Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Rafael Araújo dos Santos

ajuda ae galera sobre dijuntor

Recommended Posts

Postado em

galera nao bem oque é dijuntor por estou aqui pra alguem de voces me derem dicas

 

pra que serve um dijuntor ou usa mais de um em um carro?

 

dijuntor e opcional por amperajem ?

 

e o principal gente como liga ele?

 

se alguem puder dar mais dicas ai agradeço muitoo

 

abraço a todos

Postado em (editado)

galera nao bem oque é dijuntor por estou aqui pra alguem de voces me derem dicas

 

pra que serve um dijuntor ou usa mais de um em um carro?

 

dijuntor e opcional por amperajem ?

 

e o principal gente como liga ele?

 

se alguem puder dar mais dicas ai agradeço muitoo

 

abraço a todos

 

pra que serve um dijuntor ou usa mais de um em um carro?

 

Disjuntor tem praticamente a mesma funçao do fusivel só que inves de queimar ele desarma.

 

dijuntor e opcional por amperajem ?

 

Não entendi a pergunta muito bem mas pode por disjuntor ou fusivel, voce que sabe.

 

e o principal gente como liga ele?

 

no positivo entre a bateria e o modulo.

 

tomara que tenha te ajudado.

Editado por Meme ECO
Postado em

pra que serve um dijuntor ou usa mais de um em um carro?

 

Disjuntor tem praticamente a mesma funçao do fusivel só que inves de queimar ele desarma.

 

dijuntor e opcional por amperajem ?

 

Não entendi a pergunta muito bem mas pode por disjuntor ou fusivel, voce que sabe.

 

e o principal gente como liga ele?

 

no positivo entre a bateria e o modulo.

 

tomara que tenha te ajudado.

 

:+1

 

correto o disjuntor substitui o fusivel, serve para proteção do sistema elétrico do veículo.

 

A quantidade vai depender do que se pretende, assim como a amperagem a ser utilizada.

 

Aqui por exemplo é usado apenas um disjuntor.

pb070237.jpg

 

Aqui é um sistema que utiliza 2 + porta-fusivel distribuidor, para a ligação de vários equipamentos e amplificadores.

imagem009x.jpg

Postado em

:+1

 

correto o disjuntor substitui o fusivel, serve para proteção do sistema elétrico do veículo.

 

A quantidade vai depender do que se pretende, assim como a amperagem a ser utilizada.

 

Aqui por exemplo é usado apenas um disjuntor.

pb070237.jpg

 

Aqui é um sistema que utiliza 2 + porta-fusivel distribuidor, para a ligação de vários equipamentos e amplificadores.

imagem009x.jpg

 

 

por exemplo vou por uma bateria de 200ah ai tenho q por um disjuntor de 200ah?

 

e tem como por disjuntor + fusivel fica melhor qualidade?

Postado em

por exemplo vou por uma bateria de 200ah ai tenho q por um disjuntor de 200ah?

 

e tem como por disjuntor + fusivel fica melhor qualidade?

 

O fusivel ou disjuntor não se coloca a amperagem pela bateria, e sim pelo consumo dos amplificadores:

 

EX: amplificador classe D de 1800Wrms = consumo de 160A (por exemplo, não fiz o calculo).... então o fusivel deverá ser de 160A, não importando se há 160A ou 300A de bateria.

 

vc deverá colocar um disjuntor próximo a bateria (no máximo 30cm), para a proteção o veículo, e poderá colocar outro próximo ao amplificador (se este não possuir), o excesso de fusível ou disjuntor causa um "gargalo" no sistema elétrico, imagine um cabo e 32mm com uns 10 porta fusível, onde a corrente tem que passar por um fusível que possui apenas 2mm2 .

 

PS no autosom dá para calcular o fusivel, mas não consegui funcionar ele, segue o link http://www.autosom.net/artigos.asp

 

PS: o calculo deverá ser feito pela potência efetiva que o amplificador vai mandar. EX: ampl de 3000wrms à 2ohms, mas será usado em 8ohms entregando apenas 1500w, o fusivel deverá ser calculado pelo 1500w.

Postado em (editado)

então eu tiro o fusivel do cd player e só coloco outro disjuntor entre a bateria principal e a do som?

 

Se vc já tiver o fusível do player pode deixar, mas não é tão necessário (pois ele já deve ter um)

 

utilizando seu desenho ele ficaria assim:

 

oqaaalrbdxxshkm3lblfssv.jpg

 

Se vc ligar a bateria adicional sem ter na entrada uma proteção, em qualquer ponto de curto do cabo que vem da bateria principal danificaria a bateria adicional, ou até mesmo provocaria um incêncio.

Editado por lipenur

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...