Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leoudimg

Pioneer 308 duto retangular ou redondo?

Recommended Posts

fala cris,

quando o cone se movimenta pra fora o ar entra pelo duto, e igualmente quando o cone se movimenta pra dentro da caixa o ar sai pelo duto, se tiver alguma "aresta" mal acabada por onde este ar passa, que é em alta velocidade, pode ocorrer "sopros" que atrapalham e muito ao se escutar um sobwoofer em baixa frequencia por exemplo, a impressão é que o cone do falante esta rasgado ou algo parecido, mas trata-se apenas de um duto mal acabado ou mal dimensionado.

(edit. erro de portugueizi)

Quanto a Aresta Mal acabada entendi.

Outra coisa...

tipo, uma caixa com duto quadrado, e formando akeles angulos de 90 graus dentro da caixa. Fazendo Cantos de madeira para que nao fique 90 graus, melhora a propagacao do ar? ou mudaria pouca coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu galera!!!

Finalmente montei o som!! Seguindo o palpite do rapaz q montou o som eu optei pela caixa com duto retangular. (Acho q foi a primeira que ele fez para subs pioneer porque ele estava ansioso para ver tocando srsr).

Ficou muito bom!!!! Aprovei o som dando grave tanto com porta malas fechado como porta malas aberto fico muito bem equilibrado.

Com o porta malas aberto parecia que o aerofolio ia voar!!!!kkk

Apesar de não ter escutado o som de pioneer 308 com duto redondo eu aprovei o serviço.

Não sei se calculei certo mas utilizando a velha forma de volume (Área da base x altura) desconsiderando o duto fica em torno de 57 litros para cada sub considerando o duto são 60 e poucos litros.

Mas ficou muito bom, pena que o acabamento dele ele não caprichou na pintura mais em breve eu passo mais uma mão de tinta! Olhem as fotos como ficou:

26012010089.jpg

By leoudimg, shot with N95 at 2010-01-28

26012010090.jpg

Valeu galera!

Olh

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera!!!

Finalmente montei o som!! Seguindo o palpite do rapaz q montou o som eu optei pela caixa com duto retangular. (Acho q foi a primeira que ele fez para subs pioneer porque ele estava ansioso para ver tocando srsr).

Ficou muito bom!!!! Aprovei o som dando grave tanto com porta malas fechado como porta malas aberto fico muito bem equilibrado.

Apesar de não ter escutado o som de pioneer 308 com duto redondo eu aprovei o serviço.

Não sei se calculei certo mas utilizando a velha forma de volume (Área da base x altura) desconsiderando o duto fica em torno de 57 litros para cada sub considerando o duto são 60 e poucos litros.

Mas ficou muito bom, pena que o acabamento dele ele não caprichou na pintura mais em breve eu passo mais uma mão de tinta! Olhem as fotos como ficou:

26012010089.jpg

26012010090.jpg

Valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

noss ta caprixado ,só falta uns videos;

Parabens

Valeu!!!

Achei bonito tb rrssr só que ai tinha acabado de montar e tava meio sujo

Esse FDS vo fazer alguns vídeos e depois posto aqui

Compartilhar este post

Link para o post

isto é lenda,

se o retangular tiver os mesmos parametros do redondo não vai ter nenhuma diferença,

a não ser que, vc esteja falando em estetica...

Voce tem que lavar em concideraçao resistenia interna ao fluxo de ar!!! o duto retugular (junto à parede) tem a resistencia de ar minimizada... assim melhorando o fluxo vitando certos tipode de arrastos gerados pela boca do duto circular... nao que o duto retangular nao gere resistencia mas ela é menor..e da pra diminuir isso com ressonadores uma boca maior.... etc etc etc....

pra mim nao é mito... ao longo do projetos(os meus) percebi uma mudança de desempenho em caixa similres com dutos modificados....

Compartilhar este post

Link para o post

Ai galera finalmente o video pena que o cel não captou os graves rsrsr e o youtube corto a qualidade do video pela metade tb

Mais ta ai

O som ta dando um grave tremendo tanto com o porta malas aberto como fechado e ficou com qualidade o som(nem grave demais nem de menos) de longe ainda se escuta o grave com o porta malas aberto

http://www.youtube.com/watch?v=SUMHeXuGIqo

Compartilhar este post

Link para o post

Show...

Sobre q falaram q duto retangular é lenda o ganho... Pode ate ser...Mais ate hj nunca vi um duto redondo tocar mais q um retangular...Isso pra woofers...Pra sub n sei falar...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá...

Show...

Sobre q falaram q duto retangular é lenda o ganho... Pode ate ser...Mais ate hj nunca vi um duto redondo tocar mais q um retangular...Isso pra woofers...Pra sub n sei falar...

Acredito que se o duto circular tiver a mesma sessão e profundidade que o retangular não mude o ganho...

Mas o retangular é sempre mais bonito...

abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o tópico, to querendo fazer uma caixa pra 4 pioneer 308, porém com um duto só,

será que se eu fizer a caixa com reforços interno e manter a mesma litragem daria o mesmo som doque com camaras separadas? ou ficaria pior?

um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou legal, bem estilo original.. agora se for pintar procura meu mano aqui em udi, ele manda bem no grafite.. qq coisa manda MP ai que te passo o contato ok!

Editado por cyclotron

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou fa incondicional de duto retangular.

