Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eduardo Maia

Disjuntor do módulo desarmando

Recommended Posts

Bem galera, Coloquei no meu carro um módulo TOJO TMP 2075 com uma caixa com 2 alto falantes selenium de 200Wrms ligados em paralelo (Já veio ligado assim).

O instalador ligou o amplificador na bateria e para proteção colocou um disjuntor de 10A. Ao testar o som tocou legal do jeito que eu queria..mas depois de um tempo o disjuntor começou a disparar, desligando o módulo.

Vi que o módulo esquenta bastante, mas ele tem um cooler instalado nele e o antigo dono disse funcionava legal.

Minhas dúvidas:

- Esse disjuntor está numa amperagem baixa? Seria necessário aumentar a corrente nominal do disjuntor e se aumentar corre o risco de queimar algo?

- Alguém que conhece esse módulo sabe dizer se eh normal ele esquentar assim? ele tem proteção ou existe o perigo dele esquentar a ponto de queimar se eu não desliga-lo?

- O cooler funcina melhor exaurindo ou ventilando?

- Para que serve o controle de ganho do módulo?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

tipico estalador

1 não conheço o modulo em questão

2 idem 1

3 ventilando

4 o ganho serve para regular a voltagem do modulo com a do rca do player

Compartilhar este post

Link para o post

É normal esquentar, mas não a ponto de queimar a mão. Acredito ser seguro chegar até uns 80ºC. Deve ter proteção sim, resta saber se funciona :vts

Se o cara colocou disjuntor de 10A, nem quero imaginar qual a fiação usada. Vá para alguma loja boa e mande revisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que descobri oq estava acontecendo...me corrijam se eu estiver errado:

Esse módulo tem a seguintes potências:

2x75 Wrms à 4 ohms; 2x150 Wrms à 2 ohms e 300 Wrms bridge à 4 ohms

o cada alto-falante possui impedância de 8 ohms e potência de 200 Wrms e está ligado em paralelo com a tweeter de 70Wrms de 8 ohms, logo a impedância equivalente é de 4 ohms...os dois alto falantes com as 2 tweeters estão ligado todos em paralelo em bridge e fica com 2 ohms de impedência em bridge, por isso esquenta tanto...

Estou certo???

Para testar coloquei cada alto-falante + tweeter em um canal... sendo que isso significa que vou ter uma potência de apenas 75Wrms por canal pois a impedancia fica 4 ohms certo??

Agora vem mais uma dúvida!!!

Eu tenho um par de alto falantes selenium 6x9 quadriaxial de 60Wrms cada com impedância de 4 ohms oq significa que se eu colocar em paralelo com o conjunto alto-falante + tweeter da caixa (4 ohms)eu teria 2 ohms por canal e assim teria os 150 Wrms por canal então teria um som mais potente...

isso procede?? seria melhor eu fazer isso??? Se estiver falando besteira me dêem um desconto pois não entendo disso!!

Editado por Eduardo Maia

Compartilhar este post

Link para o post

Está errado.

Pela potência do ampli, disjuntor de 30A no mínimo. Ideal uns 50.

Compartilhar este post

Link para o post

Está errado.

Pela potência do ampli, disjuntor de 30A no mínimo. Ideal uns 50.

Estou falando do motivo do módulo estar esquentando tanto!!! A questão do disjuntor já percebi que eh amperagem pequena!

E isso que eu falei sobre a ligação dos falantes no módulo está certo? Realmente vou ter um maior aproveitamento do módulo ligando os 6x9?

Compartilhar este post

Link para o post

Falantes e tweeters, se tiverem ligados com crossover, não diminui a impedância.

Compartilhar este post

Link para o post

Falantes e tweeters, se tiverem ligados com crossover, não diminui a impedância.

Como assim crossover???pelo que eu vi cada tweeter estava ligado em paralelo com um alto falante...Você está dizendo no caso deles trabalharem em frequencias separadas eh isso?

Vamos fazer assim...vou te falar tudo que eu tenho e você me sugere como ligar ok?

Tenho:

- 2 alto falantes selenium de 200Wrms cada e impedância de 8 ohms.

- 2 alto falantes quadriaxiais selenium de 60Wrms cada e impedância de 4 ohms

- 2 tweeters de 70 Wrms e impedência de 8 ohms

- 1 Módulo TOJO TMP 2075 (com dois canais stéreo, sendo 2x75 à 4 ohms; 2x150Wrms à 2 ohms; 300Wrms em bridge à 4 ohms)

Minha sugestão de ligação não faz sentido?

Editado por Eduardo Maia

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, minha sugestão é a de vc usar o 2075 (módulo fortinho nessa configuração) em bridge para os 2 falantes em paralelo (fechando 4ohms) e arrumar outro amp para o stereo... vai ficar muito melhor e não força tanto o 2075...

