Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Rodrigo Lima E2K

BAteria 70 amperes, amplificadores 240wrms e 1400wrms

Recommended Posts

Postado em

Pessoal me ajudem nessa duvida...

Tenho um amp oritron opc 704, 240wrms, classe AB.. que irá funcionar 100%..

Vou ainda instalar um explosound 6000d, 1400wrms classe D, que irá funcionar com apenas 100wrms teóricos pois irá trabalhar em 2ohms ao invés de 1 ohm...

a bateria é 70 amperes no cofre e o cabeamento é 25mm residencial.

tenho um porta fusivel do tipo bananinha para fusivel de vidro já instalado lá.. porém o máximo fusivel destes de vidro que ja vi a venda tem 80 Amperes...

eu estava lendo esta matéria aqui: fusiveis autosom

e nesta materia fala que para proteger corretamente uma bateria de 70 amperes, tem que se usar fusíveis que não deixem que o sistema venha a consumir mais do que a corrente que a bateria tem capacidade para gerar.. ou seja, teria teoricamente que ser menor que a corrente da bateria..

afinal, que fusivel eu uso ? só o explosound tem 140 amperes de fusiveis ( 4 x 35)...

e de vidro nao achei mais que 80 amperes.. troco por disjuntor ? aí é mais uma facada!

:legal:

Postado em

Vai usar só essa bateria por um bom tempo?

Se tiver só essa bateria e ja tiver o fusi de 80a usa ele mesmo, sendo que a bat é 70a...

Não vejo muito sentido usar um fusi de 150a numa bat de 70a.

Postado em

o explosound dá 1000Wrms@2ohm então.. consome cerca de 100A o outro amp., por ser AB deve consumir cerca de 37~40A

O fusível indicado é de 140A pros 2 amps. do jeito que você está usando. Se colocar menos que isso, vai queimar toda hora.

Quanto a danificar a bateria pelo excesso de carga, não sei informar, já ouvi dizer que danifica sim.. mas não sei. O que sei é que seu som não vai tocar tudo que os amps tem a dar apenas com 70A de bateria..

O fio de alimentação tá fino.. usaria 35mm² no minimo..

Postado em

o fusivel tem que ser de acordo com oq o sistema consome como o amigo disce acima, a mais aconselhavel e vc pegar um desjuntor de 150 amp, o fato de a bateria se de 70 amp, naum quer dizer que ela não de mais que 70 amp esse valor que geralmente vem na bateria e por hora, quer dizer que ela pode mandar uma corrente muito maior num espaço de tempo menos ex, ela pode manda por ex 140 amp continuos por 30 m.

mais como esse consumo de 140 amp dos amplificadores e o maximo que eles podem consumir oq isso não vai ser sempre 70 amp de bateria para seu sistema esta ideal, pq o comsumo medio do seu sistema vai ser em torno de 50 ~ 100 amp.

com isso ja dah pra ter uma base, se vc vor usar o som no talo vc utiliza com o carro ligado pq o consumo vai ficar proximo do maximo que e 140 amp,se vc não deixar o carro ligado a bateria vai descaregar rapido em torno de 30 minutos como eu ja disce variando dependendo do tipo de muisica utilizada se for musicas com graves mais estensos a bateria descagerra mais rapido se não fica mais tempo, e com ele ligado a carga que for sendo consumida o alternador se encarrega de repor.

Postado em

o jeito entao eh um disjuntor de 140 amperes ?? ou pego logo um de 200 ???

não cara, o disjuntor não pode ser muito maior que o consumo do sistema, pq se for muito maior perde a finalidade de proteger o sistema, como eu ja disce 150 amp e o ideal. 200 ja e exagero.

Postado em

No seu caso, não me preocuparia tanto com fusivel como me preocuparia com bateria !!!! já comprovei isso na pele (apesar de saber muito bem).

