Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
_s4cul_

Projeto Som Celtinha - HELP - ME

Recommended Posts

Olá pessoal, sou um acíduo leitor do forum, pesquisador e curioso em som automotivo. Estou começando meu primeiro projeto, com todas as limitações possíveis no sentido de recursos, mas quero projetar tudo muito bem para que nao perca tempo e dinheiro.

O som vai ser num celtinha 2 portas, bom o que tenho em mente e a seguinte configuração:

2 kits duas vias N.A.R Audio 6''

2 Selenium 10PW3

1 Selenium Matador 12'' 600 RMS 4+4Ohms

1 Selenium D250X

1 Selenium ST200

1 B-52 zl 4240 1400W RMS

1 Pioneer DEH-5080

Bom só para ter ideia, eu ja tenho a matador em caixa de 55 litros, a d250x e a st 200, restando os kits duas vias nar e os woofers 10pw3 da selenium, o modulo e o deh 5080.

O esquema de ligacao do modulo que pensei seria o seguinte:

COMO O B-52 ZL 4240 TEM ALGUNS ESQUEMAS DE LIGAÇÕES BEM INTERESSANTES, ACHEI QUE O 4X200W RMS @ 4OHMS SERIA MAIS APROPRIADO PRA MIM, PENSEI EM ALGO ASSIM:

CANAL 1 > BOBINA 1 DA MATADOR - 4Ohms @ 200W RMS

CANAL 2 > BOBINA 2 DA MATADOR - 4Ohms @ 200W RMS

CANAL 3 > TODOS OS KITS DUAS VIAS, SENDO QUE OS DA DIREITA LIGADOS EM PARALELO ENTRE SI,PERFAZENDO UMA IMPEDANCIA DE 2 Ohms,ASSIM COMO OS DA ESQUERDA TAMBEM LIGADOS EM PARALELOS ENTRE SI, PERFAZENDO IMPEDANCIA DE 2 Ohms, E ESTES LIGADOS EM SÉRIE ENTRE SI,SOMANDO 4 Ohms DE IMPEDANCIA TOTAL. 4 Ohms @ 200W RMS

CANAL 4 > 2 MEDIOS GRAVES SELENIUM 10PW3 DE 8 Ohms LIGADOS EM PARALELO, PERFAZENDO IMPEDANCIA DE 4 Ohms @ 200W RMS

CONCLUINDO, O ESQUEMA DE LIGACAO ADOTADO REPRESENTA UM DOS MODELOS INDICADOS PELO FABRICANTE QUE SUGERE 4X200W RMS @ 4OHMS TOTALIZANDO 800WRMS.

RENDIMENTO DOS FALANTES:

> SELENIUM MATADOR:

POTENCIA POR BOBINA : 300W RMS @ 4Ohms

POTENCIA TOTAL: 600W RMS

** COMO ESTOU LIGANDO UMA BOBINA POR CANAL DE 200W RMS TEMOS UMA POTENCIA

MAXIMA DE 400W RMS, TEMOS UM APROVEITAMENTO TEÓRICO DE 66,7% DA POTENCIA TOTAL DO SUB.

> KITS DUAS VIAS N.A.R 50W RMS

POTENCIA POR KIT 100W RMS @ 4 OHMS

** COMO ESTOU LIGANDO OS KITS DAS LATERAIS EM PARALELO E APOS OS DAS LATERAIS EM SERIE PARA PERFAZER UMA IMPEDANCIA TOTAL DE 4 Omhs, TEMOS QUE OS DOIS KITS TEM POTENCIA TOTAL DE 200W RMS @ 4 OHMS, SENDO QUE O CANAL DO MODULO FORNECE

NESTA LIGACAO 200W RMS OU SEJA, TEMOS UM APROVEITAMENTO TEÓRICO DE 100% DOS KITS 2 WAY.