Compartilhar este post

Link para o post

Brother, minha sugestão é a de vc usar o 2075 (módulo fortinho nessa configuração) em bridge para os 2 falantes em paralelo (fechando 4ohms) e arrumar outro amp para o stereo... vai ficar muito melhor e não força tanto o 2075...

:+1

BLZ? Ótima dica esta, fecha em bridge para os dois falantes em 4 ohms e liga o equipamento restante na saída original do player, não se esqueça de verificar se os tweeters estão com seus capaciotores (por volta dos 3,3uF)... daí, vc pode aguardar um tempo e comprar um módulo stereo para ligá-los.

FLW!!

[]-[]:legal:

Edit.: mas pelo fato de ser quadriaxial pode até tirar os tweeters...

Editado por GCI_Itu

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boa a idéia!!

Mas oque acontece é que eu ligando os alto falantes em bridge e deixando o resto nos apms do aparelho de som, os alto falantes abafam tudo, é a mesma coisa que não ter o resto!!eu ja testei..então o som fica muito grave..se eu ligar em bridge com as tweeters támbém em paralelo o módulo esquanta muito pq a impedância cai muito e tenho medo de queimar o modulo pois em bridge ele so suporta 4 ohms...

Pensei em eliminar as tweeters e colocar os quadriaxiais ficando um alto-falante com um quadriaxial por canal (4//8= 2,67 ohms) mas como a impedância dos quadriaxiais é de 4 ohms entao significa que 2/3 da potencia do canal iriam para o quadrixial e apenas 1/3 para os alto falantes!! Devido a isso eu to deixando ligado em cada canal uma tweeter com um alto falante..(8//8 = 4 ohms), oque me fornece apenas 75 Wrms por canal..mas ai estou sub-utilizando tanto o módulo quando os alto falantes...

Eu pensei em fazer o seguinte..vender a caixa e comprar um sub de 150W rms bobina dupla 4+4 e ligalo à 2 ohms em um canal...e ligar os dois quadriaxiais em paralelo no outro canal..eu teria 120 Wrms em um canal e 150Wrms no outro,,,ou seja,,mais potência dq tenho agora!!

E ai,,,oque me dizem!!

Compartilhar este post

Link para o post

É o que eu disse, verifique se os tweeters estão com seus capacitores, por volta dos 3,3uF e 100V de isolação tá jóia... compra uma potencia menor para os quadrix... usa essa só pros subs ou um outro pros subs e us este nos quadrix... aí fica show de bola!! estéreo com gravão [¨] !!! 400rms em 4 ohms... TH4120 com duas bridges de 4 ohms...

FLW!!

:legal:[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu pegasse os quadriaxiais de 60Wrms, 4 ohms cada...e colocasse uma sub no portamalas..Minha idéia para poder aproveitar o módulo é comprar uma sub de 150Wrms bobina dupla 4 + 4.

Pelo que li a melhor ligaçao ficaria assim:

-Os dois quadriaxiais em série resultando em 8 ohms

- As bobinas do sub em série resultando em 8 ohms

esse conjunto ligado em paralelo, resultando em 4 ohms e sendo ligado em bridge..assim ficaria 75Wrms para cada alto falante/bobina.

Isso está correto?? Eu sei que o melhor seria um módulo mono para o sub e um stéreo para os quadriaxiais, mas não estou disposto a gastar dinheiro com mais outro módulo, qual a desvantagem do som ficar todo mono??? Vcs concordam com essa minha ligação para o meu caso??

Outro módulo está descartado!

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu pegasse os quadriaxiais de 60Wrms, 4 ohms cada...e colocasse uma sub no portamalas..Minha idéia para poder aproveitar o módulo é comprar uma sub de 150Wrms bobina dupla 4 + 4.

Pelo que li a melhor ligaçao ficaria assim:

-Os dois quadriaxiais em série resultando em 8 ohms

- As bobinas do sub em série resultando em 8 ohms

esse conjunto ligado em paralelo, resultando em 4 ohms e sendo ligado em bridge..assim ficaria 75Wrms para cada alto falante/bobina.

Isso está correto?? Eu sei que o melhor seria um módulo mono para o sub e um stéreo para os quadriaxiais, mas não estou disposto a gastar dinheiro com mais outro módulo, qual a desvantagem do som ficar todo mono??? Vcs concordam com essa minha ligação para o meu caso??

Outro módulo está descartado!

OK, para aproveitar o mesmo módulo: a idéia é válida, mas para ter um melhor controle, veja assim... pegue os dois quadrix em paralelo (igual a 2ohms), adquira o sub de 150 bob dupla de 4+4 e ligue tambem em paralelo (2ohms)... ficamos com cada um ligado em uma saída do módulo, porém vc terá o controle de intensidade dos dois conjuntos :legal: , utilizando o fader do player... na saída trazeira o sub e na dianteira os quadrix... com 150 para cada conjunto... a desvantagem do mono é que vc perde a variação de canais direito e esquerdo... fica tudo igual...

BLZ!!

:legal:[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...