Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
André Luis

Simulação de caixa selada p/ NAR 10SW2 - Dúvidas

Recommended Posts

Olá galera,

Esse é meu primeiro post no fórum, mas venho acompanhando as discuções a algum tempo, e preciso de uma ajuda de vocês...

Seguinte vou comprar um NAR 10SW2, que tocará em caixa selada com um mosfet Hurricane HA4.120 (é um set modesto) que forneçe 220w em bridge 4Ohms.

Estava simulando algumas caixas no WinISD e cheguei num impasse...

1) Escuto Rock N´Roll portanto não me preocupei em simular caixas muito grandes, já que um f3 abaixo de 40Hz não será necessário para os sons que escuto, certo ou não ?

2) Fazendo uma simulação comparada entre o JL 10W0 (em 18,41L -> espeficado pela JL) e o NAR, cheguei numa caixa de 30L c/ f3 = 44,17Hz e Fsintonia = 53,83Hz, o que considerei excelente...

3) Mas dai vem o problema, olhando a excursão do cone do NAR para qualquer frequencia abaixo de 65Hz o deslocamento do cone passa do Xmax = 7.5mm específicado para o sub...

Para contornar esse problema, eu teria de fazer uma caixa muito menor, que teria um pico enorme na região dos 80-90Hz, e um f3 bem alto... O que eu não sei vai ser agradavel aos ouvidos, tocando som do tipo Pink Floyd, Deep Purple, Led... e essas coisas velhas ! hahahuah

Alguem me ajuda ?!

Obrigado !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu busco sempre o menor f3 e o menor fs posivel sempre uma resposta plana para uma caixa de tamanhao rasoavel

o que tu esta buscando é um acrescimo em uma frequencia mais alta,é o que alguns fabricantes fazem em suas caixas.para dar um refoço nos graves!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Se você olhar na área de produtos no site da NAR irá encontrar um manual de caixas acústicas.

Ele foi calculado com o volume total da caixa e não é necessário somar o volume do sub. Acho que uma boa pedida para você seria a caixa com 25 litros, que seria bem próxima da que eu utilisei no Quality Sound e tinha 26 litros.

http://www.nar-audio.com.br/blog/?p=12

Compartilhar este post

Link para o post

Se você olhar na área de produtos no site da NAR irá encontrar um manual de caixas acústicas.

Ele foi calculado com o volume total da caixa e não é necessário somar o volume do sub. Acho que uma boa pedida para você seria a caixa com 25 litros, que seria bem próxima da que eu utilisei no Quality Sound e tinha 26 litros.

http://www.nar-audio.com.br/blog/?p=12

Então André,

Eu olhei lá no site da NAR antes de postar aqui, mas mesmo com a caixa de 25L o cone fara um excursionamento maior do 7.5mm para reproduzir abaixo de 70Hz, sendo o Xmax do sub = 7.5, isso não vai prejudicar o falante ?

PS: Essa caixa no porta-malas do carro é de fibra ?

Obrigado

Editado por André Luis

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso esse sub em uma caixa selada 25litro e toca muito bem, nunca escutei em outra caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Então André,

Eu olhei lá no site da NAR antes de postar aqui, mas mesmo com a caixa de 25L o cone fara um excursionamento maior do 7.5mm para reproduzir abaixo de 70Hz, sendo o Xmax do sub = 7.5, isso não vai prejudicar o falante ?

PS: Essa caixa no porta-malas do carro é de fibra ?

Obrigado

Xará,

pode colocar numa caixa de 25 litros que eu garanto. Garanto que fica bom e garanto o conserto se queimar. É por minha conta...

A caixa no porta malas é de fibra, mas foi trabalhada pelo Leandro Paganini. Originalmente ela tinha 34 litros, mas recebeu 8 litros extras de resina para reforçar e chegar na litragem desejada. Depois recebeu o acabamento. Acredito que parte do passo a passo deste carro irá sair na coluna dele na CarStereo, mas não sei a edição.

Compartilhar este post

Link para o post

E aí? Chegou a colocar a caixa de 25 no sub mesmo? Estou interessado em comprar um sub idêntico, para ouvir Rock e Heavy metal e gostaria de saber como fica o som nesta caixa selada com este sub de 10 da NAR.

Obrigado

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

André, estava pensando aqui e tudo mais...

o que voce acha mais interessante pra usar:

- 2 x 10SW-2 em paralelo, um em cada lateral da mala, sendo empurrado por um amp que manda 500W a 2 ohms

- 1 x 10SW-3 com as bobinas de 6 ohms em paralelo, sendo empuraddo pelo mesmo modulo, que deve enviar uns 340W a 3 ohms

o carro é um corsa classic e meu projeto é com caixa selada. ambos os modelos (SW2 e SW3) pedem a mesma litragem na caixa selada?

Compartilhar este post

Link para o post

A minha preferência é pelo 10SW3. É lógico que 2 SW2 terão mais área de cone, mas o SW3 é mais sensível e não ficará muito atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém sabe como ficou o projeto dele? O meu vai ser idêntico, NAR 10SW2 pra ouvir metal e queria saber se os 25L estão de bom tamanho, se não fica muito podre o som, e se a velocidade do sub é adequada...

Vlw

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Xará,

pode colocar numa caixa de 25 litros que eu garanto. Garanto que fica bom e garanto o conserto se queimar. É por minha conta...

A caixa no porta malas é de fibra, mas foi trabalhada pelo Leandro Paganini. Originalmente ela tinha 34 litros, mas recebeu 8 litros extras de resina para reforçar e chegar na litragem desejada. Depois recebeu o acabamento. Acredito que parte do passo a passo deste carro irá sair na coluna dele na CarStereo, mas não sei a edição.

Andre,

parece q vc manja muito dos subs da nar, me ajuda a tirar algumas duvidas por favor

estou ajudando um amigo a montar o som no carro dele, ele gosta muito de musica eletronica, mas tbm escuta rap de vez em quando, eu pensei em usar o sub nar de 10" em uma caixa selada de 25L, sera q para o gosto musical dele esta caixa se adequaria?

agora no meu caso gosto de subgrave, no meu projeto pensei em usar o mesmo sub so q em uma caixa dutada de 40L, conforme vi em outros toipcos, seria o ideal para escutar rap, hip hop, black, etc?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Andre, posso abusar um pouco da sua boa vontade?

Me sugere qtos litros para uma selada que usarei om um JL 10W0 empurrado por um 100ix?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Andre,

parece q vc manja muito dos subs da nar, me ajuda a tirar algumas duvidas por favor

estou ajudando um amigo a montar o som no carro dele, ele gosta muito de musica eletronica, mas tbm escuta rap de vez em quando, eu pensei em usar o sub nar de 10" em uma caixa selada de 25L, sera q para o gosto musical dele esta caixa se adequaria?

agora no meu caso gosto de subgrave, no meu projeto pensei em usar o mesmo sub so q em uma caixa dutada de 40L, conforme vi em outros toipcos, seria o ideal para escutar rap, hip hop, black, etc?

obrigado

Para seu amigo, faria uma caixa igual à sua ou uma selada de 20 litros.

Compartilhar este post

Link para o post

Para seu amigo, faria uma caixa igual à sua ou uma selada de 20 litros.

vlw Andre, anotada a sugestão.

essas duas caixas sao voltadas para som de qualidade ou spl? eu prefiro qualidade, batidas "macias" com um pouco de spl(um pouco tem q ter neh rs)

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...