> MEDIOS GRAVES SELENIUM 10PW3

POTENCIA POR FALANTE 125W RMS @ 8OHMS

** COMO SAO DOIS MEDIOS GRAVES TEMOS UMA IMPEDANCIA EQUIVALENTE LIGANDO OS DOIS EM PARALELO DE 4 OHMS, LOGO A TEMOS UM APROVEITAMENTO TEÓRICO DE 80% DA POTENCIA DOS WOOFERS 10PW3, JÁ QUE SOMAM 250W RMS E O CANAL FORNECE 200W RMS @ 4 OHMS.

PESSOAL, POR FAVOR ME CORRIJAM EM TUDO QUE ESTIVER EQUIVOCADO, SOU UM MERO INICIANTE PRECISO MUITO DA AJUDA DE VOCÊS.

JÁ COMECEI A PROJETAR O TAMPAO PARA ACOMODAR O KIT DUAS VIAS TRASEIROS E O PAR DE MEDIOS, FIZ INICIALMENTE EM ISOPOR PARA TER UMA NOCAO DE ESPAÇO E OCUPACAO DA VISIBILIDADE DO VIDRO TRASEIRO, PARA NAO ATRAPALHAR NA DIRIGIBILIDADE.

DESDE JA AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS E ESPERO PODER CONTAR COM VOCÊS NO ANDAMENTO DO PROJETO QUE VAI CAMINHAR A PASSOS CURTOS PELA INFELIZ FALTA DE VERBA.

GRATO,

LUCAS.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa blz man?

alguns itens me chamaram a atenção

Voce tem intenção de trio certo? ou ao menos misto

então para que 2 kits duas vias? e nar que é de otima qualidade sendo que voce terá medio no pw3 e corneta e agudos no st200?

a qualidade dos kits será desperdiçada por completo pois serão abafados pelo som da corneta e tw

outro ponto, se ainda naum comprou o modulo b52 não compre, não é um bom modulo, eu particularmente não gosto,

E faltou em seu esquema de ligação onde ligar a corneta e o ST

mais uma coisa, subwoofer voce disse que tem né? o matador? tbem não é um bom equipamento tendo em vista seu custo perto de outros, más da pra curtir, só que o seu esquema de ligação dele esta errado viu, não é aconselhável ligar cada bobina em canal diferente pois dois canais nunca se comportam extremamente iguais, há sempre uma variação entre eles e isso prejudicará seu sub

O certo no caso seria liga-lo em bridge, acredito que seu modulo aceite essa ligação

Acho que por enquanto é só né?

estou acompanhando man

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Movendo para o trio, pois não tem nada a ver com SPL.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu partiria para outro modulo! Talves um Roadstar 5.1 que é hibrido, ou seja, AB + D...tem um canal de 1000W pro sub e 5 canais de 100W...alimentaria legal seu set, e com um único amplificador, que economizaria espaço, $$ de fiação, etc. Te daria um bom headroom, além de alimentar bem o restante do set. Quanto ao duas vias, eu não tiraria não! Sempre tem alguma hora que se leva alguem no carro e não dá pra deixar o som bombando...ai é só jogar o fader todo pra frente e curtir o duas vias.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa blz man?

alguns itens me chamaram a atenção

Voce tem intenção de trio certo? ou ao menos misto

então para que 2 kits duas vias? e nar que é de otima qualidade sendo que voce terá medio no pw3 e corneta e agudos no st200?

a qualidade dos kits será desperdiçada por completo pois serão abafados pelo som da corneta e tw

outro ponto, se ainda naum comprou o modulo b52 não compre, não é um bom modulo, eu particularmente não gosto,

E faltou em seu esquema de ligação onde ligar a corneta e o ST

mais uma coisa, subwoofer voce disse que tem né? o matador? tbem não é um bom equipamento tendo em vista seu custo perto de outros, más da pra curtir, só que o seu esquema de ligação dele esta errado viu, não é aconselhável ligar cada bobina em canal diferente pois dois canais nunca se comportam extremamente iguais, há sempre uma variação entre eles e isso prejudicará seu sub

