parecidos. e cx,portanto reveja ,axo que trabalham melhor com agressive no caso de duas

(Eu no dia dia uso duas com o earthquake10000d a 02ohms,com cx de 140 lts camera individual em picape e nunca tive problemas..(Aconselho que troque o falante por eros ou parecido .MG)se não o amp por agressive ou parecido que trabalhe bem na faixa de frequencia mais baixa e que possua ultr fator de amortecimento.vlw

Amigo, o que seria MB no seu vocabulário?

Até onde conheço, MB significa Mid Bass. O que não caracteriza o tornado, uma vez que o mesmo é um Woofer. Quanto ao agressive, acredito que ainda não teve oportunidade de ouvir SD ou amplificadores mais modernos.

O que seria "ultr"? E qual o fator de amortecimento do Agressive e do Earthquake?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

opa... se essas freq. mais altas forem com distorção (como qualquer outro)... torra bonito!

+ acho que sua dúvida é se clipa + rápido com frequencias altas, é isso? se for, a resposta é sim!

imagine o tanto trabalque uma bobina tem que har para emitir uma batida de grave junto com o som de uma voz?

por isso a divisão de vias, falantes pra graves e para medio graves.

A questão não é nem que há diferença de vias pra diminuir essa distorção. Senão o pessoal do pancadão (que chegam a usar de 80hz a 2000hz) torraria sempre os falantes.

A divisão das vias é feita para que se consiga um maior SPL, pois estará utilizando sempre a máxima eficiencia que cada transdutor (alto falante) pode fornecer.

Abraços. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é nem que há diferença de vias pra diminuir essa distorção. Senão o pessoal do pancadão (que chegam a usar de 80hz a 2000hz) torraria sempre os falantes.

A divisão das vias é feita para que se consiga um maior SPL, pois estará utilizando sempre a máxima eficiencia que cada transdutor (alto falante) pode fornecer.

Abraços. :legal:

ele se referiu a falantes voltados somente para graves!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, o que seria MB no seu vocabulário?

Até onde conheço, MB significa Mid Bass. O que não caracteriza o tornado, uma vez que o mesmo é um Woofer. Quanto ao agressive, acredito que ainda não teve oportunidade de ouvir SD ou amplificadores mais modernos.

O que seria "ultr"? E qual o fator de amortecimento do Agressive e do Earthquake?

Abraços.

sabia! era uma questão de tempo pra alguem dá uma bronca... já vinha avisando em outro tópico. :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...