Vc tem pouca (pouquissima), bateria !!! me arriscaria dizer (não fiz os calculos), que vc vai conseguir tirar no máximo uns 500wrms desse classe D, (contando com o Oritron trabalhando junto).

por falta de bateria queimei:

2 303F

2 308

2 Nitro 700

2 Magnum Rex 800

até que não aguentei mais e coloquei outra bateria, problema resolvido !!! faz 2 anos que tá td perfeito !!!

respondendo sua pergunta: fusivel de vidro existe até 100A (que eu conheço), acima de 80A nem me arriscaria a usar, pois eles derretem fácil (o porta fusivel), tb tem a opção de "bateria" e fusivel, onde 3 ou 4 trabalham junto, mas ai já compensa um disjuntor....

Postado em

o fusivel tem que ser de acordo com oq o sistema consome como o amigo disce acima, a mais aconselhavel e vc pegar um desjuntor de 150 amp, o fato de a bateria se de 70 amp, naum quer dizer que ela não de mais que 70 amp esse valor que geralmente vem na bateria e por hora, quer dizer que ela pode mandar uma corrente muito maior num espaço de tempo menos ex, ela pode manda por ex 140 amp continuos por 30 m.

Realmente, eu tinha me esquecido disso!

Fusi de 150a no máximo!

Se quer um disjuntor, melhor ainda. :legal:

Postado em (editado)

No seu caso, não me preocuparia tanto com fusivel como me preocuparia com bateria !!!! já comprovei isso na pele (apesar de saber muito bem).

Vc tem pouca (pouquissima), bateria !!! me arriscaria dizer (não fiz os calculos), que vc vai conseguir tirar no máximo uns 500wrms desse classe D, (contando com o Oritron trabalhando junto).

por falta de bateria queimei:

2 303F

2 308

2 Nitro 700

2 Magnum Rex 800

até que não aguentei mais e coloquei outra bateria, problema resolvido !!! faz 2 anos que tá td perfeito !!!

respondendo sua pergunta: fusivel de vidro existe até 100A (que eu conheço), acima de 80A nem me arriscaria a usar, pois eles derretem fácil (o porta fusivel), tb tem a opção de "bateria" e fusivel, onde 3 ou 4 trabalham junto, mas ai já compensa um disjuntor....

será que um MC melhoraria esse meu problema de pouca bateria ??

pq o meu problema mesmo é espaço..

e de toda forma.. esses 1000w a 2 ohms são teoricos.. na pratica sabemos que ele não fornece tudo isso.. deve ter algo em torno de 800wrms mesmo bem alimentado... e considerando que o pioneer é 400wrms, ta mais do que de bom tamanho, de maneira que posso deixar o ganho bem baixo correto ??

Editado por Rodrigo Lima E2K
Postado em

será que um MC melhoraria esse meu problema de pouca bateria ??

pq o meu problema mesmo é espaço..

cara mega capacitor não subistitui bateria, soh auxilia, se vc poder fazer um esforço e coloca outra bateria de 70 amp, vai ficar ideal, mais como eu ja lhe disce para o seu setup essa bateria ja tah bom, outra possibilidade e vc trocar essa de 70 que tah na frente por outra maior se der e claro, de 90 amp. com essa bateria aeh o segredo e vc não deixar ela descarregar. eu ja tive experiencia com baterias, no meu set eu tenho 8 baterias 4 de 150 3 de 115 e 1 75, e o ideal para o meu modulo que eh um 9k2d da stetsom e msm assim, eu descuidei da carga da bateria uma vez e queimo a fonte do modulo por baixa tensão, msm com o carro ligado.

Postado em (editado)

Alguem tem as medida (altura x comprimento x profunfidade) da 6000d ??

to pensando seriamente em por a bosch de 70a na mala, é uma S5 silver.. mas preciso dessas medidas pra ir logo medindo e se der vou logo ajeitando tudo pra quando o modulo chegar só instalar ele no local ja...

no caso, se eu ficar com uma de 70a e uma na mala.. o cabo que tenho disponivel pra interliga-las é 25mm, tem problema ?

nesse caso, eu iria precisar de dois disjuntores ? 1 de 140 amperes proximo da bateria do cofre e outro tbm de 140 amperes proximo da bateria da mala ? pasmafaute

Editado por Rodrigo Lima E2K

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...