O certo no caso seria liga-lo em bridge, acredito que seu modulo aceite essa ligação

Acho que por enquanto é só né?

estou acompanhando man

Abraço

Gente obrigado desde já, meu caromoica, deixe me falar do modulo, optei pelo b-52 pq tenho uma amigo vendendo o dele a preço de bana, cerca de 300 reais, pra um modulo do porte do zl4240, acho justo. Eu ja vi tocando em alguns carros e gostei da peformance do b-52. Bom e mais um ponto de vista e no meu caso de oportunidade, mas aceito mais opnioes de amplificadores numa boa faixa de preço.

Quanto aos kits duas vias eu iria colocar um kit primeiramente nos pezinhos na frente e atras deixaria apenas o espaço se ficar legal com 1 kit 2 way e o par de 10pw3 vou deixar assim, mas e que nem sempre vou ouvir o som com a mala aberta, quero SPL e Trio, um misto que renda bem sem fazer feio nem tbm querer extravagar.

Quanto a ligacao do sub nao atentei para este detalhe da flutuacao de cada canal, posso ligar em bridge que da 700w rms e 4 Ohms tbm os canais 1 e 2, mas ai ligaria as bobinas da matador em paralelo, perfazendo 2 Ohms nao teria problema?

Quanto a ligacao da d250x e da st200 o que vc me sugere? ja que ambas sao 8ohms. As duas emparalelo ligadas no mesmo canal dos 2way? o que seria melhor??

Agradeço desde ja a atencao de todos por favor, me deem alternativas de amps numa faixa de R$ 500,00, pois estou de olho no b-52 zl 4240 pq e uma oportunidade pra mim a preço baixo.

Grato,

Lucas.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o moica.

kit 2 vias com corneta e woofer não rola.. vai estar disperdiçando $$$$. ainda mais com um módulo desse, que ñ é pra qualidade.

primeiro vc tem que ver o que é prioridade pra vc, trio? spl? qualidade? acho que dai a galera pode te ajudar melhor

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o moica.

kit 2 vias com corneta e woofer não rola.. vai estar disperdiçando $$$$. ainda mais com um módulo desse, que ñ é pra qualidade.

primeiro vc tem que ver o que é prioridade pra vc, trio? spl? qualidade? acho que dai a galera pode te ajudar melhor

Bom, meu caro eduardo_vaz, a questao do módulo e mais que uma oportunidade, pois estaria pagando o preço de um booster por este na mao de um amigo.

Eu estou me acostumando com a ideia de apenas um kit duas vias na frente o par de woofers atras e corneta e twiter na mala, como eu ja uso no outro carro a corneta e a twiter ficam praticamente colados na tampa da mala, ou seja com a mala fechada ficam abafadas e nao fica aquela gritaria dentro do carro, so tocam mesmo com mala aberta.

Quanto ao destino do projeto, eu quero um pouco de SPL, um pouco de Trio, e qualidade nesse meio termo. Se puderem me ajudar com o esquema de ligacao do modulo eu agradeço.

Estes sao os esquemas de ligacoes que o módulo suporta:

Potência a 4 Ohms 4x 200 Watts RMS

Potência a 2 Ohms 4x 350 Watts RMS

Quantidade de ligações bridge: 2

Bridge a 4 Ohms: 2x 700 Watts RMS

Espero que possam me ajudar, estou muito limitado com os recursos e vou fazer o projeto aos poucos...estou estudando pra ver o que posso fazer pra extrair o melhor do esquema.

Obrigado pelos comentarios.

Grato,

Lucas.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara vamos lá vou tentar te ajudar.

Vc está aberto a mudanças nesse seu set?

Se sim recomendo o seguinte:

1- vende seu matador!