Como ouço muito hiphop e os gringos só fazem duto retangular fui de retangular e nao me arrependi

Já tive duto redondo mas retangular joga mais som para fora...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, o negócio é o seguinte a caixa com duto retangular não toca nada a mais que a com duto redondo e vice-versa, a diferença é que o duto retângular faz menos barulho tipo de sopro no duto, só isso e nada mais!Faço projetos de caixas, e te digo faz uma caixa projetada para dar grave com a mala aberta que com certeza dará grave com a mala fechada. OK

Compartilhar este post

Link para o post

aproveitando o tópico, to querendo fazer uma caixa pra 4 pioneer 308, porém com um duto só,

será que se eu fizer a caixa com reforços interno e manter a mesma litragem daria o mesmo som doque com camaras separadas? ou ficaria pior?

um abraço!

eu particularmente prefiro camara unica, fique tranquilo nao fica pior que camara separada nao

Compartilhar este post

Link para o post

Se o duto quadrado tiver a mesma resistencia das paredes, a mesma area e a mesma profundidade ele vai ser IGUAL ao redondo.

O duto retangular da uma margem maior de trabalhar com a area e a vasao de ar do duto. Tendo maior vasao de ar, pode-se diminuir a curva de impencia do sub e melhorando muito o resultado final.

nao eh so almentando a area do duto que vai melhorar... deve-se almentar tambem o comprimento do duto para poder manter a sintonia. E se for apronfundar ainda mais no assunto, pode-se acrescentar ressonador ao duto para melhorar o fluxo de ar... mas nao vou aprofundar muito nisso aqui...

Em fim. Se o projetista da caixa SOUBER o que esta fazendo, vale a pena fazer uma caisa com duto canatela sim.

olá amigo.. to com duvidas de fazer tbmn um caixa.. to fazendo um caica de 50L.... pra cada pionner 308D4.. e duto de 4"x30cm.. será que vai da um subgrave com esse duto.... e sintonia da caixa.. vai fikar bom.. estou ligando um taramp's 1.2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, o negócio é o seguinte a caixa com duto retangular não toca nada a mais que a com duto redondo e vice-versa, a diferença é que o duto retângular faz menos barulho tipo de sopro no duto, só isso e nada mais!Faço projetos de caixas, e te digo faz uma caixa projetada para dar grave com a mala aberta que com certeza dará grave com a mala fechada. OK

Por que da essa diferença de tamanho da caixa 90cm x 60cm * 40cm / 1000 = 216L

e pelo Site

90 cm x 60cm x 48 cm / 1000 = 216,36 L, isso com medidas externas.....isso foi calculado no site http://autosom.net/a.../box_design.htm

e como faço a conversão pra deixar o duto retangular na mesma sintonia de frequencia do duto redondo?

Frequencia de 38 Hz

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu galera!!!

26012010089.jpg

26012010090.jpg

Valeu galera!

amigao pode me passar as medidas exata dessa caixa e medida dos dutos !!! por favor tenho 2 pioneer 309 e nao estou satisfeito com som pra fora

Compartilhar este post

Link para o post

Revivendo o Tópico!!!!!

Pessoal essa caixa com duto retangular ficou espetacular, bati muito sonzinho com o mesmo set muito show, tocava muito bem pra dentro e pra fora... Daí que acostumei com os 2 pioneer e resolvi colocar mais 2.

Agora o set ta com 4 pioneer 308, porém eu achei uma caixa usada quase de graça e pela litragem da mesma 230L brutos câmaras separadas ou seja da em torno de 57,5L para cada pioneer litragem recomendada pelo pessoal aqui do fórum porém os dutos são de 3 polegadas e não tem como abri-los pois o espaço não da logo coloquei dutos de 3 polegadas por 35cm só que não ta rendendo legal... chega um certo ponto que o grave fica feio começa a fazer "POF POF" em vez do "Buuuuuum" e tremer tudo... a caixa que eu tinha só de 2 pioneer tava batendo mais do que essa com 4...

Eu to achando que esse problema se deve ao tamanho dos dutos, os mesmos devem estar soprando depois de um certo volume e o grave fica feio,a caixa tinha 2 furos para cada pioneer porem o antigo dono tampou um furo e grafitou por cima agora vem as dúvidas:

Como gosto de ouvir com o porta malas aberto em festas e tal, será que tem como eu sintonizar em uma frequencia diferente de 33hz somente alterando o duto? Como muitos falam aqui no fórum.

Simulei a caixa com os mesmos parametros no WinIsd e coloquei o tuning frequence em 38hz, o programa me indicou fazer um duto de 3 polegadas por 10,7cm ou então 2 dutos de 3 polegadas por 26cm. Qual a diferença entre 1 duto de 10cm e 2 de 26? Com 2 de 26 o som vai ficar mais alto que 1 de 10?

Um amigo meu conhece um cara que fez curso com o Marcello e utiliza o power x para simular a caixa, ele fez uma caixa para 2 pioneer e cada pioneer está com 1 duto de 4 polegadas por 41cm a litragem bruta da caixa foi 129L mdf mais grosso.

Ai pessoal alguem pode me explicar como que funciona os dutos? estou sem entender, pois muitos aqui do forum indicam dutos grandes e o winisd me indicou um duto pequeno porem com 2 dutos me indicou dutos grandes, se alguem puder me explicar essa diferença eu agradeço, lembrando que peguei a caixa quase de graça e não quero fazer outro, tenho que dar um jeito de fazer ela render bem pra dentro e pra fora

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...