Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Livio

Reforma de caixa para sub W307

Recommended Posts

Amigo, pelo amor de deus.. de onde você tirou esta informação de que o que define a sintonia do duto é o seu volume ???

a sintonia do duto é definida através de uma proporção entre ÁREA x COMPRIMENTO, e quanto mais se aumenta a ÁREA mais deve se aumentar o comprimento para que se mantenha a sintonia!

caso não fosse assim, então todos os programas de calculo de caixas acusticas que já usei em toda a minha vida estão loucos!!

vou fazer um exemplo no winisd e postar aqui as fotos já já ok ? vou determinar uma sintonia de 40hz, e vou pedir que ele me de os comprimentos apra dutos de 3 polegadas e de 4 polegadas.

essa de calcular a área pra mudar os dutos não está muito certa, tipo proporcional, qnto maior for o diâmetro menor será o comprimento, sei não heinn, então vai chegar uma medida de comprimento q só vai ter um buraco na caixa sem profundidade nenhuma, devido as proporções..... então: se eu tenho um duto de 7,5cm (3") e precise de 10 de comprimento, se eu aumentar ele pra 15cm(6") ele vai ter 5cm de comp.. e se aumentar mais pra uns 30cm(12")? ele vai ter 2,5cm de comprimento, pronto, bateu com a espessura do meu MDF, agora vou fazer duas aberturas, uma coloco o falante e a outra é o duto..... se eu ligar vai dar o mesmo som q antes ( duto de 3"x10cm)? acho difícil, mas pela matemática de alguns users funciona assim e eu nao acredito! acho q deve ser proporcional e nao inversamente proporcional...... ... qnto maior o diâmetro (abertura) maior a profundidade!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa de calcular a área pra mudar os dutos não está muito certa, tipo proporcional, qnto maior for o diâmetro menor será o comprimento, sei não heinn, então vai chegar uma medida de comprimento q só vai ter um buraco na caixa sem profundidade nenhuma, devido as proporções..... então: se eu tenho um duto de 7,5cm (3") e precise de 10 de comprimento, se eu aumentar ele pra 15cm(6") ele vai ter 5cm de comp.. e se aumentar mais pra uns 30cm(12")? ele vai ter 2,5cm de comprimento, pronto, bateu com a espessura do meu MDF, agora vou fazer duas aberturas, uma coloco o falante e a outra é o duto..... se eu ligar vai dar o mesmo som q antes ( duto de 3"x10cm)? acho difícil, mas pela matemática de alguns users funciona assim e eu nao acredito! acho q deve ser proporcional e nao inversamente proporcional...... ... qnto maior o diâmetro (abertura) maior a profundidade!! :legal:

não estou encontrando o material que eu queria...

mas... aqui diz bem em clara e poucas palavras que o que define a sintonia é o volume TOTAL do duto...

· Permite muita frexibilidade de projeto, justamente pela variação de sintonia do duto. Este tipo de sistema promove um ganho de cerca de 3 dB a mais que uma caixa selada. Pode ser alinhada para uma resposta mais agressiva em baixa frequência, atuando também no controle de excursão do alto-falante. O duto pode possuir qualquer formato. A sintonia é feita através do volume total do duto, também chamado de pórtico.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu tbem estava pensando nisso só naum consegui me expressar tão bem quanto voce, obrigado

Mas nesse tempo pensando vi alguns projetos gringos que realmente só tem o "buraco" enorme e sem comprimento, no site do steve mesmo há varios, eu to achando que essa ideia de nosso amigo procede pelo menos nessa questão

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu tbem estava pensando nisso só naum consegui me expressar tão bem quanto voce, obrigado

Mas nesse tempo pensando vi alguns projetos gringos que realmente só tem o "buraco" enorme e sem comprimento, no site do steve mesmo há varios, eu to achando que essa ideia de nosso amigo procede pelo menos nessa questão

não são buracos enormes sem nada.. pode ter certeza... no minimo devem ser dutos quadrados.. mostre uma foto de exemplo por favor..

outra possibilidade é que sejam caixas do tipo LT (linha de transmissão), eu mesmo ja construi uma deste tipo.. a caixa todo é um duto..

