Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leoudimg

Pioneer 308 duto retangular ou redondo?

Recommended Posts

Galera vou montar uma caixa com dois pioneer 308 gosto mais de sub graves porém não quero passar vergonha quando abrir o portamalas... Fui fazer orçamento e o cara que monta o som me falou que tem 3 modelos de caixa bandpass (não quero) , e a caixa dutada convencional com dutos redondos aproximadamente 50L 160 reais e ele me indicou a de dutos retangulares 180.

O rapaz me falou que a de dutos retangulares é melhor da mais grave não tanto quanto a bandpass mas da mais grave que a de duto redondo.

Será que duto retangular vai tremer tudo? e quando abrir o porta malas vai dar um som legal com graves?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera vou montar uma caixa com dois pioneer 308 gosto mais de sub graves porém não quero passar vergonha quando abrir o portamalas... Fui fazer orçamento e o cara que monta o som me falou que tem 3 modelos de caixa bandpass (não quero) , e a caixa dutada convencional com dutos redondos aproximadamente 50L 160 reais e ele me indicou a de dutos retangulares 180.

O rapaz me falou que a de dutos retangulares é melhor da mais grave não tanto quanto a bandpass mas da mais grave que a de duto redondo.

Será que duto retangular vai tremer tudo? e quando abrir o porta malas vai dar um som legal com graves?

a galera aki no forum costuma fazer caixas de 50L com dutos redondos (nao sei quantos cm de comprimento agora), para subgraves.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas essas caixa de 50l então se eu abrir o porta malas da um grave legal ou não?

Vi no mercado livre um vendedor de caixas que nas respostas dele ele fala que com duto retangular tem um ganho de uns 25% nos graves agora ele não especificou se é para porta malas aberto ou fechado...

Compartilhar este post

Link para o post

Dai vc escolhe entre:

Escutar de mala fechada (50L)

Escutar de mala aberta (40L)

Escutar Ambos. (45L)

Compartilhar este post

Link para o post

cara Minha caixa ta com +- 51 L com duto de 4" por 30cm

da um grave legal pra fora eu iria sem medo caixa de 50L

Se não gostar do resultado coloca umas garafas pet e testa, e ve qual te agrada mais :legal:

Ps o duto quadradinho fica style heheheh OpO

Compartilhar este post

Link para o post

50L, eu acho que seria ideal.

Quanto ao duto Quadrado ou redondo acho que vai de seu critéreo, respeitando as medidas de projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

para oq vc quer... faça uma caixa com 45L com duto de 4" por 25cm...

podera abrir a mala e não passara tanta vergonha!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
a galera aki no forum costuma fazer caixas de 50L com dutos redondos (nao sei quantos cm de comprimento agora), para subgraves.

ajudou muito hein cris..

:+1

olha eu tenho mais 1 post!

Compartilhar este post

Link para o post

eu fiz uma com 50L brutos duto de 4" por 10cm e ficou show pra fora e toca bem legal pra dentro tambem...

Compartilhar este post

Link para o post
ajudou muito hein cris..

:+1

olha eu tenho mais 1 post!

Não entendi a ironia?!?!?!

Ta errado 50L para subgrave no pioneer 308?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara depende se vc quiser graves redondos vai de duto redondo, ja se quiser graves quadrados vai de duto quadrado!!!!! kkkkkk

Sacanagem ambos fazem a mesma serventia só tem que calcular certinho a medida de ampo para nao perde a finalidade da sua caixa!

Editado por perralouca2005

Compartilhar este post

Link para o post
Cara depende se vc quiser graves redondos vai de duto redondo, ja se quiser graves quadrados vai de duto quadrado!!!!!

Apoiado!!!!

[-]

Compartilhar este post

Link para o post

área é área, ñ muda de quadrado pra redondo, desde que tenha a msm area e seja bem acabado(sem cantos vivos para ñ dar sopro).

Compartilhar este post

Link para o post
área é área, ñ muda de quadrado pra redondo, desde que tenha a msm area e seja bem acabado(sem cantos vivos para ñ dar sopro).

DanielFreitas, o que seria esses ''cantos vivos'', que possivelmente daria sopro?

Compartilhar este post

Link para o post

fala cris,

quando o cone se movimenta pra fora o ar entra pelo duto, e igualmente quando o cone se movimenta pra dentro da caixa o ar sai pelo duto, se tiver alguma "aresta" mal acabada por onde este ar passa, que é em alta velocidade, pode ocorrer "sopros" que atrapalham e muito ao se escutar um sobwoofer em baixa frequencia por exemplo, a impressão é que o cone do falante esta rasgado ou algo parecido, mas trata-se apenas de um duto mal acabado ou mal dimensionado.

(edit. erro de portugueizi)

Editado por DanielFreitas

Compartilhar este post

Link para o post
duto retangular sem duvida.

isto é lenda,

se o retangular tiver os mesmos parametros do redondo não vai ter nenhuma diferença,

a não ser que, vc esteja falando em estetica...