2- pega um kit 2 vias mais barato como os da selenium ou bravox cs60b

3- Como vc quer spl e trio, se vc vender seu matador, compra 2 street bass de 15", ele vai te dar um spl bom e não faz feio pra fora

4- Continua com os pw3 e os médio e agudos e o amp. q vc já tem em vista

5- Compra um amp. pros street. Tem boas opções a preços mt bons (uma dica vai na S.T.E lá no orkut tem um vendedor Junior "acho q é" que tras amp. roadstar a um preço mt bom do paraguai, o cara é de confiança, tem um tópico só pras vendas dele, e ele pode trazer pra vc o RS 1200 q vai servir direitino pros street)

Quanto as ligações faria assim.

1- kit 2 vias ligado direto no player

2- 2 street de 15" no rs1200d

3- 2pw3 + drivers + st no outro amp.

Se eu não me engano esse player tem 3 saidas rca, ai vc faz o seguinte, liga os street na saida sub, e o resto na saida traseira. Qnd vc tiver dentro do carro vc regula no fader pra tirar os drivers e sts e regula o ganho da saida sub e fica de boa com o kit 2 vias e os subs, qnd tiver afim de zuar no churras e tal é só regular de novo.

Vlw

Abçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, também vou tentar ajudar.

Voce tem muitos falantes pra pouco módulo, ou pense em comprar + 1 módulo, ou pense em diminuir os falantes, ou vai ter um som "sub-aproveitado" hehe.

O sub não "casa" mto bem com o módulo. ou liga 1 canal em cada bobina em 4ohms (teóricos 400w), ou liga 1 canal nas duas bobinas fechando 2 ohms(teóricos 350w).

Ou ainda, troque por outro sub que seja 2+2 ou bs 4 ohms pra ligar em bridge, pode ser os famosos páoni 308.

já que quer um som misto, EU faria assim:

1 Kit 2 vias barato na frente: selenium ou cs60b.

6x9 potente atrás, ou 1 pw3 + 1 corneta (pra usar somente com mala aberta)

sub em caixa mista ligado na bridge do amp.

Ps. não sei se é confiável a potencia declarada deste módulo, portanto é bom deixar sempre uma folga de potencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei ler tudo o que postaram mais tem muita coisa escrita ja, nao estou muito afim de ler tudo uhuhhuae

Entao,como ainda nao tens o modulo b52 1400w, nao compre.. (minha opniao)

ACHO que seria melhor comprar um modulo digital pro SUB ou um outro mono qualquer que forneça uns 500w, enfim..

Penso que se voce usar 2 amp fique mais fácil, um amp pro sub e outro amp pros drive, st, e pw3.

Em relação ao kit 2 vias, nesse caso acho meio desnecessário mesmo, eu usaria apenas 2 coaxial ou triaxial nas portas, ligados diretos do cd player se precisasse.

Há uma imensa lista de amps, vou te dizer um baratinho que comprei pro meu amigo esses dias

Modulo Explosound 1600w Novo 500wrms

ou

Amplificador Explosound 2600 800rms

O dele é o de 500w, achei bem fortinho, principalmente pelo preço!

Qualquer um dos 2 ja toca os 2pw3 drive e st e se ainda quizer da pra ligar o kit ou coaxial..

Já módulo para o sub tem um monte por aí, da uma pesquisadinha rápida que vc acha!

Abraços, espero ter ajudado em algo

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal, muito obrigado pela ajuda.

Mas quanto ao sub não pretendo de hipotese alguma trocar, sou super satisfeito com a performance dele, quanto aos modulos vou estudar direitinho, por enquanto vou tocar com o som que ja tenho que e coaxiais na parte da frente, matador, d250x, st200 e mes que vem coloco o par de 10pw3 no tampao, atualmente estou empurrando isso com um simples SPL300, que ta tocando tudo isso menos as 10pw3 e sim par de 6x9 hinor pp que falam legal.

Qualquer novidade postarei aqui para voces.

Grato,

Lucas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...