Editado por Rodrigo Lima E2K

Compartilhar este post

Link para o post

subdoofers.jpg

dsc02192r.jpg

ALGUNS EXEMPLOS

a que não são buracos e sim dutos eu sei né :banghead:vts

Compartilhar este post

Link para o post

como eu disse.. não são caixas dutadas...

são tipos de cornetas de grave.. mais usadas para trio e som profissional (palcos de shows)

veja as manifold la na area de trio.. acho que na primeira pagina tem um topico de users que montaram elas..

existem N tipos de caixas.. e nem todas usam os dutos convencionais..

Compartilhar este post

Link para o post

Ahnnn intendeu!

e o resultado desse tio de caixa é melhor? comparado a uma dutada?

Compartilhar este post

Link para o post

se bem projetada, com ctz.. problema é que ocupa muito espaço... tanto que se reparares, nesse carro da primeira foto foi retirado o banco traseiro...

Compartilhar este post

Link para o post

se bem projetada, com ctz.. problema é que ocupa muito espaço... tanto que se reparares, nesse carro da primeira foto foi retirado o banco traseiro...

Na verdade nesse carro foi retirado tudo só sobrou os dois bancos da frente rsrsrs

se quiser ver o projeto completo ta ai ó:

http://www.stevemeadedesigns.com/board/index.php?showtopic=29091

Compartilhar este post

Link para o post

...a caixa é pequena, vc tem que ter aí no minimo dos minimos uns 45 litros para o 307 render legal, imaginando que seja de 12" que vc ñ citou...

com esta litragem vc corre o risco até de queimar seu sub...

Daniel, estava relendo o tópico e despertei para a informação que falou acima: pq ou como a litragem menor poderia chegar a queimar o sub?

Obrigado.

Editado por Livio

Compartilhar este post

Link para o post

Quero ver alguém aqui contestar o Prof. Homero Sette

Um duto, de determinado diâmetro e comprimento, pode ter seu diâmetro e comprimento alterados, adequadamente, mesmo sem conhecermos o volume Vb da caixa nem sua freqüência de sintonia Fb. Esta necessidade, algumas vezes encontrada na prática, pode ser satisfeita, com bons resultados, através do desenvolvimento que se segue, partindo-se da equação (1.38), aqui repetida por conveniência.

//Aqui entram as contas, vide PDF abaixo, página 17

Como exemplo, calculemos o comprimento de um duto, com 10 cm de diâmetro, capaz de substituir um outro com 7,5 cm de diâmetro e 8 cm de comprimento. Aplicando (1.78), encontramos 16,7 cm. Se o novo diâmetro fosse igual a 5 cm, teríamos um comprimento de 2,3 cm, próximo ao limite mínimo imposto pela espessura da madeira, geralmente de 2 cm.

Fonte: http://www.4shared.com/file/219913091/d3e9192/dutos.html

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel, estava relendo o tópico e despertei para a informação que falou acima: pq ou como a litragem menor poderia chegar a queimar o sub?

Obrigado.

Ninguém?

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém?

na realidade, um volume menor do que o indicado pelo fabricante normalmente tem efeito exatamente oposto.. ou seja.. lhe permite aplicar maior potencia uma vez que o deslocamento do cone tende a ficar mais controlado... em contra partida, isto também eleva a sintonia da caixa, fazendo com que a caixa responda com graves mais secos, o que é bom para som para fora (trio) e ruim para som interno, sq, sqpl...

ja quando você utiliza um volume acima do recomendado, ai sim o sub tende a excursionar demais e isso pode provocar a queima do mesmo.. você tem um maior delay, maior deslocamento do cone, maior velocidade de ar no duto e a sintonia da caixa tende a diminuir.

é claro que para toda regra existe uma excessão assim como um limite.. portanto, o ideal é simular o seu subwoofer em um programa como o winisd, e este lhe informará muitas coisas importantes.. como a curva de resposta do falante, o excursionamento, curva de impedancia, dalay, a velocidade do ar no duto.. etc etc etc..

Não podemos esquecer, é claro, que isso é válido quando temos o ajuste correto do duto.. porque do contrário, mesmo com volume pequeno voce corre o risco de queimaro o sub, se sintonizar a caixa errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...