Compartilhar este post

Link para o post

Se o duto quadrado tiver a mesma resistencia das paredes, a mesma area e a mesma profundidade ele vai ser IGUAL ao redondo.

O duto retangular da uma margem maior de trabalhar com a area e a vasao de ar do duto. Tendo maior vasao de ar, pode-se diminuir a curva de impencia do sub e melhorando muito o resultado final.

nao eh so almentando a area do duto que vai melhorar... deve-se almentar tambem o comprimento do duto para poder manter a sintonia. E se for apronfundar ainda mais no assunto, pode-se acrescentar ressonador ao duto para melhorar o fluxo de ar... mas nao vou aprofundar muito nisso aqui...

Em fim. Se o projetista da caixa SOUBER o que esta fazendo, vale a pena fazer uma caisa com duto canatela sim.

Compartilhar este post

Link para o post

A eu faria uam caixa com duto redondo msm.... pra acerta o duto retangulo é mt punk

Compartilhar este post

Link para o post
fala cris,

quando o cone se movimenta pra fora o ar entra pelo duto, e igualmente quando o cone se movimenta pra dentro da caixa o ar sai pelo duto, se tiver alguma "aresta" mal acabada por onde este ar passa, que é em alta velocidade, pode ocorrer "sopros" que atrapalham e muito ao se escutar um sobwoofer em baixa frequencia por exemplo, a impressão é que o cone do falante esta rasgado ou algo parecido, mas trata-se apenas de um duto mal acabado ou mal dimensionado.

(edit. erro de portugueizi)

Fala Daniel!

Um grande problema meu em baixas frequencias... tenho uma caixa com 55L brutos para o p308, duto de 4" por 28cm...

Como o duto estava com pouco espaço entre o fundo da caixa, resolvi cortar um pedaço e colocar um cotovelo interno para melhorar a passagem de ar.

Melhor e muito o som, porem o sopro, em frequencias baixas continua forte!

Como poderia melhorar isso?

Pensei em diminuir a litragem da caixa para ver se gera efeito...

Incrivel é que tapei o duto e o sopro parou! kkkkk zuação :)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha cara,

Eu prefiro os retangulares, mas como o pessoal falou, se a pessoa que for fazer a caixa souber o que ta fazendo, redondo ou quadrado (se mesma area é claro) vai ficar igual.

No meu modo de ver, o retangular é melhor pois (eu no caso) sempre o faço com a mesma madeira da caixa (grossa) aí parafuso em cima e em baixo e fica muito firme, com menores chances de vibração, fora a passagem de ar que fica melhor. Por outro lado, se vc quiser dar uma "acertada" no duto, o redondo (PVC) é muito, mas muito mesmo, mais facil, é só serrar o tubo ou colocar outro mais comprido.

Nos finalmente, tanto faz, os dois tem pros e contras. E se for para minimizar as possibilidades de erro, no seu caso, eu compraria a com duto redondo (PVC).

[]s

RUI

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Daniel!

Um grande problema meu em baixas frequencias... tenho uma caixa com 55L brutos para o p308, duto de 4" por 28cm...

Como o duto estava com pouco espaço entre o fundo da caixa, resolvi cortar um pedaço e colocar um cotovelo interno para melhorar a passagem de ar.

Melhor e muito o som, porem o sopro, em frequencias baixas continua forte!

Como poderia melhorar isso?

Pensei em diminuir a litragem da caixa para ver se gera efeito...

Incrivel é que tapei o duto e o sopro parou! kkkkk zuação :)

este cotovolo tem partes "vivas"?

onde o ar passe e possa causar turbulencia?

se sim, uma solução barata e facil seria "arredondar" ou alisar esta area com silicone, de forma que a imenda entre cotovelo e cano fiquem uniformes para não gerar este sopro....

outra forma seria colocar outro duto na caixa, assim diminuindo o comprimento do 1º mas deixando c/ a mesma area do que se fosse apenas 1, ou seja, se vc tem um duto de 4" e 50cm, coloque um 2º de 4" e 25cm e "abaixe" o comprimento do 1º duto para os mesmo 25cm, terás a mesma ressonancia com menos comprimento no duto, vale lembrar tb que o duto dentro ou fora da caixa se bem vedado tem o mesmo efeito sonoro, mas perde em estetica.

Compartilhar este post

Link para o post

Projetei a algum tempo atras uma caixa com duto retangular (com bass box) para um 308 4+4 que esta sendo tocado por um sd 400 (que eh estavel em 01 ohms) As bobinas do 308 estao em paralelo fexando em 02 ohms...fiz 2 videos dela tocando. O resultado foi bem satisfatorio para um som misto

Infelizmente minha maquina foi formatada e eu perdi o projeto....mas ele ainda o tem e em breve posto aqui pra galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...